Caminho Longo

Caminho Longo Vinicius Fernandes




Resenhas - Caminho Longo


82 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Stboyll 10/03/2024

Gostei bastante da história, por mais que não seja muito minha praia esse livro eu o considero bem bom até
comentários(0)comente



Filósofo dos Livros 04/12/2023

UM DRAMA LGBTQIAPN+
Li o livro "Caminho Longo", de Vinícius Fernandes. Quero lhes dizer que esta obra não é apenas uma história; é uma jornada emocional que explora as complexidades da vida, do luto, da autodescoberta e dos desafios de relacionamentos homoafetivos. O protagonista, Bruno, enfrenta perdas, desilusões, e busca sua própria felicidade em um mundo repleto de preconceitos, tabus familiares e desafios pessoais.

A trama é habilmente conduzida pelo autor, Vinícius Fernandes, que tece uma narrativa envolvente, alternando entre passado e presente, revelando as camadas mais profundas do protagonista. Bruno, um personagem sensível e realista, nos guia por momentos marcantes de sua vida, destacando a importância dos laços familiares, da amizade e da aceitação.

O livro não se esquiva da realidade e confronta temas difíceis, como homofobia, perdas e desilusões amorosas. A narrativa, fluida e cativante, captura a atenção do leitor, levando-o a uma montanha-russa de emoções. O autor apresenta personagens autênticos, cada um contribuindo para a riqueza da trama e proporcionando reflexões sobre a diversidade de experiências LGBTQIA+.

"Caminho Longo" não é um conto de fadas, mas sim uma narrativa corajosa que abraça a autenticidade da vida. O desfecho pode surpreender alguns leitores, mas é autêntico, refletindo a complexidade e imprevisibilidade da existência.

Recomendo este livro para aqueles que buscam histórias que vão além do convencional, mergulhando em narrativas profundas e humanas. Vinícius Fernandes entrega uma obra que não apenas entretém, mas também provoca reflexões sobre a aceitação, amor próprio e a verdadeira essência de ser quem somos.

Leia "Caminho Longo" se estiver preparado para uma experiência intensa e genuína, que desafia padrões e ressoa muito além das páginas do livro.

Se permita embarcar nessa jornada emocional. Adquira "Caminho Longo", publicação da @editorapendragon, e descubra a força das palavras de Vinícius Fernandes ao explorar os intricados caminhos da vida.

site: https://www.instagram.com/eusouofilosofodoslivros/
comentários(0)comente



Nina Souza 18/01/2023

Um livro que mostra os caminhos longos (e perturbados!) da vida
Uma escrita leve em uma realidade difícil de perdas e desilusões. É um livro sobre crescer em um mundo patriarcal, repleto de preconceito, (des)amores, enganações e crueldade - aspectos que o autor fez questão de não maquiar e/ou romantizar.

Em Caminhos longos o leitor é convidado a conhecer Bruno, um garoto homossexual que está se descobrindo e tem como confidente e melhor amigo seu irmão Mateus. O vínculo entre os dois é muito forte e muito honesto, até que uma tragédia acaba mudando tudo.

Entre lembranças alternadas entre passado e presente, o autor faz com que seus leitores também vivam a fase do luto, da privação de ser quem realmente é, da angústia crescente e a libertação do protagonista conforme seus aprendizados.

Bruno é um personagem dócil e que através dele o leitor percebe as nuances e fragilidades da vida em uma leitura dinâmica e uma sequência de fatos devastadores em um livro que me prometeu choro e, na realidade, me entregou angústia e raiva.

Eu senti raiva a todo o momento porque o personagem simplesmente saiu da escrita e se materializou na realidade simplesmente por pensar em quantos Brunos conhecidos e desconhecidos não foram eternizados em Caminhos Longos.

