The Curious Incident of the Dog in the Night-time

The Curious Incident of the Dog in the Night-time Mark Haddon

Resenhas - The Curious Incident of the Dog in the Night-Time

Shuvia 12/01/2024

Li por recomendação pra treinar leitura em inglês, mas fiquei encantada com a ideia do protagonista ser um adolescente autismo e a sutileza como o autor mostra todas as dificuldades de pessoas que estão na dentro do espectro do autismo para se adaptarem ao mundo, já que muitas situações comuns e cotidiana são verdadeiras torturas.

whoisgabrich 03/10/2023

Passei alguns dias pessoas no que tinha achado do livro e minha opinião final foi que amei mesmo. gostei da forma como a história é contada, em primeira pessoa, o que nos faz entrar na cabeça do personagem (que muitas vezes não tem um pensamento linear). o mistério do livro vai muito além da morte do cachorro e isso também fez ele ser surpreendente.

Olivia.Balbi 25/08/2023

Extraordinário
Esse livro é ma-ra-vi-lho-so. Eu amei muuuuito. O desenvolvimento dos personagens é tão bom que eu não consigo imaginar melhor. O autor conseguir fazer um protagonista (que também é o narrador) autista de uma forma tão realista que da arrepios. Esse livro te da um tapa na cara ao mostrar a perspectiva e dificuldades de muitas pessoas com o espectro. Ele surpreende até eu, que convivo com pessoas com as mesmas dificuldades.
A escrita realmente me impressionou e agora eu estou apaixonada. (Mesmo que não tenha romance). Recomendo DEMAIS!!

sarah 18/08/2023

Ruim.. no geral... só ruim..
Primeiro que esse livro não é de jeito nenhum uma murder mistery novel como diz a descrição. O assassino do cachorro é revelado para o leitor no início do livro e não pelo trabalho do protagonista, Christopher.
O que eu menos gostei é que parece que o autor escreveu uma personagem com todos os esteriótipos autistas que ele poderia pensar, e acabou com um sociopatinha de 15 anos que se acha melhor q tudo e todos. Tudo bem que em nenhuma parte do livro eles clarificam qual tipo de transtorno o protagonista tem, e pelo que li o próprio autor admite não saber nada sobre autismo, mas isso não torna a situação melhor..
Não consegui criar nenhum sentimento pelo Christopher -ou qualquer outra personagem na verdade- além da certa irritação que ele me causava.
Enfim, junta isso com a escrita feita do ponto de vista dele q se torna bem chata depois da metade do livro, e a história que é desinteressante com um final sem graça.
Mas se vc tem interesse de ler um livro escrito pelo Sheldon com 15 anos, com menos sentimentos e mais irritante talvez esse seja o livro pra vc!

ps. also achei q alguns pensamentos do Christopher eram na vdd do autor e me irritou, tbm senti q todos os problemas matemáticos foram uma forma do autor se mostrar? anyways!

gabrieus 17/07/2023

Feelings are not logical
At first sight, this book may appear simple or just one of the thousands of books about teenagers. However, "The Curious Incident of the Dog in the Night-Time" is a book that tackles really serious themes, such as autism, relationships, and depression. The protagonist is a fifteen-year-old boy diagnosed with autism, and we are guided by his perspective as he navigates his parents' conflicted relationship and their own internal conflicts. Amidst all this, we follow the boy as he faces his own problems, frustrations, and fears. We can't help but fall in love with his pure nature and his passion for science, mathematics, and geography. Christopher and his rat, Toby, take us on a journey that shows us that even if you understand the feelings of other people, it doesn't make it easier to establish a connection with them. Every relationship has its share of incomprehension

