A Ciência do Bom Viver

A Ciência do Bom Viver Ellen G. White

Resenhas - A ciência do bom viver

Makel Anderson 03/02/2024

Princípios de vida e vitalidade
O livro A Ciência do Bom Viver foi o primeiro livro que li dos livros de saúde escritos por Ellen White.

É um livro que aborda vários aspectos da vida atrelados ao viver saudável. Aspectos como saúde emocional e mental, alimentação equilibrada, justiça social, vestuário, higiene pessoal e da casa, educação de filhos e relacionamentos interpessoais até o relacionamento com Deus e a fé.

Todos os aspectos devem ser considerados no cotidiano com a ajuda de Deus, doador de vida e vitalidade.

Postos em prática, esses princípios trarão a restauração da saúde como um todo e promoverão bem-estar e qualidade de vida.

Obs: Vale considerar o período histórico em que o livro foi escrito (século XIX) e lançado pela primeira vez em 1905.

Apesar de algumas citações exigirem bom senso do leitor, a obra como um todo continua atual e revela o quanto Deus guiou os escritos de EGW para abençoar as vidas daqueles que se dispuserem a fazer a vontade de Deus em seu próprio benefício.

Nathalie.Segatto 29/12/2023

Manual para a vida
Esse livro é um verdadeiro manual para a vida. Explana as verdades bíblicas com uma profundidade imensurável. Traz insights inimagináveis sobre saúde, convivência em sociedade, cristianismo, bons hábitos e tudo que acrescenta alegria à vida. É essencial que todos leiam, principalmente cristãos, porque ele explana as armas que Deus deixou à nossa disposição para vencer qualquer dificuldade da vida. Com certeza se tornou um dos meus livros de cabeceira.

Nicole Almeida 29/10/2023

Um convite à mudança de estilo de vida
A obra Ciência do Bom Viver traz conselhos úteis para que vivamos a vida em abundância para qual o Senhor Jesus nos criou. Embora estejamos em um mundo deteriorado pelo pecado, é possível e temos ferramentas disponíveis para viver mais próximo possível do ideal imaginado pelo Criador para nossa existência. A fim de que vivamos adequadamente e, tanto quanto possível, saudáveis, em paz, emocionalmente equilibrados, em pleno uso de nossas faculdades mentais e com um caráter que espelha o caráter de Jesus Cristo, a obra ressalta a confiança no Senhor como fator indispensável na vida daquele que deseja viver bem. Nesse sentido, o leitor valoriza e investe esforço voluntário para seguir as indicações apresentadas nessa obra, certamente poderá experimentar experiências únicas de transformação de estilo de vida e reavivamento de seu relacionamento com Deus.
Assim, a autora dedica a primeira sessão do livro para falar a respeito de Jesus e exaltá-lo como nosso exemplo e o maior médico-missionário que já existiu. De fato, somos transformados por aquilo que contemplamos e, por isso, Jesus deve ser nosso objeto único de adoração, contemplação e profunda imitação. Jesus era agradável, buscado, todos desejavam desesperadamente estar em sua presença, pois ele carregava a atmosfera celestial por onde quer que fosse isso facilmente podia ser sentido por aqueles que o encontravam. Jamais houve um pregador do evangelho como Jesus, pois além de palavras cheias de autoridade, sua vida e atitudes testificavam daquilo que ele defendia. Todo aquele que deseja viver mudança de vida de tal maneira que os que o cerca possam notá-la e desejar, também, experimentá-la, deve levar seus hábitos cativos à obediência de Jesus e torná-lo seu modelo em todas as coisas.
Jesus também é exemplo supremo de médico, pois a mensagem proclamada por ele era de vida espiritual e restauração física. Assim, o médico deve se espelhar em Cristo e ser cooperador com Ele, já que, como a autora afirma: “Cristo é a verdadeira cabeça da profissão médica.” Dessa maneira, Jesus trabalha ao lado do médico clínico para aliviar os sofrimentos humanos, de tal maneira que a união do esforço divino ao esforço humano são unidos para realização de verdadeiros milagres. Além disso, a obra ressalta comportamentos importantes que o médico deve nutrir, por exemplo, sempre que observar um paciente que está sofrendo em virtude de seu regime alimentar impróprio, cabe ao médio comunica-lo a verdade sem jamais ocultá-la, assim como Jesus dizia para os necessitados exatamente o que precisavam ouvir para vencer a doença ou sofrimento. Jesus comunicava vida e suas palavras eram sempre intencionais e verdadeiras, de igual forma deve proceder o médico clínico.
Para além da responsabilidade de cuidar e promover cura na vida daquele que sofre, o médico também possui um ministério missionário a ser desenvolvido dentro de sua profissão. Jesus não apenas curava, mas também, ensinava a respeito do Reino do Senhor. Portanto, o médico missionário tem como objetivo encaminha homens e mulheres doentes pelo pecado a Jesus, aquele que tira os pecados do mundo. É através do ministério do médico missionário e do ministério pessoal que Deus utiliza os esforços humanos para alcançar corações e aliviar o sofrimento daqueles que carecem por socorro. O livro ressalta que a obra médico-missionária é pioneira do evangelho uma vez que diversas pessoas podem até não escutar a Palavra de Deus e tampouco assistir a cultos, mas se elas tiverem que ser alcançadas pelo evangelho, ele será levado em suas casas. Enfermeiras missionárias encontrarão oportunidades orar com eles e ler-lhes a Palavra de Deus.
Após abordar sobre a obra missionária e cuidado para com os enfermos os quais devem ser tradados de maneira holística, atentando para a cura mental, investindo em oração, contato com a natureza, remédios administrados racionalmente e confiança nas promessas de restauração feitas pelo Senhor Jesus a autora também, fala sobre princípios de saúde importantes para promover a cura e que também, são preventivos poderosos para evitar doenças futuras. Por exemplo, a luz solar, ventilação adequada, ar puro, bons hábitos de asseio e higiene, vestuário modesto e bem elaborado, um regime alimentar equilibrado e repleto de alimentos nutritivos, abstinência do fumo e bebidas estimulantes como café são dicas oferecidas por ela para garantir uma vida saudável.
O núcleo familiar também estudado e conselhos especiais são oferecidos a fim de que a família viva feliz. O lar consiste no primeiro e mais importante ministério. Os pais possuem a missão intransferível de orientar os seus filhos no caminho do Senhor e o exemplo que dão com suas hábitos de hábitos certamente falarão mais alto que suas palavras. O ambiente do núcleo familiar deve ser um refúgio para os jovens que são constantemente tentados e a eles deve estar disponível a paciência e simpatia dos pais que devem policiar a si mesmo e desenvolver comportamento equilibrado e temperante. Por fim, a autora destaca que o conhecimento pelo de Deus é indispensável, sendo o fundamento de toda educação e serviço que sejam verdadeiros, por isso, deve ser buscado constantemente. Aquele que deseja testemunhar com sua vida e viver os conselhos propostos neste livro deve buscar incessantemente ao Senhor, esta será uma atividade que requer esforço, abnegação e disciplina e que torna-se possível quando há união do esforço divino ao esforço humano.

