Livro do Desassossego

Livro do Desassossego Fernando Pessoa
Richard Zenith

Resenhas - Livro do Desassossego

Celia.Mattos 27/02/2022

Leitura que desperta sentimentos diversos, e com um título que diz bem a que veio. Em muito momentos, desassossego é a única palavra que define o que sentimos com as impressões do autor.
Escrito em trechos de pensamentos e divagações sobre realidade, sonho, solidão, moral e diversas outras coisas, a visão do narrador é bastante pessimista e triste, sendo difícil digerir algumas passagens, mas também com partes lindas e poéticas.
Conheço pouco de Fernando Pessoa, li alguns poemas de heterônimos seus, e sempre me encantou essa faceta de se fazer múltiplo, depois de ler o Livro do Desassossego, certamente aumenta a curiosidade quanto a todas as personalidades do autor e suas obras.

Celia.Mattos 30/09/2023minha estante
Oi, já não tenho mais ele, depois da leitura vou doando os livros.

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Olá, vc tem acesso a loja do clube?

Celia.Mattos 30/09/2023minha estante
Não sou mais assinante

Ok

Ueslei 23/07/2023

Inquieto, incompleto, incerto
"Benditos sejam os instantes, e os milímetros, e as sombras das pequenas coisas, ainda mais humildes do que elas! Os instantes . Os milímetros ? que impressão de assombro e ousadia que a sua existência lado a lado e muito aproximada numa fita métrica me causa. As vezes sofro e gozo com estas coisas. Tenho um orgulho tosco nisso."
Livro de pensamentos, incompletos, perdidos, desconhecidos. Parece as nuances da própria imagem, do próprio sonho e do próprio autoconhecimento. Leitura de cabeceira, leitura bonita e reflexiva. Só os grandes são capazes de transpassar em palavras os emaranhados dum'alma múltipla e inquieta.

Ueslei 03/10/2023minha estante
Oie, não estou ??

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Vc ainda tem acesso a loja do clube?

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria mtt comprar essa edição mas eh mtt caro p ter acesso a loja deles

_cxmlly 04/10/2023minha estante
Queria comprar essa edição do livro do desassossego mas eles nao vendem por fora

Matheus 27/06/2023

?O coração, se pudesse pensar, pararia.?
Que obra espetacular, falta-me adjetivos para descrever a grandiosidade que é o Livro do Desassossego. O livro foi publicado postumamente, sendo uma compilação dos escritos e pensamentos de Pessoa ao longo de sua vida.

Uma das características mais marcantes do Livro do Desassossego é a sua introspecção profunda e a exploração dos sentimentos de angústia, solidão e alienação. Os fragmentos literários refletem as diversas facetas da personalidade de Pessoa, criando uma sensação de fragmentação e uma busca constante pela identidade e pelo sentido da existência.

A obra aborda temas como a natureza da realidade, a fugacidade da vida, a inconstância dos sentimentos e a busca por uma verdade absoluta. A linguagem utilizada é densa e poética, repleta de metáforas e imagens vívidas, que transmitem as complexidades e as contradições da experiência humana.

Ao longo dos fragmentos, o narrador personagem apresenta uma sensibilidade aguçada para o mundo ao seu redor, observando detalhes aparentemente insignificantes e transformando-os em reflexões filosóficas. Essa perspectiva contemplativa e introspectiva revela a influência do simbolismo e do modernismo na obra de Pessoa.

Outro aspecto importante do Livro do Desassossego é a reflexão sobre a arte e a escrita. Pessoa explora a natureza da criação literária, a relação entre o escritor e sua obra, e a capacidade da arte de transcender a realidade e expressar a essência humana. A obra também traz reflexões sobre a poesia, a prosa e a literatura como formas de expressão artística.

Em suma, o Livro do Desassossego é uma obra literária rica e complexa, que mergulha nas profundezas da alma humana e explora questões universais sobre a existência, a identidade e a arte. Através de sua linguagem poética e reflexiva, a obra convida o leitor a uma jornada de autoconhecimento e contemplação das complexidades da vida.

Matheus 30/09/2023minha estante
Olá, no momento não

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Vc tem acesso a loja do clube?

