Canalha!

Canalha! Fabrício Carpinejar

Resenhas - Canalha!

Ricardo Tavares 28/07/2022

Canalha! Retrato poético e divertido do homem contemporâneo
Descrição da Editora
Canalha!
Novo livro de crônicas do escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, é uma provocação desde o título. Um ato corajoso e irreverente contra os rótulos masculinos. Uma leitura divertida do homem contemporâneo, perplexo e desorientado com as transformações de comportamento e a dissolução dos papéis fixos familiares. O autor mostra que o canalha mantém o charme sexual, mas não é mais o mesmo apregoado pelo Nelson Rodrigues e tantos escritores da metade do século XX.

MINHA OPINIÃO
Sou fã dos livros de crônicas de Carpinejar. Leio todos com avidez, devoro-os!
Prefiro as crônicas aos poemas.
Esse livro não é novo, foi publicado em 2008, quando Fabrício Carpinejar tinha trinta e tantos anos (35/36 anos). Portanto, há mais de 10 anos. Comparando as crônicas atuais com essas de 2008, percebe-se que Carpinejar evoluir e agora faz textos mais enxutos, concisos.
Não vai aqui nenhuma crítica, mas apenas um olhar atento à produção do cronista. Os livro desta década são mais enxutos e isso facilita a leitura nesses tempos em que muitos leitores têm pressa.
Particularmente, não tenho pressa, portanto, uma crônica maís longa ou mais curta não me desagrada.
Vamos a temática: canalha. O título se refere ao homem e aos diversos tipos de canalha. Óbvio que Carpinejar iria associar o "ser CANALHA" com o amor e as diversas instâncias da paixão e do amor, passando, inclusive, pela amizade.
O homem canalha também não se atém apenas à idade adulta, Carpinejar contempla o canalha na sua gênese, desde a adolescência, quando surgem os primeiros desejos até a maturidade, quando abrange o homem casado, o homem maduro.
A linguagem também é despojada e encontramos bastante expressões chulas, palavrões são enunciados sem pudor. O espírito "canalha" está presente tanto no comportamento, quanto na linguagem do homem.
Porém, não existiria o ser canalha sem a figura feminina. As mulheres são o contraponto, o oposto do canalha, e além de objeto de desejo, paixão e amor, são aquelas que colocarão o canalha no seu devido lugar.
É um livro divertido e, claro, devemos ler sem pudores, sem nos preocuparmos em nós sentirmos ofendidos com a linguagem crua e bem direta de Carpinejar.
Foi bom ler esse livro para conhecer mais o cronista.
E para terminar, é um bom livro para curar ressaca literária.

Lari 23/07/2010

Cotidiano desmascarado!
É incrível o jeito que Carpinejar desdobra as palavras e as executa com perfeição!Narrações e observações sobre o dia-a-dia, sobre a estranheza e o comportamento humano, o autor escancara a canalhice de todas as pessoas, dele mesmo inclusive!São crônicas deliciosas para ler e recostar-se, pensar e descobrir-se!Admitir as fraquezas, recompensar o amor, deleitar-se na simplicidade!Como Mário Quintana(autor que eu super admiro tbm), Carpinejar explora as delícias e peculiaridades do cotidiano!Não deixando de retratar a ingenuidade e os enganos!
Parece que algumas frases foram feitas pra mim!hehe Acho que muitos vão se identificar e se maravilhar com este livro!

romalopes 03/10/2009

Ótimo
Parece contraditório, mas esse livro é tão bom que parei de lê-lo.
Não abandonei, mas percebi que ele é mesmo para ser livro aos poucos, meio de degustado.
A cada crônica, esse escritor fantástico que é o Carpinejar, expõe com uma sensibilidade rara a mente humana e mais especialmente a caixa preta que é a nossa cabeça, a do homem de verdade.

Nina 06/12/2009minha estante
Nossa, eu fiquei curiosa. Quero ler também.

BJS!

Olgashion 26/12/2009

Muito legal o livro do Carpinejar. Como sempre ele tocando em alguns pontos cruciais, e, deixando em aberto, sem dar definições pré-concebidas, nos permitindo criar os nossos próprios conceitos.

CrÔnicas ao mesmo tempo deliciosas, amargas, questionadoras.

É o Carpinejar, ajudando a carpir nossos conceitos!

Danielle C. Gontijo 06/03/2011

Impressionante com o autor consegue retratar histórias cotidianas e sentimentos, sem lugar-comum e de uma forma tão realista e auto-explicativa.

Tarcísio 02/04/2013

Por mais que seja necessário estudar e se aperfeiçoar continuamente, me parece que algumas pessoas já nascem com um talento tão grande que as direcionarão para determinada profissão. Fica claro que este é o caso de Fabrício Carpinejar, autor de "Canalha!". Interessei-me pelo autor depois de ouvir elogios ao seu trabalho em revistas, sites e programas de televisão. Elogios totalmente merecidos.

Carpinejar é um daqueles artistas multimídia e multiestilo, mas entre suas especialidades estão as crônicas. "Canalha!" é um livro de crônicas reunidas sobre um tema comum: a canalhice do homem. Confesso que, neste sentido, o livro peca um pouco porque há crônicas que fogem bastante ao tema central. Não que isso configure um problema, afinal quase todas coletâneas sofrem desse "mal". Livros de crônicas são interessantes sob diversos aspectos. Um deles é o fato de que elas são geralmente curtas e independentes, permitindo assim ao leitor consumir o livro em pequenas doses (no banheiro, no trânsito, na sala de espera do dentista, em pequenos intervalos no trabalho, etc.).

"Canalha!" traz crônicas do cotidiano, rápidas, de fácil leitura e muitas vezes bastante divertidas. Impossível não se enxergar dentro da temática de algumas delas, principalmente se você já tiver tido o privilégio de se casar. O relacionamento homem - mulher permeia quase todos os textos.

Enfim, é um livro bem interessante, indicado tanto para leitores que não tenham tanto hábito de ler crônicas quanto para aqueles mais experientes, considerando a riqueza de vocabulário e de estilo de Carpinejar.

Kamila 21/12/2015

O livro da vez é a coletânea “Canalha!”. Basicamente é um livro que reúne diversas crônicas – não
contei, mas, pra variar, deve ter bem mais de cinquenta – sobre relacionamentos amorosos. O engraçado que, são crônicas muito sérias, mas no meio delas vocês encontram crônicas com muito humor e ironia.

Como por exemplo, a crônica “Pau Duro”, que não tem nada a ver com relacionamentos, mas é muito engraçada! Eu não sabia se lia ou se gargalhava!

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2014/09/resenha-canalha.html

souusaxz 22/05/2023

Canalha
Bom, não sei, mas não fez meu tipo de livro.
Talvez seja porque é bem antigo, mas não gostei muito.