The Complete Moonshadow

The Complete Moonshadow J. M. DeMatteis...

Resenhas - Moonshadow

1 | 2 | 3 | 4

Amanda1350 01/03/2024

Adeus, Moonshadow.
Uma versão adulta e infinitamente melhor do Pequeno Príncipe, que é sobre todos os assuntos que importam... Esse é o tipo de quadrinho que ganha camadas diferentes dependendo do momento da vida em que se está. Me ajudou a lidar com a morte do meu pai. Sou grata por isso.

Tati 11/01/2024

"Nossa dor pode ser intolerável, mas pelo menos é nossa"
Leia esta HQ com a mente muito aberta!

Moonshadow é uma mistura de sentimento: tanto que te faz rir, te enoja, te surpreende e te faz chorar.

Obras que me fazem viver emoções reais sempre ganham o meu coração.

Que história ??

5 ?

MariBrandão 12/12/2023

Moonshadow é um conto de fadas para adultos, mas não espere uma fada madrinha para socorrer o protagonista e ajudar a resolver todos os seus problemas.
A história tem seus pontos bem malucos, mas que se encaixam perfeitamente no todo.
Acompanhando a trajetória de Moon, vemos seu crescimento, amadurecimento, seu despertar nesse ambiente tão único.
As ilustrações são muito bonitas. Muitas delas muito tocantes, com um Moon já senhorzinho nos contando sobre suas peripécias da juventude.
O final do livro me deu uma tristeza. Moon só queria um pouquinho de paz e sossego, mas a tranquilidade e completude pareciam estar sempre fugindo dele.
É uma HQ muito emocionante, se considerar toda a ambientação bastante maluca!

Luiz819 11/12/2023

Uma obra fantástica que não funcionou para mim
Eu gostaria muito de ter gostado mais dessa obra. Eu entendi a proposta do despertar do menino Moonshadow e o choque da realidade inerente. No entanto, a obra não conseguiu despertar em mim os sentimentos que deveria despertar. Possivelmente, isso se deve ao abuso de uma linguagem metafórica, já que eu tendo a não gostar muito de quadrinhos muito subjetivos. Para ser honesto, eu gostei mais da parte sobre o "Adeus Moonshadow" que encerra o quadrinho, que possui mais textos que imagens. Mas não estou afirmando que a obra é ruim, longe disso.... tenho certeza que haverão leitores que aproveitarão muito bem a estória e irão se emocionar.

Clari.Monise 29/10/2023

Profundo, dolorido e real.
Realmente um conto de fadas para adultos. Só dor e sofrimento com pedaços muito intensos e curtos de alegria. No começo não gostei muito da arte mas conforme fui lendo fui achando cada vez mais bonito, no final era estonteantemente lindo. A história faz refletir muito sobre todos os aspectos da vida, pelo menos pra mim, as amizades, família, oq vale realmente a pena dar o sangue ou as costas. Eu amei profundamente essa HQ e recomendo muito a leitura!!

Cachamorra 01/10/2023

Um conto de fadas adulto e um punhado de LSD.
Essa é uma HQ incrível. A arte é ótima e a história alucinante. Nessas páginas vivenciei uma das experiências mais insólitas em termos de leitura.

A história se torna confusa em muitos momentos, mas ainda assim vc se encaixa na trama. A confusão faz parte da história e da viagem que o autor e o artista querem te levar.

Leonardo1263 23/09/2023

Totalmente imersiva
Aos leitores que já tiveram o privilégio de ler Moonshadow vai me entender. Uma edição poética, lírica, uma espécie de O Pequeno Príncipe para adultos. Desventuras, amores perdidos, abandonos, morte, carência, violência, sexo, infortúnios... solidão.

Os autores J.M. DeMatteis e Jon J Muth grandes fãs da literatura que são, enchem a edição de referencias, passagens, citações e reflexões sobre obras famosas no mundo dos livros. Tudo isso em um universo quase impossível, uma aventura galáctica desbravando mundos, espécies diferentes, regimes políticos, militares, relacionamento entre seres terrenos e divinos.

