Alexandre e Outros Heróis

Alexandre e Outros Heróis Graciliano Ramos

Resenhas - Alexandre e outros heróis

artistaDEshit 01/03/2024

Cheguei a achar que tinha um erro na edição do livro por conta do final mas parece que é só outro livro mesmo, a parte dos contos do Alexandre é legalzinho mas não me prendeu, a parte dos meninos do n sei oq parece que tá sem final?? E a parte sobra a história do Brasil achei legal mas depois percebi a quantidade de comentário preconceituosos e broxei, em geral esperava mais do famoso Graciliano Ramos.

custodiovitoria 29/12/2023

Genial, como todas as obras de Graciliano que tive contato.

Este livro reune três obras de Graciliano Ramos (e talvez saber isso antes de ler poupe uma breve confusão inicial).

Inicia-se com os contos de Alexandre, confirmados pela figura de sua esposa. Contos sempre interessantes e capazes de transportar o leitor para o cenário das histórias de Alexandre.

O livro também reúne a obra "A Terra dos Meninos Pelados" e "Pequena História da República". Este último, embora interessante, diverge um pouco do restante do livro.

No entanto, não deixa de ser uma leitura muito interessante.

gomes172 27/12/2023

Bleh
Enfim gente, só li pra fazer projeto de extensão da escola e era pra criança? ao decorrer do livro eu não entendi pq era pra crianças pq a criança sai traumatizada com isso aq.
por sorte, adaptamos a maioria das histórias

Sammara 23/12/2023

Uma viagem a nossa cultura.
Alexandre e outros Heróis é uma coletânea que reúne três livros que são diferentes e ao mesmo tempo parecidos. Alexandre é um personagem caricato que através de breves narrativas onde ele é o personagem central descobrimos bastante sobre esse caboclo do interior nordestino. E também tem ' a terra dos meninos pelados' , que acompanhamos a jornada de um menino que se sente deslocado. E por fim as observações do ponto de vista de Graciliano Ramos, sobre os últimos anos da Monarquia Brasileira e, sobre os primeiros anos da República.

Para a construção dessa narrativa, Graciliano reuniu conversas com populares em Alagoas e Região , tem uma pitada de humor do jeitinho de Graciliano Ramos.

QUEIJO460 08/09/2023

Alexandre e Outros Heróis.
A obra lida possui três textos do autor Graciliano Ramos. Começamos com "Alexandre". Obra que toma conta de metade do livro. Logo após, somos apresentados aos textos: "A Terra dos Meninos Pelados" e "Pequena História da República".

A história de "Alexandre" se situa no Nordeste brasileiro ainda sem rádio e televisão. Onde a principal fonte de lazer era o ato de conversar. O intuito dessa obra é mais voltado à diversão do leitor, diferente de outras obras de Graciliano, que se passam também no Nordeste. Essas possuem o intuito de expor a dura realidade que muitos ali enfrentam, o que não se tem ênfase nessa obra.

O Nordeste brasileiro ainda possui seus "Alexandres". Que contam suas várias histórias de um tempo que hoje está vivo apenas em suas memórias. Memórias essas que são passadas para esses que tem o privilégio de ser filhos, netos, bisnetos e assim por diante desses simples homens; mas grande oradores.

No segundo texto, "A Terra dos Meninos Pelados", somos apresentados ao personagem Raimundo, (ou seria Pirundo?). Um menino que não possui cabelos e que tem um olho azul e outro preto. Uma história destinada ao público infantil, mas que muito me agradou. Quando esse que vós fala era mais novo, chegou a ouvir o título dessa história, mas logo pensou na sua inocência que esses eram pelados por falta de roupa, não de cabelo.

O terceiro texto da obra se chama: "Pequena História da República". Nele, como o nome já anuncia, Graciliano irá contar um pouco sobre a história desse país começando pelo Brasil Império até o ano de 1940, (Ano de produção do texto), com um ar bastante descontraído. Apesar do tanto de conflitos que permeiam a história brasileira.

LAzaro14 05/03/2023

Vc pode gostar, mas eu não.
Livro que trás as histórias de Alexandre. Um nordestino que conta suas histórias pra lá de esquisitas que aconteceram em sua vida. Não consegui gostar de nenhuma história sequer.

Ed Carvalho 09/01/2023

Como já era de se esperar, maravilhoso!
Até agora, tudo o que eu li de Graciliano Ramos foi interessante. Este livro em si é especial por ser um tanto diferente dos outros. Em "Alexandre" temos um contador de "causos" muito irreverente, que se faz de humilde mas gosta de ser "bajulado" por suas histórias. Em "Terra dos meninos pelados" temos uma história de fantasia e fuga da realidade da qual podemos abstrair muita coisa para a nossa vida. Em "pequena história da República" temos um excerto da história do Brasil contada de modo descontraído e lúcido por Ramos. Livro muito bom!

