Graham Vinicius Fernandes

Resenhas - Graham

Onesko 22/05/2023

Graham
Ele tentou, mas no final passou a energia das "sou tão diferentes das outras garotas" e nem é. Achei a magia mal desenvolvida, muita informação jogada e o pior de tudo instalove.
Queria ter gostado, porém, chatinho.

Norberto 12/02/2023

Gostei! Uma vibe terror com ação envolvendo seres sobrenaturais e até uns romances quentes ali pelo meio... Queria que as explicações e as resoluções tivesse começado um pouco antes, porque em 80% ainda estávamos descobrindo coisas que precisavam ser feitas, mas mesmo assim o ritmo da história é muito bom alternando entre presente e flashes do passado com ótimos personagens.

Louise.Bras 22/09/2022

Dava nada, mas entregou tudo
Já tinha lido outro do autor, que gostei bastante e era muito bem escrito, mas esse aqui eu gostei muito mais, embora tenha achado algumas coisas meio mal desenvolvidas ou brisadas de uma forma não tão convicente no contexto da história. Mesmo com esses defeitos, eu dei 5 estrelas pois a forma de contar do autor me pegou, nesse achei a leitura mais fluída e interessante para mim do que o outro dele(que ainda tô empacada nos últimos caps kkkk), além do fato de gostar bastante de livros de vampiros e ter amado muito o protagonista. Recomendo muito.

William.Camara 13/08/2022

Ruim, a narrativa é muito fraca, cheia de clichê e confusa!
Antes de criticar, eu preciso reconhecer a importância de um livro de fantasia gay. ? Porém, a parte boa do livro acaba aí! A narrativa é extremamente fraca, metade do livro de 180 páginas é uma enrolação do passado até chegar no que de fato a sinopse promete. A narrativa não sabe o que quer ser: é romance piegas? É fantasia? É terror? A trama não é bem amarrada, parece que sempre aparece uma informação diferente e que temos que aceitar quase sem contexto algum. Sem contar a grande quantidade de clichê!Enfim, me decepcionei com o livro pois, como amante da fantasia, queria ler algo que pudesse representar diferentes tipos de espectros da sociedade em um narrativa mística.

Rodrigo.Gorsani 01/08/2022

Uma bela união entre ficção e realidade.
Achei bem interessante a junção do universo ficcional de vampiros e lobisomens e da realidade de jovens gays em famílias diferentes que vivem emoções inocentes e puras como a descoberta do amor verdadeiro mas também fortes reviravoltas que destroçam os corações e as vidas de alguns personagens. Recomendo a leitura, será prazerosa. Mas confesso que sinto falta de histórias mais felizes, sem tantos percalços talvez. Acho que estou muito Disney ainda, onde os finais "felizes para sempre" imperam. A realidade é que nem tudo são flores e muitas dificuldades solidificam nossas vidas na estrada cronológica e humana de nossas existências, nos fazendo valorizar os momentos felizes e bons pois as flores morrem para renascer depois em nova estação.

Felipe 21/05/2022

Graham e o Continente de Lemúria
Eu comecei essa leitura, após outras obras do mesmo autor, esperando mais uma leitura LGBT e tudo mais. Tem representatividade, mas o foco não é somente esse. Há todo uma mitologia de vampiros e lobisomens que o protagonista precisa entender e enfrentar.

A narrativa se passa entre passado e presente, em o Peter Graham tentando entender quem ele era no passado, para quem ele se tornou no presente. Portanto, o leitor tem a perspectiva do protagonista de relacionamentos passados, relacionamentos presentes, das tragédias e conflitos que ele passou. É uma proposta de narrativa muito boa, visto que não é tão direto ao ponto.

No entanto, apesar do livro ter 180 páginas, poderia ter um pouco mais, pois 80% até o final do livro é bem corrido. Quando o conflito vai ser resolvido, você mal percebe que já falta poucas páginas para o final e muitas pontas soltas a se resolver, mas que no fim se resolvem. É um final agridoce, não é tão doce como um final feliz de contos de fadas, mas é o final que deveria ser e acho que não poderia ter sido tão diferente. Deve ser por isso que existem 2 epílogos na edição de capa dura.

