Diáspora negra no Brasil

Diáspora negra no Brasil Linda M. Heywood

Resenhas - Diáspora negra no Brasil

Hyago.Saraiva 02/07/2020

Para entender o processo de crioulização brasileira
É um livro muito bem escrito por autores especialistas em História da África e Diáspora africana para as Américas. Traz muita informação acerca dos documentos usados para catalogar as origens dos troncos linguísticos e culturais centro-africanos. Mostra como antes mesmo do tráfico de pessoas escravizadas o processo de "crioulização" funcionou na África nas regiões de domínio colonial português, bem como essa mistura cultural se deu também no Brasil.

@pricabral_br 22/12/2020

Conciso e revelador
Esse livro surpreendeu positivamente as minhas expectativas - especialmente o último capítulo, escrito por Robert W. Slenes. Nele, Slenes traz uma análise que revela a importância de se examinar pressupostos culturais comuns para entender comportamentos. Ao compreender os conceitos passados dos africanos escravizados, é possível encontrar um sentido mais coerente para muitas de suas ações, dados os contextos culturais e situacionais nos quais estavam inseridos em sua terra natal. Sendo assim, os escravizados africanos mantiveram o sentido para o seu presente, tendo em vista seus valores passados, interpretando segundo as suas visões de mundo de acordo com suas vivências anteriores.

Bcoutis 17/01/2022

Não é uma obra para leigos. No que diz respeito à quantidade de informações referente ao desenvolvimento dos povos escravizados na região central da África e trazidos para a América (com certo foco no Brasil), é excelente pela minúcia dos dados/censo da época e das cartas referências externas. Excelente para quem deseja se aprofundar na temática.