Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Eliane406 17/01/2024

Viver em outros mundos
?Mais um da coleção de Contos de Clarice, que livro maravilhoso, contos que foram escritos para ser crônicas, cada discorre uma parte da sua vida, o roubo da rosas, o carnaval, os livros, o professor,....um dos melhores até o momento, da parte de contos, claro, ainda faltam, ainda faltam três e sem querer comprei Felicidade Clandestina antes da Legião Estrangeira.

?*Nada diferencia esses contos, escritos pra serem crônicas, de outros contos que aqui estão, escritos para serem contos e publicados anteriormente em a Legião Estrangeira pois a força de Clarice não nos chega através de estruturas. Seus textos podem ser desmontados, desfeitos em pedaços - até mesmo diferentes dos fragmentos originais - sem que perca sua intensidade. Cada palavra ou frase dessa escritora sem igual origina-se em camadas tão fundas do ser, que traz consigo, mais do que um testemunho, a própia voltagem da vida.(Marina Colasanti)

"Vamos falar a verdade: isto aqui não é crônica coisa nenhuma. Isto é apenas.Não entra em gêneros. Gêneros não me interessam mais."(Clarice Lispector)

Alissa 15/01/2024

Li o conto do ovo e a galinha duas vezes
Clarice parece ter uma inspiração singular para cada conto. Como ela mesma diz, não é inteligência que precisa para entender a sua escrita. Precisa apenas ler. Li o conto "O ovo e a galinha" duas vezes para entender melhor, para depois descobrir que ela mesma não entendeu muito bem o que escreveu, e depois descobrir ainda que por isso mesmo é um dos contos favoritos dela. Muitos contos não absorvi por conta de como eu estava no momento. É uma pena, pois cada um deve ser lido com muita atenção e tranquilidade, que são coisas que me faltam em muitos momentos.

Raeder 15/01/2024

Clarice linda
Clarice é perfeita, não tenho o que acrescentar. A sensação que tenho é que eu escreveria tudo que ela escreve mas não tenho capacidade para tal, então eu só sinto.
Se estivesse viva e me desse um autógrafo, eu tatuava. linda maravilhosa perfeita obrigada por ter existido Clarice

Ashley.Conceição 12/01/2024

Clarice
Demorei mais do que achei que demoraria, estou me acostumando a ler os livros da Clarice Lispector e aprendendo a me encantar com a forma de escrita dela.
Esse livro contém sentimentos e sensações que têm a capacidade de tocar a alma, alguns me fizeram chorar, outros rir e muitos, refletir.
Mano Beto 30/01/2024minha estante
Faça das suas as minhas palavras. Vários sentimentos e reflexões.

Carolina 12/01/2024

Felicidade Clandestina
Clarisse Lispector escreve de um jeitinho tão único e gostoso, consigo sentir cada sentimento junto com os seus personagens

Dre 11/01/2024

"Felicidade Clandestina" foi uma de minhas leituras mais longas. Ainda estou me familiarizando com a escrita de Clarice e com a leitura de clássicos, o que pode ajudar a compreender a demora. O livro trás vários contos (alguns até favoritei), além de uma escrita caprichada em detalhes.

isamoraex 10/01/2024

Clara? Clarinha? Clarice
Nunca me esqueço de uma história que Clarice conta em sua última entrevista. Um renomado crítico escreve que não entende os escritos de Clarice Lispector, na mesma semana uma garotinha envia uma carta dizendo quão fantástico são seus livros e a capacidade da autora descrever exatamente o que ela sente.
Para mim Clarice é isso, sentimento, acalanto.
Tem que ler Clarice assim, devagarinho, sentindo, questionando, porque as coisas do coração são sempre deliciosamente lentas e delicadas.

