Um Bestseller Pra Chamar de Meu

Um Bestseller Pra Chamar de Meu Marian Keyes

Resenhas - Um Bestseller Pra Chamar de Meu

Renata Almeida 27/04/2020

"O dramalhão irlandês supera o mexicano."
Gemma, produtora de eventos, ?perde? o namorado para a melhor amiga, e com o divórcio dos pais, reúne seus dramas em um livro.
Lily, a amiga ?traidora?, pública um livro que faz um grande sucesso, servindo de inspiração para a amiga traída.
Jojo, que largou o emprego da polícia nos Estados Unidos, para seguir carreira na indústria literária.
A trajetória de três mulheres que buscam o sucesso na literatura, mas, apesar de os livros terem histórias baseadas em romances, suas histórias se assemelham a um dramalhão mexicano.

amandafffdo 21/07/2022

Mas pra mim você é, foi e sempre será o livro inteiro.
Essa leitura cumpriu perfeitamente a minha expectativa: descansar!

A narrativa tem uma boa construção de personagem e se desenvolve sobre um contexto muito interessante, trazendo ao livro um caráter metalinguístico.
Quando me atentei a isso e percebi a possível sutil crítica da autora para com os dilemas dos escritores e mercado editorial, minha perspectiva foi ampliada, e no fim, acabou sendo uma boa experiência nesse sentido.

Nos demais sentidos, a história é superficial e problemática, principalmente ao tratar de algumas concepções acerca de relacionamentos conturbados demais  pro meu gosto, mas necessárias para a talvez mensagem da autora - o tempo passa e a vida flui!

O final só não foi incrível porque não temos a cena icônica das três personagens principais se encontrando para tomar café, num charmoso café londrino....

Luciana Mara 21/06/2010

Cara, eu amo a MK!

Adoro ler seus livros nas férias, então este ficou 6 meses na estante, mas devorei em 3 dias. Tenho que aprender a economizar :D

Este foi mais um livro leve, daquele tipo que faz com que você se apaixone pelas protagonistas e cheio de reviravoltas, que só a Keyes faz, no final.

Acho a Jojo, sua coragem e determinação um máxímo.
Sempre tive pena da Lily.
Gemma: peraí que preciso comprar um Furosemida (ops... para que isso serve?) ah... pode ser só uma balinha então :)

Achei uma grande diferença deste em relação aos outros livros da MK. Este livro não tem um homem perfeito (o da Gemma quase não conta, apareceu tão pouquinho)!

Não tem aquele cara que você fica desesperada para aparecer na história e doida para um deles aparecer na sua vida.

Também não tem aquelas 'cenas' que adoramos (rs).

Mas é um livro que mostra que todo mundo pode dar a volta por cima, por meio de esforço e determinação. Este livro é daquele tipo que quando você acha que tudo está perdido, um solução aparece e ainda, que caso alguma coisa não aconteça como você esperava você saiba superar.

Recomendo!

Daniella Benevi 25/12/2009minha estante
Adoreiiiii sua resenha, não existe o homem perfeito nesse livro de fato, o que é maravilhoso, pois, nâo cria expectativas quanto a relacionamentos e sim a personalidade de cada personagem, como cada uma delas conduz a vida...

Douglas 16/01/2010

Se você é daqueles que acha que um escritor de sucesso já tem a vida ganha porque publicou um livro que vendeu igual água, você é mais um que precisa se informar mais sobre o que acontece nos bastidores editoriais. Ah, tudo bem, você sabe que exitem editores, agentes literários, entre outros personagens que atuam neste ramo... mas o que fazem, como sabem qual é "o livro", "quem" é o escritor, "quando" vai acontecer aquele lançamento, entre outras dúvidas que atormentam essas pessoas, bem, isso chega ao alcance de poucos.

A escritora irlandesa Marian Keyes, que segundo o Guardian, é "uma talentosa autora de histórias divertidas e repletas de reviravoltas inesperadas, [faz] piadas paralelas à trama e [tem] um humor antenado e inteligente, típico dos tempos modernos. Seu texto vibrante e bem-construído nos traz a sensação de 'gente de verdade' e 'vida real'", apresenta em Um bestseller pra chamar de meu histórias e curiosidades de personagens ícones do mercado editorial.

