Moonshadow

Resenhas - Moonshadow

1 | 2 | 3 | 4

Tamy 13/02/2023

Fantasia ??
Ah o mundo mágico de Moonshadow? uma fantasia, sim, mas que está intimamente ligada à realidade.

Nessa graphic novel acompanhamos a história do jovem Moonshadow, um garotinho filho de uma jovem e um Des-mezu (uma criatura que passeia pelo cosmo raptando quem/o que bem entender) e que tem um amigo - o Ira - um tanto peculiar... Essa é uma jornada de amadurecimento, onde Moon sairá do seu mundo fantasioso e construído ao redor de sua mãe, para o mudo real, um  mundo totalmente diferente daquele que está habituado e que exigirá dele muita coragem e mentalidade para sobreviver.

Amadurecer não é fácil, conhecer o mundo em sua realidade nua e crua, muito menos; e o jovem Moonshadow passará por poucas e boas nessa caminhada pelo universo ?acompanhado? por seu melhor amigo, Ira. Foram muitas emoções despertadas ao longo da leitura, senti raiva dos personagens, ri muitas vezes, fiquei confusa, triste, além de me ver em uma viagem muito maluca com essas criaturas estranhas, bem como, claro, o tanto de reflexão que foi possível fazer a partir da realidade de Moonshadow, das relações que ele faz, da vida que constrói para si.

Xulio Mackfly 21/12/2022

Perfeito
No início achei meio cansativa a leitura mas foi chegando no meio ja deu mais animo e qndo tava muito boa ela acaba.
Me lembrou um pouco história sem fim com star wars

Deryhan 29/11/2022

Rapaaaaaaaaaaaaz *sonoplastia do ratinho*
Eu não sei se faço muito ideia do que acabei de ler, se pudesse sintetizar os sentimentos, creio que encontraria a categoria TREM DESGOVERNADO para classificar esta experiência de leitura. A princípio, o início da obra é esplêndido (muito graças à arte) e tece um emaranhado de fios que deixa o leitor tentando buscar significado em uma longa teia de gato. Quem são os Des-Mesu ? Por quê Sunflower ? Seres roliços e arredondados com lindos sorrisos podem se casar com seres humanos ? (a felicidade do pai do Moon em seu casamento é contagiante) Essas perguntas não são respondidas, principalmente a última, em contrapartida, mais questionamentos permeiam a obra até o seu fim. Entretanto, o início da obra é praticamente o início da vida do jovem Dom Quixote que acompanhamos durante toda a trama, como o cavaleiro de La Mancha, Moonshadow parte em direção algum lugar, mesmo que não saiba qual, levando consigo Ira (um degenerado cruel, apático e fatalista) e sua mãe (uma figura onírica que torna-se presente em toda obra). A estória se desenrola, Moonshadow é confrontado com a realidade fora de sua biblioteca interplanetária, adivinhem ? Ela não é como os livros, é cruel, suja e permeada por pausas intercaladas de dor e regozijo. Ou é como o personagem vai acabar enxergando a vida: Infelizmente não são apenas moinhos os gigantes que atrapalham nosso protagonista. Lentamente vemos a inocência do pequeno Príncipe, dando lugar a uma frieza. Frieza essa momentânea, mas persistente, assim como as dores e os regozijos, as crenças e as descrenças, o carinho e a indiferença do nosso intergalático favorito. Certamente é uma obra para se degustar, para sentir, cheirar, sentir e tocar. É feita para se ler com o subconsciente, assim como é no subconsciente do rapaz que entendemos o seu mundo. A estória se enrola, às vezes se perde, mas se acha, assim como a caminhada do Moon para seu despertar.. Quando o quadrinho acaba e dá lugar ao epílogo (que mais se parece um livro ilustrado do que HQ) é onde recebi uma lufada ímpar de subjetividade, de amor, de carinho e principalmente de ENTENDIMENTO sobre toda a história contada anteriormente, não é burrice, é PUREZA, pureza essa que morre, ressucita, se apaga e renasce durante toda a HQ. Enfim, eu ia dar quatro, mas não tem como escrever tudo isso e não dar cinco.

