Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

André Goeldner 21/01/2009

Clarice deixa sempre para o leitor um inquietante ponto de interrogação ao invés do ponto final.

São contos que continuam de forma subjetiva na cabeça de quem lê.

Marcia 27/01/2021minha estante
Contos cheios de sensibilidade e certa tristeza. Lindos

Marcos.Azeredo 29/01/2021minha estante
Li 6 livros dela, este foi o que menos gostei.

neide.euzebio 19/01/2022minha estante
Concordo, acabei de ler o livro de contos felicidade clandestina e realmente os contos são uma incógnita ?

Bianca 24/06/2022minha estante
Oi tudo bem? Para ler os livros tenho que pagar??

carolliss 04/06/2023minha estante
aqui é uma rede social de livros, você só atualiza o que quer ler, já leu e etc... interage com outras pessoas

ratão 22/04/2024

Galinhas
O livro é marcante, seus contos e memórias são dignos de um local em nosso pensamentos. Houve alguns que obtiveram um peso maior em mim, como por exemplo o "Ovo e a Galinha", '"O grande passeio", "Perdoando Deus". Criaram questionamentos internos, reviveram fúrias passadas e trouxeram o ar melancólico.
Sapomaldito 22/04/2024minha estante
?????

Cinara... 15/09/2021

" Às vezes sentava-me na rede, balançando me com livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.
Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante." Felicidade Clandestina

Clarice faz poesia que eu consigo entender! Até as dicas de dona de casa escritas por ela são poéticas! ??
Meu conto favorito não poderia deixar de ser o Felicidade Clandestina, falou em livros eu me derreto! Os desastres de Sofia também foi um dos que mais gostei!
O ovo e a galinha (que segundo a própria Clarice é um dos seus favoritos e que é um mistério pra ela própria) é a viagem mais doida e psicodélica que eu já li. A reflexão mais completa que se pode ler sobre um ovo! ???

Janaina Edwiges 13/06/2021

"Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário"
Ler Clarice Lispector é um sopro de vida em nossa existência! A dádiva não está em compreender, mas em todos sentimentos e sensações que o texto nos desperta. Meus contos favoritos deste livro são O grande passeio e Perdoando Deus.

Cássia 27/06/2021

Nem sei por onde começar?. Clarice consegue descrever tudo com uma riqueza de detalhes e sentimentos; tudo é tão profundo e complexo que chega a ser difícil de compreender e de capturar o sentido por trás. Sem sombra de dúvidas pretendo ler e conhecer melhor as outras obras dela.
Maria 27/06/2021minha estante
Tive o imenso prazer em lê "A hora da estrela" e super indico! Além de ser uma leitura rápida, tem tanta singularidade dela naquele livro, tantas profundezas... enfim, Clarisse era sensacional!

Bruna 17/05/2022

Todos os livros da Clarice valem muito a pena ler. Mesmo que não entenda muita coisa, tenho certeza que vai ter alguma frase, texto ou conto que vai te transformar, te encantar, te fazer se apaixonar por essa escritora incrível.

grazi. 05/12/2021

Felicidade Clandestina
Há designados sentimentos que apenas Clarice é capaz de introduzir na escrita. Dessa forma, cada conto revela um pouquinho da genialidade dessa escritora fantástica. Adorei!
Riri 06/12/2021minha estante
Tô querendo ler?.a leitura é densa ou é gostosa de ler?

Lauriene.Mattosinhos 06/12/2021minha estante
to lendo ?água viva? dela e to amando, to doida pra ler esse também

grazi. 07/12/2021minha estante
eu não achei o livro difícil :)

Simone 27/04/2021

Em Felicidade Clandestina, Clarice Lispector discorre em contos o cotidiano de personagens que poderiam facilmente ser de um de nós.

oieamare 05/11/2021

Surpresas, tristezas, amor: Clarice Lispector!
Não é o tipo de livro para se ler em uma quase ressaca literária porque Clarice tem sua própria linguagem para escrever e as vezes ela pode ser bem rebuscada para a mente cansada. Mas se a ressaca for vencida, FC é como um oásis para o pensamento.

Um livro de contos escritos em diferentes épocas de uma autora que sempre traz aquele toque de realidade, melancolia e amor (embora quase sempre trágico).

É de rir, chorar, apaixonar, emocionar. Para ler com calma, quem sabe reler e ler de novo. Mas é uma obra que gratifica só de ler. ?

