Moonshadow

Moonshadow J.M. DeMatteis...

Resenhas - Moonshadow

1 | 2 | 3 | 4

Regis 16/05/2023

Um Bildungsroman realista e fantástico...
Essa grafic novel inaugurou em 1985 o selo Epic da Marvel Comics participando da revolução narrativa dos quadrinhos, que buscava publicar materiais mais artísticos e sofisticados com narrativas mais elaboradas. Foi o precursor de histórias como Sandman e Watchmen nos Estados Unidos.

Sheila Bernbaun, conhecida como Sunflower, é uma judia hippie do Brooklyn que foi abduzida junto com seu gato, Frodo, por esferas risonhas de luz chamadas Des-Mesu e deixada em um zoológico cósmico onde, em um estado onírico, engravidou de uma dessas esferas dando à luz a Moonshadow, um gatotinho inteligente e carente que busca a figura paterna em um outro habitante do zoológico chamado Ira, uma criatura de origem desconhecida, áspera, sardônica, lasciva e com um coração de pedra.

Com uma mistura de David Copperfield e Siddharta Gautama o autor consegue criar um Bildungsroman realista e fantástico com o qual o leitor consegue se relacionar, dado que todos nós já passamos por essa fase de descobertas e amadurecimento, tornando o personagem mais maravilhoso e marcante aos nossos olhos.

Longe de fugir de suas referências o autor as abraça e incorpora em seu conto de fadas, o livro está cheio de referências literárias sublimes como: Charles Dickens, Lewis Carroll, John Keats, James Joyce, William Blake, L. Frank Baum, Miguel de Cervantes, Herman Melville, Joseph Conrad, Lord Byron, Hermann Hesse, P. B. Shelley, Carl Gustav Jung, Henry Miller, J. M. Barrie, Joseph Jacobs, C. S. Lewis, Fiódor Dostoiévski, R. R. Tolkien... seus personagens são citados, trechos de suas obras abrem cada início de livro, títulos dos autores nomeiam capítulos e de forma lírica e hipnótica a escrita de J. M. DeMatteis vai cativando a cada aventura que nos é apresentada.

Os personagens são desenvolvidos aos poucos assim como a história da família materna do Moonshadow vai sendo inserida ao longo dos capítulos dando mais consistência a trama e nos fazendo conhecer mais a fundo as raizes de Sunflower e as características, transtornos e ensinamentos que o filho herdará dela.
Moonshadow, ou apenas Moon, é um jovem romântico que viveu boa parte da existência em um zoológico espacial, é ingênuo e possuidor de um coração puro, fiel a suas amizades, inteligente, amante de livros (inclusive seu conhecimento das coisas se baseia apenas em suas leituras e nas histórias que sua mãe lhe contava), com uma origem incomum e uma vida cheia de aventuras.
Ira é um personagem diferente e incerto, é praticamente impossível prever o que ele fará em seguida. Sua canalhice e lascívia não têm limites, tornando-o  um personagem ímpar na trajetória de Moonshadow.
O gatinho Frodo é o companheiro perfeito para o garoto, e tem uma história cheia de peripécias ao lado de seu dono: Ele é abduzido com Sunflower, passa a ser de Moon, participa de uma guerra, viaja pelo espaço, é internado em um manicômio, mora em um castelo e até fica preso em um campo de concentração cheio de prisioneiros famintos que desejam transformá-lo em refeição.

Esse é um conto de fadas adulto, narrado por um Moonshadow já idoso que nos apresenta muitas aventuras durante sua trajetória em busca do amadurecimento espiritual, sexual e da construção de sua identidade. A loucura está sempre a espreita durante a leitura... a carência, o arrependimento, o luto e a inocência também fazem parte de tudo que rodeia o personagem; temas como política, religião, filosofia, sexo, amor, guerra, morte e vida são habilmente abordados enriquecendo a narrativa deixando-a cheia de significados, despertando sentimentos intensos, tornando essa leitura (que mistura o real e o fantástico) em uma jornada única, cheia de situações inusitadas.

Eu adorei o texto, o autor costura muito bem a narrativa, as pinturas aquareladas e oníricas representando o passado distante do personagem são maravilhosas. Essa é uma grafic novel interessante com um conto de fadas incomum que se tornou uma leitura extremamente prazerosa para mim. Adorei o mundo, os personagens e a inventividade do autor.