Mel ð¯ 31/05/2022

Uma imersão autística
Com uma linguagem simples e dinâmica, a história começa acompanhando as investigações de Christopher sobre o assassinato do cachorro da sua vizinha. Mas, esse mistério, longe de ser o foco do livro, logo se transforma em uma descrição da difícil relação do garoto com as pessoas e o ambiente a sua volta.
Com uma narrativa em primeira pessoa, o livro nos insere dentro dos pensamentos de Christopher, nos levando a perceber o mundo como ele o percebe: repleto estímulos massivos e assustadores, relações sociais complexas e inteligíveis e... matemática, a única coisa lógica e segura em um mundo dolorosamente confuso.
De forma muito sutil, esse livro aborda as nuances do comportamento humano e as dificuldades nas relações familiares diante do não normativo.
O interessante é que o livro fala sobre transtorno do espectro autista (TEA), sem, no entanto, nomear explicitamente o TEA, se preocupando mais em descrever o comportamento, os sentimentos, as dificuldades e reações típicas de quem está no espectro, mostrando o quão distintas são suas perceções do mundo e possibilitando, assim, uma melhor compreensão do transtorno, nos fazendo sentir uma profunda empatia.

mari 13/11/2021

"I think prime numbers are like life...
...they are very logical but you could never work out the rules, even if you spend all your time thinking about them."

essa leitura se tornou um refúgio importante no meu processo de luto, e tenho certeza que minha perspectiva e senso crítico foram distorcidos pela dor; eu só queria me distrair. por isso, não tenho nada a dizer, exceto: sim, christopher, você pode fazer o que quiser.

Duda 17/09/2021

Eu quero dizer que gostei, mas...
Sim, eu até que gostei bastante do livro. Achei que algumas partes eram bem cansativas porque o narrador (que é em primeira pessoa) explica tudo meticulosamente. Claro que eu entendo que isso faz parte da personalidade dele, mas de qualquer forma você fica um pouco menos interessado. A trama é interessante e até que tem alguns plot-twists bem legais, mas não sei o que pensar sobre a forma que o autor retrata o personagem principal que é neurodivergente. Tiveram algumas falas que me incomodaram como por exemplo: "só existirão pessoas especiais como eu". Mas gostaria de ouvir a opinião de alguém que conhecesse mais sobre o assunto para saber se a forma como o Hadon retrata o personagem seria correta ou respeitosa. Enfim, gostei bastante mas 3.5 por conta dessas ressalvas.

thaianni 18/08/2021

Christopher
A história é envolvente e confusa. Mas até aí tudo bem, acredito que Christopher seja considerado "confuso" por muitos.
Ele vai e volta. Ele é disperso. Mas ele tem uma linha de raciocínio. Ele pode fazer qualquer coisa. É isso.
Gostei demais.
Meu primeiro livro em inglês. Um desafio e tanto. Gostei dessa experiência.

Iara.Borges 14/07/2021

Muito bonitinha a história! E a perspectiva torna a leitura muito interessante e diferente, traz muito enriquecimento pro leitor. É um livro muito bom q traz uma outra perspectiva sobre o espectro autista e vale muito a pena a leitura.

Fabiana.Marino 06/05/2021

Awesome!
To look the universe with autism eyes! I loved this book because is very interesting how people with autism seems the world around us!

Rafael 13/07/2020

A poesia e as dificuldades de ser autista
É incrível como o autor conseguiu me prender na leitura logo nas primeiras páginas; e isso porque ele consegue criar uma espécie de thriller detetive totalmente original. Com referências de Sherlock Holmes, o protagonista entra numa busca pelo assassino de Wellington (a vítima que é, geralmente, ignorada em tramas comuns) e ele acaba descobrindo muitas outras coisas com isso. Já é extremamente difícil para um adolescente com síndrome de Asperger lidar com o mundo, ainda mais descobrir coisas que vão abalar um de seus maiores portos seguros, que é o seu lar. O Mark Haddon consegue passar muito bem a sensação de se ter autismo em praticamente todo o livro, nos dando uma imersão do personagem de um jeito que às vezes nos sentimos tão perdidos quanto o protagonista diante doa diálogos dos personagens ou o desespero de absorver informação em abundância e fechar o livro com falta de ar. Esse livro mereceu, com certeza, todos os prêmios que ganhou.