A história do pequeno Moonshadow é contada em epístolas por ele mesmo em sua idade já avançada. Filho de uma humana com um Deus, Moonshadow é obrigado após ficar órfão, desbravar o universo basicamente sozinho. A desesperança e o sentimento de uma existência sem propósito, o pequeno Moon só tem um gato e um amigo extremamente avesso ao próprio conceito de companhia, Ira. Tentando entender a si mesmo, e procurando um amor parental que lhe foi tirado, Moon é vitima de uma ingenuidade que lhe prejudica e ao mesmo tempo lhe torna especial. Regado a muitas reflexões filosóficas e sentimentais, com certeza essa foi um dos quadrinhos mais lindos que já li. Tanto pela mensagem, quanto pela arte aquarelada e de traços emblemáticos que combinam muito com a narrativa.

Publicado originalmente lá fora pela Dark Horse e aqui no Brasil magistralmente pela editora Pipoca & Nanquim @pipocaenanquim (uma editora com crescimento apoteótico justamente por esse zelo e curadoria de títulos como esse, realmente de fã para fã). Leia!!!

Laertte 02/08/2023

Moonshadow
Umas das leituras mais lindas que já fiz.
Fiquei com receio de comprar o livro, achei que poderia ser chato, que não era para mim. Sorte a minha dar uma chance a Moonshadow. É lindo, emocionante e com um final que nos deixa com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto.

Marcelo Leite 08/07/2023

Um livro que merece ser lido novamente.
Uma jovem nos anos 1960, que contesta as convenções, os comportamentos tradicionais, assume um posicionamento libertário. Subrinha de uma mulher que um dia teve a mesma ousadia, mas terminou a vida sozinha e infeliz.

Em um momento essa jovem será abduzida por um ser circular extraterrestre, intitulado de Des-Mesus. É levado para um planeta distante e confinada em um zoológico com espécies inteligentes de diversos lugares do universo.

Lá ela terá seu filho, Moonshadow. Ele cresce confinado, na segurança do lugar e da presença de sua mãe.

Quando jovem, cansado da vida em confinamento, é liberado por Des-Mesus a iniciar sua jornada no universo, ao lado excêntrico Ira e seu gato Frodo.

Em suas viagens Moonshadow terá de lidar com interesses de autoridades políticas, encarar as atrocidades da guerra, aprender a lidar com a saudade da mãe, a descoberta do amor, da sexualidade, fará novas amizades, se decepcionará com as antigas...

Moonshedow vive um turbilhão de experiências e sentimentos. Tudo isso narrado por ele mesmo em um futuro distante.

Nesta obra de ficção científica espacial, J. M. De Matteis apresenta uma grande jornada de autoconhecimento do protagonista, explorando muitas referências da literatura, da filosofia e religião.

O traço dos desenhos são lindos! Parecem pinturas. Verdadeira obra de arte.

O livro merece ser revisitada. Creio que haja muito mais para extrair da obra ao se permitir futuras releituras.

Peterson15 02/07/2023

Belíssimo
Sem dúvidas um dos melhores quadrinhos que já li.
Moonshadow já velho faz a jornada de volta ao passado contando sua história e a história de sua mãe, Sunflower, abduzida por um Desmesu com quem se casa. Fruto desse casamento, Moonshadow, o pai ausente, projeta em Ira a figura paterna. Companheiros de jornada, viajam pelo Universo, se aventuram em diferentes planetas, desafiam sistemas autoritários, monopólios, tiranias, lutam guerras, sofrem suas consequências. Acompanhamos mudanças profundas em cada personagem, momentos difíceis e momentos belos, dramas familiares e sociais.
Escrita poética, romântica, tocante.
Ilustrações incríveis que nos fazem mergulhar e ficar admirando mesmo depois de ter lido os quadros.
Não posso deixar de comentar sobre o "Adeus, Moonshadow" que é lindo, sobre o leal gato Frodo e a importante presença dos Livros e da Música na história.
Valeu muito a pena.

