Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Stboyll 10/03/2024

Gostei bastante da história, por mais que não seja muito minha praia esse livro eu o considero bem bom até

Filósofo dos Livros 04/12/2023

UM DRAMA LGBTQIAPN+
Li o livro "Caminho Longo", de Vinícius Fernandes. Quero lhes dizer que esta obra não é apenas uma história; é uma jornada emocional que explora as complexidades da vida, do luto, da autodescoberta e dos desafios de relacionamentos homoafetivos. O protagonista, Bruno, enfrenta perdas, desilusões, e busca sua própria felicidade em um mundo repleto de preconceitos, tabus familiares e desafios pessoais.

A trama é habilmente conduzida pelo autor, Vinícius Fernandes, que tece uma narrativa envolvente, alternando entre passado e presente, revelando as camadas mais profundas do protagonista. Bruno, um personagem sensível e realista, nos guia por momentos marcantes de sua vida, destacando a importância dos laços familiares, da amizade e da aceitação.

O livro não se esquiva da realidade e confronta temas difíceis, como homofobia, perdas e desilusões amorosas. A narrativa, fluida e cativante, captura a atenção do leitor, levando-o a uma montanha-russa de emoções. O autor apresenta personagens autênticos, cada um contribuindo para a riqueza da trama e proporcionando reflexões sobre a diversidade de experiências LGBTQIA+.

"Caminho Longo" não é um conto de fadas, mas sim uma narrativa corajosa que abraça a autenticidade da vida. O desfecho pode surpreender alguns leitores, mas é autêntico, refletindo a complexidade e imprevisibilidade da existência.

Recomendo este livro para aqueles que buscam histórias que vão além do convencional, mergulhando em narrativas profundas e humanas. Vinícius Fernandes entrega uma obra que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre a aceitação, amor próprio e a verdadeira essência de ser quem somos.

Leia "Caminho Longo" se estiver preparado para uma experiência intensa e genuína, que desafia padrões e ressoa muito além das páginas do livro.

Se permita embarcar nessa jornada emocional. Adquira "Caminho Longo", publicação da @editorapendragon, e descubra a força das palavras de Vinícius Fernandes ao explorar os intricados caminhos da vida.

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/

Nina Souza 18/01/2023

Um livro que mostra os caminhos longos (e perturbados!) da vida
Uma escrita leve em uma realidade difícil de perdas e desilusões. É um livro sobre crescer em um mundo patriarcal, repleto de preconceito, (des)amores, enganações e crueldade - aspectos que o autor fez questão de não maquiar e/ou romantizar.

Em Caminhos longos o leitor é convidado a conhecer Bruno, um garoto homossexual que está se descobrindo e tem como confidente e melhor amigo seu irmão Mateus. O vínculo entre os dois é muito forte e muito honesto, até que uma tragédia acaba mudando tudo.

Entre lembranças alternadas entre passado e presente, o autor faz com que seus leitores também vivam a fase do luto, da privação de ser quem realmente é, da angústia crescente e a libertação do protagonista conforme seus aprendizados.

Bruno é um personagem dócil e que através dele o leitor percebe as nuances e fragilidades da vida em uma leitura dinâmica e uma sequência de fatos devastadores em um livro que me prometeu choro e, na realidade, me entregou angústia e raiva.

Eu senti raiva a todo o momento porque o personagem simplesmente saiu da escrita e se materializou na realidade simplesmente por pensar em quantos Brunos conhecidos e desconhecidos não foram eternizados em Caminhos Longos.

Senti raiva de cada personagem omisso e preconceituoso na narrativa, do drama familiar que afeta milhões de pessoas fora da ficção por puro tabu, ideologias equivocadas de perspectiva única, patriarcado e ignorância, assim como senti raiva de cada personagem imaturo que passou pela vida do Bruno com a justificativa de que a vida segue. Isso não deixa de ser uma verdade, mas não dá o direito de ludibriar ninguém.

O livro é rápido e dinâmico, e que até fornece uma trilha sonora para cada momento presente no livro de uma forma muito bem encaixada e humanizada. Apesar disso, eu senti falta de um desenvolvimento maior em relação aos personagens. A solução, apesar de toda a redenção, foi simplória e acabou não me convencendo.

Alguns leitores não aceitarão o final, porque ele não é o “feliz” que estão acostumados a ver, mas é real. E justo, que entrega algo que deveríamos levar conosco para além da literatura: a vida é feita de momentos, e é isso que a faz valer a pena porque ela passa e a gente está ocupado demais correndo para chegar em algum lugar. Mesmo que tenhamos que encerrar alguns ciclos pelo caminho.

site: instagram.com/cartografialiteraria

Theo.Maya 03/01/2023

Simplesmente perfeito...
Esse livro veio no momento certo para mim... Senti que conversava comigo em maneiras que nem consigo descrever.

Ele não é utópico, simplesmente é real, sem maquiagem. Mostra como que a vida pode ser curta e frágil, que hoje tudo pode estar bem, mas o amanhã é uma grande incógnita.

Permeia o campo do amor e do preconceito, deixando, claro, diversas armadilhas de gatilhos para os leitores... Só não dei 5/5 porque faltou aquele ponto que me tocasse profundamente e me fizesse refletir por um bom tempo sobre tudo, mas não veio, acho que porque percebi o rumo que o autor levaria a história, mas não deixa de ser um dos meus livros favoritos. Definitivamente o melhor de 2023 até agora, risos.

May 30/09/2022

Que livro perfeito, gente. Eu nem sei fazer uma resenha decente, que seja capaz de expressar o tanto que eu amei esse livro.