Thayane Oliveira 18/10/2023

5/5
Aprendi muito neste livro. As vezes julgamos que nossa saúde está debilitada por um ou outra razão e não vemos que nosso estilo de vida autodestrutivo é o culpado. Comer demais e comer mal, não tomar sol ou ar fresco, se preocupar demais com o amanhã ou mesmo dormir pouco são a causa de muitas infermidades.

Subinhando_ideias 01/10/2023

Leitura do Livro A Ciência do Bom Viver é sensacional, nos faz refletir sobre nossa conduta cristã e também nosso cuidado com o corpo e mente.
O livro começa em seus primeiros capítulos contando sobre a vida de Jesus aqui na terra e como Ele lidou com as questões que chegavam para Ele. Nos lembra também de alguns milagres que Jesus fez e em como as pessoas se encantavam com suas palavras e também atitudes, é lindo perceber os detalhes que Ellen White usa para descrever as cenas em cada história já que é possível até mesmo imaginar o que acontece em cada cena como se estivéssemos presentes no momento.
Além dos milagres, algo que me chama a atenção nesse livro, é a forma leve como Jesus levou sua vida e principalmente seu ministério nessa Terra. Enquanto que os judeus, viviam sob um amontoado de regras principalmente no dia de sábado, Jesus veio mostrar que a vida é para ser vivida de forma simples e abnegada, devemos nos preocupar mais com o nosso próximo do que com coisas superficiais.
Depois a autora nos informa mais sobre vivência e conduta, tais como: Alimentação, cuidado com a saúde, manter a mente limpa, ter o hábito da leitura e estudos, vestuário, os papéis que cada membro da família deve desempenhar. Isso me chamou muito a atenção, principalmente nos dias em que vivemos atualmente onde o status fala mais alto.
Como cristãos devemos criar hábitos simples e relevantes para nosso desenvolvimento e bem estar. Não devemos nos amoldar aos padrões do mundo, somos diferentes e precisamos ser exemplo para as pessoas de forma que elas vejam Cristo refletido em nossa vida.
Nossa missão é continuar a obra que Jesus começou, sem condenar ou julgar, mas levar a mensagem de esperança para um mundo carente, tirar as pessoas de uma vida de pecado e salvar para uma vida eterna ao lado de Cristo.

