Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

tici 09/09/2023

Terminado dia 09/09
Eu adorei! Primeira experience lendo a Clarice contista e foi incrível! Adorei cada conto, e ela sempre comenta sobre alguns temas chaves que já vi que são meio "zona de conforto" dela :)

Alanna. 03/03/2021

"Não era mais uma menina com seu livro: era uma mulher com o seu amante"
Enfim fiz a leitura deste que deveria considerado meu primeiro contato com Clarice Lispector. Sim, deveria pois em realidade foi o primeiro livro da autora que li, mas já encontrei Clarice muitas vezes, nas inúmeras provas e livros de português, ainda mais sendo Clarice a autora favorita de 9 entre 10 professores de português e literatura.

Essa leitura só fez valer essa minha certeza, pois vários dos contos desse livro eu já li em algum momento da vida. O conto que intitula esse livro, "Felicidade Clandestina", já devo ter visto em inúmeras provas, e sempre que leio eu me identifico tanto com aquela menina que ao conquistar o livro que sempre quis "criava as mais falsas felicidades para aquela coisa clandestina que era a felicidade" (p. 12). Alguns dos contos, confesso, são cansativos, mas a escrita que a autora constrói tem uma beleza única. "Restos de Carnaval", "Os desastres de Sofia", "A legião estrangeira" são outros contos que gostei bastante de ler.

Enfim, eu gostei muito da leitura, espero em breve conseguir ler mais da autora.

ana :) 09/09/2021

"Tudo o que em mim não prestava era o meu tesouro"
Uma coletânea de contos. Alguns legais e interessantes, outros cansativos e arrastados. No geral, para meu primeiro contato com a autora, foi bem razoável.

Meus contos favoritos foram:
- Felicidade Clandestina, que pesquisando descobri ser uma instropecção de Clarisse.
"Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Para que eu já pressentia." (p. 9)

- Uma Amizade Sincera, que é sobre deixar ir e não prender, o que não significa necessariamente ser ruim.
"Só depois eu ia compreender que estar também é dar." (p. 12)

- Perdoando Deus, uma reflexão sobre amar Deus de uma forma maternal e de uma forma egoísta, de um jeito possessivo. Talvez o meu preferido.
" Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente." (p. 35)
"É porque eu não quis o amor solene, sem compreender que a solenidade ritualiza a incompreensão e a transforma em oferenda." (p.35)
"Como posso amar a grandeza do mundo se não posso amar o tamanho da minha natureza?" (p. 36)
"Eu, que sem nem ao menos ter me percorrido toda, já escolhi amar o meu contrário, e ao meu contrário quero chamar de Deus." (p. 36)
"Enquanto eu inventar Deus, Ele não existe." (p.36)

- Uma Esperança, bem literal, mostra como a esperança, como um inceto e sentimento, é frágil.
"Parece que a esperança não tem olhos, é guiada pelas antenas.
Ela se esqueceu de que pode voar, e pensa que só pode andar devagar assim." (p. 76)

Pandora 27/07/2020

Livro lírico, apesar de não ser de poesia. Tem alguns contos que toda pessoa recifense vai gostar de ler, se for uma recifense leitora e brincante de carnaval mais ainda. Não foi uma leitura tão fácil, Clarice é uma autora de muito sentimento, consequentemente consome energia.

Sa 12/04/2020

Clarice segue sendo Clarice. Sempre que leio alguma coisa dela sinto minha alma se desnudar e ser abraçada ao mesmo tempo.

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante.

Kaju 08/06/2023

Este livro é uma coletânea de diversos contos de Clarice Lispector. Desde a curiosa e confusa crônica O ovo e a galinha, passando pelo profundo texto Felicidade Clandestina e chegando ao meu favorito: As águas do Mundo!
Gosto da maneira como ela descreve os detalhes e como desvenda sua imaginação. Um clássico é um clássico.
giulia¡ 10/06/2023minha estante
A classificação é livre, né?

gustavo.bonifacio.73 11/09/2023

A natureza da felicidade
Você já reparou que raramente notamos que estamos felizes no presente? Na maioria das vezes, lembramos e falamos com saudade de um passado feliz. É justamente essa a natureza clandestina da felicidade de que Clarice Lispector trata em um dos contos desse livro, o qual lhe empresta o nome. Recomendo a leitura e a reflexão sobre essa característica humana, para que possamos ser ?-- e percebermos que só é possível ser --- felizes no presente.

victor.victor.victor 12/10/2022

Contos bons, a maioria protagonizados por crianças. Esses costumam ser bem leves. Outros são mais densos na análise psicológica, mas nenhum chega a ser hermético.