Trindade 22/06/2023

Interessante
Eu me perdi um pouco nessa história, talvez não fosse o momento para ler, mas a aquarela é belíssima

Fabio Di Pietro 08/06/2023

Tão distante e tão perto...
Difícil resenhar essa obra. É por meio da fantasia, viagens intergalacticas, seres alienígenas e seres que são semi deuses(?), que embarcamos nessa jornada de busca, de perda da inocência da infância e do encarar da crua realidade sofrida que é a condição humana.
Tem aquele ar de contos de fadas, feérico e de fantasia. As ilustrações são belíssimas.
Obra prima!
Regis 08/06/2023minha estante
Um Conto de fadas adulto maravilhoso. ?

Regis 16/05/2023

Um Bildungsroman realista e fantástico...
Essa grafic novel inaugurou em 1985 o selo Epic da Marvel Comics participando da revolução narrativa dos quadrinhos, que buscava publicar materiais mais artísticos e sofisticados com narrativas mais elaboradas. Foi o precursor de histórias como Sandman e Watchmen nos Estados Unidos.

Sheila Bernbaun, conhecida como Sunflower, é uma judia hippie do Brooklyn que foi abduzida junto com seu gato, Frodo, por esferas risonhas de luz chamadas Des-Mesu e deixada em um zoológico cósmico onde, em um estado onírico, engravidou de uma dessas esferas dando à luz a Moonshadow, um gatotinho inteligente e carente que busca a figura paterna em um outro habitante do zoológico chamado Ira, uma criatura de origem desconhecida, áspera, sardônica, lasciva e com um coração de pedra.

Com uma mistura de David Copperfield e Siddharta Gautama o autor consegue criar um Bildungsroman realista e fantástico com o qual o leitor consegue se relacionar, dado que todos nós já passamos por essa fase de descobertas e amadurecimento, tornando o personagem mais maravilhoso e marcante aos nossos olhos.

Longe de fugir de suas referências o autor as abraça e incorpora em seu conto de fadas, o livro está cheio de referências literárias sublimes como: Charles Dickens, Lewis Carroll, John Keats, James Joyce, William Blake, L. Frank Baum, Miguel de Cervantes, Herman Melville, Joseph Conrad, Lord Byron, Hermann Hesse, P. B. Shelley, Carl Gustav Jung, Henry Miller, J. M. Barrie, Joseph Jacobs, C. S. Lewis, Fiódor Dostoiévski, R. R. Tolkien... seus personagens são citados, trechos de suas obras abrem cada início de livro, títulos dos autores nomeiam capítulos e de forma lírica e hipnótica a escrita de J. M. DeMatteis vai cativando a cada aventura que nos é apresentada.

Os personagens são desenvolvidos aos poucos assim como a história da família materna do Moonshadow vai sendo inserida ao longo dos capítulos dando mais consistência a trama e nos fazendo conhecer mais a fundo as raizes de Sunflower e as características, transtornos e ensinamentos que o filho herdará dela.
Moonshadow, ou apenas Moon, é um jovem romântico que viveu boa parte da existência em um zoológico espacial, é ingênuo e possuidor de um coração puro, fiel a suas amizades, inteligente, amante de livros (inclusive seu conhecimento das coisas se baseia apenas em suas leituras e nas histórias que sua mãe lhe contava), com uma origem incomum e uma vida cheia de aventuras.
Ira é um personagem diferente e incerto, é praticamente impossível prever o que ele fará em seguida. Sua canalhice e lascívia não têm limites, tornando-o  um personagem ímpar na trajetória de Moonshadow.
O gatinho Frodo é o companheiro perfeito para o garoto, e tem uma história cheia de peripécias ao lado de seu dono: Ele é abduzido com Sunflower, passa a ser de Moon, participa de uma guerra, viaja pelo espaço, é internado em um manicômio, mora em um castelo e até fica preso em um campo de concentração cheio de prisioneiros famintos que desejam transformá-lo em refeição.