Em suma, Graham é um livro muito bom, vale a pena ser lido tanto pelas discussões sobre representatividade, aceitação e preconceitos que o protagonista precisa enfrentar por ser um homem gay, como pela mitologia de vampiros e lobisomens.

John 07/12/2021

Boa ideia, execução mais ou menos
Gostei muito da ideia do livro, parecia ser muito interessante ler sobre um caçador de vampiros que é um homem gay e se apaixona por um lobisomem que deve matar e tudo mais. Mas, infelizmente, o livro deixa a desejar.
A história demora a engatar, a realmente ficar interessante. E aí quando ela começa a ficar boa, tudo acontece rapidamente e o livro acabou. Parece que ficou tudo apressado. Principalmente o final, tipo o epílogo é só a frente de uma página.
O romance que há no livro também é bem meh. Primeiro, há o do protagonista, antes de virar caçador de vampiros, com um ex-namorado que é, sei lá, ok. E aí depois vem o romance com o lobisomem que começa até legal. Mas aí quando ele acontece, está no ponto da história que tudo acontece rapidamente sem o devido desenvolvimento, então deixa a desejar.
Os personagens do livro são meio sem personalidade, parecem mais arquétipos. Os diálogos entre eles são bem sem graça então nem dá pra apegar muito a eles.
A explicação sobre os poderes dos lobisomens e os vampiros foi bem viajada, mas gostei da criatividade do autor. Só não gostei de um terceiro fator que ele enfiou no meio que não vou mencionar porque é spoiler. Também achei meio sem graça os vampiros do livro, eles são muito unidimensionais, simplesmente malvados e pronto.
Me incomoda também como o único (se não me engano) personagem não-branco do livro era quase toda hora referenciado como "o asiático", "o oriental" e mais pro final até por "o japônes", sendo que aparentemente nem japônes mesmo ele é, só tem ascendência asiática. Isso me incomodou porque em nenhum momento os outros personagens são referidos pela sua cor ou etnia, só com esse personagem que isso acontecia. Ele ter ascendência asiática não era nenhum fator importante da história pra ficar mencionado assim toda hora que o personagem falava ou fazia algo. Sinceramente, achei esquisito essa escolha de palavras do autor.
Enfim, tô só reclamando do livro mas até gostei dele um pouquinho. A história quando engata fica até legal, mas peca em acontecer tudo muito rápido e sem o devido desenvolvimento. O livro poderia ser bem melhor se fosse maior. Mas vale a pena ler para uma leitura rápida sem esperar muita coisa.

Camilli 21/10/2021

Então, é muito bom, a escrita é maravilhosa e não tem partes muito paradas, acho que foi bem pensado. Agora sobre as coisinhas que eu não gostei muito e me fizeram dar 4,5 estrelas: achei que a partir de 60% ficou tudo muito rápido, podia ter desenvolvido esse conflito com mais calma, achei o romance muito rápido, mas é pq tenho uma preferência por ver as pessoas se apaixonando aos poucos. [Pequeno spoiler] ** eu odeio finais alternativos kdkkdkdkd quando eu terminei o "oficial" quase joguei o celular na parede, eu teria ficado muito puta se não tivesse uma "reviravolta" no alternativo, vou enxergar ele como uma continuação de como acabou e tentar não surtar kskskksks

Rodrigo.Pozzani 18/10/2021

Graham o continente lemuria
O negócio é babado viu. Tem vampiro, tem lobisomem, tem protagonista lgbt que se apaixona pelo líder dos lobos, cenário de guerra no Brasil, não tem final feliz, não tem casal feliz, não tem ngm feliz. O negócio é doido. Sofri muito. Favoritado 5 estrelas

Landerson 07/09/2021

Bom...
É um livro pequeno e fluido. Consegue entreter e prender o leitor. Isso devido a escrita do autor que é primorosa e não apenas pela história em si. Acho que houve uma leve descaracterização dos personagens e o tema principal "O Continente Lemúria" fica em segundo..

agnorosa 13/12/2020

Graham
Primeiro ponto positivo para o livro foi que o autor usou as características clássicas dos vampiros, ou seja, sua real natureza. Eles queimam ao sol (e não brilham), são impiedosos e não tem nenhum tipo de sentimento.