Nelson.Nogueira 29/11/2022

Original, lindo, poético, um quadrinho feito de forma extraordinária tratando de temas como morte, sexo, guerra, política e mais uma infinidade de assuntos complexos.

Edson257 12/11/2022

Trampo pesado do PN!!
Indo direto ao ponto, o melhor de todo o quadrinho é o epílogo (só com o quadrinho inteiro lido é realmente proveitoso devido ao alívio e amadurecimento por consequência de toda uma jornada conturbada). O gibi é muito fód@ em quase todos os aspectos, história, arte, plot... O que não foi legal pra mim é a burrice do protagonista, por mais que seja intencional por representar a ascensão em contraste com a inocência do personagem principal... É burrice atrás de burrice até o fim da história... porém facilmente isso é ignorado devido a tantos pontos positivos que o livro oferece (principalmente no ponto de vista estético, o livro é lindo). Um drama comico muito bonito. Tem uma vibe meio fantasia nonsense tbm oq me fez dar um intervalo antes de terminar a leitura.

Odivany 05/09/2022

Uma obra de arte ou uma graphic novel?
Um livro que celebra a esperança. Percorre a infância e adolescência de Moonshadow. Um garoto ingênuo que com o tempo vai tomando ciência da vida e das maldades.
O livro menciona muito a jornada do despertar de Moon.
A medida que o tempo passa e ele vai entendendo melhor as pessoas, Moon desperta. Ao contrário do esperado, ele continua otimista, mas de uma forma mais realista.
Vale a pena, embora não seja uma leitura fácil.

Daniel 20/08/2022

Sem dúvida umas da melhores HQs que já li. A forma como os autores trabalham é bem distinto, trabalhando sabiamente com temas profundos. Em suma: difícil não se emocionar.

Lucas.Zanco 05/08/2022

Moonshadow 1
É uma historia maravilhosa que descreve bem o crescimento e o desenvolvimento de uma criança se tornando um adulto, nós temos um homem idoso que narra o seu "despertar" de criança a adulto, suas aventuras por um espaço cheios de magias, luz e escuridão, bem e mal, amigos e inimigos, ganhos e perdas, tudo isso mostrando os impactos que tem na mente e na construção da personalidade do protagonista, a narração ela é filosófica, mostrando ao autor não as ações em sim mas sim a perda sutil da doce inocência do protagonista que é a inocência que todos nós temos quando somos crianças e estamos sobre a proteção de nossos pais zelosos, mas sempre chega o momento em que devemos abrir mão destes aconchegos se quisermos nos tornarmos adultos melhores e para isso devemos encarar o mundo e sua dura realidade para ai sim nós conquistarmos a real felicidade que tanto corremos atrás. As ilustrações são lindas parecendo belos quadros, recomendo demais a leitura deste lindo graphic novel.