(e com certeza o conto que mais me fez sonhar foi Os Desastres de Sofia, ao passo que Os Obedientes me trouxe muita emoção. Mas nenhum me fez pensar sobre meu euzinho mais do que Perdoando Deus e o Ovo e a Galinha é um ótimo exercício para o pensamento.)
Carolina 05/11/2021minha estante
Por mais reviews com aviso pra quem esta de em ressaca literaria ksksksk

benji.by 10/03/2024

Esse foi meu primeiro contato com Clarice Lispector.

Levei alguns meses para ler, pois não é um livro que se pode ler rapidamente, você precisa absorver as palavras no tempo certo. Alguns dos contos foram muito confusos para mim, realmente não entendi, achei que pela escrita rebuscada, mas há outros com que me identifiquei muito e entendi exatamente a mensagem que Clarice quis deixar.

Acho que cada pessoa se sente de forma diferente ao ler cada conto.

É uma bela viagem pela mente humana.

Marlo R. R. López 23/02/2011

Depois de muito tempo que escrevi o meu primeiro comentário sobre esse livro aqui no Skoob, eu acho agora que ele merece um adendo.

Em primeiro lugar, peço desculpas ao ter dito antes que o texto de Clarice está cheio de "invencionismos que o público acha lindo porque não entende". Não sei onde eu estava com a cabeça para fazer uma generalização desse tipo. Mesmo que eu ache o estilo da autora afetado demais para o meu gosto, dizer que as outras pessoas não entendem o que Clarice Lispector escrevia (e julgá-las por isso) foi demais.

E em segundo lugar, gosto de Clarice Lispector como uma autora de frases interessantes. Ainda que eu tenha gostado de alguns contos desse livro (e aí o motivo de 2 estrelinhas), acho o texto dela aborrecido demais, enfadonho demais, o tipo do texto que me diz pouca coisa, que fala 1kg para se aproveitar 10g. Essa é uma opinião mais pessoal, e dessa vez posso dizê-la sem correr o risco de estar criticando as pessoas que gostam dos escritos da autora.

---------------------------------------

Primeiro comentário que fiz:

De um modo geral, não gostei do livro. Muitas partes são confusas, travadas, aborrecidas. Apóio Nick Horbny quando ele diz que um livro não pode ter invencionismos literários que abusem da paciência do leitor. E Clarice Lispector está repleta desses invencionismos que o público acha lindo porque não entende.

Uma coisa é um escritor que escreve de forma bela e transmite para o leitor toda uma gama de pensamentos e sentimentos. Clarice não faz isso de forma alguma... Não porque não consegue, mas porque não quer, mesmo.

Odiei especialmente o conto "O Ovo e a Galinha". Li-o até o final só para saber até onde ia aquilo. Certos autores escrevem para fazer o leitor pensar... Clarice escreveu este conto para abusar da paciência de quem a lê. Certa vez, ela mesma confessou que não entendeu o que escrevera lá!
Steh 11/01/2010minha estante
se você não entende, não generalize x:

#MariiCandy 26/02/2010minha estante
KKKKK" concordo totalmente. ela enrolou pracaramba. eu pulei essa parte pro final. é muito besta mesmo.

Fernanda :) 09/09/2010minha estante
Realmente é um omelete 'literario', para ser devorado com "olhos de barata doce"...

Jéssica 22/02/2011minha estante
Só é preciso saber que há algo além de "entender"!

Uma frase dela para você:

"Estar fazendo de próposito um livro bem ruim para afastar os profanos que querem 'gostar'."

Um sopro de vida, C.L.

Flaus 04/03/2012minha estante
Eu entendo seu desgosto. Principalmente levando em conta um texto como 'o ovo e a galinha'. Se você lê-lo tentando entender, começa a achar que a clarice está rindo do seu esforço vão. Porém, mesmo com toda ssa confusão e esses inventismos, os textos são divertidos e me fazem refletir sobre assuntos diversos. Enquanto leio, tenho vários lapsos de ideias e soluções de problemas que me atormentam. Mas sempre resta muito a ser esclarecido.

Marlo R. R. López 04/03/2012minha estante
Flavia Limao, você resumiu muito bem a situação. Agradeço muito a sua perspicácia. :)
Pretendo ler os escritos de Clarice daqui a algum tempo, despido de todos os preconceitos.
Abraços!

Mariana 18/06/2012minha estante
Assim, se você não gosta, problema seu. Cada um com seu gosto, por favor.

