Este Lado do Paraíso

Este Lado do Paraíso F. Scott Fitzgerald

Resenhas - Este Lado do Paraíso

Dani.Schalcher 17/03/2024

O egocentrismo clássico
Não imaginava que iria gostar tanto desse livro, um romance que fala muito sobre o amadurecimento e as crises de um ?jovem egocêntrico? e que por horas é incrivelmente chato, mas, no final das contas, a vida de Amory é apenas um espelho da realidade.
É uma leitura mais rebuscada, mas a mistura dos poemas, correspondências e narrativas fazem com que se torne mais fácil de ler. Não espere um final feliz, mas guarde muitos dos questionamentos do personagem.

nico 30/01/2024

A primeira vez que li esse livro foi há quase 7 anos e eu queria checar se ele tinha tido tanto impacto em mim quanto eu lembrava e acho que consegui.

Li esse livro na primeira semana de faculdade e acho que foi o momento mais apropriado, mesmo que tenha tido algum tipo de incentivo para minha melancolia.

Acho que vale muito a pena a leitura.

Vanessa1139 23/11/2023

Que sabor amargo sentimos ao pensar nessa geração perdida, indecisa entre seguir seus pais criados ainda no século XIX ou simplesmente acompanhar as mudanças do mundo, deixar que o mundo os guie para o futuro.
Que vida tão sentida e tão romântica do nosso herói, não tão herói assim, mas ainda assim é sua história e como não sentir toda a desesperança e apatia de uma vida sem propósito e onde conseguir propósito? Não em sua casa ou na faculdade, talvez seu grande amigo clérigo que por várias vezes vislumbrou seu querido quase filho seguindo a vida religiosa pudesse lhe dar algum propósito, ainda assim a história termina ainda na metade do caminho.
Fugindo completamente do clichê romântico, o protagonista da história ainda busca seu caminho e já desistiu dos amores, tantas mulheres passaram por sua vida, mas nenhuma o quis o suficiente para ficar, eram só passageiras, seu caminho não as integrariam.

Giaquelli 17/09/2023

Amory Blaine e a síndrome elitista
Primeiro livro publicado por Fitzgerald, com a teoria de ser uma autobiografia do próprio autor antes de se casar com Zelda, é um romance que conta a história de Amory Blaine desde sua infância, a adolescência, a vida universitária, e a vida pós-universitária. Amory é um homem extremamente egoísta, que vive de uma família com uma boa condição financeira, o que lhe proporciona viver com uma sociedade mais elitista. Desde sua infância ele tenta se destacar em tudo, extremamente vaidoso sobre sua inteligência, não aceitando ser menos brilhante do que ninguém e uma necessidade extrema de ser valorizado pela sua mente porém sem nenhum tipo de esforço para isso. Não visando trabalho ou construções de relações, a vida vai lhe dando vários golpes (assim como faz com a maioria dos egoistas).

Pra mim, minha dificuldade com o livro foi comparar Amory com o próprio Fitzgerald, já que eu tenho uma grande admiração pelo autor, porém o personagem do Amory é um porre de tão chato e arrogante. Apesar desse personagem "massante", Fitzgerald sabe muito bem como escrever um texto fluido, interessante, que te prende. E mesmo com o "ranço" instalado sobre seu personagem principal, nós entramos na mente de uma realidade elitista.

baby targaryen 14/02/2023

Razoável
Achei o livro um pouco chato, bem arrastado algumas vezes. Mas tbm achei algumas partes bem interessantes, gostei mais do livro na volta do Amory da guerra. O livro fala bastante sobre amadurecimento e autoconhecimento. Algumas frases ditas nele são muito bonitas.

Profe Ariely 09/02/2023

O primeiro romance de Fitzgerald publicado em 1920. Seria meu primeiro livro lido dele, se não tivesse me empolgado um pouquinho com o conto extraordinário de Benjamin Button. Esta obra é ao mesmo tempo de fácil entendimento e leitura, mas também complexa por tantas passagens e reflexões a respeito da vida dos jovens daquela época. Sem dúvida uma brilhante autobiografia, nada disfarçada do artista, que reflete e nos faz refletir sobre os perigos da ânsia por crescimento perante a sociedade em detrimento do crescimento pessoal.

lu ð¿ 07/02/2023

VII –
clássico é clássico e tem motivo pra isso…embora Este Lado do Paraíso não seja o maior livro do Fitzgerald (ou talvez DA Fitzgerald??) quando um livro ta de graça tenham certeza de que eu vou comprar… nao botava muito fé nessa livro possivelmente pq nunca botei fé em nenhum livro clássico, mas confesso que aos poucos o livro foi me interessando. o emory como todo bom protagonista é um rico fudido que percebe que a decáda de 20 veio para fuder com todo independente de status financeiro e mostrando que é gente como a gente passa o livro inteiro reclamando da pobreza, de mulher, e da guerra. como é bomzudo.

