Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

march 15/04/2024

Felicidade Clandestina
Me senti dentro de minha própria cabeça formulando meus próprios pensamentos de uma forma bonita??.. cada conto é tão especial e descreve tão bem sentimentos que tenho e não sei botar no papel

Guilherme 10/04/2024

Uma casca de ovo, a imagem de Deus.
Esse livro é uma viagem, daquelas que ficam marcadas na memória e no coração. A Clarice olha para os detalhes de um cotidiano simples e extrai deles significados infinitos, mostrando ao leitor que é na sutileza do comum onde pode ser encontrada a dádiva máxima da vida, o Significado.
Me senti, como a protagonista de um dos contos, vivendo outras vidas, vendo por outros olhos e sentindo de outras formas muito diferentes das usuais.
Além disso, o livro é muito bem construído em uma costura que, em mil epifanias, dá origem a vidas inteiras, inclusive às minhas.
Recomendo muito essa leitura e pretendo ler de novo futuramente. Nunca é querer demais a procura por uma ressurreição, ou talvez reencarnação.
Faço desse livro Eponina, tornando-o parte de mim para nos engrandecer a ambos.
Cat Lu 10/04/2024minha estante
já da pra escrever um livro no pique clarice

Guilherme 10/04/2024minha estante
Quem sabe, quem sabe

Gabriel 10/04/2024

Cara, como a escrita da Clarice é surreal! ela tem um jeito de contar as coisas e faz umas combinações de palavras que é um negócio tão mágico e encantador...

o livro tem contos maravilhosos, que dá vontade de mergulhar neles; contos que me fizeram super viajar sobre questões existenciais e filosóficas; contos que pareciam que eram pra mim no começo, mas que eu também não conseguia exatamente entrar neles como esperava; e um conto ou outro mais chatinhos também.

não lia clarice tinha muito tempo porque não gostei do primeiro que li hahaha mas certamente esse aqui coloca as coisas em outra perspectiva!

Maia.Zika 10/04/2024

Felicidade clandestina
O primeiro livro que li da Clarice Lispector. São vários contos com duplo sentido, esses contos me fizeram filosofar sobre a minha vida e as minhas escolhas. Eu não tenho muito o que falar, foi simplesmente poético
Teve alguns contos que não entendi, mas tudo bem, esse é o tipo de livro que dependendo da idade você tem visões diferentes. Eu só tenho 16 anos, quase não vivi, já era esperado que eu não entendesse algumas coisas. Com certeza vou reler no futuro

Idayane.Ferreira 09/04/2024

Felicidade evidente
De todos os livros de contos do box especial da Clarice, esse foi sem dúvida o meu favorito, com contos maravilhosos como o que dá título ao livro ?Felicidade clandestina?, ?Restos de carnaval? e ?O ovo e a galinha?. Tenho gostado muito dos textos de posfácio de todos os livros dessa edição especial. O deste livro foi escrito pela maravilhosa Marina Colasanti. Transcrevo aqui um pequeno trecho: ?Não creio que Clarice tenha se dado conta, mas o acontecimento e a profunda identificação propiciada por sua escrita permitiram que alcançasse sua meta, tocar o âmago, a essência. E ao tocar a essência fez-se mãe das coisas?.

É isso, me sinto profundamente tocada pela escrita e pela essência da Clarice.

Stephany.Krviatkowski 04/04/2024

Estou tentando ler mais contos, mas acredito que não seja muito fã desse gênero. Alguns eu entendi o que queria passar (eu acho?
) e outros pareciam outra lingua haha

Annabelle.Dias 03/04/2024

Uma nova pessoa....
Esse livro mexeu muito comigo, mexeu em lugares da minha mente onde eu ainda não havia tocado, pensamentos que ainda não havia pensado.
Foi o meu primeiro livro da Clarice, com certeza um dos melhores livros que já li na vida. Continuarei pensando nesses contos todos os dias, buscando entendê-los.
Os meus preferidos foram: felicidade clandestina, o ovo e a galinha, os desastres de Sofia e a mensagem.
Guardarei esse livro na memória e pretendo relé-lo milhares de vezes ??.

Nezuminos0 02/04/2024

Li para o vestibular da utfpr e espero que caia questões fáceis e dos contos que fazem sentido. Não entendi nada e espero nunca mais ler essa mulher.

Anaaa6 30/03/2024

Coloquei na mão de Deus e fui
Felicidade clandestina q é 30% felicidade clandestina (quando cumpre oque promete), 20% questionável (ainda estou me questionando sobre alguns contos (vulgo o ovo e a galinha), 50% frações de felicidade (pra não dizer que não tem), e 100% psicológico. Se você não tiver vivido pelo menos uns 10 anos da sua vida, vc não vai conseguir se indentificar com os sentimentos que a Clarice transmite atraves do livro, e se você não consegue se indetificar com esses sentimentos, você não vai entender absolutamente nada.
Li por causa da escola, li em 4 horas essa bomba inteira, até agora tô meio perdida. Em conclusão a gente pode dizer que Clarice é Clarice e eu sou eu. Mas pra fazer jus ao título eu vou assumir que todas as palavras que eu escrevi aí em cima, foi o meu professor que disse, eu não, eu não entendi 🤬 #$%!& nenhuma disso
Ninhaninhani 30/03/2024minha estante
Exatamente

Elizabeth 29/03/2024

Contos
A felicidade pode estar em pequenos gestos, pode estar ali bem perto. Uns contos simples outros complexos mas bons.

Ninhaninhani 29/03/2024

Toda Felicidade é Clandestina
Os contos são maravilhosos, alguns são extremamente confusos como "O ovo e a galinha" mas tem uns que te prendem do começo ao fim, mesmo que você finalize a leitura os contos continuam na sua cabeça e você não consegue parar de pensar nos significados da obra.
Uma verdadeira obra de arte.

Ana Bia 28/03/2024

Apesar de nn ter me prendido tanto quanto a "hora da estrela", - provavelmente por causa do fato de apresentar muitos contos - consegui tirar uma lição e reflexão de cada história contada por clarice e, apesar de não ter entendido tudo, muitas coisas me deixaram pensativas ou ate com o coração aquecido ao ler. Muitas das coisas que Lispector escreve, ao longo do tempo, você vai reconhecendo que não é so o "entender" a leitura, mas sim o "sentir" que ela proporciona.

Tori 28/03/2024

Perdoando Deus
Se tornou livro favorito. A escrita de Clarice é impecável e nesse livro de contos te prende do início ao fim, mas você mesmo sente que precisa parar para digerir.
Me perdi e me encontrei, não quis terminar para não abandoná-la, mas tive que partir.
Um livro intenso e delicioso que quero ler, reler e ler novamente!!! 20 estrelas ??

Dressa gratiluz 27/03/2024

E clandestinamente,a felicidade surgia de um modo traiçoeiro
Como sempre, Clarice prossegue me surpreendendo. A escrita dela me cativa demais. E eu confesso que amei os contos: são profundos, singelos e muitos absurdamente enigmáticos.

Tive uma boa experiência com a leitura, mas na minha percepção, Clarice não é uma autora para ser lida na correria do cotidiano. Então, ter feito uma leitura mais apressada por conta das tarefas do dia a dia me impossibilitou de, de fato, ter desfrutado do livro como eu gostaria em sua totalidade. Possivelmente, seria um livro que eu teria apreciado bem mais no silêncio de manhãs de férias, mas mesmo assim está valendo.

Eu recomendo demais Clarice e seus contos: são apaixonantes por serem tão verdadeiramente reais no sentido do sentimento e escrita tão 'nua e crua' a respeito dos mistérios da alma e percepção humana.