35 ensaios

35 ensaios Silviano Santiago

Resenhas -

Will 10/11/2020

35 ensaios, um por dia.
Não vou resenhar o livro. Gostaria apenas de contar minha experiência literária/ensaística com ele. Li um ensaio por dia ao longo de 35 dias. Foi uma aventura edificante pelo Brasil (e alhures), pela cultura brasileira em várias facetas, erudita e popular (embora Santiago não goste dessa separação), pela música, artes plásticas, história/sociologia e, sobretudo, pela literatura nacional. Não mais que um ensaio por dia permite meditar sobre a profundidade e extensão da inteligência e ousadia intelectual do Silviano. Ler em sequência por 35 dias permite uma noção do labor de grande monta do autor, sem cansar e sem esquecer das suas principais ideias. O cenário que foi se desenhando com o passar do tempo é o de uma valorização do nacional, não no sentido de um nacionalismo vazio e ufanista, mas no que diz respeito de uma uma vida humana ricamente vivida nesses trópicos.

douglaseralldo 27/01/2020

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE 35 ENSAIOS DE SILVIANO SANTIAGO, OU UM TRIBUTO À CRÍTICA
1 - Um tributo à crítica, mas não apenas isto. Também um exercício de e sobre a crítica, 35 Ensaios de Silviano Santiago reúne textos publicados em livros já fora de circulação e também ensaios e artigos recentes esparsos em diferentes lugares. Tudo isso selecionado e organizado por um dos profundos conhecedores da literatura nacional, Italo Moriconi. O resultado do trabalho é uma indispensável antologia a todos que respeitam e desejam se aprofundar em nossa cultura; também na crítica [literária];

2 - Vale destacar a posição de Silviano Santiago, provavelmente o crítico mais relevante destes tempos, com sólida produção e mais do que isso, capaz de superar [diga-se que argumento irrelevante] as críticas aos críticos, acusados por muitos de falarem do que não "sabem" fazer. Silviano Santiago não apenas é reconhecido crítico, mas também reconhecido ficcionista, que não raro imbrica as duas coisas, caso de seu elogiadíssimo Machado;

3 - Talvez isso colabore para que a crítica de Silviano Santigo seja considerada por Moriconi como uma metacrítica. Diz-nos Moriconi na apresentação do volume que "na metacrítica de Silviano, o deslocamento é um gesto crítico preventivo, é uma preliminar da empreitada metodológica . É o exercício da vontade de operar a substituição de um ponto de vista ou ou paradigma. É a dimensão contra-hegemônica que todo crítico deve ter, uma ideia mestra em seu ensaísmo";

site: http://www.listasliterarias.com/2020/01/10-consideracoes-sobre-35-ensaios-de.html