Vivi 28/07/2022

Valeu cada tostão!! Moonshadow é Incrível, Espetacular, emocionante e assustador. E quando digo esse último não é em forma de terror mas falo do mais obscuro que o ser humano possa chegar. Que pensem em uma hq que nos leva a várias reflexões em quanto a formação do ser. Meu Deus como é duro nossa construção mas a nossa reconstrução enquanto ser é mais dolorosa ainda.
Moonshadow é uma infância totalmente perdida e como dói crescer com essas circunstâncias.
Obra baseada na música Cat Stevens e quase poética e que arte !!!!!
Quem ler vai compreender pq se referem a Dickens hj compreendo totalmente e não posso esquecer de comentar que alguns grandes nomes são mencionados em relação a essa obra. Em especial meu amado Dosto.
Já adianto não é uma HQ pra muitos por isso alguns não curtiram .
Ela vai muito além de linda , exige ser degustada e muito bem compreendida.
Não é só o nosso pequeno que se constrói nessa massa chamada humanidade mas nós nos reconstruindo diante a tantas questões que nos chega a cada reflexão.
Um Hq clássico de vdd sem contar que arte e tudo nela é linda!
?Moonshadow, um dos maiores clássicos das histórias em quadrinhos, criado por J.M. Dematteis e Jon J Muth, retorna em edição definitiva pela editora Pipoca & Nanquim. Acompanhe a trajetória de Moonshadow, um jovem romântico, fruto do relacionamento de uma terráquea com um ser alienígena, durante sua jornada do despertar. Tendo vivido boa parte da existência em um zoológico espacial que reúne espécimes abduzidos de todo o cosmo pela misteriosa raça de esferas sorridentes conhecidas simplesmente como Des-Mesus, o inocente Moon ? cujo conhecimento das coisas se baseia apenas em livros e no que sua mãe hippie lhe contava ? parte em uma aventura ao lado do canalha Ira e do fiel gato Frodo, para descobrir que a vida é muito diferente do que ele imaginava. Para bem ou para mal. Ao longo de um mar de desbravamentos, vai-se costurando uma narrativa que discute vários assuntos de interesse humano, ao mesmo tempo em que Moonshadow amadurece e avança rumo ao seu destino. Política, religião, filosofia, sexo, amor, guerra, morte e vida são alguns dos temas habilmente abordados pelos autores conforme o nosso herói e sua trupe se envolvem nas mais distintas e fantásticas situações. O volume lançado pela editora, baseado em arquivos digitalmente restaurados, é apresentado em capa dura com verniz localizado e acabamento de luxo. Além de compilar as doze edições originais da minissérie, esta versão definitiva reúne o conto ilustrado Adeus, Moonshadow, que se passa anos após o término da saga, um prefácio exclusivo de J.M. Dematteis, páginas originais do roteiro e as ideias preliminares que deram origem a uma das maiores e mais lembradas histórias de ficção e fantasia dos quadrinhos de que se tem notícia. Um conto de fadas para adultos que precisa estar na coleção de todos os leitores de HQs.

Rafael 25/07/2022

O problema, nesse caso, sou eu
Essa não é uma obra fácil de avaliar. Apesar de ser uma obra de arte, com traços tão lindos que renderiam quadros incríveis (e facilmente levaria 5 estrelas), a estória não me prendeu tanto. Mas o problema é de quem? Meu, claro. Eu que criei as expectativas e DeMatteis não tinha obrigação nenhuma de atender elas. É uma obra que sabe como fazer referências de outros autores, cria uma fantasia única e tem personagens bem construídos, mas com os quais eu não consegui criar apego. A escrita rebuscada acabou sendo um dos principais motivos de me afastar dos personagens no início. Ao final, consegui compreender a mensagem que a estória queria passar, mas como já não estava contente com o desenvolvimento, não tive o impacto necessário para se tornar marcante.

A editora Pipoca & Nanquim fez literalmente um tributo ao autor com essa obra. A edição é linda, com extras que fazem valer a pena ter a edição na sua coleção.

Felipe 24/07/2022

Uma fabulosa fábula para adultos
Moonshadow apareceu na minha página inicial do Skoob com a marcação de leitura de alguém (não sei quem foi, mas agradeço muito), a capa me chamou a atenção e fui atrás para saber mais, comprei e aqui estamos...
Quem ainda acha que Histórias em Quadrinhos é coisa infantil, precisa ler Moonshadow e rever totalmente esse conceito. É um casamento fantástico da história com as imagens, existe uma forte sinergia entre o autor e o artista e isso agrega muito ao trabalho como um todo.
Acompanhar a trajetória do pequeno Moon desde antes do seu nascimento, percorrer a seu lado a jornada de despertar e crescimento, testemunhar os pontos mais altos e mais baixos da sua vida é incrível e certamente nos faz refletir a respeito de nossa própria vida, conceitos e até a fé.
Sem ser complicado, é profundo e consegue prender o leitor em suas páginas.
O encadernado tem as capas originais de cada edição separando-as como grandes capítulos e cada edição começa com uma citação de um clássico apreciado por Moonshadow e que engrandece a situação (ao final há uma relação com os 25 livros favoritos do personagem e já tirei uma foto para colocar na minha lista).
As personagens principais são carismáticas a seu modo e é o bastante para criar a empatia necessára para despertar uma boa variedade de sentimentos no leitor.
A arte é muito bonita e em alguns momentos é um show em especial, de parar a leitura e ficar apreciando sem pressa.
Recomendo pra todos os leitores que gostam de uma boa jornada do herói, crescimento e descobrimento pessoal, em especial aos fãs de HQs maiores de 16 anos, pois contém temas mais adultos e pesados.
Embarque nessa jornada e entenda que nem tudo no universo faz sentido e nem sempre precisa fazer.

