Clássicos do Cinema: Cascão Porker

Flávio Teixeira de Jesus

Resenhas -

Caroline1442 24/07/2022

Muito divertido!
Os quadrinhos fazem paródia dos três primeiros livros/filmes do Harry Potter com muito senso de humor e criatividade.
Tem muita referência às outras personagens de fora do universo de Mauricio de Souza, o que torna a leitura ainda mais divertida.
Recomendo para todos os fãs de Harry Potter e/ou Turma da Monica!

aninhadelemos 24/03/2020

Ri litros...
Mto divertido! Para os fãs de Harry e turma da Mônica é um casamento perfeito!
Débora 17/05/2020minha estante
Aninha, estou desesperada atrás desse livro, mas tá indisponível em todos os sites! Vc venderia pra mim? xD

Nat 29/07/2020

Cascão Porker é aquele-que-quase-tomou-banho. Com os pais desaparecidos, ele é mandado para a casa dos tios ainda bebê e é criado por eles. Quando um gigante aparece em sua casa convidando o menino a entrar na escola de magia e feitiçaria de Hógratis, onde ele conhece Cebolony Uéslei e Hermônica Granja e com quem vai viver várias aventuras para derrotar o bruxo maligno e sujo que lhe deu a marca da gota e cujo nome-não-pode-ser-nem-cochichado.

Essa HQ é simplesmente hilária. HILÁRIA! Pelos nomes já se tira: Hagridão, Dunimbusdore, Xavecus Malboy, Ex-Neipe, Magaligonagal... Além dos nomes das casas, que são uma piada à parte. As mudanças da história original são muito criativas, você consegue ver que é mesmo personagem, o mesmo acontecimento mas com uma roupagem que foi feita para te divertir ao mesmo tempo em que se tenta lembrar da história original. As adaptações dos nomes foram o que mais me surpreendeu, porque eu achei que o Cebolinha seria o escolhido como personagem principal, mas gostei de ser o Cascão e por uma vez, o Cebolinha virou sidekick do Cascão :P Além de trazer várias referências a outros sinônimos da cultura pop e nerd (como as aparições de várias rainhas, da realidade e da ficção). E a Mônica, que não perdeu a mania de bater com o coelho, mas dessa vez na base da magia kkkkkkk HQ muito divertida e recomendada.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/09/classicos-do-cinema-mauricio-de-sousa.html

Ramos 04/07/2023

Uma releitura sensacional, as referências são incríveis, o único defeito é não ter os demais para compor o restante da história.

Karen 24/10/2019

A fusão entre Turma da Mônica e Harry Potter
A coletânea de histórias em quadrinhos CLÁSSICOS DO CINEMA: CASCÃO PORKER, por meio dos tradicionais personagens e das populares características da divertida Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, apresenta paródias dos três primeiros filmes da série HARRY POTTER, a saber, HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA e HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN, baseados nos romances homônimos da famosa escritora inglesa J. K. Rowling, cujas criações, na versão da Panini Books, são recontadas sob os títulos de CASCÃO PORKER E A PEDRA DISTRACIONAL, de CASCÃO PORKER E A CÂMERA SECRETA e de CASCÃO PORKER E O PRISIONEIRO DE ALASKABAN. Nos papéis de Harry Potter, de Rony Weasley e de Hermione Granger, protagonistas da mágica saga original, têm-se, assim, o sujo e esperto Cascão, o simpático e debochado Cebolinha e a geniosa e inteligente Mônica, transformados, de forma respectiva, em Cascão Porker, em Cebolony Uéslei e em Hermônica Granja, amigos que se arriscam em diferentes empreendimentos contra representantes do mal, invariavelmente liderados por Feiodemorte, correspondente ao maligno Lord Voldemort, de Rowling.

Em função do fato de haver perdido o posto de mago mais emporcalhado do mundo após ter sido “vítima” de um banho dado por Porker quando este era ainda um bebê, o grande vilão da trilogia supracitada de aventuras tenta, mediante os meios de que dispõe, como o bodelisco, a câmera secreta e o pato Miquei, frustrar a absoluta sujidade e atrapalhar toda a vida de seu rival, o qual, contudo, sempre se revela mais sagaz, além de contar com a preciosa ajuda de seus dois melhores amiguinhos e de outros interessantes personagens que surgem nas tramas de CLÁSSICOS DO CINEMA: CASCÃO PORKER. Essa compilação, constantemente pautada pelas particularidades das versões cinematográficas dos títulos da série Harry Potter, não poupa, de maneira alguma, criatividade e originalidade na adaptação que propõe dos referidos longas-metragens, cujas principais figuras e situações são reestruturadas, de modo magistral, pela equipe de Mauricio de Sousa, que, fora o emprego de elementos da própria Turma da Mônica e de correlatas (como a Turma da Tina), vale-se, em dados momentos, de ícones da cultura pop, a exemplo dos mais notáveis feiticeiros de livros, de filmes e de seriados e das mais célebres rainhas da ficção e da vida real. Pode-se, em suma, considerar excelentes opções de leitura as histórias da saga CASCÃO PORKER, sobretudo para os maiores fãs do bruxinho concebido por J. K. Rowling, a qual, se conhecesse os quadrinhos brasileiros abordando o dia a dia do pessoal da Rua do Limoeiro, encantar-se-ia com a homenagem por eles prestada a sua fascinante obra.

– Karen Monteiro

site: https://tudoquemecomove.blogspot.com/2019/10/a-fusao-entre-turma-da-monica-e-harry.html