Marlo R. R. López 20/06/2012minha estante
Mary, é justamente por isso que existem as resenhas: para que cada um exponha a sua opinião, os seus gostos. Não disse que você precisa concordar...
O meu primeiro comentário sobre o livro foi ridículo, e é por isso que tento me retratar no segundo.

abraços.

deborafv 06/11/2012minha estante
Resenha é a opinião de quem leu. É triste quando você é fã de algo ou alguém e essa pessoa diminui tudo isso, mais triste ainda é quando até você, o fã, consegue ver que as críticas têm fundamento. Mas eu acho que todos podem sobreviver a isso haha
Concordo plenamente: "que fala 1kg para se aproveitar 10g."
Após ler esse livro, vejo Clarice Lispector como uma ótima autora para postar frases em status de redes sociais, mas só.

Matheus 15/04/2014minha estante
A escritora é complexa, lida com sentimento, subjetiva ao extremo e muito, mas muito, incisiva! Tem contos magníficos no livro como Perdoando Deus, Felicidade Clandestina e, pra mim, O ovo e a galinha, etc! Quanto a ideia do 1Kg usado para aproveitar 1g, não acredito que vá bem assim, acredito que ela prepare o terreno para um clímax e, consequentemente, a descoberta!

Jess 05/06/2014minha estante
Eu particularmente me deleito ao ler o que ela escreveu! E não comecei a ler por modismo ou indicação de ninguém, um dia simplesmente o livro dela me atraiu e eu o li. Desde então me apaixonei! E quer saber? Entendo até demais o que ela fala, tanto que quando estou lendo meu coração acelera e começo a divagar de um jeito bem confortável. Algumas vezes a leitura fica exaustiva, sim, mas quanto a isso não me importo porque quando estou quase me aborrecendo aí vem uma frase que eu paro de ler para me peguntar como ela consegue fazer isso.
Acho que é questão de se identificar mesmo com o autor/obra porque têm escritores excelentes que eu não consigo ler e acho cansativo. Enfim, ela escreveu esse desabafo no livro Um sopro de vida:

"Quero esquecer que existem leitores - e também leitores exigentes que esperam de mim não sei o quê. Pois vou tomar a minha liberdade nas mãos e escreverei pouco-se-me-dá-o-quê?, ruim mesmo, mas eu."

MortigannaDriver 12/02/2023

"Uma escritora decidida a desvendar as profundezas da alma."
Foi o primeiro livro da Clarice que eu li. Mas já assisti e li muita coisa sobre ela. Eu só não sabia que ela iria me impactar tanto! A escrita dela é maravilhosa, é como se ela fosse arte pura e talvez ela seja.
Em alguns contos fiquei perdida e falava: "mds, não tô entendendo nada"
depois percebi que Clarice não é entender, Clarice é sentir.
Ela me ajudou a desvendar as profundezas da minha alma. No entanto, ainda não sei quem sou, mas irei ler Clarice para descobrir.

"Não sou pessoa que precise ser lembrada de que dentro de tudo há o sangue. Não só não esqueço o sangue de dentro como eu o admito e o quero." Pág 42.

"Só Deus perdoaria o que eu era porque só Ele sabia do que me fizera e para quê. Ser matéria de Deus era a minha única bondade." Pág 101.

anasprenger 22/08/2023

Não espere muito
Vou expor o meu artigo de opinião que fiz sobre "o ovo e a galinha" para o trabalho da escola, que basicamente também resume tudo que achei do livro.
"O ovo e a galinha", conto de Clarisse Lispector
O nono conto do livro Felicidade clandestina, de Clarisse Lispector, junta diversos contos da autora, entre eles, "O ovo e a galinha".
O conto fala sobre o que teria vindo primeiro, o ovo ou a galinha?
A pergunta por si só já é complicada, mas a autora conseguiu complicar ainda mais.
A história não é somente sobre o mistério, mas trás também diversos elementos, questões e falas que podemos levar para vida. Fala sobre o tempo, sobre a importância e sobre a perda, nos levando a refletir entre as entrelinhas, nos fazendo não só pensar sobre o que estamos lendo, mas também nos fazendo pensar o que significa tudo que estamos lendo.
Se estamos lendo sobre um ovo, ou se estamos lendo sobre algo ou alguém mais importante e que vai mais além. Cada frase, cada linha, cada parágrafo, todo o conto nos faz pensar e refletir, basta da interpretação da pessoa que faz a leitura.
Por Ana Elisa Sprenger

pirocadeperuca 31/05/2023

Já tinha lido a maior parte dos contos noutros livros, então li so aqueles que me eram novos. todos bons

Ludmila90 30/01/2022

Clarisse que autora brilhante, suas histórias sempre cativantes.

As histórias sempre terminando com um ponto de interrogação, fazendo o leitor praticamente imaginar o final!
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante