The Catcher in the Rye

The Catcher in the Rye J. D. Salinger




Resenhas - The Catcher in the Rye


215 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


midnightrainz_ 18/03/2024

It drives you crazy getting old...
Não sei exatamente como começar a falar sobre esse livro pq a experiencia foi mt impactante e não tenho certeza se consigo colocar em palavras tudo aql q eu to sentindo, mas irei humildemente tentar.

não vou focar mt no plot, pq ele basicamente não existe. oq temos aq é a história de um garoto, holden caufield, q foi expulso do colégio de novo e decide, ao invés de esperar os pais virem buscá-lo, voltar para casa sozinho. assim, ele começa uma jornada de fuga de si mesmo e de suas responsabilidades em plena big apple, e é sobre isso que quero falar.

a grande questão desse livro é: quem é holden caulfield? é um livro narrado em primeira pessoa por um mentiroso compulsivo, oq faz com q cada pessoa que lê esse livro tenha uma visão diferente do holden, e não necessariamente uma visão está mais certa q a outra. para muitos, o holden é uma pessoa amargurada, que odeia a tudo e a todos, uma visão completamente justificada: o holden passa boa parte do livro criticando as coisas, como cinema e religião, e das pessoas, principalmente aquelas q ele chama carinhosamente de "phonies". consigo entender quem não gosta do livro por causa do personagem, mas sinto a necessidade de encarnar o jurídico holden caulfield aq.

na minha perspectiva, esse livro é sobre um garoto que está crescendo e não está sabendo lidar com isso. ele foge de suas responsabilidades o livro todo, de contar para os pais que foi expulso por medo da reação deles, conversando com amigos e estranhos no meio do caminho pois não quer se sentir sozinho. crescer é assustador, e holden parece estar sentindo isso como ninguém. consigo enxergar traços de depressão nele também, mas não quero afirmar nada nem fazer algum tipo de diagnóstico, pois não sou psicólogo ou algo do tipo. mas essa amargura, essa desesperança, essa desilusão com a sociedade, as piadinhas suicidas, a falta de autoestima, essa aspereza com que ele trata as pessoas e faz com que elas se afastem dele, as vezes o próprio leitor, até mesmo o motivo que o fez ser expulso da escola (somente conseguiu aprovação em uma matéria, pois não fazia os trabalhos de escola e ia muito mal nas provas) pra mim servem de evidência. se pararmos para pensar também, ele perdeu o irmão recentemente e se culpa muito por isso - não é algo que ele diz, mas fica subtendido na história. além disso, ele viu um colega pular de uma janela, isso causa um impacto muito grande nele. ele não vê esperança alguma na vida adulta, e seu único ponto de apoio são as crianças, principalmente a irmã mais nova. ele sente uma necessidade intrínseca de ser o apanhador no campo de centeio, de protegê-las, como ele não pode proteger o irmão. oq eu estou dizendo é que esse livro é basicamente a crise de um adolescente depressivo que está completamente perdido num mundo que não faz questão de o acolher. ele está assustado, e consigo entender o porquê. por isso, peço a vocês que não peguem tão pesado com ele, tenham um pouco de empatia: ele claramente não está bem.

queria finalizar aq falando sobre a minha experiência lendo meu primeiro livro em inglês - o primeiro por vontade própria. não é uma leitura difícil no quesito vocabulário, apesar de ter em torno de 70 anos, a linguagem é bem tranquila, no máximo algumas gírias aq e ali (acho que o fato de ser narrado por um adolescente ajuda nesse quesito). contudo, existe um certo empecilho que pode atrapalhar um leitor desavisado q é: o autor costuma escrever certos termos e expressões do modo como são faladas, não seguindo ortografia correta ou algo do tipo. uma coisa q me ajudou foi falar essas palavras em voz alta para entender oq elas teoricamente deveriam ser - fica a dica caso seja uma dificuldade sua tbm :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Polentinha 02/03/2024

