Álbum de família

Álbum de família Lino de Albergaria

Resenhas - Álbum de família

Valdir.Lopes 21/12/2021

Álbum de família
Tudo mudo na vida de uma menininha quando a vovó vem morar em sua casa. A vovó de sua mãe traz consigo a história que reconta ao lado de sua bisneta. Dos vestidos azuis e de bolinhas até os belos chapéus usados nos passeios da antiga cidade de Rio de Janeiro.

Mas quando vovô Neném chega, a festa fica completa. As gerações se encontram na casa de Antônio e Marli e ali provam que o diálogo entre o presente e o passado está sempre vivo.

Linda narrativa de Lino de Albergaria, com ilustrações de Ana Maria Moura. Recomendo a leitura.

Cleber Braga 10/03/2022

...que livro gostoso, é uma volta ao passado, e um resgaste da saudade, dá até vontade de rever o álbum de fotos aqui de casa (risos). A rotina nos faz ignorantes, tapam nossos olhos para quem já fomos um dia. Livros como este, nos ajudam a relembrar a importância das memórias e das recordações. Ai ai! Saudades dos velhos tempos!

Rô Castro 22/05/2017

Encontro de gerações, fontes históricas
É um livro que retrata um encontro de gerações (bisneta e bisavó). A vó da mãe e vô do pai fazem o casal implicar com os hábitos dos parentes um do outro. A neta admira e fineza da bisavó vinda da cidade grande do Rio de Janeiro e se diverte com o jeito interiorano e fazendeiro do avô.

O livro traz elementos de uma Rio de Janeiro que já se foi e de uma área rural que tb não existe mais.

No final há referências históricas e uma ode às fontes históricas como recurso da memória.

A leitura em si é um tanto linear trazendo elementos do cotidiano de uma família que abriga seus antepassados para viverem debaixo do mesmo teto e assim fera um choque de gerações.

No final cada geração se une aos seus pares para a harmonia da casa. É um livro de certa forma denso com muitas referências que podem abrir caminho para um projeto de pesquisa em sala de aula.