Aline221 09/01/2024

Antes de ler Clarice Lispector, eu ouvia muita gente dizendo que os livros dela não eram para entender e sim para sentir. Como boa curiosa que sou, decidi ler um livro dela pela primeira vez, que foi Felicidade clandestina, e para a minha surpresa as pessoas tinham razão.
Ao ler Clarice, você sente cada palavra. Cada frase. Você consegue compreender o que ela diz sentindo as palavras, ao invés de apenas ler. Permita-se sentir e com certeza terá uma leitura incrível. ?

Rebeca.Cristina 09/01/2024

O conto Felicidade Clandestina é um dos meus favoritos desde que o li pela primeira vez na escola. É lindo e captura a essência daquilo que temos como objetivos da felicidade na infância.
Para além disso, esse livro reúne outros contos da Clarice, que são tão espetaculares quanto Felicidade Clandestina.
Clarice brincava com as palavras de um jeito introspectivo, com certeza a maior que tivemos.

Victoria361 30/12/2023

Coletânea de obras incríveis
O livro é um apanhado de contos da Clarice, e como sempre, muito bem escritos. Começa com o belissímo conto "Felicidade clandestina" que é perfeito. Adorei vários contos, mas gostei mais de "Um grande passeio" que me impactou demais. Acho que essa é a mágia de ler contos, nem todos são iguais, alguns conversam entre si, mas você só se sente impacto depois, e aí sua mete explode. Clarice sempre fenomenal.

Kayron.Kaic 27/12/2023

Já não era mais uma menina com seu livro?
Ler Clarice Lispector é sempre uma tarefa que requer muita sensibilidade e calma. Definitivamente, não dá pra ler de qualquer jeito. Eu havia lido este livro durante a faculdade e alguns contos continuaram a reverberar em meu coração. Recentemente, adotei-o como obra paradidática para uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. Fizemos em forma de seminário a análise de alguns contos e isso desencadeou em mim um interesse repentino de reler o livro.
Acho que Felicidade Clandestina é um daqueles livros que requer uma releitura de tempos em tempos.
Ao relê-lo me senti ainda mais alcançado do que na última leitura. Clarice se aproxima de nós. Situações corriqueiras. Situações que poderiam ocorrer com qualquer pessoa, mas que apresentam pequenas epifanias (como diria o título do livro de Caio Fernando Abreu) nas personagens que vivenciam tais momentos.
Nós, certamente, somos tragados para dentro dessas epifanias. E as sentimos também. Somos cúmplices. Somos iguais aos personagens. Estamos naquelas histórias.
Mano Beto 30/01/2024minha estante
Parabéns pela resenha!

Samila 25/12/2023

Me deu a impressão de que a Clarisse descreveu vários acontecimentos da sua vida, junto a impressões das vidas ao seu redor. Como já observei nas obras que li até agora (essa é a terceira ?) no meio das interpretações da autora, sobre o que ela observa, sempre fica uma reflexão, na maioria das vezes, um questionamento.
O posfácio dessa edição definiu muito minha experiência: "Não teria podido explicar cada um de seus pensamentos ou cada uma das suas frases. Mas eles eram vívidos para mim e me comoviam intensamente". (p. 158)

Rebeca242 21/12/2023

Clarice é minha mãe
Eu amaria qualquer coisa que essa mulher escrevesse. Uma amizade sincera me deixa muito molenguinha com vontade de morrer, amo essa mulher com toda minha alma, o cérebro dela devia ser um labirinto infinito ?

danithomaselli 21/12/2023

Meu favorito da Clarice
O conto ?A mensagem?, em especial, me tocou muito fundo. Ler Clarice aos 20 e poucos anos é descobrir a vida e a si mesma a partir das palavras de um terceiro. ?O ideal os sufocava, o tempo passava inútil, a urgência os chamava ? eles não sabiam para o que caminhavam, mas o caminho os chamava?.

Luisa 18/12/2023

Tô falando isso mas nem lembro mt do livro mas ok

é bom mas de difícil leitura, leva um tempinho p entender cada história mas até q vale a pena