Se contar, você começa a sentir falta de todo mundo.
O apanhador no campo de centeio acompanha a vida de Holden durante pouquíssimo tempo, mas já é capaz de nos fazer criar uma conexão com ele. Holden consegue expressar de maneira muito precisa e detalhada diversas sensações sentidas em sua adolescência confusa. Muitas pessoas que leram o livro quando mais velhas acabam perdendo essa conexão com ele por causa disso e o entendem como um menino chato que não sabe de nada, mas isso é mais porque seus momentos de serem meninos chatos já passou. Não há nenhum grande acontecimento ou reviravolta emocionante no livro, mas também não é isso que ele se propõe a fazer. Ele existe simplesmente oara acompanharmos Holden e escutarmos sua história.
? 3.5
comentários(0)comente



lu.alves 19/02/2024

O Jess de Gilmore Girls amaria esse livro
Assim, sobre esse livro: ou você ama ou você odeia, e eu amei. Simplesmente o percursor do meu gênero favorito: um coming of age com um garoto depressivo que se sente à deriva no mundo e não consegue se encaixar em um internato de métodos de ensino arcaicos!
Você só sente na pele toda a indignação que o Holden sente pelo mundo ao seu redor e toda a falsidade nele.
Eu sinceramente adorei o Holden e as reflexões dele e sempre tenho meus dias em que eu tô bem Holden das ideias.
A narrativa é bem rápida e engraçada por conta do linguajar do Holden, além de que essa espécie de monólogo interior da narrativa nos aproxima das reflexões do Holden que são o inteiro ponto do livro.
Pode parecer que o Holden Caulfield odeia tudo mas ele com certeza consegue ver com muita clareza as coisas verdadeiras e lindas que ainda sobraram no mundo!
Ele é um "guardião que impede as criancinhas de caírem do abismo".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



viizcherry 19/02/2024

Primeira meta de 2024 concluída ?
O Apanhador no Campo de Centeio é um livro protagonizado pelo Holden e pelos dilemas adolescentes dele. Ele é expulso de uma espécie de internato onde ele ficava e resolve passar uns dias em Nova York, antes que a carta de expulsão chegue nos pais dele.
O Holden tem 16 anos e tá tentando procurar o lugar dele no mundo, e como todo adolescente, ele tem várias questões na cabeça. Só que o nosso querido protagonista tem um problema: ele acha a vida adulta um tédio, e arrisco dizer que a síndrome de Peter Pan é real nele!
Acho que se eu fosse resumir essa narrativa, eu diria que é um livro onde tudo acontece mas nada acontece. O Holden passa por diversas experiências relativamente comuns na adolescência, mas nada fora do comum, afinal ele é mais um adolescente.
Esse livro não tem um enredo que prende, não tem um plot twist, não tem uma grande lição de moral ou grandes frases de efeito, e também não tem nenhum personagem pra se apegar. Apesar disso, foi justamente a simplicidade da narrativa e até uma leve identificação com os dilemas do Holden que me fizeram ler esse livro até o finalzinho.
É um clássico que vale a pena ser lido se vocês, assim com eu, também tiveram seus dilemas com medo de crescer entre os 15 e 17 anos!
comentários(0)comente



Aquela que tá olhando pro céu 14/02/2024

A sweet, kindhearted and depressed boy's letter| Let us all just be friends with him
THE CATCHER IN THE RYE. Boy oh boy, what a compelling book.

I have heard beforehand that this was - and still is, to this day - a rather controversial piece of literature. A “hate it or love it” sort of thing. Indeed, since the very beginning I could grasp the reason why. Like any great piece of art, not everyone is able to truly understand the meaning and the profoundness of The Catcher, and its both infamous and reputable Holden Caulfield (which, by the way, I found very hard learning the correct spelling of). As he would very well put it, “you have to be in the mood for this kinda thing”.

This is a letter, a quite extensive and detailed one, in which Caulfield tells what has happened to him in a period that lasted about two and a half days. Which is funny, though, is that it felt like so much more than only 48 hours. It almost doesn’t feel fictional, and for most of the time I truly and purely believed that I was reading this poor, depressed and innocent guy’s letter.
Navigating through Holden’s psyche, I could listen to his most raw and unrealistic thoughts, assess his hidden emotions and trauma and how he would run away from them, whilst observing his actions and what’ve led him to exceedingly disruptive and destructive behavior. I could also see the world through his eyes, and actually FEEL it. Certainly, that’s how “old Caulfield” would navigate through life - by feeling it. “Just for the hell of it.”