Senti raiva de cada personagem omisso e preconceituoso na narrativa, do drama familiar que afeta milhões de pessoas fora da ficção por puro tabu, ideologias equivocadas de perspectiva única, patriarcado e ignorância, assim como senti raiva de cada personagem imaturo que passou pela vida do Bruno com a justificativa de que a vida segue. Isso não deixa de ser uma verdade, mas não dá o direito de ludibriar ninguém.

O livro é rápido e dinâmico, e que até fornece uma trilha sonora para cada momento presente no livro de uma forma muito bem encaixada e humanizada. Apesar disso, eu senti falta de um desenvolvimento maior em relação aos personagens. A solução, apesar de toda a redenção, foi simplória e acabou não me convencendo.

Alguns leitores não aceitarão o final, porque ele não é o “feliz” que estão acostumados a ver, mas é real. E justo, que entrega algo que deveríamos levar conosco para além da literatura: a vida é feita de momentos, e é isso que a faz valer a pena porque ela passa e a gente está ocupado demais correndo para chegar em algum lugar. Mesmo que tenhamos que encerrar alguns ciclos pelo caminho.


site: instagram.com/cartografialiteraria
comentários(0)comente



Theo.Maya 03/01/2023

Simplesmente perfeito...
Esse livro veio no momento certo para mim... Senti que conversava comigo em maneiras que nem consigo descrever.

Ele não é utópico, simplesmente é real, sem maquiagem. Mostra como que a vida pode ser curta e frágil, que hoje tudo pode estar bem, mas o amanhã é uma grande incógnita.

Permeia o campo do amor e do preconceito, deixando, claro, diversas armadilhas de gatilhos para os leitores... Só não dei 5/5 porque faltou aquele ponto que me tocasse profundamente e me fizesse refletir por um bom tempo sobre tudo, mas não veio, acho que porque percebi o rumo que o autor levaria a história, mas não deixa de ser um dos meus livros favoritos. Definitivamente o melhor de 2023 até agora, risos.
comentários(0)comente



May 30/09/2022

Que livro perfeito, gente. Eu nem sei fazer uma resenha decente, que seja capaz de expressar o tanto que eu amei esse livro.

Eu chorei, me emocionei, me diverti e me senti parte da vida do Bruno, como se estivesse ali no papel de melhor amiga dele, acompanhando a vida dele de pertinho.

Além de tudo, me tocou de uma maneira mais profunda refletindo sobre várias coisas da vida. Uma leitura que entrou para as minhas favoritas.
comentários(0)comente



William.Camara 03/08/2022

Leitura rápida, dinâmica e cativante. Importante sabermos que existem autores brasileiros contando histórias LGBTQIAP+.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cabonillo 25/05/2022

Eu realmente não sei o que dizer. Pra mim o final ficou excelente, muito melhor do que imaginei (Se ele voltasse com o ex, eu surtava).
Eu senti toda a dor do Bruno, cada perda, cada termino, cada obstáculo, a leitura foi rápida, mas o caminho foi realmente longo, pra ele entender e compreender tudo o que ele mais precisava.
comentários(0)comente



gutenberglm 06/04/2022

Dor e aprendizados.
Lágrimas vieram em diversos momentos da leitura. No entanto, nada supera o clímax dos últimos capítulos. Vinícius Fernandes nos conduz em um verdadeiro drama de dor e aprendizados.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Duda Mel @epifania_literaria 20/02/2022

Não é ruim, contudo fugiu bastante das expectativas
"Se fosse para encontrar alguém, essa pessoa devia me transbordar, pois eu já era completo sozinho."

Resenha:

Um livro que fala sobre luto, autodescorberta, recomeços, amores e aceitação.
Bruno é um rapaz tímido que tem como melhor amigo Mateus, seu irmão mais velho, confidente e fonte de autoconfiança.
A relação deles é linda. Cheio de cumplicidade, Mateus é aquele que  conforta o caçula quando se apaixona pela primeira e enfrenta uma série de questionamentos sobre manter em segredo por não saber como revelar aos pais sua orientação sexual.
Até que Mateus morre num assalto e todo mundo de Bruno desmorona.

