Felicidade clandestina

Felicidade clandestina Clarice Lispector

Resenhas - Felicidade Clandestina

victor.victor.victor 12/10/2022

Contos bons, a maioria protagonizados por crianças. Esses costumam ser bem leves. Outros são mais densos na análise psicológica, mas nenhum chega a ser hermético.

Os melhores sao: conto-titulo, Encarnação involuntária, Restos de carnaval, Cem anos de perdão, Uma história de muito amor.

Biel 24/10/2023

Sim, eu demorei 3 meses para finalizar "Felicidade clandestina", mas tenho uma boa justificativa.
Esse foi meu livro de cabeceira durante 3 meses. Sempre lia um conto, mas passava vários dias digerindo.
Ler essa coletânea, foi uma experiência tão singular e tão conquistadora.
Esse livro fala sobre relações humanas, questionamentos, sentimentos.
Para quem quer iniciar a leitura de Clarice Lispector, essa coletânea é uma ótima porta de entrada.
Aqui vai meu top 5:
Perdoando Deus
O Ovo e a galinha
Felicidade clandestina
Uma amizade sincera
As águas do mundo

Luiz 07/06/2023

Fluxo
Consigo enxergar toda a bagunça organizada na cabeça de Clarice. Consigo sentir angústias superadas na cabeça de Clarice. Consigo entender todas as indecisões precisas de Clarice. Neste livro é como se eu encontrasse sua identidade quase verdadeira.
giulia¡ 10/06/2023minha estante

-a legião estrangeira
-os obedientes
-os desastres de sofia

Camila 02/07/2023

Composto por contos escritos em períodos diferentes da vida de Clarice, "Felicidade clandestina" nos trás textos complexos e intrigantes.

O meu primeiro contato com Clarice foi no ensino médio, lembro-me de ter lido uns três textos produzidos por ela durante uma aula de língua portuguesa e um em especial me marcou intensamente.

Por algum motivo nunca busquei algum outro contato com as obras dela, mas sempre tive curiosidade, enfim 2023 foi esse ano e como valeu a pena, já que dentro desse livro coincidentemente encontra-se os três contos que li no ensino médio e como é bom encarar essas histórias com outra perspectiva de vida.

Portanto deixo aqui em destaque os seguintes contos: "Perdoando Deus", "O primeiro beijo", "As águas do mundo" e o que dá título a obra "Felicidade clandestina".

Essa sim foi uma experiência interessante, apesar de não ter conseguido emergir em todos os contos que o livro apresenta, me senti conquistada e espero em breve ter a oportunidade de ler mais textos produzidos pela Clarice.

olivia_livros 26/12/2020

Maravilhoso
Clarice é Clarice, não tem o que falar!

Michaely1 17/11/2021

Em meio às epifanias de Lispector
Clarice Lispector é um dos maiores nomes de nossa literatura. Inegavelmente, eu já comecei a ler pensando que iria poder dizer aos outros: ?realmente, ela é tudo o que dizem?. Mais do que isso: jamais pensei ter alguma dificuldade para ler qualquer coisa que fosse escrita, mas tudo o que me faltava veio a partir dela.

Clarice Lispector não se apegava a tipos e gêneros textuais, mas, se eu pudesse classificar isso aqui, diria que são crônicas misturadas com uma leve ficção e contos.

Quando eu olho para a imagem dela, penso numa mulher extremamente séria e centrada que tratava de questões puramente lógicas, mas cada palavra tua revelava uma simplicidade que chegava quase a ser engraçada (oh, como ela não me mataria por dizer isso).

A Cada conto, eu enxergava a PERSONALIDADE de Clarice Lispector. Em cada pedaço, eu via o quanto que sua mente vagava pelas mais simples descrições, como que ela se admirava pelas questões relacionadas ao desconhecido e o quanto que eu não precisava dar valor ao que é simples. O próprio título quer nos mostrar a felicidade clandestina: a felicidade que veio por meio de um livro emprestado. Sim, apenas isso. Não tem nada além: é o amor por um livro. Simples, não? Temos o talento de complicar as coisas quando, na realidade, podemos amar as mais simples conotações.

Eu descobri que o desconhecido e a surpresa, que a tanto eu temia, podem ser dois fatores extremamente interessantes. Eu descobri que galinhas, ovos e baratas são coisas que nos fazem pensar muito mais do que pensamos. Eu descobri que, ao mesmo tempo em que eu me irritava com a escritora por achá-la complicada demais em certos termos, vi-me exatamente nela. Cheguei a assustar-me com o quão parecidas éramos em certos pontos.

Sobre a experiência com a leitura:
Demorei 13 dias para ler esse livro. Achei que ia entrar numa ressaca infinita, mas a verdade é que essa leitura TEM que ser demorada. TEM que ser para aqueles dias que você vai apenas sentar em uma cadeira e ler calmamente toda a tarde. Poucas páginas custam 20 minutos. Isso porque as suas reflexões precisam ser apreciadas com muita cautela, pois são tantas aliterações que eu me perco nas figuras de linguagem utilizadas (sinceramente, como um ovo pode ser tão confuso?).