Os melhores sao: conto-titulo, Encarnação involuntária, Restos de carnaval, Cem anos de perdão, Uma história de muito amor.

Gil 13/09/2020

Minha irmã disse que se não desse nó no juízo não era Clarice. Esse foi o primeiro contato que tive com sua escrita e particularmente foi um desafio. Preciso dizer que estou até agora com o juízo enrolado. É preciso bastante atenção para entender o que ela quer dizer, e ainda assim não é fácil.

Tenho a sensação que termino esse livro com mais pontos de interrogação do que qualquer outro que eu já tenha lido. E isso me deixa inquieta ao ponto de querer me debruçar mais sobre os contos e procurar explicações para cada um deles.

A escrita é incrível e eu nem sei como elogiar Clarice nesse sentido. Eu amei, me revoltei e sofri com O grande passeio, de longe o meu conto preferido.

soulwhiteroses 28/05/2023

É como eu esperava. Me sinto admirada. Exposta.
Clarice é mais que genialidade. É um sentimento.

Biel 24/10/2023

Sim, eu demorei 3 meses para finalizar "Felicidade clandestina", mas tenho uma boa justificativa.
Esse foi meu livro de cabeceira durante 3 meses. Sempre lia um conto, mas passava vários dias digerindo.
Ler essa coletânea, foi uma experiência tão singular e tão conquistadora.
Esse livro fala sobre relações humanas, questionamentos, sentimentos.
Para quem quer iniciar a leitura de Clarice Lispector, essa coletânea é uma ótima porta de entrada.
Aqui vai meu top 5:
As águas do mundo

Bruna 21/12/2021

Bem gostosinho de ler.
Pra quem ama galinhas, pintinhos e ovo .... Kkkkkkkkkk
Mas falando no sério, alguns dos contos são bem instigantes....
Mas acho que O Grande Passeio ... Foi o que mais me doeu. Mas enfim ... Acontece.

Rosana Miyata 28/12/2021

Quem ainda não leu nada de Clarice Lispector eu recomendo iniciar por este, é um livro de contos e tem alguns bem curtinhos, dá para ter uma boa noção do estilo de escrita da Clarice, mas esteja preparado para uma leitura mais abstrata no âmbito do psicológico dos personagens. A maioria dos contos é baseado nas vivências da própria autora.

erickinha 28/05/2022

estou triste por terminar esse livro, me apeguei demais a ele. como foi o primeiro conteúdo que li de clarice lispector algumas coisas ficaram meio confusas, já que seus textos são muito autênticos e subjetivos, mas em geral foi uma ótima experiência de leitura e sem dúvida alguma vou querer ler outros livros dela. também foi o primeiro livro de contos que eu li e gostei muito desse formato.

Danilo546 25/09/2021

Alguns contos são MUITO bons. Alguns são mais ou menos. Alguns são divertidos. Um ou outro são confusos (mas tenho certeza que há algo de muito incrível escondido neles). Poucos eu não gostei.
Ler este livro foi uma experiência muito boa! Descobri muitas coisas sobre a Clarice, pois os contos são bastante autobiográfico, e sobre a vida, a depressão, a angústia, dentre outras coisas. Tive uma nova visão do conto que dá nome ao livro, que já me fez iniciar a leitura dos outros com um novo olhar.
Há alguns meses eu li ?A hora da estrela? e agora percebo que teria sido mais proveitoso ler ?Felicidade clandestina? antes. Serve como uma boa introdução à escrita de Clarice.
Gostei!