Keyes explora com dinamismo a personalidade de suas protagonistas. São tão verossímeis que a autora faz questão de esclarecer em seu site que não a confundam, por exemplo, com Jojo Harvey, a batalhadora agente literária de Um bestseller... "Não me confundam com a Jojo. Eu não tenho nada em comum com ela, a não ser o desejo de crescer, então eu tive que pesquisar seu background, suas atitudes, escolhas", adverte.

Jojo é a personagem focada, com olhos bem atentos às nuvens para não errar o plano de vôo, mas como nada é perfeito... ela acaba se apaixonando por um dos seus chefes; justamente o casado. Lily Wright ainda está colhendo os frutos de seu romance de estréia. Contudo, seu segundo livro parece que se nega a sair de sua cabeça, e o prazo de entrega... vai para o espaço. Acontece que Lily ouviu os conselhos do "amor da sua vida" e gastou quase todo dinheiro na compra de uma casa. E agora?

Para completar o elenco principal, Gemma Hogan. Organizadora de eventos, era a melhor amiga de Lily, até se apaixonar pelo amor da sua vida, que coincidentemente (ou não) é o mesmo do de sua melhor amiga. Gemma cuida da mãe recém-abandonada pelo marido e leva uma vida social sem grandes emoções. Gemma e Jojo acabam trabalhando juntas.

Talvez o livro mais curioso de Marina Keyes depois de Melancia, Um bestseller pra chamar de meu reúne ingredientes infalíveis para quem curte o mundo dos livros e é apaixonado por boas histórias de vida contemporâneas

Mih 07/12/2009

Uma grande porcaria. E por grande, eu quero dizer gigante, do tipo... SETECENTAS PÁGINAS. Salvo uma ou duas piadas inteligentes, o livro literalemente se arrasta numa história chata e completamente previsível, fazendo com que, no segundo capítulo, você já tenha vontade se jogar o livro para cima - coisa que não recomendo, porque aquelas setecentas e tantas páginas eventualmente vão cair, e é provável que seja na sua cabeça. A melhor coisa dessa leitura foi que eu consegui comprar o livro numa promoção, por vinte e poucos reais ao invés dos sessenta e poucos originais.
NOAH 17/11/2013minha estante
Adoro críticas construtivas sobre um livro e essa sem dúvidas não foi uma dessas.
Sei que é uma questão de gosto, mas o livro não foi essa porcaria que você disse.

Betinha 11/07/2021

"O passado é uma roupa velha que já não serve mais"
Acho que perdi a inocência ou/e não tinha noção como Marian Keyes não me animar e confortar mais como há dez anos atrás.
Aliás meu último Keyes foi em 2016 e simplesmente amei aquela sensação de atordoamento e açúcar, de impossível isso dar certo e o final ser perfeitinho e deixar o coração quentinho!
Esse livro é de 2004, ou seja, muitas coisas mudaram de lá para cá, incluindo o meu senso crítico, problematizador e sensibilidade. Aliás livros estilo "escapismo" não são mais tão atraentes assim.
Outros problema:
1°Eu não lembrava, dessa divisão de capítulos por personagens, e achei péssimo, cortando e cansando a narrativa!
2°Não sei se me tornei mais criteriosa quanto a esteriótipos femininos, falas machistas reproduzidas por mulheres para outras mulheres, só acho que não são mais toleráveis e nem passam despercebidas.
3°Constatei que livros fofinhos de aquecer o coração provocam tédio e mais ceticismo em mim (além da dose normalmente assumida).
4°Completamente descartáveis as narrativas longas sobre Lily e Anton.
5°Ou os boys são lixos ou salvadores da pátria e isso é um pouco irritante!
6?Pouquíssimo desenvolvimento da personagem mais interessante: Gemma (apesar do relacionamento abusivo com a mãe que nos choca logo nas primeiras páginas).
Não sei se porque mudei (amadureci) ou se minha amada Keys se perdeu estendendo a estória de outros personagens para termos um livro gigantesco, mas com muito pouco da personagem que realmente é interessante, achei uma leitura tensa, pois minha mente não parava de soar o alerta: machismo, sexismo, esteriótipos ...
O livro é de 2004, não se o suficiente para justificar o excesso de falas machistas reproduzidas de mulheres para outras mulheres na narrativa da estória, ou a verdade que o coração não fica mais quentinho como esperava, os clichês não provocam tantas risadas e achei muitos, muitos e muitos pontos problemáticos. Vou sempre amar a Marian Keyes que conseguia animar a Elisabete de quase dez anos atrás, ainda não li nada novo dela para "julgar" os pontos problemáticos aqui apontados.