Matheus 30/09/2023minha estante
Infelizmente não, sou assinante mensal. Apenas os mecenas possuem

Luana.Chuq 06/03/2021

Pensando
Engraçado como esses pensamento do Pessoa, mesmo que por heterônimo faz tocar na alma como coisas que vc já tenha pensando antes, mas sem ter escrito nada

Luana.Chuq 30/09/2023minha estante
Olá, n estou

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Vc tem acesso a loja do clube?

Luana.Chuq 01/10/2023minha estante
Não mais

Heloyse 24/11/2022

Chato
Esse livro foi um tédio do começo ao fim.
Ler esse livro dá a mesma sensação de conversar com uma pessoa muito chata, que não fala nada com nada, mas que não pára de falar mesmo assim.
Em alguns momentos eu simplesmente começava a dissociar pra ver se ficava mais interessante.
Algumas citações foram legais, mas não o suficiente pra transformar essa leitura numa experiência agradável.

Heloyse 30/09/2023minha estante
Oii, já troquei no sebo :(

_cxmlly 30/09/2023minha estante
Ok, vc tem acesso a loja do clube?

ok, obg

Eva 11/08/2022

Livro composto por fragmentos escritos pelo semi heterônimo Bernado Soares, ajudante de guarda-livros.

Os fragmentos têm muita profundidade, alguns até se apresentaram pra mim com certa dificuldade de compreensão. Difícil falar de Fernando Pessoa, pois até agora só tive contato com seu semi heterônimo Bernando Soares através desse livro e com o livro Mensagem.

Nos fragmentos do livro do desassossego percebi muita melancolia, tristeza e diria até depressão. Alguns fragmentos se assemelham a entradas em um diário. Reflexões sobre pertencimento, solidão, saudade. É um livro para ler devagar. Escolhi ler essa primeira vez na ordem apresentada, porém em releituras poderão ser lidos alguns trechos aleatórios.

"Este livro é só um estado de alma, analisado de todos os lados, percorrido em todas as direções"
Leonardo.Broinizi 11/08/2022minha estante
Eu li este livro, fiz uma resenha um tanto diferente da sua mas me identifiquei bastante com a forma com que vc descreveu sua experiência com o livro. Tem partes difíceis, mas tbm tem textos em que me identifiquei mto

Eva 11/08/2022minha estante
Leonardo, acho que grande parte, pra mim, não foi possível capitar a mensagem, mas tem fragmentos que até emocionam tamanho sentimento colocado neles

Leonardo.Broinizi 11/08/2022minha estante
Pra mim é mais ou menos o mesmo.
Eu me interessei por esse livro quando ouvi o Mia Couto dizer numa estrevista (e adoro as entrevistas dele) que diariamente lia alguns dos textos desse livro. Acho que ler aos poucos e não corrido, como eu fiz, pode ser melhor pra aproveitar.
Agora, quando for ler outro livro do Pessoa eu vou dar uma boa pesquisada pra saber se o texto será mais ou menos entruncado do que este kk

Kildary 19/09/2017

Não se sabe que se é humano sem antes ler esse desassossego.
"A metafísica pareceu-me sempre uma forma prolongada da loucura latente. Se conhecêssemos a verdade, vê-la-íamos; tudo o mais é sistema e arredores. Basta-nos, se pensarmos, a incompreensibilidade do universo; querer compreendê-lo é ser menos que homens, porque ser homem é saber que se não compreende.

Trazem-me a fé como um embrulho fechado numa salva alheia. Querem que o aceite, mas que o não abra. Trazem-me a ciência, como uma faca num prato, com que abrirei as folhas de um livro de páginas brancas. Trazem-me a dúvida, como pó dentro de uma caixa; mas para que me trazem a caixa se ela não tem senão pó? "

Fernando Pessoa de tanto ser, só tem alma, por isso, só nessas poucas palavras, há mais acerca do conhecimento do que em tombos e tombos de qualquer epistemólogo; do universo mais que a Ciência; de Deus mais que a religião: "Deus é o existirmos e isto não ser tudo".

O sofrimento, o tédio, a náusea, a alegria... tudo se torna como que imagens que compõem a nossa vida, e inerente a ela está o patrão Vasques - dono das nossas horas, o garoto do frete, a Rua dos Douradores. "Há metáforas que são mais reais do que a gente que anda na rua."

