Milagre nos Andes Nando Parrado

Resenhas - Milagre nos Andes

Tati Bertoldo 13/04/2024

Milagre nos Andes
O livro narra a tragédia vivida por uma equipe uruguaia de Hugbe onde 29 pessoas morrem em um desastre aéreo. E os sobreviventes precisam fazer coisas inimagináveis para sobreviverem. Muitas vezes ao longo do livro me vi com frio e sem ar. Como a narração de Nando faz com que entendamos oque realmente precisa ser entendido. Recomendo,não para todos.

quel 12/04/2024

Sensações diversas
Ler o relato de um sobrevivente é uma experiência diferente de assistir ao filme. Você se sente conectado a todos logo no início, quando são apenas jovens e alguns convidados, mas é quase impossível não sentir apatia por eles.

Nando fala sobre todos os sobreviventes de forma carinhosa e principalmente sobre Numa, que apesar de não o tê-lo conhecido como conhecia os outros, desenvolveu certo respeito por ele. Ler toda a questão da sobrevivência e dos dias que eles passaram nos Andes em certos momentos é agonizante, você sente a fome, o medo, o desespero de estar num lugar extremamente frio e sem qualquer chance de resgate.

Ler esse livro nos deixa com um gostinho amargo na boca, ficamos felizes por quem sobreviveu e por todo esse horror acabar, mas conforme Nando perde amigos e os outros passageiros se vão, o gosto amargo vem e nos acompanha até o final do livro.

Há muito para falar, mas por hora é isso.

lelelirio 10/04/2024

O companheirismo no sofrimento e na morte
Sendo extremamente expressivo e descritivo, é possível imaginar cada passagem do livro com detalhes.
A narrativa é impressionante. É inevitável sentir tanto afeto pelos personagens e a cada morte é uma luzinha que se apaga durante a experiência de leitura.
Dolorosamente triste, mas belíssimo. Temos muito a aprender com os rapazes da tragédia dos Andes.

Taty.Mariano 08/04/2024

Emocionante
Surreal!

Uma leitura que te prende, se vc gosta desse tipo de livro!
Onde valores/princípios foram testados, mas que isso onde a esperança os manteve vivos, apesar da morte insistir em bater a porta!

Claudinei 08/04/2024

Um relato emocionante e realista sobre como a vida pode de uma hora para outra mudar drasticamente! Aqui acompanhamos o relato do sobrevivente de um desastre aéreo ocorrido nos Andes e que apesar de todo clima e adversidades conseguiu o milagre de sobreviver! O autor nos mostra que em situações extremas em que luta pela sobrevivência, o ser humano pode tomar atitudes inimagináveis. Extraia lições preciosas desse evento e repense sua vida!

Sofia.Melo 06/04/2024

"Qual o siginicado de uma simples vida humana?
Vim através do filme " A sociedade da neve" e confesso que essa obra é para ser vista apenas uma vez na vida. O mesmo vale para esse livro.

Eu não tenho palavras para descrever o que esse livro me causou, ver o tanto que essas pessoas sofreram e mesmo assim não desistiram de querer viver. É algo surreal.

Maju 04/04/2024

A vida é uma anomalia aqui, e as montanhas não vão tolerá-la
Recentemente o filme Sociedade da Neve lançou na Neflix, contando intimamente o que acontecera nos Andes em 1972. Ainda sim, ao assistir o filme precisei saber mais sobre o mistério inexplicável dessa história.
O livro de Nando narra seu ponto de vista dos acontecimentos, e sua força apertou meu coração durante todos os momentos. O que você faria se fosse você? Morto em todos os sentidos menos ao respirar? Você continuaria tentando?
Ele continuou, por amor. Sua história foi uma das mais surreais que já li. Recomendo o livro a todos que puderem ler, seja para se entristecer com as tragédias ou se encantar com os milagres. O inexplicável acontece sim, agora basta a quem viveu nos dizer o significado por trás daquilo.

layza16 02/04/2024

?????
Cr que livro emocionante é triste demais pensar nessa situação que eles passaram, chorei demais, todo mundo deveria ler esse livro, com certeza vai ser uma das minhas leituras favoritas desse ano, incrível história de superação e o amor que eles criaram entre si foi lindo pra passar pelas dificuldades. SOCIEDADE DA NEVE MERECIA OSCAR SIM

manuzela 01/04/2024

Todos temos nossos próprios andes
Que o Milagre dos Andes reconta a surpreendente história de luta e sobrevivencia do grupo de jovens uruguaios após um acidente aéreo na região mais alta das cordilheiras em 1972, todos nos sabemos. Todavia, diferente de algumas outras obras relacionadas ao caso, nesse livro temos a oportunidade de conhecermos o ocorrido de uma maneira muito mais íntima e subjetiva, uma vez que a escrita foi desenvolvida através da mente e das recordações de Nando - um dos 16 sobreviventes e que um dos meninos que executou a travessia a pé das montanhas, permitindo que o restante fosse salvo -.