Andreia.Candido 01/08/2022

Experiência Diária
Em um mundo que que surgi várias doenças a cada dia, onde a moral é ética para não ter mais valor, onde a fé é religiosidade e motivo de chacota, este livro chegou até mim, com um relato real do que está acontecendo nesta exato momento da história da humanidade. A impressão que tenho é que a escritora viveu exatamente na nossa época. Recomendo a leitura desse livro pois dentro dele escontra-se: manual de ralação pai e filhos esposos e esposas , manual para melhorar a saúde, revigorar a mente, realmente é uma obra completa.
E por fim um capítulo inteiro falando sobre a maior força que temos no mundo " a oração".

May 01/12/2021

Livros que edificam...
Finalizei esse livro com inúmeras anotações, desejo ser mais parecida com Cristo. Se Ele diz que posso ser, é porque eu posso, o que mais anseio do caráter Dele em mim, é a misericórdia, misericórdia que me perdoa, misericórdia que me faz olhar para o outro com amor e empatia.

Milena 26/06/2021

Incrível
Uma msg clara, baseados nas palavras de Deus, nos inspira há uma vida com mais clareza e saúde. Me foi respostas de orações neste período, e claramente um que guardarei com carinho

Amanda 27/03/2021

Para viver melhor!
Quais as informações básicas que garantem uma vida com saúde, em harmonia com a natureza e as outras pessoas? Há muita gente tentando descobrir esse caminho e a cada dia surgem novas receitas, algumas estranhas ou curiosas. Ninguém melhor, entretanto, do que o Criador para dizer o que é bom, o que cura, o que traz a felicidade. A Ciência do Bom Viver é um livro que apresenta e aplica esses princípios. Tudo explicado de maneira simples e direta. É a ciência de Deus, em linguagem humana, para você assimilar e viver melhor.

Rojard 21/03/2021

Livro muito bom. Um ótimo guia para orientação no dia a dia. Lições que valem muito.

Jotta Cavalcanti 11/03/2021

Uma leitura inspiradora!
Nunca tinha lido um livro com tamanha força de vontade e sendo assim considerando-o - à "cada página que virava"; as pesquisas que fazia e até no ir de encontro com Bíblia - uma obra didática e de uma escrita bem leve.

A autora Ellen White, pelo que pude perceber aqui, é bem direta nas palavras, não fica fazendo círculos e nem procura um modo de não mexer na sua ferida - acredito que pode ser este um dos motivos para que muitos não curtem suas obras (mas falo para os que leram, porque vi comentários que percebe-se nitidamente a falta da leitura ). Em particular, eu curto autores assim (talvez, possa ser um defeito meu..😁); (Acredito que como leitor não devo julgar um livro pela capa ou pelo histórico do autor, acredito no poder da informação e é por isso que não desprezo nenhuma obra antes de conferi-la e olhe lá.. rs):

A Ciência Do Bom Viver és um livro muito bem escrito que tem o principal foco que é em falar do amor/da aproximação/do relacionamento que temos de ter com Jesus ( with God too) sempre.

Encontramos no livro assuntos bem articulados como alimentação para se ter uma boa saúde e uma conexão mais exata com o Criador (achei interessantíssimo); também vestimenta para que as roupas esteja sempre confortável ao movimento e que não seja desconfortável para o sistema respiratório/circulatório etc. (também achei super interessante)...

Educação de filhos, conselho aos jovens, responsabilidades do marido e da esposa... Um livro completo e é difícil não concordar com o seu ponto de vista. Todavia acredito que se vivermos uma vida conforme a Palavra seria muito mais suave, leve e próspera.

Ps: O bacana é que, tive a impressão que Ellen White estava sempre recorrendo a Bíblia para poder expressar o seu ponto de vista interpretativo, colocando as citações no final de cada capítulo e assim ela, impulsiona a gente a ir também a Escritura Sagrada naturalmente.

Uma leitura inspiradora!

Victor Claudius 03/10/2020

Perfeito
Se eu soubesse antes que esse livro era muuuuuito bom, já teria lido. Graças a Deus que ainda estava em tempo. Li e fiz várias marcações.
Um livro que nos mostra como ter uma vida plena, plena de poder... um poder que vem de Deus.

Lalis17 29/06/2020

Aprendi muito com a leitura sobre saúde, física e espiritual. Recomendo muito. ?

Clara 17/05/2020

Todo cristão deve ler esse livro
Livro fantástico. Posso classifica-lo em 3 partes:
1- a importância do médico no cuidado dos doentes e na missão evangelística;
2- O ministério da saúde: cuidados com a alimentação, a dieta exemplar, hábitos saudáveis;
3- O ministerio do desenvolvimento: gestão do lar, desenvolvimento pessoal e espiritual.

lorenafdearaujo 08/02/2019

Objetivo e esclarecedor
Essa edição é maravilhosa. O livro trata de saúde de forma fácil e objetiva, trazendo à tona informações relevantes para a saúde em todas as áreas da vida.