Bruna 13/12/2022

Fitzgerald não decepciona nunca
Essa foi a 4ª ou 5ª tentativa de leitura; eu sempre começava e ficava com preguiça, mas dessa vez eu me apaixonei ?. Incrível como Scott Fitzgerald sabe descrever exatamente cada sentimento que, mesmo após 100 anos, sendo uma geração completamente diferente, sentimentos em situações do cotidiano. O jeito que ele escreve sobre o romance dos personagens é a melhor coisa do mundo, especialmente pra mim, que amo esse tipo de leitura. Além de tudo isso, ainda faz uma crítica à sociedade capitalista, que, apesar de já saber sobre o assunto escrito, consegui refletir de modo a entender realmente minha opinião sobre o assunto.
Eu amei muito ?. Uma leitura que vai ficar no meu coração. ?

Dayana.Montagnano 19/07/2022

Um livro interessante
O primeiro romance publicado de Fitzgerald reflete bem a juventude pré primeira guerra mundial com seus dramas, anseios, frivolidades e a angústia pelo que esperar do futuro. Foi escrito em 1920, é uma leitura pesada e com muitas palavras formais que não usamos mais, mas recomendo a leitura.

carols 04/05/2022

Ok, vamos falar sobre o meu primeiro livro do Fitzgerald.
Na minha opinião, no livro há muitas partes (um tanto desinteressantes) que não tem relevância alguma pra história e permanece assim por muitas páginas. Em contrapartida, em outras partes muito mais interessantes e relevantes, que você conseguia realmente explorar mais o personagem, eram muito mais curtas.

Você acaba tendo um carinho pelo personagem e permanece na leitura, mas não porque te prende bastante.

Mas apesar de tudo, a escrita de Fitz é impecável. As descrições não só te fazem imaginar com precisão, mas sentir também. O ambiente, os personagens, as impressões. Tudo. (Foi um dos principais motivos pelo qual não abandonei o livro também)

Apesar de não ter gostado muito do livro, eu não desisti de Fitz. E pela forma que este homem escrevia tenho certeza que não vou. Mas se você ainda não leu nenhum livro dele, como eu não tinha, aconselho que não comece por esse.

Lusiana 22/04/2022

Auto conhecimento
Em minha opinião o livro fala sobre crescimento pessoal. Sobre amadurecimento e desenrolar de ideias.
Muitas ideias na verdade. O personagem discute sobre tudo. O livro o cheio de pensamentos que, na maioria das vezes fazem total sentido com a época em que o livro retrata.
É muito interessante ver como cada relacionamento de Amory deixa uma marca em sua vida e todos tem sua importância.
O livro deixa um gosto de quero mais. Na verdade eu queria saber se a opinião de Amory iria mudar com os acontecimentos posteriores que hoje eu sei, mas que claro, na época ele não sabia.

laradays 06/04/2022

decepcionante
botei muita expectativa e não é nem um pouco envolvente.
não consegui me prender a nenhum personagem e nem sei se entendi o objetivo do livro

its_akami 05/04/2022

foi uma leitura razoável, se trata de um livro meio biográfico. O protagonista é meio chato, não tive empatia com ele em momento algum só fui lendo o livro para conhecer os ouros elementos da narrativa, se fosse só pelo protagonista não teria cegado ao fim

Luiz.Goulart 15/01/2022

ESTE LADO DO PARAÍSO
Romance de estreia de F. Scott Fitzgerald. A obra fez enorme sucesso ao ser publicado em 1920 e retrata uma geração jovem desiludida. O personagem principal é um jovem bem-nascido cercado de privilégios, mas com uma obsessão por prestígio. O livro tem forte tom autobiográfico com a fina ironia, marca registrada de Fitzgerald. Já havia lido dele o livro de contos O Diamante do Tamanho do Ritz e a edição que reúne 24 dos seus melhores contos. A melhor leitura foi a do seu romance O Grande Gatsby, adaptada para o cinema duas vezes (com Robert Redford e Leonardo Di Caprio no papel-título).

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/7429641334650984826