Eva Luna

Eva Luna Isabel Allende

Resenhas - Eva Luna

Lili 21/04/2024

De tudo que li de Isabel, nada me decepcionou ou me deixou com a sensação de que faltava algo. Com Eva Luna nao seria diferente, logo nas primeiras páginas ja me senti fisgada. E o interessante que não é algo pra ser devorado, mas sim lido com calma, é pra ser degustado.
Amo o realismo mágico e a forma como ela trás a política e temáticas relevantes, de forma suave, mas direta.

mayara kétne 13/04/2024

?minha mãe era uma pessoa silenciosa, capaz de dissimular-se entre os móveis, de perder-se no desenho do tapete, de não fazer o menor ruído, como se não existisse; contudo, na intimidade do quarto que dividíamos, ela se transformava."

laira.myrele 12/04/2024

Primeira coisa: A ISABEL ESCREVE BEM DEMAIS!
isso foi o que eu mais gostei no livro, a escrita. me prendeu demais.
essa é a terceira obra de isabel que leio e percebi que todos os 3 livros foram parecidos. todos se passam no mesmo contexto da ditadura no Chile, com basicamente todos os personagens evolvidos.
e que chato!
eu esperava alguma coisa diferente vindo dela, mas perceber que basicamente foi a mesma coisa porém com um fundo diferente me deixou desanimada.
sobre o decorrer do livro, eu não senti conexão com nenhum personagem. só senti um carinho pela Eva e sua "profissão" de contadora de histórias.
nada mais me tocou. foi só um livro corrido.

Isadora 25/03/2024

Esse livro é um retrato de um país a beira de um colapso político sob a forma da biografia de uma personagem escritora. Creio que muito do que eu não tenha gostado do livro seja por conta da extensão e voltas, ainda que voltas que são parte da vida de Eva Luna... mesmo assim, precisávamos saber de tudo isso, ou bastava um resumo?
No fim, cada personagem mostra ter um sentido, um motivo para ser parte da história.
É bem escrito e Isabel Allende sempre me surpreende, mas quase me perdeu na metade.

Lilian 18/03/2024

Mais do mesmo
Fiquei com uma sensação de repetição nesse livro, me pareceu muito com Violeta, com A casa dos espíritos?

fev 17/03/2024

3,25

A sensação é que fiquei grande parte da leitura esperando algo se concretizar. Acontece tanta coisa, mas no fim não me conquistou. Fiquei esperando demais.

Raquel Marina 12/03/2024

Eu amei ler esse livro! A terceira obra da Isabel Allende que leio e sei que vou querer ler ainda mais. Nessa obra acompanhamos a vida de Evaluna desde seu nascimento e vemos sua vida difícil, mas mesmo assim, através da imaginação e da ajuda de amigos que encontra pelo caminho, ela consegue superar momentos difíceis e cria laços afetivos com uma família que ela escolhe. Interessante como a autora traz aspectos muito presentes na realidade latino-americana, desde aspectos políticos até culturais. Acho que mesmo se tratando de um livro da década de 80 as questões de gênero e sexualidade são bem abordadas.

Fiquei muito interessada nesse livro quando em um episódio de Gilmore Girls a personagem Rory afirma que ?Evaluna? é subestimado e na opinião dela é melhor que ?A casa dos espíritos?. Eu entendo a opinião da personagem e concordo que deveria ser uma obra mais celebrada da autora, mas para mim não supera ?A casa dos espíritos?. Mas acho que nem tem essa pretensão.

Camila 03/03/2024

Eva Luna e o poder da escrita
Demorei um pouco para terminar de ler este livro e confesso que por ter ficado tão denso em certos momentos do meio para o final, eu acabei não gostando tanto.

No entanto, certamente gostei demais da escrita da Isabel Allende. Este foi o primeiro livro que eu tive contato com a autora e por isso, achei uma narrativa muito bem construída e potente.

Talvez as constantes mudanças entre eventos passados e presentes e a quase mudança de pontos de vista tenha me feito perder um pouco o fio da meada, mas então, a autora conseguia dar uma costurada interessante e acertada - principalmente quando os dois personagens cruzam o caminho um do outro.

Sendo assim, o que eu gostei mesmo neste livro foi a protagonista Eva Luna. Sua força, obstinação e coragem de atravessar as mais diversas situações, certamente fazem dela uma protagonista muito bem definida e construída.

Além disso, o mais interessante e importante, foi como ela se utilizou da escrita para mudar a sua vida, reescrever e escrever sua história e a sua própria narrativa no mundo. Não se trata de uma protagonista boba, mas sim uma personagem corajosa, forte e que fez e assumiu as rédeas da sua própria história.

Luisa.Farias 02/03/2024

Forte e bem construído
Eva Luna é mais uma obra incrível de Isabel Allende, que consegue criar um universo fictício absolutamente detalhista e ainda misturar aspectos da história da América Latina de maneira absolutamente crítica. A história de Eva Luna me fez pensa sobre como não existe um só caminho que nos faça feliz, porque a vida dela vai se transformando completamente a cada etapa e você consegue vê-lá completamente envolvida com aquele cenário e pessoas, mas logo em seguida a história se desmonta em outra perspectiva e ela novamente se sente completa em uma vida totalmente diferente. Também é fantástico ver Eva Luna sair do papel de submissão e se colocar enquanto uma mulher livre e esperta. Por fim, gostaria de destacar um aspecto que me causou estranheza e um pouco de nojo no livro: a forma como a autora construiu (intencionalmente) algumas relações amorosas. A confusão que é normalizada pela personagem do amor romântico com os laços de família me causou certo asco. Ademais, a obra é fantástica e merece uma leitura atenta, com a certeza de que você não se arrependerá!

