Milagre nos Andes

Milagre nos Andes Nando Parrado

Resenhas - Milagre nos Andes

Bianca2570 25/02/2024

?A montanha me ensinava uma dura lição: a camaradagem é um sentimento nobre, mas, no fim das contas, a morte é um oponente que só podemos enfrentar sozinhos.?

Eric 31/01/2024

Fiquei obcecado pela a história quando saiu o filme da netflix, e lendo o livre consegui sentir a dor, desespero, e a força para viver dos sobreviventes. Uma história linda, muito bem narrada, você consegue sentir o que o Nando sentiu, muito emocionante.

Daniel432 26/01/2010

Luta e sobrevivência
Este livro é realmente fantástico!! Nele vemos a persistência, a coragem, o medo, a dor, o realismo, a tragédia, o amoar, a fome, o horror, a esperança, a desilusão e, enfim, a sobrevivência.

Leia-o, vale à pena!! Mas deixe para ver as fotos (no meio do livro) somente ao final, pode confiar, vai ser melhor.
Regiane (Carrie) Alencar 14/12/2018minha estante
Puxa, qnd li não tinha fotos.

Regiane (Carrie) Alencar 14/12/2018minha estante
Puxa, qnd li não tinha fotos.
Agora fiz uma busca no google e vi q o q li não foi desse sobrevivente, foi de um outro cara q escreveu falando desse caso.

ricardopilatti 21/08/2020minha estante
Tenho o e-book e o meu não tem foto nenhuma. Será que é outra versão?

Fernanda.Lima 02/09/2020minha estante
Li e concordo!

Daniel432 02/09/2020minha estante
Ricardo, posso tirar uma foto das fotos e te mandar.

zouislovs 21/03/2024

"Era impressionante: apesar de todo o seu poder, as montanhas não eram mais fortes do que o meu apego a papai. Elas não conseguiam destruir minha habilidade de amar. Tive um momento de calma e clareza, e dentro dessa clareza de pensamento, descobri um segredo simples e aterrador: a morte tem um oposto, mas ele não é apenas a vida. Não é a coragem, a fé ou a vontade humana. O oposto da morte é o amor. Como eu não percebera isso antes? Como alguém deixa de perceber isso? O amor é nossa única arma. Somente o amor pode transformar uma mera vida num milagre e retirar significados preciosos do sofrimento e do medo."

zouislovs 04/04/2024minha estante
li pelo kindle, paguei 15 reais no ebook

.emii ;) 28/03/2024

Milagre nos Andes
Como grande parte dos leitores deste livro, fui movida por uma grande ânsia de querer saber mais informações sobre esse história após assistir o filme, e finalizo essa leitura completamente sem palavras para tamanho encanto.

A narração do Nando Parrado é simplesmente fenomenal! Não sei como ele conseguiu narrar sentimentos e sensações tão indescritíveis, mas além de conseguir essa proeza, nos permitiu enxergar a situação pelos seus olhos e imaginar o tormento em que viveu.

Desde o começo é notório o carinho, o cuidado e a sensibilidade do Nando ao relatar os ocorridos, e principalmente, ao falar sobre seus amigos, sempre deixando claro que eles eram apenas meninos assustados. É lindo como em sua narrativa, há sempre palavras de compreensão, empatia e respeito acerca de seus colegas de equipe. E também, é inegável o enorme amor que ele sentia, e ainda sente por eles.

Meu coração se viu preenchido do começo ao fim, minha garganta fechou diversas vezes ao ler cenas inacreditáveis de terem acontecido e que me fizeram pensar no quanto aqueles dias foram amedrontadores para os envolvidos. Chorei, chorei e chorei mais um pouco. Mas apesar de tudo, terminei feliz, pois trago comigo uma lição gigante sobre perseverança, a vida, morte, família, amigos, e sobretudo, o amor.

Obrigada, Nando, por ensinar a tantas pessoas (e eu me incluo nesta lista), que nossos sofrimentos e traumas não nos define, e cabe a nós, não desistir, resistir e viver a vida o melhor que pudermos. Assim como ele mesmo cita: ?Respire. Respire mais uma vez. Enquanto estiver respirando, você está vivo. Saboreie sua existência. Viva cada momento. Não desperdice uma respiração."

.emii ;) 31/03/2024minha estante
Oiie, comprei na Amazon. 20 reais o e-book ?

