Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

Eduardo 26/03/2023

Os nocautes de Clarice
Dizem que os contos são feitos para nos arrebatar de imediato, pois, diferentes dos romances, são breves e devem nos nocautear logo de cara, conforme eu os defino. Assim são os contos de Clarice Lispector na obra Felicidade Clandestina, que traz uma coletânea deles, os quais anteriormente foram publicados em diversas publicações e épocas.

Clarice se enquadra junto com os outros autores do movimento pós-modernismo. Esses contos vão de vivências da própria autora quando viveu sua infância no Recife até questionamentos mais profundos da alma. O exercício de escrever era uma forma dela se posicionar no mundo, embora tal ato a deixasse sempre em volta de questionamentos: os mistérios de Clarice.

Ler essa obra é quase um dever de leitores que buscam algo a mais do que uma simples leitura de início, meio e fim. Não, não! É uma obrigação! Clarice, que resolveu escrever para se divertir, conseguiu se divertir escrevendo. E que a sorte a nossa!

Ana 27/10/2010

Leve e calmo, mas pertubador. Muitos dos contos distraem mais do que instigam, onde a maestria das palavras e do mistério se fazem presentes. Em alguns outros porém (de número menor) há um baque, um chute - algo te lança na obscuridade da mente e do mundo.

Clarie, sempre Clarice. Maravilhoso.

evemm 12/02/2024

Felicidade clandestina
"Sei que o que escrevo aqui não se pode chamar de crônica nem de coluna nem de artigo. Mas sei que hoje é um grito. Um grito! De cansaço. Estou cansada! [...] Amar nunca impediu que por dentro eu chorasse lágrimas de sangue."
Clarice foi uma mulher de inspiração, amo os livros dela, irei ler mais esse ano, gosto de como ela faz uma bagunça na nossa cabeça com seus textos KKKK, leiam clarice, não vão se arrepender.

swan.ellie 14/04/2022

Admito que fiquei bem perdido lendo alguns contos. A escrita da Clarice é bem confusa as vezes, mas acho que isso é o que faz os livros dela tão bons.
É interessante ver como ela pega situações comuns do dia-a-dia, e as transforma em um conto cheio de sentimentos e dúvidas, dúvidas sobre a consciência, o amor, a vida, o pensar?

É realmente um lindo livro, provavelmente vou lê-lo de novo daqui a uns anos.

Bruna Laessa 27/08/2020

Foi a primeira vez que li algo da Clarisse, fiquei impressionada com sua escrita. Têm muitos contos bons e cheio de significados, alguns não consegui entender muita coisa.
Valeu a pena me aventurar e ler esse livro.

Stephanie.Nietto 15/07/2020

Para Clarice, com amor
Eu disse pra minha amiga Ari que eu ainda sou café com leite nas resenhas, mas segundo ela eu vou me acostumar.

Esse foi meu primeiro livro da Clarice, por quem me apaixonei imediatamente vendo duas vezes seguidas sua entrevista para o programa Panorama em 1977 .
Eu fiquei hipnotizada por aquele olhar, que ao mesmo tempo que transparecia uma mulher forte e inteligente, trazia com consigo o cansaço e melancolia.
Escrevendo para Olga Borelli, ela declara: "Sou uma mulher simples. Não tenho sofisticação. Parece que me mitificaram. Eu não quero ser particular".
No entanto, para sua grande insatisfação, isso não foi possível, e arrisco dizer que nunca será. Para mim, Clarice será sempre particular e em cada conto (ou não conto) que lia, sentia o coração quentinho só por saber que cada história profunda, mesmo que explorando as situações mais corriqueiras da vida, foi escrita por uma grande mulher.
Portanto, Clarice, enquanto houver obras suas para que eu as devore e me perca completamente, vou sentindo essa felicidade clandestina que só você poderia descrever.

(o link da entrevista ta aqui também!)

site: https://www.youtube.com/watch?v=ohHP1l2EVnU
Ariadne 16/07/2020minha estante
Amei ?

Matheus 16/09/2023

Meu eterno livro de cabeceira
Pra mim, esse é um livro que eu nunca vou ter terminado de ler. Eu não sinto como se tivesse chegado ao fim, acho que nunca vou chegar. A história se repete e se repete cada dia mais. Cada vez que eu abro o livro, é uma nova experiência. Eu amo TANTO a Clarice Lispector.

taiz 10/09/2021

Ímpar
A coletânea de contos me despertou vários sentimentos distintos. Clarice tinha o dom de escrever sobre tudo e sobre nada, com uma profundidade extraordinária. Alguns contos me pareceram confusos, talvez eu não tenha capacidade de entendimento suficiente para absorver tudo o que ela quis passar. Mas uma nova leitura talvez me mostre o que não consegui ver da primeira vez. De qualquer forma, foi uma ótima experiência e espero voltar a lê-la em breve.

danisnilo 08/07/2012

Um verdadeiro sopro de vida...
Provavelmente eu não entendi tudo que estava escrito nesse livro, mas uma coisa aprendi com ele: a interpretação de cada texto depende do estado de espírito de quem o lê.
Além das palavras organizadas em frases, cada texto carrega sentimentos diversos. Cada texto se sente. E é isso que me fez gostar tanto de cada um.

