Introdução à teoria do cinema

Introdução à teoria do cinema Robert Stam

Resenhas - Introdução à teoria do cinema

amandalgnf 08/06/2020

Ótimo livro de introdução para o tema. Muito útil pra mim nesse momento.

Tatah 17/05/2009

Fui lendo aos pouquinhos e, bom, o livro realmente cumpre seu papel.

miguelogin 17/10/2021

Tomo essencial!
Stam faz muito mais do que resumir teorias neste livro - até porque resumir teorias seria algo contra-intuitivo. Dessa forma, o pesquisador faz um recorte temporal dos momentos de efervescência de realizadores e teóricos em constante reconfiguração de suas noções sobre o cinema.
As primeiras 300 páginas são sensacionais na sua capacidade de conduzirem o leitor pelas diversas perspectivas dados seus contextos históricos e teóricos. Já as últimas páginas, se tornam um pouco opacas e de difícil compreensão. Talvez em parte pelo meu desconhecimento, mas também é possível notar uma falta de comunicabilidade entre os movimentos teóricos, que parecem dispersos frente aos avanços do digital no novo século. Ainda assim, Stam faz um ótimo esforço em deixar os caminhos abertos para as novas desventuras teóricas porvir.

NathAlia897 27/12/2023

Meu primeiro livro sobre teoria do cinema, foi uma leitura bem lenta e um pouco frustrante, pois sou de outra área.

Felizmente é um livro que vai me auxiliar na escrita do meu TCC. Apesar de muitas informações acredito que consegui filtrar o que me servirá melhor.

A dinâmica de capítulos curtos me pareceu interessante mas na verdade não foi muito bem proveitosa pra mim, além de que o excesso de informações em poucas páginas me deixou um pouco confusa. No mais, acredito que seja um bom livro para iniciantes dos amantes da sétima arte.