Recomendo com certeza essa grafic novel para todos os fãs de histórias fora do comum.
CPF1964 16/05/2023minha estante
???? pela resenha, Regis.

Brujo 16/05/2023minha estante
Uaw !! Que resenha linda, Régis!!!! Confesso que não conhecia o termo bildungsroman, precisei pesquisar, confesso... ?

Agora preciso colocar essa obra na minha lista de desejos !

CPF1964 16/05/2023minha estante
Natalia... Regis não fez uma resenha.... Escreveu quase um conto....???

CPF1964 16/05/2023minha estante
Sou de Exatas. Morro de Inveja.

aartemesalva-nat 16/05/2023minha estante
Eu levaria um mês para fazer uma resenha tão incrível como essa. Acho até que vou mudar minha bio do skoob para: "Não sei fazer resenhas, faço apenas comentários, em tom jocoso, acerca dos livros que leio. ?

Regis 16/05/2023minha estante
Obrigada, Cassius. Acho que me empolguei um pouquinho. ???

Regis 16/05/2023minha estante
Conheci o termo nas aulas de literatura, Brujo, quando meu professor falava do livro Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister, romance do escritor Johann Wolfgang von Goethe. Foi esse o livro que deu origem ao termo.

Regis 16/05/2023minha estante
Me deixou sem graça, Nathalia. ????

mpettrus 16/05/2023minha estante
Totalmente perplexo estou ao terminar de ler sua resenha, Régis.

Estou impressionado em como você analisou os pontos mais importantes da grafic novel. Contextos, significados, referências. E isso tudo sem deixar sua própria subjetividade de lado. O que, muitas vezes, é a parte mais importante e pertinente para convencer qualquer leitor a embarcar na obra analisada e/ou resenhada.

Arrasou ???????????

Regis 16/05/2023minha estante
Caramba! Obrigada, Mpettrus. Vindo de você me deixa muito feliz essa analise da minha resenha, já que as suas são sempre perfeitas e eu adoro lê-las. ????

Léo 16/05/2023minha estante
Resenha maravilhosa, Régis. ?
Com certeza lerei essa HQ esse ano.

Regis 17/05/2023minha estante
Obrigada, Léo. Leia sim, sei que vai gostar. ?

mpettrus 19/05/2023minha estante
Owntyyyy ??? obrigado, Régis!!! ?????? Me senti até motivado a publicar umas resenhas de alguns livros já lidos por mim em 2023.

Poderosa, continue nos brindando com suas resenhas, porque de verdade, são maravilhosas!
Abraços virtuais ? ?

Regis 20/05/2023minha estante
Abraços virtuais para você também, Mpettrus. E estarei pronta para ler as novas resenhas. ??

HenryClerval 09/06/2023minha estante
Conhecer essa grafic novel através de você foi muito bom, Régis. Obrigada. ?

Tati 29/04/2022

Pop-Poof-Ping!
Não sei nem o que falar direito sobre essa leitura,me surpreendi demais,não era nada do que eu imaginava.Uma obra espetacular,adorei acompanhar as descobertas de Moonshadow um garotinho apaixonado por literatura,junto com seu gatinho Frodo, e Irá um personagem muito pirado das ideias kkkkkk ....É uma história que mistura reflexão, aventura,emoção, guerra,amor,humor,amadurecimento, nos trás muitos sentimentos durante a leitura pois muitas situações vividas pelo personagem nos remete a nossa própria vida,a nossas próprias descobertas; A hq é carregada de várias referências da literatura clássica adorei me trouxe muitas recordações de livros que já li ,e adorei ver no finalzinho a listinha de livros preferidos do Moon ....Outra coisa maravilhosa é a ilustração perfeita,toda feita em aquarela, traço delicado ,lindo demais,e o epílogo é de morrer ,que emocionante!
Tudo perfeito,amei,amei amei !
Recomendo demais a leitura!
xblacky 29/04/2022minha estante
estou com essa leitura planejada pro mês que vem todo mundo fala tão bem dela, a arte em si já é lindona, dei umas olhadas por cima. vc pretende ler Blood tbm? é do mesmo autor e editora, dizem que é outra obra prima.

Tati 29/04/2022minha estante
Sim Mari é linda demais!Acredito que vc vai amar! Aah me recomendaram a ler Blood sim ,pretendo ler em breve! ??

