Maquiavel

Maquiavel Newton Bignotto

Resenhas - Maquiavel

Martony.Demes 18/05/2022

O livro singra pela trajetória de Maquiavel com objetivo de explicar as suas teorias expostas em sua célebre obra!

Muito fica claro: as experiencias vividas, o contexto vigente à epoca e a sua condenação por exemplo!

Não obstante, há ainda muito mais a se imiscuir para fazer uma análise profunda de O príncipe! Como introdução, é otimo!

Adriana Scarpin 20/04/2022

Fiquei meio decepcionada com esse porque me parece mais uma contextualização histórica do meio em que Maquiavel estava inserido do que algo mais abrangente sobre sua obra, acho que terei mais sorte se ler o outro volume dessa coleçãozinha Filosofia passo a passo sobre Maquiavel escrito pelo Alessandro Pinzani e que foca especificamente n'O Príncipe.

Hildeberto 28/03/2010

Introdução à um mestre
Esse livro não tem como objetivo uma descrição exaustiva da vida e do trabalho de Maquiavel. É mais um livro introdutório, com as idéias centrais desse gênio da renascença. É pequeno e de linguagem descomplicada, o que o faz uma leitura agradável e principalmente rápida. Não importando se você é universitário ou estundante do secundarista, eu um livro cheio de saber. Mas ele não se esgota em si mesmo, sendo necessário para melhor compressão do assunto leituras mais profundas. Mas como um primeiro contato com Maquiavel, ele consegue com louvor cumprir seu papel. O autor Newton Bignotto está de parabéns.

Mateus Alves 25/03/2018

O livro é um passeio pela vida e obra do autor florentino. Revisita e traz fragmentos interessantes, linkando-os com o contexto e sentido que Maquiavel escrevia.

Tenho uma relação intima com Maquiavel, talvez.

O Príncipe foi o primeiro livro que li por completo em minha vida, livro que me surpreendeu. Na minha primeira vez indo ao teatro pude conhecer a peça A Mandrágora, uma interessante obra teatral escrita por Maquiavel e que se tornou uma obra-prima do Renascimento italiano.

Agora pude conhecer um pouco de outra obra sua: Do discurso sobre a primeira década de Tito Lívio.

Não resta dúvidas, Maquiavel era um gênio (e isso está acima de qualquer crítica que possamos fazer a ele) e seus escritos, se trazidos para nossa realidade atual, podem gerar reflexões e discussões muito frutíferas.

Pra concluir, nessa leitura fiquei pensando em algumas outras questões...

A relação entre grupos de interesses opostos e uma breve apresentação de uma luta de classes parece estar presente em algumas de suas obras, apesar de não estar em evidência. Fiquei pensando o que nós, Marxistas, podemos aprender com os escritos do Florentino. E até mesmo quais as relações possíveis entre Marx e Maquiavel, e quais os limites dessa relação.

Ricardo 11/12/2019

O filósofo mais injustiçado da história da filosofia
Excelente panorama sobre a biografia desse que foi um dos pais da ciência política e que injustamente teve sua obra associado aboque há de pior na política. Mas para quem tiver a oportunidade de ler ?Discursos sobre a 1a década de Tito Lívio? essa impressão se esvai. Ou para quem pretende saber um pouco desse polêmico filósofo, o livro do prof. Newton Bignotto é excelente.

Nikki 25/02/2021

O fato de eu ser leiga atrapalhou bastante a leitura, me distrai muito e demorei muito para ler, mas marquei e entendi alguns conceitos importantes.