JP 29/06/2022

Um conto original e fantástico
Que hq maravilhosa. Uma história adulta repleta de referências literárias. Uma personagem encantador em sua jornada do despertar. A arte é belíssima e a criação de mundo bem fora da caixinha.

xblacky 27/05/2022

sublime!
esse é um dos quadrinhos que eu mais demorei para ler, ele é bastante literário em sua narrativa e acho que podemos dizer que é quase um romance de formação.
é uma ótima obra para quem vem dos livros e quer se aventurar em quadrinhos, o próprio capítulo final lembra um livro ilustrado.
o legal aqui é que temos várias aventuras interplanetárias com personagens bem distintos.
a história é linda e acompanha uma arte de encher os olhos, muito diferente do habitual.
vale a pena dedicar um tempinho para ler.

Thiago.Romam 26/05/2022

Uma jornada ao despertar
Parece que caminhamos na jornada do protagonista, como se tivéssemos vivendo ela também.
É um personagem muito real.
Você ri com ele, chora com ele, sente suas dores e alegrias.
As vezes você se vê na mesma situação ou similar, ou talvez seja uma empatia muito grande por o protagonista ser quase um amigo real agora.

Foi uma jornada e tanto, belissimamente ilustrada em tons aquarelados e abstratos, e muito bem escrita, as vezes simples, as vezes com metáforas pra te fazer pensar sobre tudo que acontece na sua própria vida.

Nayana 21/05/2022

Espetacular
Uma obra espetacular, não há adjetivo que melhor descreva a complexidade e intensidade dessa HQ.
A obra é sobre uma aventura de autoconhecimento, descoberta da vida e das emoções. Aquela exploração da infanto-adolescência de uma forma emocionante e muito peculiar..., mas não espere um mar de flores! A história é pesada e traz muitas reflexões profundas.
Moonshadow - Pop-Poof-Ping! ? é um clássico das histórias em quadrinhos, criado por J.M. Dematteis e Jon J. Muth. Essa edição da Pipoca & Nanquim é uma das coisas mais lindas que tive na vida.
Nessa HQ acompanhamos a trajetória de amadurecimento de Moonshadow (personagem principal), filho de uma terráquea hippie e um ser alienígena (Desmesus ? misteriosa raça de esferas ?deuses?). É tocante como é mostrada a inocência de Moon (eterno sofredor e bom coração) e sua jornada do despertar, contada como uma espécie de autobiografia de quando ele já é muito mais velho, praticamente um romance com imagens.
Uma das coisas que mais me chamaram atenção na história e foi um verdadeiro deleite foi o Ira, que acompanhou o inocente Moon e fez um papel muito importante em toda a aventura. Ele me arrancava diversas risadas e me instigava a pensar quão bom são os canalhas afinal! Rs O fiel gato Frodo de Moonshadow não foi tão explorado na história, mas sinto que essa HQ também seria interpretada de forma diferente dependendo da fase da vida que você a lê.
Ao longo do mar de desbravamentos, confusões e mistérios, temas como política, religião, filosofia, sexo, amor, guerra, morte e vida são tratados de forma fantástica. O fluxo da história não te cansa, mesmo sendo uma HQ de 500 páginas, e o traço é tão lindo que muitas vezes me via surpreendida com a delicadeza e beleza de cada página. ?Moonshadow? foi reconhecida como a primeira graphic novel inteiramente pintada. O que reflete em muito a peculiaridade e como é comovente.
Em cada capítulo, outras obras e livros são citados ao início e vinculadas a história, é simplesmente um carinho no coração dos amantes leitores. Saí da leitura com a lista de leituras maior ainda! haha
Ao final da HQ, temos muitas informações extras nessa edição, como páginas originais do roteiro e as ideias preliminares que deram origem a ela, lista de livros preferidos do Moonshadow (achei sensacional!) etc.
Um conto de fadas para adultos que precisa estar na coleção de todos os leitores de HQs SIM ou SIM! Melhor compra dos últimos tempos e já estava no hall dos favoritos no primeiro capítulo!

1 | 2 | 3 | 4