A Doutrina da Trindade: Provada pela Bíblia

A Doutrina da Trindade: Provada pela Bíblia John Owen

Resenhas - A Doutrina da Trindade: Provada pela Bíblia

Alex JR 18/09/2023

Trindade
Um livreto muito explicado e que nos traz a trindade a luz das escrituras de forma edificante. Recomendo a leitura.

Felipe.Blacklight 05/01/2023

Não é o que parece
Bem, quando você se depara, conhecendo o tamanho que costumam ter livros ligados à teologia, com um livro de apenas 60, 80, 90 páginas, você pensa: é certamente uma leitura introdutória. Foi exatamente esse meu pensamento a cerca de ?A doutrina da trindade?, no entanto, Owen trás um escrito bastante intricado. Há de se considerar que primeiramente o autor parece ter escrito em respostas a homens cultos, apesar de hereges. Isso explica o teor da abordagem.
É claro que é sempre possível aprendermos, até com um livro infantil é capaz de aprendermos, ainda assim, se a sua busca é por um conteúdo introdutório sobre o assunto, como era o meu caso, essa não é a obra para você. Veja as 2,5 estrelas que dei para o livro, não se referem precisamente a obra, mas muito mais a ela ter um conteúdo do qual pouco posso extrair devido a minha própria imperícia teológica.

Sr. André Santos 23/06/2022

A doutrina do Deus-Triuno.
"A fé pode descansar com segurança e concordância, que Deus é um; que esse Deus uno é Pai, Filho e Espírito Santo; e então que o Pai é Deus, assim também o é o Filho e o Espírito Santo e, portanto, também devem ser cridos, obedecidos, adorados, reconhecidos como a causa primeira e o fim de todas as coisas".

John Owen percorre nessas três pessoas (o Pai, o Cristo e o Espírito Santo), nos mostrando evidências bíblicas, com embasamento forte e coerente, de que elas são apenas um em essência, um só Deus. Em cada um a Escritura atribui excelências e atributos divinos. O que nos leva a crer de forma natural a veracidade da divindade.

Ele refuta as ideias e argumentos dos grupos heréticos, como os famosos socinianos, marcionitas, focinianos e adocionistas. Grupos estes que negavam a deidade de Jesus e do Espírito Santo.

Negar a deidade de Cristo, é negar o próprio Deus, é negar a própria Escritura Sagrada.

Deus, sendo um só, subsiste de forma distinta nessas três pessoas; e essas três pessoas são indivisíveis, tendo a mesma essência. Como afirma o Shemá: "Ouve, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deuteronômio 6.4).

Lorenz Goldoni 13/02/2020

Doutrina
Interessante o livro , com bastante referência