Thay 12/04/2020

Uma obra que - talvez pela sua essência autobiográfica, sintetiza perfeitamente o quanto Clarice era uma conhecedora da alma humana, principalmente da própria, claro, no entanto, há algo, algo que tem um quê do mistério essencial, algo que impede a limitação - permanecendo absorto nas entrelinhas de seus personagens, e de suas -nossas vidas.
Assim como as pitangas do conto "Cem Anos de Perdão", essa obra é saborosa e não admite "amadurecer e morrer no galho"; e o fascínio que cada conto produz... vale e como vale a leitura!
É Clarice, né?!

sam | @msamlima 10/03/2022

Clarice dialoga com o lado de dentro
Em Felicidade Clandestina, Clarice é a personagem de quase todos os contos e é nítido o quanto a mulher vivia em constante estado de observação. Marina Colasanti diz no posfácil " A atenção de Clarice sempre teve dois gumes, ao mesmo tempo voltada para fora e sangrande para dentro". E de fato a autora não pode ser alcançada através da razão. O seu observar-o-mundo se volta pra dentro e ganha corpo em pontos de interregação e desconhecimentos no esforço de auto conhecersse e conhecer a essência da vida. O que liga todos os contos dessa obra é o inesperado, o suspenso, como certo dia ela pontua "No que precede o acontecimento - é lá que eu vivo".
Contos preferidos: Miopia progressiva, Perdoando deus, Uma esperança

Carolina Veiga 07/08/2010

O Ovo e a Galinha
Li esse livro há muito tempo, mais ou menos aos 17 anos. Era leitura obrigatória para o vestibular para o curso de Jornalismo. Como é de se imaginar, na época, não entendi. Eu era uma adolescente que preferia TV aos livros. Era... no pretérito mesmo. Mas, lembro que um conto sempre me marcou. "O Ovo e a Galinha".

Sempre lembrei desse título. Lembro que tinha sido minha leitura mais difícil. Acreditava que ela estava tentando adivinhar quem tinha nascido primeiro e que a resposta dependia de quem se olhasse primeiro: o ovo ou a galinha? Inocência.

Relendo o conto, cheguei a conclusão:

No início do texto, já tentaram substituir a palavra "ovo" pela "amor"? Tentem.

Acredito que é disto que Clarice fala. Não do amor carnal apenas. Mas, do amor a vida, do amor ao próximo, do amor subjetivo, sem preconceito, sem definições.

Se ela desejou transmitir uma mensagem com esse texto, para mim foi: No amor está a felicidade. Na simplicidade está o amor. O julgamento, os rótulos, as definições nos tiram a possibilidade de olhar para o mundo e ver a verdade contida nele. Não vendo a verdade, vendo através de nossos olhos (entupidos por nossas opiniões e pré-conceitos) deixamos de ver o simples, deixamos de ver o fato como ele é.

Prestem a atenção quando ela fala da cor do ovo, por exemplo.

PS: Posso estar errada. É bem possível que esteja. Mas, se aprendi algo lendo Clarice ontem e hoje é: o significado depende do que você tem em mente. Neste caso, do que EU tenho.

rnt67 09/08/2010minha estante
O amor prescinde palavras, é feito de olhares, pulsações (aceleradas em geral), não tem razão, tampouco necessita explicações ou justificativas. Apenas o é.

Camila 06/02/2013minha estante
Se ela queria tanto falar do amor porque não usou a palavra amor? Não faria sentido...

Joviana 05/06/2013minha estante
As coisas em Clarice, não são simplesmente o que são, mas também as indagações subjetivas que se faz após ler. As situações concretas em si, só existem nos contos de Clarice para que seus personagens divaguem. É puro sentimento, e pode capturar, ou não. São folhas secas deixadas para que o leitor construa sua própria árvore.

Esse conto é sem dúvida, o mais difícil. O ovo é tido como algo puro, e belo. Algo complexo de se entender. Ele pode ser o amor, ou não. Não creio que haja alguém habilitado para dizer que não era. Assim como a arte, os contos de Clarisse são incompletos em sua essência, e assim permanecem, até que o leitor os abracem com sua própria subjetividade.

Aleff Coelho 06/09/2022

Obra prima
Todos esses 25 contos me fez refletir, não se lê Clarice, se consome. Estou apaixonado pela sua escrita assim como por seus contos...
Tarsila 18/09/2022minha estante
Terminou há 11 DIAS! E só veio me contar agora que destruiu meu livro...

Aleff Coelho 18/09/2022minha estante
Tava criando coragem :(

hey, it's ju 01/05/2022

"A alegria dos outros me espantava."
Quero começar dizendo que é o segundo livro que eu leio da Clarice e eu não consigo pensar numa maneira de definir a escrita dela. Talvez confusa ou apenas extremamente impactante de um jeito visceral. Sinceramente, ela me deixa confusa e eu gostoKKKKK

Nesse livro, foram reunidos contos/crônicas/textos que narram situações cotidianas, porém com o jeito Clarice de ser. A escrita dela não é "linear" e eu chego a conclusão de que a Clarice não se entende, mas sim se sente. Não consigo me decidir que nota dar pra esse livro, ao mesmo tempo que ele me impactou tanto e ecoou dentro de mim. Uma simples frase dela contém camadas e mais camadas de originalidade, personalidade e profundidade.

Ana 04/05/2023

O Objetivo Alcançado
Assim como diz Marina Colasanti no posfácio do livro, concordo e afirmo que "... Não teria sabido dizer exatamente onde provinha meu encantamento. Não teria podido explicar cada um dos seus pensamentos ou cada uma das suas frases. Mas eles eram vívidos para mim e me comoviam intensamente. O mesmo acontece com grande parte dos seus leitores.". E creio eu que mais uma vez aconteceu comigo durante e após finalizar essa leitura, assim como espero que aconteça com todos que se permitirem a ela. Continuando: "Não creio que Clarice tenha se dado conta, mas o acolhimento e a profunda identificação propiciados por sua escrita permitiram que alcançasse sua meta, tocar o âmago, a essência."