Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Lacrimosa 04/05/2022

o desassossego de ler este livro
Após quatro meses de leitura finalizo o livro com a sensação de ser um pouco burra demais para ele. Tenho total consciência de que não absorvi o que deveria ter absorvido, mas ler os fragmentos foi uma experiência muito válida; gostei da escrita - embora tenha esperado gostar mais do que gostei em realidade. Para mim, como tem muitos fragmentos, é um livro lento de ser lido.
Gostei :)

Vênus_Alice 15/04/2022

O livro da monotonia
É um livro em vários mini relatos, que vão descrevendo como ele vê, se sente, suas reflexões e rotinas. Todas elas sobre acontecimentos do cotidiano, trazendo críticas e contribuições.
Se passa numa época que retrata aspectos sócio-históricos e culturais caracterizados de meado de 1910.
Ele traz reflexões que cabem aos dias dr hoje e do modo como vivemos e como nos vendendo, levando uma vida falsa.

O livro tem uma escrita linda, mas é cansativa, os relatos também são desanimados e depressivos, como o título convida, mas isso se torna a leitura menos fluído e cansativa.

Bielzin 06/04/2022

L.D
Demorei um pouco para fazer a resenha porque não creio que o terminei, queria que tivesse continuado e continuado.

Me recomendaram muito Pessoa, e me avisaram que o L.D não era um livro tão fácil de digerir, é verdade, não é mesmo. Ele consegue tocar no âmago da pessoa, os textos são avulsos (mas organizados) e a incompletude de alguns deixa eles mais significativos, ao se pensar: "o que ele teria escrito?"

E leva tempo para esquecer o mínimo dele, um livro para se levar para a Vida. O desassossego do livro é ele ser imperfeito porque ele não pode ser perfeito, o estragaria.

Acho que perdi o fio da meada. Ele mexe muito.

Thainara Ramalho 30/03/2022

Livro do desassossego
Que livro sensacional!
Como uma viagem muito emocionante até a mente humana, de modo reflexivo e muito poético.

mavi 30/03/2022

adoramos a perfeição, porque a não podemos ter
fiquei feliz igual criança com brinquedo quando comprei esse livro e mais ainda quando comecei a ler. por questão de tempo eu vinha adiando ele, pois queria dar bastante atenção e foco, mas acabei tendo um trabalho sobre o Pessoa e cá estou.
sou OBECADA, eu amo o tanto que ele me faz sentir. suas palavras lançam veneno, desassossego e inquietação na minha alma, você conseguiu fazer ela vibrar!
é um livro pra se ler aos poucos, no seu tempo e aproveitando cada pedacinho de seus devaneios. eu me identifico muito em partes e isso tem muita influência na minha crítica, claro, mas todos deviam dar um chance pra esse sossego/desassossego sem fim.

Lara 27/03/2022

Sonhar antes de tudo.
Esse livro não merece ser lido. Ele merece ser degustado. Ele merece ser um guia para a vida. Um afago no coração. Você não deve contabilizar quanto tempo você o leu e ,sim, torcer para que ele nunca acabe.

Jonathas dos Santos Benvindo 22/03/2022

Eu achei esse livro bastante complexo e confuso mas em algumas partes realmente me fez pensar como eu ouvi dizer que faria? Mas acho que não leria outra vez rs

Marina 28/02/2022

Muito triste e melancólico, apenas por conta disso não seria o tipo de livro que eu recomendaria, pelo menos não sem um aviso prévio. Demorei para terminar, a leitura é bem cansativa as vezes, mas valeu pela sensibilidade do autor em conseguir descrever tão bem certas emoções. Em alguns momentos eu tive vontade de chorar apenas pelo que eu estava lendo ser tão bem escrito e real. Não acredito que jamais irei reler ele por completo, mas gosto de voltar em algumas passagens de vez em quando.

Celia.Mattos 27/02/2022

Leitura que desperta sentimentos diversos, e com um título que diz bem a que veio. Em muito momentos, desassossego é a única palavra que define o que sentimos com as impressões do autor.
Escrito em trechos de pensamentos e divagações sobre realidade, sonho, solidão, moral e diversas outras coisas, a visão do narrador é bastante pessimista e triste, sendo difícil digerir algumas passagens, mas também com partes lindas e poéticas.
Conheço pouco de Fernando Pessoa, li alguns poemas de heterônimos seus, e sempre me encantou essa faceta de se fazer múltiplo, depois de ler o Livro do Desassossego, certamente aumenta a curiosidade quanto a todas as personalidades do autor e suas obras.

Celia.Mattos 30/09/2023minha estante
Oi, já não tenho mais ele, depois da leitura vou doando os livros.

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Olá, vc tem acesso a loja do clube?

Celia.Mattos 30/09/2023minha estante
Não sou mais assinante

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Ok

Bru 27/02/2022

Livro sensacional! Demorei a terminar, mas foi uma experiência muito boa. Me encontrei diversas vezes e nem esperava isso.

Orca 13/02/2022

me acertou tão profundo que agora tenho q usar fralda geriátrica pra n me cagar
"Traumatismo craniano por mergulhar fundo em pessoas tão rasas"
Pessoa, Fernando - 2022

ta dando inválido. a sociedade n aceita q a frase acima foi dita por ele

#CensuraNão

site: https://twitter.com/marianaaffff/status/1273022891148431360

Lisandro 19/01/2022

Gênio Depressivo
Não consegui ler inteiro, pois Pessoa não fez meu estilo. Ele conseguiu esplanar de forma genial e brilhante sua vida depressiva, mas chega a soar pretencioso quando assume ser superior por ser consciente e a maioria das pessoas não o ser (como ele podia julgar quem era ou não consciente?). Outrossim, nos deixa a entender que só quem é triste é consciente, pois as pessoas felizes pra ele parecem não ser conscientes. Parece que ser feliz não é viver, não é se dar conta da vida. Tudo bem, "vida é um souvenir made in Hong Kong" (Zeca Baleiro). Mas também é como disse Renato Russo, "no fim das contas ninguém sai vivo daqui, mas vamos com calma". Dá pra ser feliz e ser consciente e lúcido ao mesmo tempo.

Luã 03/01/2022

Bernardo Soares é uma antítese ambulante, homem transparente como o cristal e ao mesmo tempo obscuro, envolto em mistério tal qual a noite densa. A leitura dessa obra é um misto de angústia, reflexões e faíscas de alegria.

Matheus.Vanin 24/12/2021

Difícil e pesado (o título não engana)
Meu primeiro contato com Fernando Pessoa foi bastante truncado. Foram quase 4 meses para terminar esse livro, e em algumas semanas o máximo que consegui foi ler algumas poucas páginas. Não sei se indicaria esse livro para alguém. Além da (proposital) forma de narrativa ser lacunosa e digressiva, existe uma sensação permanente de melancolia que pode ser bem problemática a depender do momento do leitor. Dou nota 3/5 pela existência de passagens excelentes, que valem uma leitura individualizada. Contudo, creio que não voltarei a ler essa obra em sua inteireza

Maitê 15/12/2021

Uma leitura bem difícil e cansativa. Não sei dizer se gostei de ter lido. Se a leitura foi de fato prazerosa. É um livro que fiz inúmeras marcações, com vários trechos muito bonitos e com reflexões preciosas, mas em sua grande maioria, eram desconexões aleatórias, de um grande mal estar, um desassossego, que afeta também a nos leitores.