Bruna.Pasculli 30/01/2024

Livro impecável, o filme sociedade da neve é muito fiel ao relato, mas ler os detalhes, é a visão de um dos sobreviventes que ainda andou 10 dias é incrível. Eu sou do time que acredita que tem a mão de Deus em tudo, mas esse livro faz valorizarmos ainda mais a casa, a comida, a vida. Enquanto respirarmos ainda estamos vivos ?

Andréa G. 16/05/2021

Ler esse livro foi INCRÍVEL, quanta emoção, quanto sentimento, quantas lágrimas derramei.

É simplesmente a história real de sobrevivência da queda de um avião que levava um time Uruguaio de rugby que caiu em um local inóspito da cordilheira dos Andes em 1972, o episódio é muito lembrado porque os sobreviventes precisaram se alimentar da carne humana dos próprios amigos. Já era fascinada pelo filme "Alive" de 1993, ler o livro foi indescritível, emoção da primeira a última página. Foram 72 dias nos Andes, o resgate já havia sido suspenso e Nando Parrado e Roberto Canessa foram os responsáveis por escalarem montanhas de gelo, sem preparo e sem equipamentos, em busca de ajuda. Uma história que conta todos os detalhes, da queda do avião ao resgate, eu estou sem palavras.

Seria uma história de ficção incrível e saber que realmente aconteceu é inexplicável.
Ju Abreu 16/05/2021minha estante
Nossa, parece muito bom!! Já vou colocar na minha lista de próximos livros para ler

thabss 16/03/2024

Desde o filme estou obcecada pela história dos meninos e o milagre dos andes!
impecável o livro!!! amei ?

Beatriz3345 01/03/2024

Essa é com certeza uma leitura e muito detalhado, detalhes até mesmo que podem ferir nossa imaginação, tentando entender como pessoas puderam existir e sobreviver em uma realidade como aquela

no relato de um dos sobreviventes da queda do avião que transportava uma equipe esportiva acima dos andes no Chile, conhecemos uma realidade dolorosa de pessoas jovens e sonhadoras, tentando lidar com a morte de seus amigos e com a perspectiva de uma vida sem futuro

é uma leitura difícil, já é bom de avisar no início, por mais que não seja uma onda de descrições gráficas, a intensidade dos relatos e da vida dessas pessoas nos toca profundamente (senti mais peso inclusive porque li o livro depois de ver o filme atual indicado ao Oscar, que mostra figuramente e visualmente toda essa dor e as dificuldades)

não acredito que seja uma leitura de prender muito e de se devorar um livro, por partes é bem lento e precisa ter muita força de vontade, mas num geral é interessante de se conhecer a história em uma perspectiva tão direta de alguém que vivenciou tudo

Nessa Gagliardi 23/06/2010

[Tenho quase certeza que o que escrevo aqui já é contado na orelha do livro, mas para garantir, aviso que pode conter SPOILERs]

O livro, mais que um relato de uma tragédia, é uma enaltação ao amor.
Nando Parrado sobreviveu inacreditáveis 72 dias sob condições inumanas com mais 18 pessoas. Cada acontecimento (e aqui leia-se desgraça) naquele período me fazia pensar que nada de pior poderia acontecer àquelas pessoas, mas o capítulo seguinte me mostrava que não era bem verdade isso.

Após resistirem bravamente ao frio cortante, falta de comida, bebida, abrigo, alguns heróis conseguiram pedir socorro quando o mundo todo já dava aquelas pessoas como mortas.

Nando, que sobreviveu o tempo todo pensando em seu pai e como o mesmo estaria arrasado ao se ver sem grande parte de sua familia (a mãe e a irmã mais nova de nando também estavam no avião), escreveu o livro para demonstrar ao pai como ele foi importante nas suas superações nas montanhas dos Andes.

É emocionante, triste, dramático, mas muito tocante. Vale a pena ler e conhecer um pouco mais dessa história. Chorei como criança ao final do livro.
Elaine 09/09/2012minha estante
Com certeza uma das maiores lições de sobrevivência já existentes.

Marcelo217 11/03/2024

Sensacional
Depois de muita relutância, de muitos spoilers e de dois filmes, finalmente consegui o gás para terminar a leitura.

Diferente dos filmes que assisti (Vivos (1993) & A Sociedade da Neve(2023)), a narrativa desse livro é centrada na perspectiva de Nando Parrado, um dos sobreviventes que atravessou o vale gelado dos andes, após o acidente aéreo em 1972. Por se tratar de um ponto de vista específico, a história toma mais profundidade e o livro como um todo, supera a visão generalizada demonstrada nos filmes.

