Caminho Longo

Resenhas - Caminho Longo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 19/07/2021

Caminho longo, de Vinícius Fernandes
Caminho Longo, escrito por Vinícius Fernandes, autor de Graham, é um livro que explora todas as facetas do ser humano, através de uma vida, ainda mais se tratando de um relacionamento homoafetivo.

Em Caminho Longo, somos apresentados ao Bruno, que recebe a triste notícia da perda de seu irmão Matheus, sua fortaleza: sempre o apoiava e lhe davas conselhos com o que estava acontecendo. Matheus era seu porto seguro. Desde então, Bruno vem se questionando como superar o luto do irmão, seu melhor amigo.

Não bastasse essa perca irreparável, Bruno tendo atritos com a família pelo fato de não se relacionar muito bem com os seus pais, dentre os assuntos, a homossexualidade, o drama familiar é um grande dilema para ele. Nesse ponto pode-se ver uma similaridade em Graham, seu livro anterior, pois o personagem central passa pelos mesmos dilemas.

No entanto, é perceptível saber que o autor Vinícius, revisitou a dramatização no núcleo familiar e como lindam com a homossexualidade. O realismo escrito nas páginas de suas obras são verossímil e acredito que muitos pais devam ler suas obras para saber ouvir melhor sobre seus filhos quanto se revelam gays. Ou sejam, enterrar o preconceito, quebrar o tabu e incentivar os filhos a seguirem o que seu coração manda, sem medo de ser feliz. Com Bruno, protagonista de Caminho Longo, não foi bem assim. Sua vida da reviravolta que se pergunta o que poderia fazer se fosse de outro jeito?

O amadurecimento do personagem é evidente e o leitor consegue sentir as angústias, medos, derrotas e vitórias ao longo do enredo. Entre amores e desamores, a vida adulta mostra para Bruno e nos apresenta a realidade do nosso mundo que por muitas vezes nos é passada por despercebido.
A narrativa fluida contribui para o desenvolvimento da história e permite que o leitor siga no Caminho Longo sem pestanejar por conta da leveza em suas páginas, mesmo que tenha momentos duros para ler.

Em suma, Caminho Longo surpreende e mostra que na vida de um casal homossexual não é apenas de sexo, mas sim, carinho, cumplicidade, respeito, drama, real e muito amor envolvido. Uma palavra o sentimento para quem pretende ler algum drama LGBT: leia Caminho Longo. Irá se surpreender.

Confira a resenha completa no blog Irmãos Livreiros

site: bit.ly/iLPost1506

agnorosa 23/10/2020

[5 MOTIVOS PARA LER CAMINHO LONGO]
“A Vida é feita de momentos, e é isso que a faz valer a pena. A temporalidade de cada instante. Cada memória. Cada experiência. Nada é eterno, e é isso que nos faz – ou deveria fazer – valorizar cada etapa.”

1 – Escrita: Uma das coisas que mais me agradam em um livro é quando o autor consegue imediatamente após o início te transportar para a história. O Vinícius faz isso com maestria, além de fazer os personagens te cativarem extremamente rápido e te deixar sem fôlego durante a leitura, Caminho Longo é uma história intensa e cheia de altos e baixos.
2 – Trama: Caminho Longo é um drama LGBT, e entrega justamente o que promete. Vieram tantos sentimentos à tona, alguns me tocaram de forma muito pessoal, por ter passado por situações parecidas, outros apenas por empatia, só sei que por várias vezes durante a leitura eu me emocionei, cheguei a chorar em algumas cenas por serem tão intensas e reais.
3 – Personagens: O protagonista, Bruno, é um garoto quando começa o livro, acompanhar seu amadurecimento durante a história é muito legal, mas além dele, temos Matheus, irmão de Bruno, que é para ele mais que um irmão, um porto seguro, um amigo. Temos também a Nathália, cunhada de Bruno, que juntos mostram uma forma tão pura e linda de amizade.
4 – Músicas: Cada pessoa tem sua trilha sonora, Bruno não é exceção. O livro conta com uma trilha sonora maravilhosa em que as letras das músicas descrevem por si só o momento em que são citadas. Para quem gosta de ler ouvindo música, Caminho Longo possui uma playlist no Spotify, onde encontram-se todas as músicas citadas no livro, além de mais algumas que o autor escutava enquanto escrevia.
5 – Representatividade: Essa foi o motivo de eu ter gostado tanto do livro, me senti representado, vi tanta verdade no que o autor escreveu, que não terminei achando que li apenas uma história de ficção. E aos que não fazem parte do meio LBGTQIA+, indico mais ainda a leitura, pois acho que as mensagens transmitidas no livro podem contribuir muito para a desconstrução das pessoas.