Ao fechar o livro o que se pode pensar é que nunca se lerá outro igual.
""Passar dos fantasmas da fé para os espectros da razão é somente ser mudado de cela."
"Um jardim é um resumo da civilização - uma modificação anônima da Natureza."
"A solidão desola-me; a companhia oprime-me."
"Os meus sonhos são um refúgio estúpido, como um guarda-chuva contra um raio."
"Entre mim e a vida há um vidro ténue. por mais nitidamente que eu veja e compreenda a vida, eu não lhe posso tocar."
"O mais alto de nós não é mais que um conhecedor mais próximo do oco e do incerto de tudo."
Amanda 19/09/2017minha estante
AAAAAAAAAAAAA

Amanda 19/09/2017minha estante
Emocionada

Leonardo.Kayser 25/09/2023

Livro do desassossego
Um livro para se ter de cabeceira mesmo que já se tenha lido. Para reler eternamente e entender que estar inconformado com a existência é algo que todo mundo, em algum momento, vai passar. Acredito que todos que leem sentem que Pessoa escreveu aquilo que sentimos e não conseguimos descrever, mas também aquilo que sentimos e não conseguimos perceber que sentimos até que leiamos nas palavras dele. Uma dose de melancolia, em partes, p nos fazer mostrar que a vida é mesmo isso que vivemos. Não poderia o livro ter um nome mais adequado!
Igor.Parrela 25/09/2023minha estante
Minha próxima aquisição ?? Deve ser muito bom, mesmo

Tamara Vaz 21/10/2020

O melhor livro de fragmentos
Eu li esse livro em e-book mas necessito dele físico, é um livro maravilhoso, cheio de sentimentos e que dá vontade de marcar todinho, amei muito.
Alê | @alexandrejjr 21/10/2020minha estante
Incrível como eu não vejo as pessoas falando negativamente desse livro. Bom saber, pretendo ler ainda neste ano.

Tamara Vaz 16/11/2020minha estante
É maravilhoso @alexandrejjr, não vai te arrepender.

Evy 20/01/2011

Os mais lindos fragmentos...
Fragmento 1: "O coração, se pudesse pensar, pararia".

Livro do Desassossego é uma coletânea de textos espalhados, folhas soltas que foram unidas em uma obra integral simplesmente FENOMENAL. Com certeza uma das minhas favoritas de Fernando Pessoa. São fragmentos de uma sensibilidade sem igual que só o poeta poderia mesmo ter dado vazão em belíssimas palavras. Os mais lindos fragmentos que já li. Livro de cabeceira para ler e reler infinitamente.
JOAOEMDEPONPOSI 24/04/2013minha estante
QUE BOM LER ESTES ELOGIOS AO LIVRO DO DESASSOSSEGO FEITOS POR UMA JOVEM...O MUNDO AINDA TEM UM RESTINHO DE ESPERANÇA PORQUE ALGUÉM CONSEGUIU ENXERGAR QUE ESSE É O MELHOR LIVRO QUE JA FOI ESCRITO EM LINGUA PORTUGUESA.PENA QUE O RESTO DA JUVENTUDE NEM SAIBA QUE O LIVRO EXISTE.

Ana.Moura 02/09/2020minha estante
Quero tanto ler esse livro, estou esperando um tempinho pra começar.

Lucas.Yoshi 16/02/2024

Não acho que consegui absorver tudo oq o livro tinha a oferecer, não gostei nada de ler ele versão digital me deu cansaço e tédio, além de em mts páginas ler só por ler e nem prestar mt atenção.
Quero ele Físico pra mudar minha opinião pq só pela escrita vc nota que é MT bom
joyce.tavares 19/02/2024minha estante
nossa, sim! dps que comprei o físico comecei a curtir muito mais.. e é uma leitura pra se fazer sem pressa também, quando comecei a ler com mais calma minha perspectiva do que estava lendo deu uma mudada

Lucas.Yoshi 23/02/2024minha estante
pois é eu necessito dele físico, por algum motivo não deu certo a leitura digital, eu alguns momentos dei uma acelerada sem nem prestar mt atenção só pra acabar ele logo, mas quero mt mt mesmo ter ele em mãos

julie 25/08/2021

pude chorar, me encontrar nas entrelinhas de um livro que traz sensações que não encontramos hoje na poesia atual. fernando era cru em seus livros, mas quero dize-los sobre a sensibilidade e também a verocidade que prende a cada ponto. tornou-se um dos livros que não tem como colocar preso em uma gaveta. enquanto ainda não sabemos a missão de nossa alma, peço que mastiguem as palavras desta obra por dias.