Eu me irritei muito com ela também. Achava que ela era muito dramática e que usava explicações e descrições muito longas para coisas simples. Talvez seja essa a graça da leitura. Por um momento, pensava que não leria nada mais dela, mas me dou conta de que eu ter me irritado tanto com um simples livro só mostra o tanto que ele é especial para mim. Confuso? Talvez, mas confesso que passei a falar coisas cada vez mais confusas após experimentar essa leitura.

É impossível não ler mais dela.
É impossível não ficar afoito por mais descrições sucessivas sobre coisas tão simples.
Mais impossível ainda é não admirar a simplicidade e confusão dessa escritora.

Dri 26/01/2022

Felicidade Clandestina-Clarice Lispector
Felicidade Clandestina é um livro composto por 25 contos que a autora escreveiu,entre os anos de 1950 e 1960,alguns contos foram escritos para o Jornal Brasil,e outros são exclusivos da coletanea.O livro foi publicado em 1971,alguns anos antes de 'A hora da estrela"
Os contos são apresentados de uma forma simples,com situaçoes e acontecimentos, do cotidiano(dia a dia)que de forma sutil insere o leitor em discussões sobre o ser humano e sua existencia humana ,e psicológicas.O livro fz mesmo com que você pare e reflita.Como seus personagens são tratados de uma forma profunda psicologicamente isso faz com que se tenha um desenvolvimeto perfeito do enredo.
O livro apresenta também contos densos e outros mais curtos,mais igualmente profundos e reflexivos.Mais também tem a diferença de serm difentes entre si em questão de conteudo,reflexão e forma.As narrativas são apresentadas,de forma subjetivas e com traço de intropecção..Algumas das historias contadas em "Felicidade Clandestina"falam das experiencias da propria autora,e tem forte carcateristicas da autobiografia,e que ao mesmo tempo nos faz refletir,não sei exatamente se no final foi esse o propostio dela, ou apresentar apenas a sua propria reflexão.(como a historia de um animal que se aventorou em se esconder na casa de Clarice,a simples perccepção do ovo).Outros contos mesmo que fitcicios nos fazem refletir como(a menina que só queria um livro empretado,etc...)
O livro faz jus,ao seu titulo já que da ao leitor a sensação do clandestino.Do não pertencimento,mais de uma vez,o livro retrata a feliciadade que aconteceu para um personagem,ou uma feliciadade que ocorreu para um personagem de forma mais curta e passageira mais que foi experimentada,tendo asssim a sensação do clandestino,ocorre também no livro uma felicidade que não ocorreu.,não foi alcanzada por algum personagem,acho que não teria titulo melhor que definisse tanto esse livro.
Uma caixinha de surpresas seria esse livro,cada conto lido,tem o poder de gerar uma ansiedade boa para ler o proximo conto,esse livro deixa o coração quentinho,e o melhor é um livro relativamente curto e fácil de se ler e mergulhar na profundidade caracteristica de Clarice Lispector,pelo menos na minha opinião.
Se tornou um dos meus livros prefridos da CLarice Lispector,minha querida Clarice,que traz e trata a alma do ser humano,de uma forma tão profunda e peculiar, própria de sua escrita.

Rafalitardi 09/01/2023

Felicidade Clandestina
Conforme fui lendo percebi que já havia lido alguns contos soltos por aí.
Eu amo o jeito que a Clarice brinca com as palavras e expressão, é incrível!
Tem uns contos de difícil compreensão, mas são excelentes e eu AMO o "felicidade clandestina" em si.

Leticia.Ruve 17/12/2020

Resenha de felicidade clandestina
Achei o livro legal ( li por causa da escola-TCC), não é uma leitura que eu faria normalmente, prefiro livros de ficção, fantasia, mistério, suspense...mas para quem gosta de contos epifânicos e que mexem com complexos psicológicos, é um bom livro

Alex 18/04/2021

Que livro
Nas minhas andanças pelo mundo, calhou me conhecer Clarice. E, ao conhecê-la, meu Deus, que surpresa agradável. Cada conto desse livro tive uma nova aprendizagem, um novo despertar para o mundo, uma nova visão de mundo.
Contos belíssimos, de uma aparente simplicidade, mas que é tão profundo quanto o tempo.
Ao ler Clarice, aprendi que se aprende sempre e com muita atenção. Clarice exige mais do que aparenta.
É um livro fantástico. Recomendo muito.

Ludmila 26/04/2021

Definitivamente não tenho maturidade literária para compreender a profundidade dos contos da Clarisse...

thaw 28/07/2021

Pela primeira vez lendo contos de Clarice e apesar de não ter conseguido me conectar tanto com essa obra, ainda assim não tem como não sair encantada pelo que essa mulher faz com as palavras. Posso até não ter entendido tanto, mas sei que senti demais.
Alê | @alexandrejjr 16/09/2021minha estante
Clarice é bem isso mesmo: mais sentimento e emoção, menos objetividade e intenção.

Aline.Faria 29/06/2023

Clarice é pra quem tem coragem de ler. Sempre perfeita e certeira, colocando em jogo seus proprios sentimentos que identificamos como nossos, de todos nós.

Carol 07/08/2021

Leitura rápida
É um livro de contos, sendo o primeiro conto Felicidade Clandestina, que fala sobre o amor de uma menina pela leitura.