"O futuro era incerto. O medo era concreto."

Quando li a sinopse e vi falando sobre uma tragédia que separava os irmãos, imaginei que a estória seja justamente sobre uma jornada de reaproximação. A morte de Mateus me pegou de surpresa, entretanto o modo como o autor conciliava presente e passado me fez continuar para ver no que daria.
A escrita flui bem e acompanhamos diversos acontecimentos que bagunçaram negativamente a vida de Bruno. O primeiro amor, a primeira desilusão, a primeira perda familiar...
Achei bem legal como a perda de Mateus aproximou ainda mais Bruno de Natalia, a namorada do irmão. Os dois estavam desolados e firmaram uma amizade muito bonita.
Por outro lado, a relação familiar foi se deteriorando cada vez mais. Com o peso de não saber como contar aos pais sobre si, mesmo quando Mateus vivo, Bruno se sentia deslocado. Com a morte, era como se cada um estivesse apenas sobrevivendo, em seu mundo particular.
A publicação do livro de Bruno trouxe um pouco mais de união e, a partir disso, imaginei que ele conseguiria enfim contar. Bem, isso ocorreu mais a frente, só que de maneira bem desastrosa. Palavras duras foram ditas na raiva, feridas abertas. Foi doloroso!
Bruno é um rapaz bastante sensível, envolve-se fácil e rápido, além de ser extremamente inseguro e ter pouca autoestima. Logo, os relacionamentos posteriores são curtos e nada sérios, acabavam com ele se iludindo e depois ficando de coração partido.
Então tivemos o momento Bruno e Diego, a viagem ao Canadá. Eu achei mesmo que as coisas estavam se arrumando. Estava tudo na linha para o final encantador e um desfecho bonito para a estória.
Até que não estava mais dando certo. A sugestão de Diego me deixou um tanto ofendida sem ser comigo e Bruno ainda foi nessa. Assinou a sentença do fim do relacionamento.
Para completar, o protagonista passa por mais uma perda e, só então, começa a se amar. O tempo passou, todavia ele não pareceu mudar ou amadurecer de fato. Senti falta disso na trama. Houve uma evolução do personagem e, ao mesmo tempo, não. Isso, somado a algumas incoerências pontuais da estória, foram desanimadoras.
"Ah, mas o livro queria mostrar que se pode ser feliz sozinho e isso e aquilo".
Ok! Deu para entender, porém não me convenceu. Não foi um final empolgante.
Pela capa, as avaliações e resenhas que li, eu esperava uma trama gostosinha, com final feliz, daquelas que deixam um quentinho ao finalizar. Preferia um clichêzinho mesmo.
comentários(0)comente



Caroline.Mendes 02/02/2022

"(...) Perdas são necessárias."
Eu sempre digo que tenho a obrigação de ler histórias sem o casal terminar juntos no final, para me acostumar que só porque não durou pra sempre que não foi bom, mas às vezes eu ainda me passo.
O costume de só ler romances boiolinhas faz isso comigo.
A escrita do vinicius é muito boa, te faz até se apegar até o mais filha da p*ta dos homens. Vivendo nesse contexto atípico e lendo esse livro ( e até o spin off) me fez encarar que a vida é feita de ciclos e eles um momento tem que se fechar, mas não quer dizer que foi ruim ou nos fez mal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Carolina.Souza 18/12/2021

eu amei
acompanhar a trajetória de Bruno durante a história é de tirar suspiros, risadas e lágrimas. não imaginei que me envolveria tanto com os personagens, mas é impossível, Vinícius escreve de um modo que eu chamaria até de aconchegante, que fez com que eu passasse pelas situações junto com o protagonista. recheado de referências musicais e com uma montanha russa de sentimentos acompanhando as páginas, não teve como não amar essa história.
já to com saudade dessa trama, que bom que tem spin off hehe
comentários(0)comente



82 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR