Mônica 35 anos

Mônica 35 anos Mauricio de Sousa

Resenhas - Mônica 35 anos

Ana 07/05/2022

Jamais subestime a imaginação de uma criança.
Essa edição especial de 35 anos da Mônica mostra através de HQs, os primórdios da criação da fabulosa Turma da Mônica, desde quando Maurício de Sousa era apenas uma criança que lia assiduamente os quadrinhos que saíam nos jornais. Quando menino, ele adorava desenhar e fazia desenhos das lições que as professoras passavam, além de caricaturas de colegas e professores. Se ele não tivesse sido estimulado desde cedo a continuar, imagina que triste o Brasil sem a turminha mais querida das revistinhas?
Inclusive foi na época de estudante ainda, que surgiu o primeiro personagem do Maurício:
o Capitão Picolé.
Já em 1959, Maurício trabalhava como repórter policial, tomando notas de acontecimentos como assaltos, etc. Assim, ele resolveu unir a profissão à velha paixão pelos quadrinhos, passando a ilustrar suas crônicas policiais. Foi nessa época mesmo, há 63 anos, que Bidu e Franjinha vieram ao mundo.
Maurício começou a criar tiras dos mais tarde famosos personagens na Folha da Manhã, deixando de ser repórter e passando a se dedicar ao velho sonho de ser quadrinista. Quer coisa melhor do que trabalhar com o que se gosta? Em 1960, Cebolinha veio ao mundo por assim dizer, e em 1961 o amigo sujinho dele, Cascão, ambos inspirados em pessoas que o Maurício conheceu na vida real. Já em 1963, nasce a personagem Mônica, que como todos sabem, foi inspirada em uma das filhas do Maurício.
O resto é história.
Muito interessante conhecer os primórdios da turma.