Capitu.Jamaittes 22/05/2023

Leitura fluída e gostosa.
Não me apaixonei nem odiei nenhum personagem, mas num todo, gostei muito muito da história.
Amanda.FróesM 22/05/2023minha estante
Adorooo!!!!

Amanda.FróesM 22/05/2023minha estante
Adorooo!!!!

Bruna 19/10/2021minha estante
nossa, eu odiava cada momento de leitura que a gemma aparecia, sério! mas as outras duas, simpatizei. e confesso que de todas, a que trampava numa editora foi a que eu mais gostei de acompanhar (minha memória é péssima risos). e tamo combinando, acabei de terminar o livro da Anna!

Carol Poupette 29/10/2021minha estante
Comigo foi o contrário rs, das três até que fui com a Gemma, a Jojo passava, porém a Lily.. nossa, não me simpatizei hora nenhuma com ela haha, São daquelas pessoas "a cara da tristeza e pessimista ao extremo", não conseguiria conversar com ela por mais de 30 minutos! A Gemma achei bem maluquinha e da Jojo, gostei da virada sensacional que ela deu no final do livro.
Mas, como disse, não me simpatizei com nenhuma delas.
Ps: as irmãs Walsh são demais. Amo todas kk

Kazinha 15/03/2023

Uma leitura leve
A leitura é leve , e nos transporta para a vida de cada uma das 3 personagens.
Gemma, é maluquinha e impulsiva, Jojo é forte e sedutora, já Lilly é insegura.
Na verdade são mulheres incríveis, como muitas de nós, que muitas vezes precisam precisam de um empurrãozinho, e nem sempre tomam as melhores decisões.
O jeito Marian Keys de escrever e criar mulheres guerreiras - cada uma a seu jeito-, me encanta sempre!

Lorrane Fortunato 20/02/2022

Minha primeira vez lendo Marian Keyes
Eu queria dar uma chance pra autora e o escolhido foi esse por falar de livros e tudo mais.
No geral, achei o livro bom, mas ele é desnecessariamente longo e fiquei incomodada com a quantidade de comentários problemáticos. A escrita é legal e, por isso, talvez eu dê outra chance e leia algo mais recente da MK.
Se eu tivesse lido as resenhas antes, provavelmente não teria lido esse livro, mas foi válido. Risquei a autora da listas dos que eu nunca li e durante toda a leitura do livro me peguei com vontade de escrever, o que é sempre bom.

Le 21/12/2021

Esse é um típico Marian Keyes. Muito gostosinho de ler, história leve e divertida, maravilhoso pra passar o tempo.
Mas achei o livro muito grande, acaba ficando um pouco cansativo e meio clichê demais a partir de certo ponto. De "muito legal" vai pra "um livro qualquer". Achei as soluções meio fáceis demais, a história se desenvolveu de forma meio superficial. Mas assim... perfeito pra se distrair, só podia ter sido metade do que foi.

PS. Achei a Lily chata demais. E amei a Jojo e a Gemma.