??há um grande cansaço na alma do meu coração. entristece-me quem eu nunca fui, e não sei que espécie de saudades é a lembrança que tenho dele. caí entre as esperanças e as certezas, com os poentes todos.??
sbvrsve 25/08/2021minha estante
Eu li esse livro tem 10 anos e ele continua na minha cabeceira :)

julie 25/08/2021minha estante
ele é maravilhoso

Dara 03/09/2020

Pensar é não saber existir.
É difícil resenhar um livro marcado do início ao fim. Um livro cujos traços nas páginas fizeram traços em mim até a última linha. Cujo texto atingiu a visceralidade do que sinto numa profundidade que não conhecia, pois não podia nomear com tamanho brilhantismo como faz o Pessoa. Este compilado de letras, frases, palavras... Este escrito me escreveu. Me fiz enquanto lia. Tomei o lápis da minha vida e escrevi minha peça com o Pessoa de companhia. Com o Pessoa de parceria. Pude crer que a vida é sim meio luz meio sombra.

Se eu fosse citar todos os trechos que me atingiram no meu âmago, quase que o transcreveria, portanto, como 'todos os problemas são insolúveis e a essência de haver um problema é não haver uma solução,' deixo aqui essas afetações em encadeamento livre, desordenado e apaixonado.

Pessoa, obrigada por esse livro. Obrigada por estar comigo em tantos momentos que jamais alguém esteve. Obrigada por esses traços que sei que sempre poderei recorrer.
Felipe 03/09/2020minha estante
Ótima resenha! Estou no mesmo caminho. Indo aos poucos pra digerir bem. Meu primeiro contato com a obra dele e devo dizer que resolvi copiar pra um documento tudo que me atingia num nível mais pessoal. O problema é que a maioria dos fragmentos me pegam. Mais fácil deixar na cabeceira que copiar em quase totalidade!

Dara 03/09/2020minha estante
O mesmo se deu comigo. Transcrevi, fotografei e me gravei lendo vários, como forma de não perder o que me tocava. Mas acaba que por fim todo livro é uma preciosidade. Levei praticamente um ano lendo e relendo, levando-o para onde quer que eu fosse. Acredito que continuo trazendo-o comigo, mesmo depois de ter finalizado.
Espero que sua experiência seja tão profunda e intensa quanto foi a minha. ?

Dudu Menezes 04/01/2021

Vai mexer com os teus sentimentos, mas requer paciência
Pesado! Não só no número de páginas (mais de quinhentas), mas nas "confissões, sonhadas, da inutilidade de sonhar". A narrativa é diferente de tudo que eu já tinha lido. O livro é escrito pelo empregado do comércio, Bernardo Soares, semi-heterônimo de Fernando Pessoa, que, segundo o próprio Pessoa, em muitos aspectos se parece com Álvaro de Campos.

Esse é um livro para realmente causar desassossego. O desassossego das palavras, que me fez buscar o significado de dezenas delas, em seus devidos contextos, já que foi escrito em um intervalo de 20 anos, perpassando diversas transformações políticas e literárias em Portugal. O desassossego das opiniões sociais, muitas das quais discordei e me indignei em relação ao individualismo, à prepotência e à arrogância de Soares; outras que me fizeram repensar as minhas próprias opiniões e atitudes, e ainda, uma imensa maioria de reflexões necessárias sobre a vida e a morte.

É um livro que mexe com todo tipo de sentimento. Leva ao choro, ao riso, ao cansaço, à indignação, à concordância, à discordância, à empatia, à consternação... Esse vai ficar aqui, ao lado, na minha mesa, para que seja aberto ao acaso, frequentemente, permitindo que eu retome o maior desassossego que ele me causou: a sensação de que eu estava diante do narrador e que ele conversava comigo, olho no olho, dando a real do que ele pensa do mundo em que ele viveu - um mundo assustadoramente parecido com o nosso, tanto o interior quanto o exterior. Se vale mais uma dica: leiam!
Franfs 26/04/2021minha estante

Marcio Monteiro 26/02/2009

´Não dá pra falar NADA desse livro... simplesmente leia, e leia, e releia, e sempre...
Carla Porto 28/10/2014minha estante
era o que ia dizer:
não poderia escrever uma só linha sobre.
nada que diga está à altura deste livro.