Ritos de Passagem

Ritos de Passagem Octavia E. Butler

Resenhas - Ritos de Passagem

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rianny.Mendes 03/04/2024

Esse livro é bem interessante gostei de acompanhar o Akin e saber mais de como os humanos se adaptaram a terra, mas em determinado momento achei meio cansativo é muita coisa complicada de se entender q deixa o livro cansativo

Gabriel Molotov 22/02/2024

Melhor que o primeiro livro
A forma que a história é contada não mudou em nada, é estranho o primeiro contato, mas vai ficando fluida e a adaptação é rápida. Quanto a história eu gostei muito de acompanhar o Akin nas desventuras dele, no geral a história é intrigante, mas para quem gosta de refletir sobre a vida e comportamentos tenha uma experiência completamente diferente da minha, onde eu estou basicamente acompanhando uma história. Recomendo a leitura do segundo livro caso lerá o primeiro até o final.

Jenny 21/02/2024

"- Meu Deus! Imagino como você será quando crescer.
- Não tão grande quanto você - disse Akin, com certa tristeza.
- Sério? Você sabe isso?
Akin fez um sinal afirmativo com a cabeça.
- Forte, mas não muito grande.
- Mas esperto.
- Seria terrível ser pequeno e tolo.
Gabe riu.
- Acontece - disse."

Nika 26/12/2023

Mais profundo do que parece
Não sabia o que esperar da continuação dessa série que tanto me surpreendeu no primeiro livro, e ainda tenho sentimentos conflitantes com esse segundo livro. Mas fiquei impressionada com algumas discussões profundas que Octavia trouxe, principalmente sobre o que consideramos humano, a natureza humana e o sentido da vida humana na Terra. Ansiosa para ler o último volume e ver como Lilith e Akin vão organizar o que sobrou dos humanos e os novos humanos que estão se desenvolvendo.

Bruna.Oliveira 20/12/2023

Como eu não leio as sinopses dos livros estranhei quando comecei e me dei conta de que não a Lilith que narrava já que eu estava ansiosa para ver o que ela faria dado aos últimos acontecimentos do livro anterior, fiquei receosa porém para minha surpresa eu gostei dessa abordagem que autora escolheu de seguir com a história de acordo com o ponto de vista de um dos filho de Lilith, já que traz uma visão bem diferente desse mundo já que o que ele vivencia é o seu normal.
A forma como a história se desenrola é muito interessante e intrigante porque você quer ver o que essa criança que é tão diferente vai fazer e como aquelas a sua volta vão reagir, é uma leitura que te prende muito, toda a questão de ter a chance de viver uma vida diferente da que foi dada a eles num novo lugar e como essa sociedade atual deles fuinciona.
Eu adorei esse livro apesar de não conseguir desenvolver uma boa resenha sobre ele pois já faz dois que o li e assim que o acabei percebi que já estava planejando reler.

Jóice 30/11/2023

A mudança de protagonista deu uma esfriada no ritmo, mas ainda assim a autora consegue nos fazer refletir e pensar sobre a humanidade e decisões que tomamos.

Raquel.Euphrasio 30/08/2023

A história nesse segundo volume ficou ainda mais reflexiva e não vou mentir ali no meio ficou um pouco chata a narrativa mas sigo curiosa para a conclusão.

Ronan 24/08/2023

Decaiu demais...

😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢 😢

Renata.Fitarelli 21/08/2023

Com uma continuação não exatamente direta, temos a Mudanca de protagonista e algumas respostas do outro livro ficaram perdidas. O novo protagonista não tem tanto carisma como o antigo, e a leitura se torna um pouco mais lenta.

brunoribeirovls 19/07/2023

?Os seres humanos têm medo da diferença?Os Oankali anseiam pela diferença. Os humanos perseguem aqueles que são diferentes, e ainda assim precisam deles para atribuírem a si mesmos uma definição e uma posição.?

No segundo livro da trilogia xenogênese, Lilith (protagonista negra) deixa de ser personagem central para a entrada de seu filho híbrido Akin. Aqui o livro conta a relação entre Akin (aqui não podemos dizer que é uma criança e muito menos atribuir um gênero) e os seres humanos rebeldes (aqueles que foram contrários a nova sociedade). As reviravoltas são mais emocionantes do que o primeiro, enquanto despertar contextualiza o que aconteceu com a humanidade, ritos de passagem consegue trazer a emoção e a relações dessa humanidade restante e relutante.
Esse volume é sobre aprendizado e afeto, além de novamente questionar as ações humanas que levam a autodestruição.

Camila 03/07/2023

Contradição humana
Eu gostei da continuação da história, mas não fiquei com vontade de continuar lendo. Imaginei esse livro de uma forma diferente. Akin é um bom personagem e é legal acompanhar o amadurecimento dele.

Flor 12/05/2023

O segundo livro da trilogia tem uma narrativa mais interessante, achei boas as reviravoltas e segui com vontade de ler do começo ao fim

Airton 27/03/2023

Mais um capítulo da saga
Mais um capítulo da saga. Nada muito novo na história mostrando os relacionamentos entre os humanos.

Flavex 16/03/2023

Maravilhoso
Não vou negar que me assustei quando percebi que o protagonista desse livro não seria a Lilith, tipo teremos que nos apegar novamente em um personagem pra comprar sua história?. Mas eu me esqueci que tava lendo um livro da Octavia Butler e que essa mulher arrasava em tudo que se proponha a fazer, a forma como nós apegamos a Akin e entendemos toda a complexidade do personagem é incrível. Novamente Octavia nos faz refletir o que é ser humano, aponta os limites da humanidade, e ainda traz o que há de mais cruel e bondoso na humanidade, neste livro. Simplesmente perfeito e envolvente, você não conseguirá parar de ler.

1 | 2 | 3 | 4 | 5