Vozes Insurgentes de Mulheres Negras

Vozes Insurgentes de Mulheres Negras Bianca Santana

Resenhas - Vozes Insurgentes de Mulheres Negras

Juliana Civitavecchia 24/11/2020

Vulva negra
Estar em contato com leituras racializadas nos demonstra com todas as letras que o materialismo é uma ferramenta absolutamente indispensável em qualquer análise.
Acima de identificações e "vivências", o que vale no final das contas é o preto no branco.
A lógica que foi imposta a nós mulheres negras, relaciona a nossa mulheridade a tudo que é impuro e defeituoso, e um discurso que foi repetido décadas a fio interferiu diretamente sobre nosso pessoal-político. Como é difícil lidar com tanto calcanhar de Aquiles.
Ainda bem que a história está aqui pra recordar nossa força ancestral, e ter o privilégio de absorver tanta força em forma de discurso nos dá coragem pra deixar os estigmas de fraqueza nata e nos direciona para a origem da nossa potência.
Nós sabemos porque perguntas difíceis devem ser feitas.
Vamo pra cima e boa.

Mariana.Mirele 27/08/2020

Incrível!
É um livro encantador e incrível, que traz um pouco sobre os escritos e vida de mulheres negras importantes para a construção da negritude em nosso país. Esperança Garcia, Maria Firmina dos Reis, Carolina Maria de Jesus, Sueli Carneiro, Conceição Evaristo, todas elas estão muito bem homenageadas nessa coleção.

João Malafaia 15/07/2020

Incrível
Essencial para conhecermos mais sobre obras escritas, organizadas e compostas por negras brasileiras. O livro passa por acadêmicas, escritoras, domésticas, compositoras e mais. Uma biografia introdutório perfeita.