Although the book is written with a rebellious adolescent perspective, do not be fooled into thinking that it’s a silly and shallow one. It requires a ton of thinking and attention to get into the heart of it, since there are various layers hidden with symbolism.

He felt so desperately lonesome. Depressed and traumatized, he wishes he could only save the good ones from the bad things in life. And the very reason for that is that he would have, in sixteen years, repeatedly seen the wicked ones being rewarded, whereas the pure and impotent ones would unfairly suffer. The death of his young brother is the central part of his sorrow, but nonetheless, different kinds of abuse were suggested throughout the novel as well - both with him, and with people he cared for.

I kept wishing I could talk him out of certain rather unworthy or dangerous thoughts, but especially, I wished I could be the true friend that he was needing

Though for some viewed as a boring or irritating teenager, Holden is irrefutably a greatly kindhearted kid, who couldn’t find a way to deal with his emotions and figure out what to do, or to expect, out of life, love, and happiness.
Read it with your heart and an enlightened mind.
Aquela que tá olhando pro céu 14/02/2024minha estante
Meu lema é: livro em inglês, resenha em inglês.
Mas já que deu curiosidade, resolvi jogar no google minha resenha e colocar aqui tudo, just for the hell of it.
Vamos ver como o Gugo se saiu com as expressões tiradas do livro...


Aquela que tá olhando pro céu 14/02/2024minha estante
O APANHADOR NO CENTEIO. Rapaz, que livro convincente.
Ouvi de antemão que esta era - e ainda é, até hoje - uma obra literária bastante controversa. Uma coisa do tipo "odeie ou ame". De fato, desde o início pude entender o porquê. Como qualquer grande obra de arte, nem todo mundo é capaz de entender verdadeiramente o significado e a profundidade de The Catcher, e seu infame e respeitável Holden Caulfield (que, aliás, achei muito difícil a grafia correta de). Como ele muito bem dizia, "você tem que estar com vontade de fazer esse tipo de coisa".

Trata-se de uma carta, bastante extensa e detalhada, na qual Caulfield conta o que lhe aconteceu num período que durou cerca de dois dias e meio. O que é engraçado, porém, é que parecia muito mais do que apenas 48 horas. Quase não parece ficção, e na maior parte do tempo eu realmente e puramente acreditei que estava lendo a carta desse cara pobre, deprimido e inocente.


Aquela que tá olhando pro céu 14/02/2024minha estante
Sentia-se tão desesperadamente solitário. Deprimido e traumatizado, ele gostaria de só poder salvar os bons das coisas ruins da vida. E a própria razão disso é que ele teria, em dezesseis anos, visto repetidamente os ímpios sendo recompensados, enquanto os puros e impotentes sofreriam injustamente. A morte de seu jovem irmão é a parte central de sua tristeza, mas, no entanto, diferentes tipos de abuso também foram sugeridos ao longo do romance - tanto com ele, quanto com pessoas com quem ele se importava.
Eu continuava desejando poder falar com ele sobre certos pensamentos indignos ou perigosos, mas, especialmente, desejava poder ser o verdadeiro amigo que ele estava precisando.
Embora para alguns seja visto como um adolescente chato ou irritante, Holden é irrefutavelmente um garoto de bom coração, que não conseguia encontrar uma maneira de lidar com suas emoções e descobrir o que fazer, ou esperar, da vida, do amor e da felicidade.
Leia-o com o coração e a mente iluminada.




moonsphere 17/01/2024

Perda de tempo
Um livro onde não há desenvolvimento, clímax nem plot. O personagem principal sendo um adolescente chorão que faz birra pq não sabe lidar com o fato de quem ele realmente é, definitivamente o personagem que mais desprezei e odiei em meus 16 anos como leitora, não tenho paciência para isso. A escrita é maçante, a linguagem coloquial sendo utilizada com abuso e a repetição de palavras e expressões tornam a leitura entediante e chata.

Tentei gostar, não consegui, e agradeço por não me identificar com um livro assim.
comentários(0)comente



biacs 14/01/2024

Olha quem voltou pro Skoob
Meta de 2024 é voltar a ler. De novo. Começando com 24, subindo a partir disso. Enfim, livro clássico que todo mundo diz que tem que ler, achei só bem psicopata mesmo. Se você se acostuma com o estilo rápido, é interessante continuar a ler, mas meu Deus o cara é louco.
Nada realmente acontece, até tudo acontecer, aí você percebe como tudo tava acontecendo. Não entendeu minha frase? Bom, é assim que o protagonista fala durante o livro INTEIRO.
comentários(0)comente



Sebastian19 12/01/2024

Esperava mais
Li esse livro por conta de ser muito mencionado pelo Charlie em As Vantagens de Ser Invisível, porém, não gostei do protagonista (ele é um chato mesmo) e a história em si não me prendeu em nenhum momento, até porque tive a impressão de que o livro não seguiu a típica estrutura de início -> desenvolvimento -> conclusão. Eu fiquei pensando "Qual o ponto da história?", "aonde que o autor quer chegar com isso?" e realmente nem sei até agora. Talvez eu não seja maturo o suficiente agora e leia de novo daqui a uns anos pra ver se a minha percepção do livro mudou, mas por enquanto é isso mesmo.
comentários(0)comente



Kizner 06/01/2024

Primeiro Livro de 2024!
Começando bem o ano com um clássico contemporâneo bem humorado e com ótimas sacadas sobre a adolescência e sobre o medo do futuro e da falta de perspectiva na vida.

Por diversas vezes odiei o personagem principal mas por diversas vezes me vi nele até demais.

Vale a pena a leitura, o divertimento e a reflexão.
comentários(0)comente



Andressa 20/12/2023

"That's the whole trouble.
You can't ever find a place that's nice and peaceful, because there isn't any. You may think there is, but once you get there, when you're not looking, somebody'll sneak up and write '🤬 #$%!& you' right under your nose. Try it sometime. I think, even, if I ever die, and they stick me in a cemetery, and I have a tombstone and all, it'll say 'Holden Caulfield' on it, and then what year I was born and what year I died, and then right under that it'll say '🤬 #$%!& you'. I'm positive, in fact."

É interessante ver como as escolhas e os padrões de pensamento do Holden vão levando ele pra um caminho depressão e auto sabotagem, alimentados por uma fatalidade e outra que acontecem com ele ao longo da história, além da própria imaturidade. É como se ele não quisesse te contar porque ele se sente tão mal, mas conforme ele vai falando do que ele de fato quer falar, tudo vai ficando muito claro. É muito triste e às vezes eu me pegava rindo dos absurdos que ele pensava, até porque eu penso descuidadosamente assim também, às vezes.

Eu acho que muitas pessoas em algum momento se sentem absolutamente desapontadas com o quanto a realidade não tem nada de especial. O que me prendeu ao livro foi isso: ver um menino adolescente completamente absorto na própria melancolia, coisa que pode acontecer com qualquer adulto. É um livro especial sobre a sensação de banalidade. Me fez sentir especial e banal por me identificar com ele.
comentários(0)comente



cecília 20/12/2023

posterguei a leitura de ?o apanhador no campo de centeio? por muito tempo porque acreditava que seria uma leitura extremamente marcante pra mim, e foi, mas não de uma forma tão positiva.
demorei cerca de 5 meses para finalizar e parecia um castigo, não entendo o porquê, já que as nuances e vivencias do desenvolvimento jovem e as perceptivas sobre vida adulta é uma coisa que me interessa bastante.
a história contada é interessante, por ser um romance de formação cativa muito, holden faz relatos de um ínfimo momento de sua vida e é fácil gostar dele, mas toda narrativa é simplesmente enfadonha.
gostei muito que apesar de ser uma leitura denominada mais ?clássica?, a escrita coloquial não a padroniza, longe disso, a eleva. fora isso, posso pontuar, com dor no coração, que achei absurdamente chato.
comentários(0)comente



IzaF. 08/12/2023

.
É um prazer enorme reler esse livro, dessa vez em inglês. Embora eu tenha sentido falta de algumas expressões da língua portuguesa, o livro é otimo em outro idioma. Adoro o personagem principal.
comentários(0)comente



Isa Bom O 04/12/2023

Good
I don?t know if this book was problematic only for me but the main character Holden is an example of a teenager that we can?t follow. The book was good but nothing else?
comentários(0)comente



215 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR