Tina: Respeito

Tina: Respeito Fefê Torquato

Resenhas - Respeito

DAN LIMA 26/10/2020

Uma HQ que trata de um tema muito polêmico, e muito atual nos dias de hoje, o assédio.
Uma história que faz a gente nunca esquecer essa prática covarde, suja, degradante e desprezível, que há no mundo.
Ao mergulhar no substrato da leitura, percebe-se que a mensagem é forte, impactante e que devemos combater a todo custo esse tipo de crime.
Recomendo a leitura.
:-)

Mensagem marcante da HQ:
"O Futuro depende das escolhas que você faz".

Tati 08/05/2021

Leitura necessária, recomendo demaisss!
Amei essa HQ é bem rapidinha de ler,escrita de forma leve mas com uma mensagem forte,que nós mulheres vivemos e muitas das vezes nem percebemos, me vi em várias experiências da personagem compartilhando do medo que ela sente diariamente. Essa adaptação maravilhosa criada pelas mãos de Fefê Torquato é incrível, os traços são lindos demais,e a pintura em aquarela é a coisa mais linda,adorei os extras no final, onde dá para ver todo o processo de criação da HQ! A Tina é perfeita ?

Maizena 21/03/2023

A realidade da mulher
Uma das coisas que eu mais gostei nessa HQ foi a "naturalidade" com que a autora tratou a situação. Infelizmente, o machismo e os casos de assédio acontecem, muitas vezes, de maneira muito sutil no dia a dia da mulher. Normalmente, quando vão tratar desse assunto, as pessoaa tendem a evidenciar muito o caso, tornarem algo gigantesco. Algumas situações são mesmo imensuráveis, mas muitas acontecem de forma automática, passando muitas vezes despercebidas. É muito triste ler e se identificar, ver que todas nós passamos por situações como aquelas. Achei uma HQ maravilhosa, além de as artes serem um primor aos olhos.

Lucas 23/04/2020

Respeito
Após o anúncio de uma Graphic da Tina me recordo de ter lido vários comentários na internet depreciando o projeto, que seria uma fracasso de vendas, que a personagem não estava atraente, mais um mimimi pra feminista, blá blá blá.

Assim como Jeremias - Pele, a Graphic Tina - Respeito é mais um grande acerto da equipe do Mauricio de Sousa.

Achei excelente e infelizmente necessária pra sociedade que vivemos.
A arte da Fefê Torquato é linda, perdi uns bons minutos apreciando.

Mais que recomendada, leia Tina - Respeito.

Lívia 05/07/2023

Gostei!
É incrível ver uma personagem que fez parte da minha infância crescendo e tendo a coragem em situações de vida real que mostram aqui. Sinto que vou reler esse livro várias vezes.
Fora que, gente, a arte é maravilhosa, né? Parabéns a autora e envolvidos!

Daniel Pedrosa 29/11/2021

Essencial !
Uma história atual e essencial.
Tina sai da faculdade e encara seu primeiro emprego.
O desafio é ainda maior quando a pessoa mais admirada do escritório se revela um verdadeiro criminoso.
Resenha completa em vídeo no link: https://youtu.be/N-Ob9LJ8aDQ

Bi Sagen 08/12/2020

Desde pequena eu amo Turma da Mônica. E assim que soube desse projeto me apaixonei.

Já li histórias muito boas (como Jeremias - Pele e Louco - Fuga), e outras tão não boas, ainda assim, todas valeram muito a pena para mim.

Eu achei especialmente tocante essa história da Tina: também sou mulher, também passo meus dias me precavendo de um possível assédio, também tenho que a todo momento mostrar meu valor intelectual. Acho que qualquer mulher que leia isso vai se sentir representada em alguma cena.

O melhor é que a história passa isso com sutileza. A autora não para tudo para falar sobre isso. Mas mostra de forma natural como isso altera nossa vida. É de grande sensibilidade, e eu indicaria a todos.

O final é especialmente surpreendente, a Tina sempre foi uma personagem forte, e naquele momento se mostrou ainda mais.

Só não virou favorito porque terminou muito rápido, mas admito que saíram algumas lagriminhas sim.

