How to Do Nothing

How to Do Nothing Jenny Odell

Resenhas - How to Do Nothing

Alessandra Ramos 02/03/2022

Fiquei um pouco incomodada com esse livro. O que ela propõe como resistência à economia da atenção é mais estético do que político. E nós estamos vendo nos últimos anos o que a ênfase na estética mais do que na política faz com a interação humana no espaço público...

O que ela propõe como resistência eu acredito ser impraticável sem uma mudança radical no nosso estilo de vida e no nosso modelo de internet.

Não sou antitecnologia, mas sou muito cética com esse papo de "você não precisa sair das redes sociais, só ter disciplina para usá-las". Quem controla essas redes está usando nossos próprios mecanismo mentais contra nós, com muita cognitivo comportamental envolvida. Pode não ser impossível, mas é uma abordagem muito difícil, que me parece nos deixar estagnados onde estamos.

Ana 05/08/2020

Legal
Ofereceu ideias legais e foi bem consciente quanto aos argumentos apresentados, fugindo daquela ideia simplista de deixar tudo e ir pro mato e entendendo que as vezes nossas opções são limitadas por situações concretas. Só que as vezes se limitou muito regionalmente a região de onde a autora escreve, o que, apesar de entender o porque, as vezes deixou o livro um pouco difícil de acompanhar.

Lulu 20/06/2023

Não é um livro de autoajuda
Não é um livro com os passos definitivos nem cheio de promessas. A autora levanta vários questionamentos e cita vários outros autores para argumentar sua crítica à economia da atenção.