Felipe1503 22/02/2024

Ocupa a posição de meu livro predileto.
A história de Eva é pesada e se confunde em vários aspectos com a de muitos de nós, frutos do colonialismo, da pobreza causada pela exploração e de mulheres criadas para servir.
Porém, Eva (e sua forma de ver o mundo e criar histórias), deixa tudo tão leve que o livro é fofo e gostoso de ler.

Uma leitura que em nenhum momento se torna amarrada, travada ou cansativa.

Leila 17/02/2024

Eva Luna, da autora chilena Isabel Allende, é uma viagem cativante através de um mundo repleto de personagens vívidos e histórias apaixonantes. A leitura é, sem dúvida, uma experiência deliciosa, marcada pela fluidez narrativa característica da autora. Eu amei demais e já estou elencando esse como o meu segundo livro favorito da autora.

A protagonista, Eva Luna, desde jovem enfrenta a perda dos pais e a dureza da vida como empregada. No entanto, é seu dom notável de contar histórias que a diferencia, tornando-se o fio condutor deste romance envolvente. Allende habilmente tece uma trama que explora as complexidades sociais e políticas da América do Sul, com destaque para o contexto histórico centrado na ditadura militar e nas rebeliões e guerrilhas que a rodeiam.

A trama apresenta amores e relacionamentos atípicos, desafiando os padrões convencionais, e isso é feito de maneira envolvente e sem juízos moralistas. A autora transita com maestria por diferentes estratos sociais, unindo personagens ricos, pobres, humildes e sofisticados, em uma dança emocionante de urgência, drama, comédia e paixão.

A "caliência" latina impregna cada página, acrescentando um toque de sensualidade que caracteriza a escrita única de Isabel Allende. Sua narrativa nos leva a sentir as pulsantes emoções dos personagens, enquanto eles enfrentam as batalhas da vida e se envolvem em rebeliões políticas. A autora apresenta uma América do Sul à beira do colapso político, proporcionando um pano de fundo vibrante e multifacetado para as aventuras de Eva Luna.

Os relacionamentos improváveis e a natureza imprudente da protagonista são explorados com maestria, criando uma teia intricada de encontros e desencontros. Allende celebra o poder da imaginação ao criar um mundo melhor através das histórias de Eva Luna. A narrativa é rica em detalhes, e a autora não poupa esforços ao desenvolver seus personagens.

Enfim, Eva Luna é um livro para ser degustado e apreciado. É simplesmente maravilhoso de ler.

Khadija.Slemen 15/02/2024

Suas criações literárias são únicas. Como Eva Luna que em toda sua jornada, como fazem os heróis, se ergue novamente, lança o olhar a frente e segue destemida. O medo do heróis serve para proteger dos perigos. Amei o livro, mais um que leio

Lívia 08/02/2024

O poder das palavras
Minha 4° leitura de Isabel Allende, e posso dizer que há muita semelhança em suas narrativas. A autora, sem dúvida, busca retratar o contexto histórico e social de inúmeras nações latino americanas, por isso, quando a nomenclatura do país é solicitada por seus personagens, ela diz ?terra sem nome? ou somente América, deixando claro que essa não é só uma condição do Chile, mas de inúmeros povos esquecidos e negligenciados.
Sou completamente apaixonada por romances de formação, e Isabel utiliza desse recursos em muitas obras, porém, senti que em Eva Luna ele tem um ótimo início e começo de desenvolvimento, mas depois, com a morte de Zurema, para mim, a narrativa foi se perdendo um pouco e ficando muito abstrata, sem muita clareza aos sentimentos de Eva, muito diferente das obras Violeta e A Casa dos Espíritos.
Porém, mesmo assim, durante a leitura, senti que Eva Luna era parte de mim, ficava ansiosa para quando ela fosse contar mais uma de suas histórias, tão profundas e intensas. Seu dom de contar histórias, a forma como ela usufruiu desse poder para ganhar a vida e conseguir viver, não deu vida somente a ela, mas a todos os ouvintes.

06/02/2024minha estante
Nossa, acabei de terminar o livro e você conseguiu descrever exatamente a minha percepção!
Desculpa, Rory, mas meu coração é dA Casa dos Espíritos!

Isabelle Lins 06/02/2024minha estante
Hahaha #TimeACasaDosEspíritos ?

Lívia 08/02/2024minha estante
Que resenha impecável! Pela segunda vez (drop out of Yale) tenho que admitir que Rory estava erradíssima. Achei incrível a forma como você pontua a narrativa e da sua opinião!

Isabelle Lins 09/02/2024minha estante
?? obrigada!! Relendo agora a resenha e prestando atenção na pontuação, notei o tanto de vírgulas que saíram nesse meu fluxo de pensamento ??

Agnes 01/02/2024

Isabel allende totalmente genial, abordando tabus com uma astúcia que até hoje nao foi superada por alguns