Mr.Sandman 29/04/2022minha estante
Ameiii a resenha! É um dos quadrinhos que mais me impactaram. É uma das minhas obras favoritas. Comecei a sonhar várias vezes com o velho MoonShadow falando comigo, foi mto doido. É uma história que vou reler pro resto da vida

Tati 30/04/2022minha estante
Sim Guilherme! É uma experiência de leitura muito louca kkk...Futuramente pretendo ler novamente!?

Will 03/05/2022minha estante
Agora ponha na lista a obra "Blood - Uma História de Sangue", do mesmo J. M. DeMatteis. Outra grande HQ.

Tati 03/05/2022minha estante
Sim Will vou colocar,foi você que tinha me recomendado faz um tempinho já! Em breve irei ler concerteza! ?

Will 05/05/2022minha estante
Aproveite a leitura. Já havia dito e repito: que inveja de você, por estar tendo seu primeiro contato com essas obras kkkkk

Beth 08/09/2021

A história acompanha a vida de Moonshadow, fruto do relacionamento entre um alienígena de atitudes totalmente imprevisíveis e uma jovem hippie, Sunflower, abduzida e levada para viver num zoológico cheios de criaturas dos mais variados planetas. Uma criança que, apesar de tudo, cresceu cheia de sonhos, alimentados pelos ensinamentos de sua mãe e, principalmente, pelos livros de amor, honra e nobreza que tanto lia. Mas logo que sai do zoológico onde cresceu, acompanhado de sua mãe, seu gato Frodo e o totalmente sem escrúpulos Ira, descobre que a vida não é bem como ele imaginava.

O quadrinho retrata perda, abuso, abandono, medo, tantos temas difíceis de um jeito que você sente e sofre pelo personagem, esperando para ver um momento em que ele finalmente vai ter um pouco de paz, que, mesmo quando chega, é tão passageira~

Eu, particularmente, adoro histórias sobre amadurecimento e aqui acompanhamos Moon desde que era só um menino até sua velhice, numa jornada cheia de aprendizados, muitas vezes, chegando de um jeito muito dolorido.

Cada página é um espetáculo, o quadrinho é todo aquarelado e de uma delicadeza que só destaca ainda mais os temas pelos quais percorre: Amor e ódio, esperança e desespero, entre tantas outras emoções que Moon percorre de um extremo a outro às vezes num estalar de dedos.

Resumindo, é uma obra tocante, profunda e que, além de tudo, é um deleite aos olhos.

Vi. 27/07/2020

Essa é uma das HQs mais linda que eu já li. Narra a história de Moonshadow, um menino que nasce e cresce em um zoológico extraterrestre, filho de uma terráquea e um Des-mesu (espécie dona do zoológico). Moonshadow cresce da infância até a adolescência entre as páginas dos livros de sua biblioteca, imaginando ser um herói, viver aventuras e lutar. Certo dia seu pai aparece para ele e o despacha em uma jornada de conhecer o universo, junto com sua mãe, seu gato Frodo e Ira (outro habitante do zoológico); assim começa a sua vida e a sua aventura.

Moonshadow possui uma história muito profunda, nela nos acompanhamos a vida de uma pessoa, desde a infância até a velhice. No início, acompanhamos seus pensamentos infantis e sua ingenuidade, seu modo de ver o mundo; mas, a longo da narrativa vemos a sua perda de ingenuidade e a sua nova compreensão de mundo com suas diversas experiências ao longo de sua vida. É uma história sensacional, com diverdas referências literárias, e com uma escrita maravilhosa; que inclusive não pude deixar de perceber as semelhanças com o livro David Copperfield escrito por Charles Dickens (que é um dos meus favoritos da vida). Essa história é PERFEITA!

Wilgner 21/08/2020

Uma HQ muito boa onde o protagonista relata sua história como uma biografia, onde foi criado em um zoológico que continha várias espécies do universo e ao chegar nos seus 15 anos foi expulso e assim começava sua jornada pelo espaço com sua mãe, seu gato e seu amigo Ira que era considerado por ele como um pai.

Rafael 25/07/2022

O problema, nesse caso, sou eu
Essa não é uma obra fácil de avaliar. Apesar de ser uma obra de arte, com traços tão lindos que renderiam quadros incríveis (e facilmente levaria 5 estrelas), a estória não me prendeu tanto. Mas o problema é de quem? Meu, claro. Eu que criei as expectativas e DeMatteis não tinha obrigação nenhuma de atender elas. É uma obra que sabe como fazer referências de outros autores, cria uma fantasia única e tem personagens bem construídos, mas com os quais eu não consegui criar apego. A escrita rebuscada acabou sendo um dos principais motivos de me afastar dos personagens no início. Ao final, consegui compreender a mensagem que a estória queria passar, mas como já não estava contente com o desenvolvimento, não tive o impacto necessário para se tornar marcante.