É muito interessante ler e tentar compreender os sentimentos de Nando em relação ao ocorrido, sua relação e dinamica com os outros sobreviventes e pessoas que eles tiveram a oportunidade de verdadeiramente conhecer e amar durante aqueles 72 dias, além de toda bagagem emocional carregada por cada uma das pessoas que estave ele enfrentando o mesmo terror da montanha. É impossível, para aqueles que já assistiram ao filme, não se emocionar ao ler e relembrar das cenas do longa, além de unirmos informações as quais foram repassadas no texto e juntarmos com aquilo que vimos sob a ótica cinematográfica, porém, ainda é possível se alcançar essa mesma vivacidade de imagens e uma experiência avassaladora apenas lendo o relato de Nando, então não se preocupem pessoas que ainda não assistiram.

enfim, gostaria de finalizar dizendo que é um livro curto e que vale cada real, tempo e disposição gasto com ele. espero que todos que decidam ler tenham a mesma experiência que eu.

Caren11 31/03/2024minha estante
Eu baixei o PDF pelo telegram, se quiser me chama que te envio vou deixar meu telefone na sua caixa de mensagem

ykykyky 29/03/2024

"saboreie sua existência, não desperdice uma respiração."
Sinto que nunca vou esquecer a sensação de absorver os acontecimentos que infelizmente aconteceram com essas pessoas, emotiva é uma palavra fraca para o que eu senti lendo esse livro. a escrita do nando é tão dolorosa e bonita que me deixou mt mt tocada. eu fico dolorosamente feliz por eles terem conseguido seguir em frente e aprendido a superarem isto da forma que conseguiram. um carinho enorme por eles e por aqueles que não retornaram para casa. ?

ykykyky 10/04/2024minha estante
amg desculpe a demora, eu li por epub!!

.emii ;) 28/03/2024

Milagre nos Andes
Como grande parte dos leitores deste livro, fui movida por uma grande ânsia de querer saber mais informações sobre esse história após assistir o filme, e finalizo essa leitura completamente sem palavras para tamanho encanto.

A narração do Nando Parrado é simplesmente fenomenal! Não sei como ele conseguiu narrar sentimentos e sensações tão indescritíveis, mas além de conseguir essa proeza, nos permitiu enxergar a situação pelos seus olhos e imaginar o tormento em que viveu.

Desde o começo é notório o carinho, o cuidado e a sensibilidade do Nando ao relatar os ocorridos, e principalmente, ao falar sobre seus amigos, sempre deixando claro que eles eram apenas meninos assustados. É lindo como em sua narrativa, há sempre palavras de compreensão, empatia e respeito acerca de seus colegas de equipe. E também, é inegável o enorme amor que ele sentia, e ainda sente por eles.

Meu coração se viu preenchido do começo ao fim, minha garganta fechou diversas vezes ao ler cenas inacreditáveis de terem acontecido e que me fizeram pensar no quanto aqueles dias foram amedrontadores para os envolvidos. Chorei, chorei e chorei mais um pouco. Mas apesar de tudo, terminei feliz, pois trago comigo uma lição gigante sobre perseverança, a vida, morte, família, amigos, e sobretudo, o amor.

Obrigada, Nando, por ensinar a tantas pessoas (e eu me incluo nesta lista), que nossos sofrimentos e traumas não nos define, e cabe a nós, não desistir, resistir e viver a vida o melhor que pudermos. Assim como ele mesmo cita: ?Respire. Respire mais uma vez. Enquanto estiver respirando, você está vivo. Saboreie sua existência. Viva cada momento. Não desperdice uma respiração."

.emii ;) 31/03/2024minha estante
Oiie, comprei na Amazon. 20 reais o e-book ?

Bia Maria 26/03/2024

?Respire. Respire mais uma vez. Enquanto estiver respirando, você está vivo.?

Não consigo imaginar sobreviver passando por tudo o que eles passaram. É uma história incrível realmente

Carlos.Pery 24/03/2024

Excelente leitura complementar ao livro de Pablo Vierce. Conhecer a história do ponto de vista dos sobreviventes é ainda mais emocionante, principalmente quando se trata de um dos expedicionário e dos poucos que perdeu um parente (dois, na verdade) no acidente. Gostaria muito de ler as outras 15 histórias.