Esse é um conto de fadas adulto, narrado por um Moonshadow já idoso que nos apresenta muitas aventuras durante sua trajetória em busca do amadurecimento espiritual, sexual e da construção de sua identidade. A loucura está sempre a espreita durante a leitura... a carência, o arrependimento, o luto e a inocência também fazem parte de tudo que rodeia o personagem; temas como política, religião, filosofia, sexo, amor, guerra, morte e vida são habilmente abordados enriquecendo a narrativa deixando-a cheia de significados, despertando sentimentos intensos, tornando essa leitura (que mistura o real e o fantástico) em uma jornada única, cheia de situações inusitadas.

Eu adorei o texto, o autor costura muito bem a narrativa, as pinturas aquareladas e oníricas representando o passado distante do personagem são maravilhosas. Essa é uma grafic novel interessante com um conto de fadas incomum que se tornou uma leitura extremamente prazerosa para mim. Adorei o mundo, os personagens e a inventividade do autor.

Recomendo com certeza essa grafic novel para todos os fãs de histórias fora do comum.
CPF1964 16/05/2023minha estante
???? pela resenha, Regis.

Brujo 16/05/2023minha estante
Uaw !! Que resenha linda, Régis!!!! Confesso que não conhecia o termo bildungsroman, precisei pesquisar, confesso... ?

Agora preciso colocar essa obra na minha lista de desejos !

CPF1964 16/05/2023minha estante
Natalia... Regis não fez uma resenha.... Escreveu quase um conto....???

CPF1964 16/05/2023minha estante
Sou de Exatas. Morro de Inveja.

aartemesalva-nat 16/05/2023minha estante
Eu levaria um mês para fazer uma resenha tão incrível como essa. Acho até que vou mudar minha bio do skoob para: "Não sei fazer resenhas, faço apenas comentários, em tom jocoso, acerca dos livros que leio. ?

Regis 16/05/2023minha estante
Obrigada, Cassius. Acho que me empolguei um pouquinho. ???

Regis 16/05/2023minha estante
Conheci o termo nas aulas de literatura, Brujo, quando meu professor falava do livro Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, romance do escritor Johann Wolfgang von Goethe. Foi esse o livro que deu origem ao termo.

Regis 16/05/2023minha estante
Me deixou sem graça, Nathalia. ????

mpettrus 16/05/2023minha estante
Totalmente perplexo estou ao terminar de ler sua resenha, Régis.

Estou impressionado em como você analisou os pontos mais importantes da grafic novel. Contextos, significados, referências. E isso tudo sem deixar sua própria subjetividade de lado. O que, muitas vezes, é a parte mais importante e pertinente para convencer qualquer leitor a embarcar na obra analisada e/ou resenhada.

Arrasou ???????????

Regis 16/05/2023minha estante
Caramba! Obrigada, Mpettrus. Vindo de você me deixa muito feliz essa analise da minha resenha, já que as suas são sempre perfeitas e eu adoro lê-las. ????

Léo 16/05/2023minha estante
Resenha maravilhosa, Régis. ?
Com certeza lerei essa HQ esse ano.

Regis 17/05/2023minha estante
Obrigada, Léo. Leia sim, sei que vai gostar. ?

mpettrus 19/05/2023minha estante
Owntyyyy ??? obrigado, Régis!!! ?????? Me senti até motivado a publicar umas resenhas de alguns livros já lidos por mim em 2023.

Poderosa, continue nos brindando com suas resenhas, porque de verdade, são maravilhosas!
Abraços virtuais ? ?

Regis 20/05/2023minha estante
Abraços virtuais para você também, Mpettrus. E estarei pronta para ler as novas resenhas. ??

HenryClerval 09/06/2023minha estante
Conhecer essa grafic novel através de você foi muito bom, Régis. Obrigada. ?

Israel68 14/04/2023

Minha hq favorita
Essa é definitivamente minha hq favorita. Essa história consegue mostrar cada uma das fases da vida de um ser humano de uma forma teatral e apaixonada, como realmente um conto de fadas.

1 | 2 | 3 | 4