A editora Pipoca & Nanquim fez literalmente um tributo ao autor com essa obra. A edição é linda, com extras que fazem valer a pena ter a edição na sua coleção.

Eliza.Beth 03/04/2022

Um coração muda o mundo
Moon, uma espécie de David Copperfield jogado em um universo pensado por Kurt Vonnegut.
Passei longe de entender todas as metáforas e camadas dessa graphic novel, mas tbm, quem se importa? O que eu entendi foi o suficiente para me emocionar.

A história é meio maluca, mas compreensível. As ilustrações são maravilhosas, algumas trouxeram lágrimas aos meus olhos.

Moon, excessivamente inocente, busca seu despertar no mundo louco dele, que não é muito diferente do nosso. As referências são bem claras. Logo, é muito fácil tirar o Moon da situação e colocar a si mesmo, um amigo, um parente.

O Moon é um eterno sofredor. Ele merecia sossego no coração. Mas, no mundo dele e no nosso, a vida não é justa, estamos sempre presos na rede da imprevisibilidade.
Foi doído, Moon, mas foi bonito.
As últimas páginas só não me derrubaram pq sou de Áries ??? mas o nó na garganta veio e a dor no coração também.

Consegui encontrar beleza, emoção, ensinamentos nessa história maluca. Gostaria que todos fizessem o mesmo.
Carolina.Gomes 03/04/2022minha estante
Uma especie de quem?!!! Eu vou ler p ver? ?

Eliza.Beth 04/04/2022minha estante
Hahahhahahhahahah
Como diria Lara: a terra plana não gira, ela capota kkkkk
É inspirado sim no David ??

Carolina.Gomes 04/04/2022minha estante

Thiago.Romam 26/05/2022

Uma jornada ao despertar
Parece que caminhamos na jornada do protagonista, como se tivéssemos vivendo ela também.
É um personagem muito real.
Você ri com ele, chora com ele, sente suas dores e alegrias.
As vezes você se vê na mesma situação ou similar, ou talvez seja uma empatia muito grande por o protagonista ser quase um amigo real agora.

Foi uma jornada e tanto, belissimamente ilustrada em tons aquarelados e abstratos, e muito bem escrita, as vezes simples, as vezes com metáforas pra te fazer pensar sobre tudo que acontece na sua própria vida.

Felipe 24/07/2022

Uma fabulosa fábula para adultos
Moonshadow apareceu na minha página inicial do Skoob com a marcação de leitura de alguém (não sei quem foi, mas agradeço muito), a capa me chamou a atenção e fui atrás para saber mais, comprei e aqui estamos...
Quem ainda acha que Histórias em Quadrinhos é coisa infantil, precisa ler Moonshadow e rever totalmente esse conceito. É um casamento fantástico da história com as imagens, existe uma forte sinergia entre o autor e o artista e isso agrega muito ao trabalho como um todo.
Acompanhar a trajetória do pequeno Moon desde antes do seu nascimento, percorrer a seu lado a jornada de despertar e crescimento, testemunhar os pontos mais altos e mais baixos da sua vida é incrível e certamente nos faz refletir a respeito de nossa própria vida, conceitos e até a fé.
Sem ser complicado, é profundo e consegue prender o leitor em suas páginas.
O encadernado tem as capas originais de cada edição separando-as como grandes capítulos e cada edição começa com uma citação de um clássico apreciado por Moonshadow e que engrandece a situação (ao final há uma relação com os 25 livros favoritos do personagem e já tirei uma foto para colocar na minha lista).
As personagens principais são carismáticas a seu modo e é o bastante para criar a empatia necessára para despertar uma boa variedade de sentimentos no leitor.
A arte é muito bonita e em alguns momentos é um show em especial, de parar a leitura e ficar apreciando sem pressa.
Recomendo pra todos os leitores que gostam de uma boa jornada do herói, crescimento e descobrimento pessoal, em especial aos fãs de HQs maiores de 16 anos, pois contém temas mais adultos e pesados.
Embarque nessa jornada e entenda que nem tudo no universo faz sentido e nem sempre precisa fazer.