Tally 26/12/2020

Perfeito!
Tenho vontade de ler desde que lançou, porém, quando fui comprar, estava esgotado. Ganhei agora no Natal e que presente maravilhoso! Sempre gostei da Tina e gosto ainda mais agora, com esses traços que lhe deram um corpo muito mais real e com a postura que ela adota. Obra mais do que necessária nos tempos atuais e que ainda traz um pouco de esperança de que o mundo se torne um lugar melhor!

Barbara.Luiza 24/06/2021

Essa talvez tenha sido uma das Graphic MSP que mais fiquei ansiosa por antecipação. Uma personagem mulher, da minha profissão em uma história de assédio no trabalho. Pra me deixar mais curiosa tinha ainda o fato de que Tina foi uma personagem que passou desapercebida por mim quando mais nova, eu redescobriria sua história aqui.

Mas... e infelizmente... não funcionou. A história se desenrola em um tom ameno, apesar das questões individuais da personagem, deixando a expectativa beber direto na fonte do clímax.

Só que estamos falando de um quadrinho family friendly, há limitações para esse abuso (que se apresenta como uma pressão psicológica para que haja um encontro posteriormente, preservando o leitor de cenas mais gráficas).

Apenas da mensagem positiva de enfrentamento e o simples fato de a autora tomar a frente ao trazer esse debate para as mais jovens, não senti que o quadrinho me entregou a tensão que eu sentia ser necessária.

Ao final do romance temos um pouco do processo artístico, aqui de Fefê, mas essa sessão está em todas as revistas do selo MSP. Foi a primeira vez que o processo de desenho e pintura se destacou para mim, talvez meu romantismo goste de como as artes de Torquato são mais ‘manuais’ do que ‘digitais’. Ficou o desejo de conhecer revistas adultas da artista, para ver como se desenvolvem seus roteiros.

Erika @vireaspaginas 28/10/2020

Tina você é a dona do meu coração.
A minha personagem preferida do universo criado por Maurício de Sousa, ganhou uma adaptação poderosa e necessária nas mãos de Fefê Torquato.

Gipsqueak 29/11/2021

Toda mulher precisava ler <3
Perfeito!
Não somente perfeitos os desenhos da Fefê, mas perfeita também a narrativa.
Chega a ser triste termos flashbacks de situações parecidas que, nós mulheres, estamos sujeitas a passar (todos os dias).
Não falarei mais sobre para não dar spoilers

Mirelli.Braga 01/02/2023

Essencial!
Caramba, isso realmente me surpreendeu.
A capa já deixa claro que vamos tratar de um assunto delicado e complicado, entretanto todo o enredo e as entrelinhas deixam a história ainda mais incrível.
Em meio a conversas, lindos traços, caras e bocas, a autora representou totalmente a vida de uma mulher na cidade grande.
Os medos, os julgamentos, as inseguranças, os riscos, os problemas... O desafio de ser mulher!
Sempre amei Tina e essa história me pegou de cheio, fiquei emocionada e tocada.
Todos deveriam ler.

joaoggur 09/05/2020

Bom quadrinho, mas peca em alguns pontos!
Tina - Respeito é um bom quadrinho, com desenhos rústicos e com um tema polêmico, mas tratado de forma muito sútil e natural.

O quadrinho tem uma história legal, diria até um pouco lenta ,mas isso não o faz perder qualidade. Mas Quando vai chegando no final, de repente a história corre, e o o ponto crucial da trama passa quase despercebido! Isso foi o que mais me incomodou!

O traço da Fêfe é bem rústico, sobressaindo as cores do que o próprio traço!

Vale a pena ler Tina - Respeito! Bem colorido e com uma reviravolta bem legal ;)

Ana 11/05/2021

uma história bem rápida. e para ser sincera estava sentindo falta de ler em quadrinhos. é mais voltado para crianças então foi algo escrito com cuidado mas de uma forma verdadeira, só senti falta de um aprofundamento melhor.

Mikael_13 24/12/2021

Uma graphic novel necessária! Essa história escancara as diversas situações de abuso e assédio que as mulheres estão expostas diariamente, e também trás a tona a importância do movimento #MeToo.