site: http://www.instagram.com/bookbus1

J. Henrique 25/10/2020

Que leitura deliciosa
Estou extremamente apaixonado por essa história, com a delicadeza de cada personagem e principalmente como por diversas vezes os caminhos de Bruno se cruzaram com os meus. Parabéns Vinícius pelo encanto de história. Recomendo demais a leitura.

Will 23/08/2020

Caramba!!!
Uma mistura de emoção, de lágrimas, de sorrisos...

Nas primeiras páginas já fui pego de surpresa! A relação dos irmãos é linda, e consegui sentir na pele a dor do personagem em perder uma das pessoas que mais ama, e a forma descrita foi tão real que consegui sentir o que ele sentia, mesmo não tendo passado por nenhuma situação parecida, me acabei de chorar.

Se quer ler algo intenso, com muitas reviravoltas, esse livro é pra você!

Gostei muito da escrita do autor, o jeito como ele constroí o personagem, descreve os acontecimentos. É muito bom.
Passa longe de um livro com uma história clichê, então se quer um livro com um relacionamento feliz, não vá com essa espectativa, lembre-se: TUDO PODE ACONTECER

Duda Mel @epifania_literaria 20/02/2022

Não é ruim, contudo fugiu bastante das expectativas
"Se fosse para encontrar alguém, essa pessoa devia me transbordar, pois eu já era completo sozinho."

Resenha:

Um livro que fala sobre luto, autodescorberta, recomeços, amores e aceitação.
Bruno é um rapaz tímido que tem como melhor amigo Mateus, seu irmão mais velho, confidente e fonte de autoconfiança.
A relação deles é linda. Cheio de cumplicidade, Mateus é aquele que  conforta o caçula quando se apaixona pela primeira e enfrenta uma série de questionamentos sobre manter em segredo por não saber como revelar aos pais sua orientação sexual.
Até que Mateus morre num assalto e todo mundo de Bruno desmorona.

"O futuro era incerto. O medo era concreto."

Quando li a sinopse e vi falando sobre uma tragédia que separava os irmãos, imaginei que a estória seja justamente sobre uma jornada de reaproximação. A morte de Mateus me pegou de surpresa, entretanto o modo como o autor conciliava presente e passado me fez continuar para ver no que daria.
A escrita flui bem e acompanhamos diversos acontecimentos que bagunçaram negativamente a vida de Bruno. O primeiro amor, a primeira desilusão, a primeira perda familiar...
Achei bem legal como a perda de Mateus aproximou ainda mais Bruno de Natalia, a namorada do irmão. Os dois estavam desolados e firmaram uma amizade muito bonita.
Por outro lado, a relação familiar foi se deteriorando cada vez mais. Com o peso de não saber como contar aos pais sobre si, mesmo quando Mateus vivo, Bruno se sentia deslocado. Com a morte, era como se cada um estivesse apenas sobrevivendo, em seu mundo particular.
A publicação do livro de Bruno trouxe um pouco mais de união e, a partir disso, imaginei que ele conseguiria enfim contar. Bem, isso ocorreu mais a frente, só que de maneira bem desastrosa. Palavras duras foram ditas na raiva, feridas abertas. Foi doloroso!
Bruno é um rapaz bastante sensível, envolve-se fácil e rápido, além de ser extremamente inseguro e ter pouca autoestima. Logo, os relacionamentos posteriores são curtos e nada sérios, acabavam com ele se iludindo e depois ficando de coração partido.
Então tivemos o momento Bruno e Diego, a viagem ao Canadá. Eu achei mesmo que as coisas estavam se arrumando. Estava tudo na linha para o final encantador e um desfecho bonito para a estória.
Até que não estava mais dando certo. A sugestão de Diego me deixou um tanto ofendida sem ser comigo e Bruno ainda foi nessa. Assinou a sentença do fim do relacionamento.
Para completar, o protagonista passa por mais uma perda e, só então, começa a se amar. O tempo passou, todavia ele não pareceu mudar ou amadurecer de fato. Senti falta disso na trama. Houve uma evolução do personagem e, ao mesmo tempo, não. Isso, somado a algumas incoerências pontuais da estória, foram desanimadoras.
"Ah, mas o livro queria mostrar que se pode ser feliz sozinho e isso e aquilo".
Ok! Deu para entender, porém não me convenceu. Não foi um final empolgante.
Pela capa, as avaliações e resenhas que li, eu esperava uma trama gostosinha, com final feliz, daquelas que deixam um quentinho ao finalizar. Preferia um clichêzinho mesmo.

