O Livro do Desassossego

O Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Iasmim 13/01/2023

Resolvi ler porque disseram que era como o perfil do twitter do Fernando Pessoa, e é EXATAMENTE ISSO kkkk. Devaneios, insights e histórias fácil de se identificar... Simplesmente a mente de Fernando, partindo de uma linguagem fácil e quotidiana. Cheio de trechos famosos do Fernando (e pra quem gosta, certamente marcará MUITOS outros). É aquele tipo de livro que não se lê só uma vez. Com certeza voltarei a ler novamente.
Clara28_82 22/02/2023minha estante
tranquilizante ler isto. quero ler já faz um tempo, mas estava com medo de ler e não me adaptar a linguagem

Alx 03/01/2023

Bom, mas o estilo não é pra mim
Livro muito interessante, aqui podemos ver uma heterônimo de Pessoa extremamente fluído e complexo. A escrita que me perdeu durante o decorrer do livro, acho que a leitura não foi ruim mas sim a época escolhida para realizá-la. Recomendo a obra para quem quer conhecer melhor o Fernando e suas diversas facetas, sendo ele um dos maiores escritores da língua portuguesa, língua essa que é a sua pátria e por ela ele o é patriota como ele mesmo diz em o Livro do desassossego.

alekele_ 29/12/2022

Impossível descrever
É incrível como Fernando Pessoa consegue falar sobre os mais variados sentimentos com uma escrita linda e envolvente, mesmo quando fala sobre aqueles sentimentos mais pesados.
Super recomendo

Alan Alves 26/12/2022

Fernando Pessoa tem a capacidade de inscrever no nosso psiquismo uma certa textura do mundo e da vida que é difícil dar sentido. Não gosto de poesias, mas leio Fernando como um refúgio interessante, é ambíguo mesmo.

Dan 22/12/2022

Forte
Fernando Pessoa cumpre, neste livro, o intento do seu título. Te desperta, te pega pelo braço e o lança no ermo escuro da vida. Te deixa lá. Escancara verdades e mistérios muito crus, que costumamos florear para suportarmos o peso e o oco da vida.
O que o leitor faz e como reage aos devaneios suscitados, pouco importa para Fernando. Escrito. Lido. Seu papel foi cumprido: Desassossego. Angústia. Vazio. Tristeza. Ceticismo.
Um livro sobre tudo, porém não para todos. Desilude, desencanta, apatiza, questiona. Leia por sua conta e risco?

Isadora 30/11/2022

Livro do desassossego
Ainda não terminei de ler, mas vou postar a resenha mesmo assim para o trabalho de escola hehehe.
É porque a leitura desse livro é muito lenta, e eu ainda estou com uma ressaca literária, que está difícil pegar um livro para ler.
Porém, eu amo muito o Pessoinha (meu apelido carinhoso para ele, os que não são íntimos não entenderão) e estou gostando, porque eu sempre consigo me conectar com seus livros.
Os personagens que ele cria e a forma como cada um descreve o ambiente ao seu redor, as palavras que ele usa para explicar o que sente e suas reflexões filosóficas me inspiram.
O livro do desassossego me motiva a parar um pouco e pensar sobre certos assuntos, como a vida, a solidão e a tristeza; e me ajuda muito em conseguir ter as palavras certas para explicar o que eu sinto no meu diário.
Quando leio suas obras eu me identifico, pois ele escreve sobre a angústia que sente ao ter que lhe dar com tantas pessoas, com um mundo tão grande, e, quando escolhe não lhe dar com isso, sente uma solidão tão forte, na qual lhe traz um desassossego na alma por não saber o que fazer para parar de sentir isso.
Enfim, foi isso o que interpretei até agora e, quando eu terminar definitivamente o livro, talvez eu venha atualizar essa resenha.
Abraço.

Manu5 29/11/2022

Finalmente terminei
Comecei esse livro a meses atrás porém deixei ele de lado pq o ebook e enorme, mais finalmente esse mês comprei o livro físico e terminei essa leitura, sem dúvida é um dos meus livros favoritos da vida, esse livro é genial, fala sobre literalmente tudo kkkk o que vc quiser Fernando Pessoa escreveu nesse livro, é um livro pra levar pro resto da vida e sempre tá relando alguma coisa.

Heloyse 24/11/2022

Chato
Esse livro foi um tédio do começo ao fim.
Ler esse livro dá a mesma sensação de conversar com uma pessoa muito chata, que não fala nada com nada, mas que não pára de falar mesmo assim.
Em alguns momentos eu simplesmente começava a dissociar pra ver se ficava mais interessante.
Algumas citações foram legais, mas não o suficiente pra transformar essa leitura numa experiência agradável.

Heloyse 30/09/2023minha estante
Oii, já troquei no sebo :(

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Ok, vc tem acesso a loja do clube?

_cxmlly 30/09/2023minha estante
ok, obg

Raquel 10/11/2022

Uma preciosidade
?Não o prazer, não a glória, não o poder: a liberdade, unicamente a liberdade.? (Pag. 72)

Neste livro, assinado por Bernardo Soares - um semi-heterônimo de Fernando Pessoa - encontramos uma re(união) de fragmentos de uma sensibilidade sem igual e que nos revelam a inquietude, as dúvidas e a visão de mundo do autor... De fato, é um livro complexo e, portanto, nos faz um convite ao exercício da paciência.

Uma dica: leia devagar, saboreie as palavras. Escute-as.

Boa leitura!

Priscila.Colucci 04/11/2022

É lindo? Sim, massss
Mas não é o estilo que eu gosto.
Vejo muitas pessoas quem amam e dizem que mudou a vida delas.
É livro que se a solidão fosse matéria, poderia ser este livro. Os desassossegos de Fernando Pessoa são muitos, temos muitos desassossegos parecidos mas é poético e talvez me falte sensibilidade para melhor sentir toda essa obra.