Lucas.Zanco 05/08/2022

Moonshadow 1
É uma historia maravilhosa que descreve bem o crescimento e o desenvolvimento de uma criança se tornando um adulto, nós temos um homem idoso que narra o seu "despertar" de criança a adulto, suas aventuras por um espaço cheios de magias, luz e escuridão, bem e mal, amigos e inimigos, ganhos e perdas, tudo isso mostrando os impactos que tem na mente e na construção da personalidade do protagonista, a narração ela é filosófica, mostrando ao autor não as ações em sim mas sim a perda sutil da doce inocência do protagonista que é a inocência que todos nós temos quando somos crianças e estamos sobre a proteção de nossos pais zelosos, mas sempre chega o momento em que devemos abrir mão destes aconchegos se quisermos nos tornarmos adultos melhores e para isso devemos encarar o mundo e sua dura realidade para ai sim nós conquistarmos a real felicidade que tanto corremos atrás. As ilustrações são lindas parecendo belos quadros, recomendo demais a leitura deste lindo graphic novel.

JP 29/06/2022

Um conto original e fantástico
Que hq maravilhosa. Uma história adulta repleta de referências literárias. Uma personagem encantador em sua jornada do despertar. A arte é belíssima e a criação de mundo bem fora da caixinha.

Ana Luiza 17/08/2020

Lindo, original e impressionante.
Moonshadow é um clássico das histórias em quadrinhos.
?Um romântico e inseguro narrador nos conduz ao longo de seu amadurecimento interplanetário, enquanto um velho Moonshadow relata o próprio nascimento no espaço sideral, fruto de um estranho cruzamento entre raças, sua fuga de um zoológico nas profundezas do cosmo e suas dificuldades para sobreviver em um universo tomado pela guerra.?
Ps: reconhecida como a primeira graphic novel inteiramente pintada.
?Poética, filosófica e inovadora.?
Amei!!!!!

Will 16/06/2021

Uma história linda!
Moonshadow é um tapa na cara de quem acha que HQ não é literatura, que possui preconceito com a mídia e a considera menor.

Um espetáculo. Uma história linda, comovente, impressionante. Daquelas obras em que a resenha limita-se a adjetivos grandiosos.

Luan 07/04/2020

Perscrutando o imperscrutável
É impossível falar sobre Moonshadow e sua jornada épica sem espanto e admiração. J.M. Dematteis conseguiu produzir um épico que poucos autores conseguiram. Metaforas. Metalinguagem. Referências literárias. Lirismo. Poesias... se a arte é o espelho da alma, Dematteis se revela por completo, nú, de peito aberto nos mostrando toda suas filosofias e pensamentos. É possível perscrutar muito de sua visão e caráter, acima de tudo, ao realizar essa leitura.
Personagens cativantes, personagens odiosos e personagens ambíguos, tudo bem trabalhado.

Não é uma obra fácil, quem for ler pensando encontrar um quadrinho convencional está enganado: Moonshadow é umas das maiores obras literárias dos quadrinhos. É um romance com imagens. O nível inventivo e criativo da dulpa J.M. Dematteis e Jon J Muth (arte) é estarrecedor; original, criativo, emblemáticos e poético.

Não gosto de fazer resenhas com resumos, limita o espaço em que venho a utlizar para registrar meu apreço (ou não) pelo que acabo de ler. Certamente uma das melhores leituras que já fiz em relação aos quadrinhos. E uma das mais especiais em relação à literatura.

Erick.Prates 30/12/2021

Clássico Absoluto!
Aqui nós acompanhamos o Moonshadow na sua jornada "rumo ao despertar".
Moonshadow é um garotinho inocente, puro, que só conhece a vida através das histórias contadas em livros, e do dia pra noite ele é forçado a encarar a vida como ela realmente é, descobrir que ela é muito diferente do que ele imaginava.
É tudo lindo nessa HQ, tem quadros que eu tenho vontade de pendurar na parede.
A história que o J.M DeMatteis escreveu é muito admirável, profunda, aborda vários temas importantes, como guerra/paz, inocência da infância/amadurecimento, política, religião, amor/sexo, filosofia/vida. Faz referências a clássicos da literatura e nada é forçado, tudo faz sentido.
Virou uma ou a minha HQ favorita, e merece ser lida por todos.

1 | 2 | 3 | 4