Julio.Cesar 09/04/2020

Caraca, esse livro é muito incrível. Chorei, sorri, gargalhei bastante, sem dúvidas uma das minhas leituras preferidas desse ano. Em tantos momentos e situações do livro eu me via no Bruno, parece até que ele foi inspirado em mim kkkkkk, Amei demaaaaaais esse livro.
Vinicius 09/04/2020minha estante
Oba! Muito feliz que gostou e se identificou com o Bruno!

Paloma Rizzon @wingardiumlivros 10/03/2021

Resenha | @wingardiumlivros
Atenção: contém gatilhos de luto e homofobia.

Aqui conhecemos a história de Bruno, um garoto que nunca se encaixou nos padrões impostos pela sociedade. Seu irmão e melhor amigo Mateus sempre foi seu guia. Até que um momento trágico marca sua vida e a de sua família.

"Entre angústias e o crescimento pessoal, ele precisará definir do que é possível abrir mão em nome da felicidade, mesmo que isso represente viver de um modo que seus pais podem não aceitar.

Enquanto define o que deseja de seu futuro, Bruno irá descobrir que nossas existências são feitas de momentos e que cada um deles é um aprendizado nesse caminho longo chamado de vida."

Bruno sofre agressão na escola e essa situação faz com que ele conheça uma pessoa especial. Passam a viver e a descobrir a vida juntos. Claro que os medos, inseguranças e dificuldades estão sempre presentes, cabe a eles decidir qual caminho seguir.

O livro é narrado pelo Bruno em primeira pessoa, sempre voltando ao passado pra contar algumas memórias marcantes. No início essas memórias são mais frequentes, até chegarmos no presente em que a história é contada.

Eu gostei do livro, mas já deixo avisado que não é uma história feliz, pelo menos não o "feliz convencional" que conhecemos. É preciso ter coragem pra enfrentar essa leitura, pois em alguns momentos não é fácil aceitar certos acontecimentos.

Eu chorei no final, o que aconteceu cortou meu coração, mas como o próprio personagem diz, até as coisas ruins que acontecem servem de lição.

Minha personagem favorita foi a Natália, que estava lá sempre ajudando o Bruno quando tudo parecia perdido...

"Devíamos saborear cada instante, mas estamos ocupados demais correndo para chegar a um lugar que nem sabemos qual é."

Recomendo pra quem gosta de drama LGBT e quer sofrer um pouquinho hahaha

site: https://www.instagram.com/wingardiumlivros/

Vinicius.Novo 07/12/2021

A vida é uma estrada
Esse é o primeiro livro que leio do Vinícius Fernandes e me encantei com a escrita dele. Ao mesmo tempo leve e cheia e de detalhes e bastante prazerosa.
O Bruno é um personagem extremamente cativante e real, em diversos momentos me senti representando pelas suas vivências.
Adorei a forma como o Bruno evoluiu ao longo do livro e como seus diversos relacionamentos lhe ensinaram, apesar das experiências ruins.
A jornada dele enquanto um homem gay foi tão real e verdadeira, e me tocou bastante.
Estou ansioso para ler mais obras do autor.