A narrativa é extremamente contextualizada e engajante. Conforme o relato do acidente é contado, também conhecemos a vida do sobrevivente antes do acidente. A perspectiva é focada na visão que Nando tinha na época e em todos os percalços dos 72 dias até serem resgatados.

O relato é pungente, real e sem rodeios. O autor conta sobre a relação de fraternidade e sobrevivência, conhecimentos utilitários demonstrados na prática nessa situação além do acompanhamento fisiológico do corpo vivendo em condições extremas. Tudo sem poupar dos detalhes mais desagradáveis, o que torna toda a experiência eletrizante e a leitura muito fluida.

Em um nível psicológico, Nando discorre sobre como sua mente funcionou durante o período. Atitudes racionais aplicadas na prática trazem uma autorreflexão no relato, fundamental, de acordo com ele, para a sobrevivência. É retratado também o embate sobre crenças, vida e morte, onde o autor coloca o amor por sua família acima de qualquer religião ou divindade como força para sobreviver.

Vince Rause conseguiu transpor o relato de Nando em uma leitura imersiva que tornou o livro rico em detalhes, cheio de emoção e ensinamentos aplicáveis para além da situação retratada (coisa que nenhum dos filmes foi capaz de fazer). O "Milagre dos Andes" vai muito além de um relato documental. É possível conhecer a nível biográfico a vida de Nando Parrado e como o acidente transformou a vida dos que sobreviveram à tragédia. Simplesmente sensacional!

Marcelo217 31/03/2024minha estante
Eu li pelo Kindle

Remy Olem 28/07/2022

Nos andes
"Respire, respire mais uma vez. Enquanto estiver respirando você está vivo" Em resumo esse livro já é uma inspiração pelo simples fato de existir.

Fabiano1980 30/04/2022

Milagres, superação e vida
Dificilmente dou 5 estrelas para um livro e também dificilmente alguma leitura me prende.
Mas... este livro do Nando Parrado, atleta do Time de Rugbi uruguaio, transcreveu em cada página deste livro a luta pela sobrevivência e a intensa vontade de viver.
De voltar para casa. Desde o momento da trágica queda do avião nos Andes ao resgate das equipes de salvamento, foram intermináveis 72 dias de agruras, provações e sofrimento e com a morte flertando em seus olhos.
Este livro serve como uma lição, uma revisão de conceitos, uma maneira de ver a vida de uma forma diferente.
Este livro mostra que em um piscar de olhos, tudo pode mudar, mostra o quanto valorizar as pessoas que amamos, que o trabalho em equipe e a união para o bem em comum são importantes na vida.
Partes chocantes deste livro, como os sobreviventes terem que comer a carne dos seus entes queridos para não serem derrotados pela fome, enfrentamentos às avalanches e nevascas dos Andes, o caminho até encontrar resgate foram somente alguns de vários trechos que me marcaram profundamente neste livro.
Desde a primeira página este livro merece 5 estrelas.
Uma lição para a vida.

taynaraaa 22/02/2024

"O oposto da morte é o amor."
Comecei o livro sabendo que não seria uma leitura fácil, mas, como tinha assistido "Sociedade da Neve", achei que estaria preparada. Muito pelo contrário, o livro me colocou em um lugar que nunca estive antes.

Sempre questionei tudo, tentando constantemente achar uma explicação para a vida humana, entender qual é o propósito de nós, seres tão pequenos, termos sido colocados em um mundo tão grande. E, mesmo sem nenhuma resposta, no fundo achava que tinha um "motivo".

Ao decorrer da leitura, fiquei cada vez mais confusa. A cada página, só conseguia pensar "por quê?". Terminei o livro da mesma maneira. Era como se os Andes tivessem vida e estivessem fazendo da vida daqueles meninos um espetáculo. Foram cruéis com jovens de vinte e poucos anos até o último minuto.

É um livro angustiante do começo ao fim, com frases que fizeram meu coração em pedaços. Vou continuar tentando achar uma resposta para isso tudo, mas agora coloco nas opções a possibilidade de não ser algo tão poético e que talvez nossa vida seja apenas fugir da morte.

Desiree.Dornelles 11/02/2024

Fiquei obcecada pela história depois de ver a sociedade da neve. Esse livro é maravilhoso e no final fala um pouco o que aconteceu com casa um. Chorei horrores durante a leitura, vale muito a pena