Eu chorei, me emocionei, me diverti e me senti parte da vida do Bruno, como se estivesse ali no papel de melhor amiga dele, acompanhando a vida dele de pertinho.

Além de tudo, me tocou de uma maneira mais profunda refletindo sobre várias coisas da vida. Uma leitura que entrou para as minhas favoritas.

William.Camara 03/08/2022

Leitura rápida, dinâmica e cativante. Importante sabermos que existem autores brasileiros contando histórias LGBTQIAP+.

Cabonillo 25/05/2022

Eu realmente não sei o que dizer. Pra mim o final ficou excelente, muito melhor do que imaginei (Se ele voltasse com o ex, eu surtava).
Eu senti toda a dor do Bruno, cada perda, cada termino, cada obstáculo, a leitura foi rápida, mas o caminho foi realmente longo, pra ele entender e compreender tudo o que ele mais precisava.

gutenberglm 06/04/2022

Dor e aprendizados.
Lágrimas vieram em diversos momentos da leitura. No entanto, nada supera o clímax dos últimos capítulos. Vinícius Fernandes nos conduz em um verdadeiro drama de dor e aprendizados.

Duda Mel @epifania_literaria 20/02/2022

Não é ruim, contudo fugiu bastante das expectativas
"Se fosse para encontrar alguém, essa pessoa devia me transbordar, pois eu já era completo sozinho."

Resenha:

Um livro que fala sobre luto, autodescorberta, recomeços, amores e aceitação.
Bruno é um rapaz tímido que tem como melhor amigo Mateus, seu irmão mais velho, confidente e fonte de autoconfiança.
A relação deles é linda. Cheio de cumplicidade, Mateus é aquele que  conforta o caçula quando se apaixona pela primeira e enfrenta uma série de questionamentos sobre manter em segredo por não saber como revelar aos pais sua orientação sexual.
Até que Mateus morre num assalto e todo mundo de Bruno desmorona.

"O futuro era incerto. O medo era concreto."

Quando li a sinopse e vi falando sobre uma tragédia que separava os irmãos, imaginei que a estória seja justamente sobre uma jornada de reaproximação. A morte de Mateus me pegou de surpresa, entretanto o modo como o autor conciliava presente e passado me fez continuar para ver no que daria.
A escrita flui bem e acompanhamos diversos acontecimentos que bagunçaram negativamente a vida de Bruno. O primeiro amor, a primeira desilusão, a primeira perda familiar...
Achei bem legal como a perda de Mateus aproximou ainda mais Bruno de Natalia, a namorada do irmão. Os dois estavam desolados e firmaram uma amizade muito bonita.
Por outro lado, a relação familiar foi se deteriorando cada vez mais. Com o peso de não saber como contar aos pais sobre si, mesmo quando Mateus vivo, Bruno se sentia deslocado. Com a morte, era como se cada um estivesse apenas sobrevivendo, em seu mundo particular.
A publicação do livro de Bruno trouxe um pouco mais de união e, a partir disso, imaginei que ele conseguiria enfim contar. Bem, isso ocorreu mais a frente, só que de maneira bem desastrosa. Palavras duras foram ditas na raiva, feridas abertas. Foi doloroso!
Bruno é um rapaz bastante sensível, envolve-se fácil e rápido, além de ser extremamente inseguro e ter pouca autoestima. Logo, os relacionamentos posteriores são curtos e nada sérios, acabavam com ele se iludindo e depois ficando de coração partido.
Então tivemos o momento Bruno e Diego, a viagem ao Canadá. Eu achei mesmo que as coisas estavam se arrumando. Estava tudo na linha para o final encantador e um desfecho bonito para a estória.
Até que não estava mais dando certo. A sugestão de Diego me deixou um tanto ofendida sem ser comigo e Bruno ainda foi nessa. Assinou a sentença do fim do relacionamento.
Para completar, o protagonista passa por mais uma perda e, só então, começa a se amar. O tempo passou, todavia ele não pareceu mudar ou amadurecer de fato. Senti falta disso na trama. Houve uma evolução do personagem e, ao mesmo tempo, não. Isso, somado a algumas incoerências pontuais da estória, foram desanimadoras.
"Ah, mas o livro queria mostrar que se pode ser feliz sozinho e isso e aquilo".
Ok! Deu para entender, porém não me convenceu. Não foi um final empolgante.
Pela capa, as avaliações e resenhas que li, eu esperava uma trama gostosinha, com final feliz, daquelas que deixam um quentinho ao finalizar. Preferia um clichêzinho mesmo.

Caroline.Mendes 02/02/2022

"(...) Perdas são necessárias."
Eu sempre digo que tenho a obrigação de ler histórias sem o casal terminar juntos no final, para me acostumar que só porque não durou pra sempre que não foi bom, mas às vezes eu ainda me passo.
O costume de só ler romances boiolinhas faz isso comigo.
A escrita do vinicius é muito boa, te faz até se apegar até o mais filha da p*ta dos homens. Vivendo nesse contexto atípico e lendo esse livro ( e até o spin off) me fez encarar que a vida é feita de ciclos e eles um momento tem que se fechar, mas não quer dizer que foi ruim ou nos fez mal.

Carolina.Souza 18/12/2021

eu amei
acompanhar a trajetória de Bruno durante a história é de tirar suspiros, risadas e lágrimas. não imaginei que me envolveria tanto com os personagens, mas é impossível, Vinícius escreve de um modo que eu chamaria até de aconchegante, que fez com que eu passasse pelas situações junto com o protagonista. recheado de referências musicais e com uma montanha russa de sentimentos acompanhando as páginas, não teve como não amar essa história.
já to com saudade dessa trama, que bom que tem spin off hehe

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6