GabrielMacambira 14/10/2022

Desassossego
Elucidação de estados psíquicos e devaneios sobre paixão, moral e conhecimento, entre outros temas, absorvem o narrador Bernardo Soares nestas centenas de fragmentos. Seu tom é o de uma intimidade que nunca encontrará repouso.

O Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa. Publicado originalmente em 1982, quase que como se cria um diário, Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros em Lisboa, inicia o Livro do Desassossego. O semi-heterônimo criado por Fernando Pessoa é semi pois, como este mesmo diz, ?não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afetividade.? E é de tal forma que Bernardo traz suas concepções sobre o mundo e sobre si (Fernanda Barbieri).

Foi extremamente difícil ler esse livro e não se levar pela melancolia e reflexões presentes em todas as suas páginas. Quem, em pelo menos um momento da vida, não sentiu-se como parte de tudo e, como se num passe de mágica, parte de nada?

?No baile de máscaras que vivemos, basta-nos o agrado do traje, que no baile é tudo. Somos servos das luzes e das cores, vamos na dança como na verdade??

Essa edição maravilhosa do @clubedeliteraturaclassica fez jus ao que o livro propôs: a reflexão sobre nós e o mundo em todos os aspectos mais íntimos da mentalidade humana. A riqueza de detalhes desse livro é incrível. No entanto a leitura é pesada e demorada.

@umapaixaochamadalivrosblog 14/08/2022

Valioso.
Olá, leitores.
Este livro me ensinou algo valioso. Levei um ano pra ler, eu tentei ano passado ler de forma corrida, igual a todos os outros, mas não deu certo. Estagnei. Depois de um tempo, voltei a ler, só que poucas páginas por dia. O lia quando tinha vontade, sem compromisso de acabar e descobri que tudo bem. As poesias são pensamentos e sentimentos fragmentados, de seus personagens, como um ser à parte do autor. Extremamente filosófico e melancólico, com reflexões profundas e controversas, é uma leitura para questionar o mundo. Alheio à sua volta, solitário, marquei muitas passagens. Gostei. Finalmente terminei!

Os fragmentos que compõem esta complexa obra representam a inquietude, os sentimentos, as dúvidas e o amplo conhecimento de mundo daquele que segurava a caneta para escrever tão profundas palavras, e ao fim assinar sob o heterônimo de Bernardo Soares. Escrita em forma de diário, Livro do Desassossego é a obra de Fernando Pessoa que mais se assemelha a um romance, revelando os mais íntimos pensamentos e impressões do autor.

#livrododesassossego #poesia #fernandopessoa #nãoficção #literaturaportuguesa #leiaautoresclassicos

Beijos e até breve.

Gustavo.Henrique 13/08/2022

Em o livro do desassossego, o que veremos é o que mais de magnífico se pode encontrar na literatura, um ensaio de nossas inquietações, o confronto de nossas imperfeições, que não necessariamente estão expostas pelas palavras do autor, mas sim, em sua prosa, que nos instiga a refletir, para concordar ou discordar dele. Não a linearidade no livro, como também não há em seu pensamento, seu desassossego passa das coisas mais tenras, e alcança as reflexões mais sublimes. Alcança aquilo que muitos almejam, o livro autor, aquele que nos introduz dentro de seus pensamentos e fabrica uma nova obra a partir deste hibridismo entre nós e ele.

Eva 11/08/2022

Livro composto por fragmentos escritos pelo semi heterônimo Bernado Soares, ajudante de guarda-livros.

Os fragmentos têm muita profundidade, alguns até se apresentaram pra mim com certa dificuldade de compreensão. Difícil falar de Fernando Pessoa, pois até agora só tive contato com seu semi heterônimo Bernando Soares através desse livro e com o livro Mensagem.

Nos fragmentos do livro do desassossego percebi muita melancolia, tristeza e diria até depressão. Alguns fragmentos se assemelham a entradas em um diário. Reflexões sobre pertencimento, solidão, saudade. É um livro para ler devagar. Escolhi ler essa primeira vez na ordem apresentada, porém em releituras poderão ser lidos alguns trechos aleatórios.

"Este livro é só um estado de alma, analisado de todos os lados, percorrido em todas as direções"
Leonardo.Broinizi 11/08/2022minha estante
Eu li este livro, fiz uma resenha um tanto diferente da sua mas me identifiquei bastante com a forma com que vc descreveu sua experiência com o livro. Tem partes difíceis, mas tbm tem textos em que me identifiquei mto

Eva 11/08/2022minha estante
Leonardo, acho que grande parte, pra mim, não foi possível capitar a mensagem, mas tem fragmentos que até emocionam tamanho sentimento colocado neles

Leonardo.Broinizi 11/08/2022minha estante
Pra mim é mais ou menos o mesmo.
Eu me interessei por esse livro quando ouvi o Mia Couto dizer numa estrevista (e adoro as entrevistas dele) que diariamente lia alguns dos textos desse livro. Acho que ler aos poucos e não corrido, como eu fiz, pode ser melhor pra aproveitar.
Agora, quando for ler outro livro do Pessoa eu vou dar uma boa pesquisada pra saber se o texto será mais ou menos entruncado do que este kk

Marcelo H S Picoli 10/08/2022

Livro do desassossego
?O coração, se pudesse pensar, pararia?.

?Por que a arte é tão bela? Porque é inútil. Por que a vida é tão feia? Porque nela tudo são fins e propósitos. Todos os seus caminhos levam de um ponto a outro. Quem dera houvesse um caminho feito em um lugar onde ninguém vai!?.