Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Gabriela.Gratival 08/11/2023

Amei alguns contos e gostei de outros
Os contos que mais gostei foram:
Felicidade clandestina, o ovo e a galinha, uma esperança, as águas do mundo, a quinta história e o primeiro beijo.

satanikriss 06/11/2023

Minha diva espiritual.
Usei esta coletânea de contos para começar a ler Clarice e foi a melhor coisa que fiz, namoral. Seus contos mudaram minha forma de ler e explorar literatura, todos tiveram sua importância e significância para mim (eu fiquei maluca doida). Clarice narra de uma forma nunca vista por mim e é tudo muito bom velho 🤬 #$%!& , uma das melhores autoras brasileiras mesmo, divonica sem medo!!.,

Danielle.Oliveira 06/11/2023

Clarice sendo Clarice
Os textos de Clarice, assim como qualquer anotação ou como os contos deste livro, não se alcançam através da razão. A razão não dá conta de Clarice.

Esse trecho está no posfácio do livro e representa como me sinto. Alguns contos achei magníficos, mas em todos a gente fica meio assim, um pouco surpresos, um pouco confusos.

21evelyn 05/11/2023

Confuso, talvez. Porém, revelador.
Felicidade Clandestina resume em apenas 160 páginas que os pequenos momentos são sempre enormes. A simplicidade da vida e as coisas e pessoas que nela há, fazem da palavra "viver" a sua definição. Uma menina, mulher e idosa.

O famoso "fluxo de consciência" que tanto aguardava, foi o que mais negligenciei... Negligenciei a atenção necessária ao grito da alma de Clarice, logo eu, tão jovem já era de se imaginar. Não a compreendi como deveria, mas pude enxergá-la em cada palavra que recordava-me a infância. Um bom livro! Quem sabe no futuro, em uma leitura mais calma e singela, eu possa entendê-la...

Enfim, recomendo esse livro a todos aqueles que desejam recordar a infância e tempos mais fáceis e leves do que os atuais!?

tatsu 29/10/2023

(Escrito no dia 23/01/2022)
Uma vergonha só ter terminado esse livro agora, mas tudo bem. Tá, o que posso dizer? Clarice escreve MUITO bem. Existe uma complexidade enorme nos contos dela e por mais que eu absorva parte do que ela provavelmente queria passar, tenho sempre esse sentimento de que deixei passar alguma coisa. Talvez eu só não seja intelectual o suficiente pra entender, mas foram leituras bem difíceis (algumas mais, outras menos, mas foram). Eu me interesso pelo trabalho de Clarice, e adoro essa pegada existencialista e reflexiva dela, que faz você refletir sobre aspectos em que nunca antes pensaria. Me faz pensar que, apesar de não entender tudo, eu posso aprender muito com ela.
Acho que o ponto que mais me retardou a leitura foi justamente isso de serem contos (além de difíceis). Uma narrativa única e linear sempre vai me prender mais, sabe? Quando eu não tenho um compromisso com a história, eu só deixo ela pra lá. Preciso de livros da Clarice que não sejam assim divididos. "Hora da Estrela", por exemplo, foi sensacional.
Enfim, no geral, eu só tenho a elogiar a autora. Ela é muito muito profunda nos pensamentos, e conseguir expressá-los com tanta perfeição é realmente de outro mundo.

Nicole568 26/10/2023

Mais complexo do que qualquer simples interpretação.
Esse livro foi um desafio pra mim, a leitura, a compreensão, mas a própria Clarice disse que é incompreensível, então apenas senti o que o livro queria me trazer e nossa, é muito bom, a escrita dela conforta e acalenta.

Biel 24/10/2023

Sim, eu demorei 3 meses para finalizar "Felicidade clandestina", mas tenho uma boa justificativa.
Esse foi meu livro de cabeceira durante 3 meses. Sempre lia um conto, mas passava vários dias digerindo.
Ler essa coletânea, foi uma experiência tão singular e tão conquistadora.
Esse livro fala sobre relações humanas, questionamentos, sentimentos.
Para quem quer iniciar a leitura de Clarice Lispector, essa coletânea é uma ótima porta de entrada.
Aqui vai meu top 5:
Perdoando Deus
O Ovo e a galinha
Uma amizade sincera
As águas do mundo

Micaeli 19/10/2023

Felicidade clandestina
Teve contos muito bons e outros que eu não entendi nem 10%, mas no final os livros da Clarice sempre me encantam. Acho que eu só não gosto muito desse estilo de vário contos independentes.

maju 15/10/2023

Transbordo
Queria ordena-los todos mas em minha própria estupidez me perco, confio de mais em meus antigos erros, portanto um breve e incompleto top 3 (que de três não tem nada, como olhará e descobrirá)

o ovo e a galinha
a criada
perdoando deus
menino a bico de pena
o grande passeio
restos do carnaval

a quinta história
duas histórias ao meu medo

wardiary 15/10/2023

Essa foi minha primeira leitura da Clarisse Lispector e o jeito que me tocou foi indescritível. A escrita de Clarisse é extremamente forte e complexa e ela conseguiu descrever muito bem as sensações de ser humana ? muitas vezes não é possível entender, e quando é, traz uma sensação de melancolia.

geo 13/10/2023

Tenho a mesma essência que clarisse, mas nunca poderia me igualar a seu ser mais íntimo, nem ao menos posso explica-la de forma que faça juz ao fenômeno que foi e ainda é.

Manuela222 13/10/2023

Amo esta mulher, amo esses contos, amo as narrativas, meu deus, eu amo cada detalhe desse livro. não me vejo no direito de fazer uma resenha complexa disso quando sinto que minha cabeça virou geleia lendo!!!

maria 30/09/2023

????
Ler clarice lispector é questionar os míseros detalhes da vida, e ao mesmo tempo apreciá-los. Sem sombra de dúvidas, meus contos favoritos foram: miopia progressiva, legião estrangeira, a mensagem, as águas do mundo e uma história de tanto amor.

Débora 27/09/2023

Leitura densa
Segundo livro que leio da Clarice e achei uma leitura bem densa. Senti mais dificuldade para entender o que a autora estava querendo transmitir em suas palavras, já que não sou tão acostumada com esse tipo de escrita, tornando a leitura um pouco mais demorada. Não li todos os contos, mas, um dia, pretendo.
História preferida, até o momento, foi a que leva o título do livro.
?Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante?.

LuDosLivros12 27/09/2023

Entrando no mundo das histórias da Clarice
Geralmente eu não sou muito fã de crônicas, contos e tal, mas achei esse diferente. Teve algumas histórias que não entendi mto bem e que me deixaram confusa, mas acho que a subjetividade e o abstrato são a "magia" da Clarice Lispector. No geral gostei.