Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Jullia.Bassetti 03/02/2024

Ninguém é como ela, o jeito que Clarice é profunda e implacável em cada história, por mais simples que seja, ela te envolve e te seduz com aquelas almas que sequer existem, mas marcam profundamente.

Natty hills 01/02/2024

Tinha me esquecido do quão triste ra esse livro, devia ter escutado melhor meu professor. Ele te faz pensar muitas coisas, te faz passar raiva e no final você só quer abraçá-la.

analu 01/02/2024

"A felicidade sempre iria ser clandestina para mim."
Sempre tive vontade de ler Clarice, mas até então não tinha coragem por achar "complexo demais". No final do ano passado prometi que iria dar uma chance e foi uma das melhores promessas que eu fiz.
Ler Clarice pela primeira vez foi impactante, e acho que "Felicidade Clandestina" foi um bom começo. A abordagem de diversas temáticas a partir de diferentes fases da vida trouxe um panorama geral do que é essa autora tão genial. Desde suas origens, na infância, até as reflexões sobre maternidade, já adulta, Clarice coloca de modo explícito as questões e angústias que marcam cada uma de suas etapas.
Outra coisa que me deixou mais curiosa para continuar minha leitura foi o fato de que "Mais do que apenas observar, ela se encarna no outro para tentar entendê-lo. [...] ela busca o entendimento do outro e, através dele, o entendimento de si [...]", como bem pontuado no posfácio dessa edição. Lispector é capaz de adentrar na psique de suas personagens de tal maneira que nós leitores somos acertados com certa identificação a cada conto lido.
Tive a honra de poder mergulhar na literatura deliciosa que Clarice nos proporciona e espero ansiosa pelas próximas obras.

mik4xzz 29/01/2024

Fiquei meio confusa quando percebi que era um livro de contos, mas gostei muito.
adoro a escrita da clarisse, porque ela explica muito bem cada detalhe do momento que está ocorrendo, mas as eu fico "?" com a escrita por ser muito detalhada.

Jhana Monteiro 28/01/2024

Lendo Clarice
Por duas vezes tentei ler os romances de Clarice e não consegui. Isso me incomodou imensamente, afinal é Clarice Lispector. Conseguia perceber claramente a qualidade da escrita, mas simplesmente não conseguia me prender à história e ao seu estilo. Quando me resignei que talvez Clarice não fosse para mim, recebi aleatoriamente a dica de ouro: comece pelos contos.

Essa sim foi uma experiência muito mais prazerosa! Apesar dos seus altos e baixos (os contos envolvendo animais seguem me atormentando, embora o das baratas tenha trazido uma sádica satisfação, o que mostra muito de minha hipocrisia), observar como a mente dela funcionava foi fascinante.

Foi uma leitura lenta, mais lenta que meu usual, mas até hoje me pego pensando em algum conto que li meses atrás. Precisei de tempo para digerir Clarice, mas foi o processo de leitura mais honesto que já tive.

Enfim, me sinto preparada para o próximo desafio.

Mano Beto 26/01/2024

Clarice para todos os gostos
Depois de dar a mão em A Paixão Segundo GH, fui abraçar os contos do livro Felicidade Clandestina. Aqui temos uma Clarice acessível para várias emoções e sentimentos em seus contos que dialogam com o cotidiano. Temos também contos onde a cabeça fica pensando, pensando - "mas o que foi isso?" como O Ovo e a Galinha por exemplo. O conto Come Meu Filho me arrancou algumas risadas gostosas.

De todos os contos, o que me deixou mais impressionado foi Perdoando Deus - "Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho de minha natureza?"

Tudo ao seu tempo mesmo eu querendo ter dito o antes com você, Clarice. Agradeço, mas me aborreço.

lis 26/01/2024

Juro eu quase nn terminei, nn indicaria para quem ta começando pq ele cansa kkkk a linguagem dela é linda- uma obra prima mas nao prende pq sao varios contos e alguns sao chatinhos mas em compensação outros são maravilhosos. Enfim 3 estrelas esta bom

laiscunhaf 23/01/2024

Felicidade Clandestina
Clarice mostra uma sensibilidade única ao falar sobre emoções e relacionamentos. Suas histórias muitas vezes desafiam o jeito que a sociedade vê as coisas e fazem a gente pensar sobre as normas que existem.