Mila 17/10/2022

Alexandre e outros Hérois
Nesta obra de Graciliano Ramos se encontra histórias do floclore nordestino, estórias contadas por Alexandre e que todos sempre se eutisiamam para ouvir mesmo em repetidas vezes. Encontramos também um recorte de outras obras do autor aqui reunidas como A Pequena República e contos infanto juvenis

Francisco240 09/05/2022

Humor nordestino e pequenos recontos históricos
Um livro de contos curtíssimos com o humor nordestino meu humorado de Graciliano Ramos junto com alguns textos de relatos históricos brasileiros e dando ênfase e pontos de vistas sobre alguns homens que fizeram parte da história da política ou do processo de formação da nação brasileira.

Robson.Vilar 10/12/2021

Alexandre e outros heróis
Livro é uma oportunidade de experimentar um Graciliano diferente dos grandes clássico São Bernardo e Vidas Secas. Em Alexandre umas séries de "causos" no estilo comédia, o livro incluí também, a terra dos meninos pelados e finaliza com história do Brasil de 1889 a 1930.

Jessi 24/11/2021

Graciliano arrasando como sempre a obra é incrível no conto da terra dos meninos pelados deu vontade de chorar com o Raimundo, as histórias de Alexandre são as melhores, é a história da república no final é a melhor

Geórgia 19/07/2021

Graciliano Ramos só para baixinhos
Mais uma leitura concluída.
Em "Alexandre e  outros heróis", Graciliano Ramos nos proporciona uma série de histórias ou causos de Alexandre. É ele quem narra as peripécias vividas, todas com algum elemento absurdo, bem ao estilo do Chicó em " O auto da compadecida", mas ao invés do "não sei, só sei que foi assim", Alexandre tem suas narrativas validadas por sua esposa, D. Cesária.
Além das histórias de Alexandre, o livro traz "A terra dos meninos pelados", que nos apresenta Raimundo Pelado. Nessa segunda parte do livro, lembrei de "Peter Pan" e de "Alice no país das Maravilhas".
Na terceira parte do livro temos a "Pequena história da República" (o nome é autoexplicativo).
Assim, com uma linguagem acessível e numa temática mais divertida,  conheci outro lado de Graciliano Ramos.

SamuellVilarr 23/02/2021

Alexandre e Outros Heróis, Graciliano Ramos.
Além das histórias que compõe o "Alexandre e outros Heróis", temos nesta edição a "Pequena História da República". Alexandre e outros Heróis são histórias escritas por Graciliano Ramos. Alexandre é um personagem, cujo inspiração literária vem de um certo folclore brasileiro e sertanejo. São histórias mais humorísticas e divertidas e muito bem escritas. O que há de diferente nessa minha insinuação é que Graciliano tem o seu bom costume de pegar pesado nas histórias. Contar uma realidade sofrida e seca, usa a linguagem do Sertão para expressar as mais diversas características do sofrimento humano. Quanto a 'Pequena História da República', trata-se justamente da história da República brasileira.com o objetivo de contar para um público mais jovem e infantil. Da forma de Graciliano ele consegue traçar alguns momentos do Brasil.

Maiara.Alves 28/12/2020

Excelente !!!
Este livro póstumo do Graciliano reúne três obras:
"As Histórias de Alexandre", que apresenta uma seleção de aventuras fantásticas narradas por um pobre vaqueiro. São histórias curtas mas muito divertidas e que fazem rir.

"A Terra dos Meninos Pelados", é um conto infantil, tendo como personagem principal Raimundo, um menino de cabeça pelada e um olho de cada cor. Sempre deixado de lado e hostilizado pelas outras crianças, ele deixa sua terra natal, e vai encontrar refúgio num lugar fantástico chamado Tatipirum, onde todos são iguais a ele.

"História da Pequena República", narra os primeiros anos da República no Brasil. Aqui é nos apresentada a realidade dos pobres, desvalidos, e dos escravizados expostos a miséria com os fim da Escravidão e contando sobre o governo de alguns presidentes.

Durante a leitura, tive o sentimento de que o próprio vaqueiro Alexandre estava sentado em minha frente contando suas aventuras e desventuras pelo sertão, É um livro delicioso de se ler, com uma escrita sucinta, muito fluída e rico em detalhes.
Mais um livro do querido "Graça" que entra na minha lista de melhores livros que já li.

Moises Celestino 22/08/2020

Revisão do Livro...
Trata-se de divertido e irreverente trabalho literário do mestre Graciliano Ramos. "Alexandre e Outros Heróis", é simplesmente fabuloso e atemporal. Vale a pena reler!