Andrômaca

Andrômaca Racine




Resenhas - Andrômaca


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Fernanda 21/05/2022

Roda de agonias atrozes
Andrômaca escrita em 1667 por Racine (1639-1699). Esse francês reescreveu o teatro da tragédia grega, originalmente escrito por Eurípedes e também por Virgílio em sua Eneida. Há diferenças bem intensas no que se refere ao desenlace dos fatos. Racine optou por uma tragédia ainda mais cruenta que tem como mote o amor de uns não correspondido por outros. Paulo Ronai em seu posfácio crítico diz que essa peça lembra muito bem o poema Quadrilha, do Drummond:
"João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém."

Realmente nessa peça de Racine há também um círculo vicioso do mesmo tipo de desconformidade sentimental:
Orestes ama Hermione que ama Pirro que ama Andrômaca que ama seu marido assassinado.

Nessa roda de agonias atrozes e esperanças estraçalhadas, a encenação tem um aspecto que vai nas profundezas do psicológico de cada personagem, demonstrando suas fraquezas e misérias em nome de um sentimento que deveria proporcionar bem estar, contudo só causa loucura e morte. Como escreveu Dante, num excerto do purgatório: "o amor é a origem de todas as virtudes e de todos os vícios."

Uma peça curta com 84 páginas nessa edição antiga. O tradutor soube respeitar as rimas das falas, sem deixar de lado o conteúdo intenso e veloz dos atos e cenas. Como pano de fundo, há a grande questão dos gregos versus troianos, pois Pirro, quando ocorreu o saque de Troia, raptou e tornou escrava Andrômaca, apaixonando-se por ela, mesmo estando noivo de Hermione, filha da tão citada Helena.

Paguei 2 reais por essa edição linda, antiga e com um conteúdo universal e atemporal.
comentários(0)comente



Helen 13/05/2010

Muito bom
Uma ótima peça de teatro, com personagens marcantes e um drama sem igual. O jeito como Racine escreveu e como os personagens interagem é divino. Uma ótima peça de teatro; a assistiria com prazer.

Aconselho a todos, principalmente por ter um final trágico emocionante e uma reviravolta intensa.

Adorei :)
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR