Casa de Bonecas

Casa de Bonecas Henrik Ibsen

Resenhas - Casa de Bonecas

Priscila 22/03/2024

Leitura diferente
Gostei de ler esse livro pois ele é bem dinâmico e diferente. Pois é uma peça de teatro curta e gostosa de ler. Não é óbvio e o final surpreende. Muito bom para variar a leitura.

victorialsva 02/03/2024

O senhor Helmer me irritava dês de o início, achei um final bem realista, a senhora Helmer caiu na real, mesmo que eu não concorde com o modo dela de ter agido depois disso.

itslarashouse 21/01/2024

Já não lia uma peça há algum tempo e valeu muito a pena. é bem curtinha e fácil de ler e tem assim uma pequena reviravolta que ainda torna mais curiosa a história

Carol 09/01/2024

Impressões da Carol
Livro: Uma casa de bonecas {1879}
Autor: Henrik Ibsen {Noruega, 1828-1906}
Tradução: Leonardo Pinto Silva
Editora: Moinhos
120p.

Já havia lido "Espectros", "Hedda Gabler", "Solness, o construtor" e "Um inimigo do povo" - creio que a mais conhecida das peças de Henrik Ibsen. Como costumo fazer com autores de que gosto muito, vinha adiando a leitura de "Uma casa de bonecas", com pena de não ter mais um inédito dele pra ler. Manias de uma leitora pinel. Mas a Luciana Lachance propôs uma leitura conjunta e eu topei :)

Gosto de imaginar um espectador norueguês, em fins do século XIX, indo ao teatro e assistindo a não só uma peça, mas a um experimento social. Pois "Uma casa de bonecas" foi uma ruptura, um escândalo.

E por quê? Porque a tônica das peças, antes de Ibsen - ou de Tchékhov, antes dos autores modernos, enfim - era moralizante. E a moral aqui é a moral patriarcal, em que ao homem cabe a esfera pública e à mulher, a esfera doméstica. No geral, eram peças simples, não muito densas, que não desagradassem às expectativas desse público, que o divertissem.

Então chega Ibsen e subverte tudo. "Uma casa de bonecas" é baseada num acontecimento real. A escritora norueguesa, Laura Kieler, foi acusada de falsificar uma letra de câmbio - por ignorância da lei - acreditando ser esta uma conduta legítima, já que almejava a cura do marido. Laura é a inspiração para a personagem Nora Helmer. E que grande personagem!

Ibsen transpassa o acontecimento real para escrever uma peça atemporal. Família. Ética. Moral. Justiça. Papéis de gênero. O público. O privado. Direitos. Sensacional! Uma delícia de leitura e excelente para debates. Um dos finais mais apoteóticos que já li.

"HELMER: Oh, querida, tenho experiência suficiente no ramo da advocacia. Quase todos cedo que na vida degeneraram são filhos de mães mentirosas.

NORA: Por que apenas...mães?

HELMER: Porque a influência maior vem das mães, embora os pais naturalmente apontem para a mesma direção. Qualquer advogado sabe-o muito bem." p. 46

Obs.: A pedido da primeira atriz que interpretou Nora, Ibsen escreveu um final alternativo. A Moinhos o traz como posfácio e a tradução é direta do norueguês.

GiihZagatto 06/01/2024

Casa de Bonecas
"— Mas nenhum homem sacrificaria sua honra pela mulher amada.
— Isso é uma coisa que centenas e milhares de mulheres já fizeram."

Ibsen traz em sua dramaturgia muito de quem foi e do que acreditava. Arrisco a dizer que muito de seus conflitos morais também.
Em três atos, que equivalem a três dias na peça, nos é apresentada uma vida de casal que parece perfeita: Nora é uma ótima mãe e está sempre agradando ao seu marido, até que observa tudo o que construiu começar a ruir em decorrência de uma atitude que teve no passado, por desespero e amor à família. A grande sacada de Ibsen é a desconstrução gradual de todas as certezas que Nora tinha em sua vida, principalmente por se dar conta de que vive há muito tempo algo de que não gosta, mas aprendeu que deveria.
É completamente compreensível as razões pelas quais é considerada uma obra feminista, ainda que não fosse o propósito original. Vale muito a leitura mesmo que você não esteja habituado a obras dramáticas. A liberdade de interpretação da maioria dos tons e de seus porquês é uma das belezas do teatro.

Baabisss 15/11/2023

Interessante
Um livro muito bom para repensar os papéis das pessoas na sociedade, papéis que somos ensinados desde pequenos.
É muito interessante ver como as ações e os pensamentos da principal vão mudando ao recorrer do livro.
Um livrinho curto parar ler em alguns dias

Yaruro 03/10/2023

O livro é bastante bom, acho que introduce muito bem movimento feminista, que está a acontecendo na época. Na primeira metade é um pouco aburrida a história, algo muito cotidiano, mas depois fica bastante interesante e a gente não pode parar de ler.

Ketlyn43 01/09/2023

Recomendo,vc não coloca muitas expectativas no começo,mas o plot no final vai te deixar de boca aberta,bem vibes novela.

Pedro.AraAjo 01/09/2023

Não gostei, amei
Recomendo, achei o puro lacre tendeu, o final com o melhor plot que você sente como se tivesse soltado o maior toleto de todos

Giovanna1533 19/07/2023

Uma história sensasional, feminista e muito à frente de seu tempo. Tive a oportunidade de interpretar a Nora, que é uma personagem complexa e incrível. Sou apaixonada por essa peça.

evy. 12/07/2023

Eu não sou de ler peças, muito menos de realismo, mas comsiderei esse livro como uma ótima primeira experiência. Meu professor de teatro me recomendou o livro me contando que era uma história sobre a família burguesa europeia, e pra um livro que se passa há tanto tempo, ter um final tão revolucionário, foi um marco.

Thanks a Million 25/06/2023

Top 10 plot twists
Todos os personagens são praticamente insuportáveis até o terceiro ato, onde a peça vale cada palavra. Escritos feministas em meados do século 19 sempre são bem vindos.
juuuwidy 25/06/2023minha estante
Início do ano achei esse livro em um bar empoeirado kkkkkkk