Outro ponto positivo é a escrita do Vinícius. O autor possui uma escrita bem fluída e leve, nada muito corrido ou maçante. O livro é narrado em primeira pessoa e intercala presente e passado, onde descobrimos o que ocorreu com Peter para que ele tenha se tornado um caçador e tendo como único objetivo dizimar os vampiros da terra.

É normal se apaixonar pela metade dos personagens? Hahaha! Pois é, aconteceu. Primeiro Peter e Jordan. Não sei quem é melhor. O autor criou personalidades que fazem nos apaixonar por eles. Lindos, de bom caráter, inteligentes e mais algumas qualidades que te deixam caidinhos. Depois aparece mais um, John, e novamente eu me apaixono.

Tem romance? SIMM, claro. Mas vou deixar vocês descobrirem o que ocorre nessa trama. Só digo uma coisa, preparem seus coraçõezinhos, pois, além do romance tem uns plots bem pesados. E essa segunda edição do livro ainda conta com um final alternativo.
Bom, espero que tenha conseguido passar tudo desse livro para vocês, fica aí a indicação de um ótimo livro. Eu já tinha lido ele em 2016 e reli esse mês. O Vinícius também escreveu o drama “Caminho Longo” que é uma das minhas melhores leituras do ano

site: http://www.instagram.com/bookbus1

adrianlendo 12/12/2020

Peter Graham costumava ter uma vida absolutamente normal, até que descobriu a existência de vampiros e jurou aniquilar o maior número possível deles. Agora ele é um caçador frio e calculista que se vê cada vez mais perto de finalmente fazer o que sempre quis, mas um imprevisto o força a caçar um lobisomem, o problema é que agora Peter se apaixonou por ele e precisa decidir o que fazer para manter todos os que ama a salvo.

Narrado entre presente e passado, Vinicius constrói aos poucos um universo pouco visto em livros contemporâneos. Após a febre de Crepúsculo (e isso não é uma crítica) houveram muitos livros que narraram romances com seres sobrenaturais, o autor de Graham volta ao passado e faz com que esses seres se tornem as criaturas bestiais que foram escritas primeiramente.

A narrativa de Graham instiga o leitor a querer mais e mais, instiga a querer saber o porquê do personagem parecer dois personagens diferentes quando se fala em presente e passado e Vinicius constrói isso minuciosamente para que nada fique jogado no ar e acabe descaracterizando personagens que possuem um desenvolvimento máximo para colaborar com a trama.

Peter é um personagem complexo conduzido com maestria, enquanto o do passado é só um jovem querendo ser feliz o do presente se torna frio e destemido e acredito que a escrita alternando tempos tenha sido a melhor escolha para compreender melhor o que esse personagem tinha para trazer.

Graham utiliza de personagens majoritariamente utilizados no terror e no romance e traz eles para a literatura LGBTQ+ de forma incrível, a fantasia de Vinicius Fernandes é extremamente promissora para desligar a representatividade apenas de livros de adolescentes saindo do armário e da uma esperança de algum dia ver personagens LGBTQ+ fazendo muito mais do que fazem na literatura hoje em dia.

Cauê 11/12/2020

Tenho nem palavras pra descrever...
O livro é maravilhoso. É um livro de ficção, onde temos vampiros, lobisomens e lendas milenares, porém também apresenta vários elementos reais, principalmente na narrativa do passado de Peter Graham. Vemos um Peter possuído pelo ódio às criaturas da noite, cujo o único objetivo é exterminar os vampiros da face da Terra. Ao mesmo tempo vamos conhecendo o passado dele, vendo um Peter que tinha problemas reais, fazia faculdade, tinha amigos, família, amores, etc. E isso vai nos levando à conhecê-lo melhor, até chegar a reviravolta que nos explica como o antigo Peter se torna esse caçador de vampiros com sangue nos olhos e dali pra frente só nos resta grandes emoções. A leitura é super envolvente, a cada parágrafo que lemos dá vontade de ler mais dois, característica que percebo nos livros do Vinicius, sempre uma narrativa muito fluida, seja sobre vampiros, seja sobre um drama (já aproveito para a recomendar seu livro mais recente, Caminho Longo).