Gosto de como sou obrigada a pensar enquanto procuro entender a mensagem que ela quer me passar, e gosto também de quando eu só não dou a mínima, assim como ela, e só leio palavras por serem palavras. E no final, a mensagem vem da mesma forma.

[2023]

Gabriel.Nunes 22/01/2024

Foi meu segundo contato com Clarice e acho que gostei ainda mais que a primeira vez que eu li algo dela. Primeiro por ter alguém que fala sobre Recife, é legal saber que o autor sabe a vibe da cidade e isso serve de pano de fundo, para várias histórias. Os contos tem algo em comum ao meu ver, falam muito sobre sentimentos, sobre descobertas e o impacto de primeiras experiências. Muitos contos me tocaram e hora ou outra, quero voltar, pra deixar tudo fresco na mente.

Lor 20/01/2024

O tesouro que se disfarça
?Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente?.
Foi um prazer ler esse livro. A Clarice consegue transformar histórias quase banais do cotidiano em reflexões extraordinárias. E ela faz isso com uma delicadeza cativante. Eu sempre precisava de um tempo para pensar no conto depois de terminar a leitura, porque é algo sentimental. Os meus preferidos foram: Perdoando Deus, a legião estrangeira e os desastres de Sofia. O livro Felicidade Clandestina é um tesouro que se disfarça.

Vaah 20/01/2024

Os contos desse livro são muito complexos. Na real a autora em si tem uma forma de escrita complexa e formal. O fato dos contos abordarem uma parte da vida da Clarice, esse livro me fez refletir por muito tempo sobre os contos para entender a mensagem que eles queriam passar.
Simplesmente maravilhoso

rafadaluz 18/01/2024

Tudo é poesia com a Clarice
A Clarice não é exatamente uma poeta, mas tudo é poesia com ela. As palavras utilizadas, o encaixe de cada uma delas nas frases é perfeito e é o que a torna única.

Felicidade Clandestina não é o meu livro favorito dela, pois este alterna entre momentos de brilhantismo e momentos de aborrecimento, principalmente nos últimos contos desse livro. Ainda assim, é uma leitura bastante válida para quem quer conhecê-la e também desfrutar de um livro curto, porém profundo.

Eliane406 17/01/2024

Viver em outros mundos
?Mais um da coleção de Contos de Clarice, que livro maravilhoso, contos que foram escritos para ser crônicas, cada discorre uma parte da sua vida, o roubo da rosas, o carnaval, os livros, o professor,....um dos melhores até o momento, da parte de contos, claro, ainda faltam, ainda faltam três e sem querer comprei Felicidade Clandestina antes da Legião Estrangeira.

?*Nada diferencia esses contos, escritos pra serem crônicas, de outros contos que aqui estão, escritos para serem contos e publicados anteriormente em a Legião Estrangeira pois a força de Clarice não nos chega através de estruturas. Seus textos podem ser desmontados, desfeitos em pedaços - até mesmo diferentes dos fragmentos originais - sem que perca sua intensidade. Cada palavra ou frase dessa escritora sem igual origina-se em camadas tão fundas do ser, que traz consigo, mais do que um testemunho, a própia voltagem da vida.(Marina Colasanti)

"Vamos falar a verdade: isto aqui não é crônica coisa nenhuma. Isto é apenas.Não entra em gêneros. Gêneros não me interessam mais."(Clarice Lispector)

Alissa 15/01/2024

Li o conto do ovo e a galinha duas vezes
Clarice parece ter uma inspiração singular para cada conto. Como ela mesma diz, não é inteligência que precisa para entender a sua escrita. Precisa apenas ler. Li o conto "O ovo e a galinha" duas vezes para entender melhor, para depois descobrir que ela mesma não entendeu muito bem o que escreveu, e depois descobrir ainda que por isso mesmo é um dos contos favoritos dela. Muitos contos não absorvi por conta de como eu estava no momento. É uma pena, pois cada um deve ser lido com muita atenção e tranquilidade, que são coisas que me faltam em muitos momentos.

Raeder 15/01/2024

Clarice linda
Clarice é perfeita, não tenho o que acrescentar. A sensação que tenho é que eu escreveria tudo que ela escreve mas não tenho capacidade para tal, então eu só sinto.
Se estivesse viva e me desse um autógrafo, eu tatuava. linda maravilhosa perfeita obrigada por ter existido Clarice