Aline 26/06/2021

Avaliação: 3,5 estrelas
As três protagonistas me despertaram sensações distintas. Gemma me divertiu bastante, e ela evoluiu até o fim do livro. A história de Jojo também foi muito legal de acompanhar, mas revirei os olhos para algumas decisões que ela tomava e as mesmas me passaram a impressão que ela é MUITO orgulhosa a um ponto que me irritou (isso que eu sou orgulhosa, mas ela supera qualquer um). No meu ponto de vista, ela fez várias coisas movida por orgulho, nem sempre movida por ideias/lutas como ela afirmou em certa situação. Infelizmente, o final que a personagem teve não era bem o que eu queria (mas fazer o que, né?)

Já a personagem Lily era tão negativa que até o que era para ser divertido/engraçado perdia a graça. De modo geral, foi uma leitura bem levezinha de fazer e um bom entretinimento, sem dúvidas. Gostoso para passar as horas (e muitas horas, o livro é um baita calhamaço hahah). Então, para mim, foi uma boa experiência, mas nada demais.

Kamilla Gabriela 09/06/2023

Toda vez que eu leio um livro da Marian Keyes eu tenho a mesma sensação de ?é por isso que eu amo ler!?. Seus livros são sempre divertidos e envolventes. Com esse não foi diferente e, ouso dizer que é o segundo melhor livro que li da autora, perdendo só para ?Dando um tempo?. Adorei acompanhar cada personagem. Todas muito humanas e meio doidinhas. O livro tem algumas partes meio problemáticas? Tem. Mas convenhamos, foi escrito em 2004, e para essa época, a autora estava muito à frente do seu tempo e sendo ousada escrevendo sobre patriarcado, aborto e outros temas relevantes. Ri alto com diversas situações e fiquei muito satisfeita com o desfecho das personagens.

Le e Bela 21/06/2010

MUITO BOM! Amei o livro! Eu li em uns 5 ou 6 dias...A minha história favorita com certeza foi a da Jojo! Ela é poderosa, ótima profissional e sempre consegue o que quer mas acaba se apaixonando por Mark o seu chefe...casado! É muito engraçada essa história! Amei a Jojo!
A minha segunda história favorita foi a da Lily, porém foi a mais triste, na minha opinião. Lily tem uma filha super fofa chamada Emma e vive com Anton (mas eles nao sao casados) o "Amor de sua vida" porém ela vive com a culpa de ter roubado Anton de Gemma. No começo do Livro Lily conseguiu publicar seu livro "As poções de Mimi" e ganha muito dinheiro, mas o problema é q Anton a convence a comprar uma casa e gastar todo o dinheiro...bem quando o seu segundo livro se torna um fracasso e Lily se vê em uma situação desastrosa.
A história q eu menos gostei foi a da Gemma (nao q seja ruim tbm, mas as outras são melhores), ela cuida de sua mãe q foi abandonada pelo seu pai por uma mulher apenas 4 anos mais velha que ela!!! Além disso o "Amor de Sua Vida" Anton foi roubado pela sua melhor amiga Lily que virou uma escritora famosa!!

Eu ADOREI o livro, recomendo pra qualquer um q adore os livros da MK, essa excelente escritora!
Além de amar as histórias, eu adorei aprender tudo sobre o mundo literário...o final fica meio inacabado mas deixa o leitor imaginar o final para as personagens, um dos melhores livros da MK, sem dúvida!

Shymenne 03/06/2012

Não é só fantasia. É real. É Marian Keyes.
Personagens femininas engraçadas, cativantes e sempre envolvidas em problemas como: trabalho, relacionamentos amorosos e,é claro, consciências pesadas.
Na prática, essas caraterísticas pertencem a Gemma, Lily e Jojo, as cativantes personagens da "Um Bestesseller pra chamar de meu".
Não espere um livro com histórias fantasiosas, mas sim, algo bem próximo da vida real. É impossível não se apaixonar pelas personagens, ou odiá-las, ou pré- julgá-las. São crias de Marian Keyes, são parecidas conosco, com nossas amigas!
O livro oferece uma incrível viagem ao mundo dos negócios literários, o que, para bons e apaixonados leitores, é uma grande experiência!
E como já disse, não é nada parecido com a fantasia, é sim, muito real, muito provável de acontecer!