AlexBooksAGF 25/10/2020

"Umbrella, Rihanna, 2007"
> Os irmãos Bruno e Mateus são muito ligados um ao outro, além de irmãos são melhores amigos, confidentes. Mas um assalto tira a vida do jovem Mateus, e abala as estruturas de Bruno, sua família e Natália, a namorada do garoto que foi assassinado.
"When the sun shines, we shine together..."
> Tempo depois do acontecido, Bruno convida Natália para participar mais de sua vida, serem mais próximos e se apoiarem, e num misto de emoções fortes e boas lembranças, o jovem passa a se recordar dos momentos inspiradores da sua vida, onde seu irmão estivera presente, e todo o aprendizado e legado que lhe deixou.
"... Told you I'll be here forever
Said I'll always be your friend..."
> E naquela casa, naquele quarto, mesmo com todas as coisas que refletem essa pesada tristeza, todas as boas lembranças vêm à tona através de objetos compartilhados entre Bruno, Natália e Mateus, principalmente para Bruno, como as lembranças em que Luiz se fez presente, o salvador dele, aquele por quem ele se apaixonou e viveu um lindo romance.
"... Took an oath that I'm a stick it out 'til the end..."
> Mas nem tudo são flores, e quando são, algumas possuem espinhos que podem ferir bastante.
"... Now that it's raining more than ever
Know that we still have each other..."
> Com o passar do tempo, Bruno se descobre, com ajuda de Natália, um ótimo autor, e é a partir daí que sua vida começa a tomar novos rumos, novos caminhos, seja eles em relacionamentos amorosos ou no ambiente familiar.
"... You can stand under my umbrella
You can stand under my umbrella, ella, ella, eh, eh, eh"
> Quão longe os sentimentos presos pode desafiar uma pessoa a caminhar? Quão longe está a liberdade? Quão longe os sonhos podem ficar para quem não se liberta? Quão longe você iria para se desamarrar de pesos antigos, da dor guardada? Quão longo é o caminho que o Bruno irá percorrer?

Angie15 23/08/2020

Gatilhos: luto e homofobia.

?A vida passa e a gente não vê. Devíamos saborear cada instante, mas estamos ocupados demais correndo para chegar a um lugar que nem sabemos qual é.?

Nesse drama LGBTQIA+ vamos conhecer o Bruno e acompanhar sua jornada de autodescoberta e autoaceitação. É um livro carregado de emoções, e realmente conseguiu me fazer imergir nos sentimentos do Bruno, sentir o que ele sentia, ter as inseguranças que ele tinha.

O livro é dividido em três partes, cada uma foca em uma fase da vida de Bruno, se iniciando na sua adolescência, e vai mostrando o desenvolvimento do personagem enquanto se depara com eventos que marcam sua jornada. Muitas coisas acontecem com Bruno, e chegou em um momento na leitura, em que eu desconfiava de tudo e todos que se aproximavam dele, com medo do que poderia acontecer. O Vinicius realmente conseguiu me deixar doida!

É realmente um livro que vai te tirar lágrimas e te envolver em demasiado no caminho longo que Bruno tem que percorrer para se entender e se aceitar. No final eu fiquei sem rumo, encarando o nada e refletindo sobre tudo. Vinicius escreve de uma forma extremamente fluida e cativante, se não fosse uma Leitura Coletiva, eu teria lido esse livro muito rápido, os capítulos são curtinhos, sem contar que o livro tem uma playlist! Ele está cheio de referências de música que estão envolvidas no contexto da história, e achei isso super legal.

@poesia.as.claras 25/08/2020

Caminho Longo nosso de cada dia
''Faz dois dias que, junto dos personagens de Vinicius Fernandes, percorri o Caminho Longo. Dois dias. E a ressaca que as palavras trazem ainda não passou. Ainda me sinto tonta e tomada por uma overdose de sentimentos conflitantes.

Ler esse drama não foi como abrir as páginas de um livro e desbravar seus capítulos. Foi mais como me sentar confortavelmente num café, no centro da cidade, e encontrar um amigo de longa data. Foi como ouvir, por horas que passaram desapercebidas, suas histórias.

Caminho Longo não foi nem uma narrativa que eu li. Foi uma coleção de memórias que alguém especial escolheu compartilhar comigo. Foi um segredo que me confiaram. Foi um riso contagiante. Foi um choro silencioso.

As três partes do livro tratam da inocência e da descoberta, da perda e do luto, do futuro e seus desafios. Com personagens incomodamente reais, circunstâncias comuns e preconceitos conhecidos, Caminho Longo se torna muito mais que um drama LGBT.

É uma história sobre família.
É uma história sobre amadurecimento.
É uma história sobre confiança e respeito.

Sobre trauma.
Sobre mágoa.
Sobre perdão.

A cada vez que eu abria o livro me via sendo tragada por algo mais forte que eu; efeito que só grandes autores, que tem grandes histórias pra contar, são capazes de obter. Você não imaginaria isso apenas lendo a sinopse na capa.

Aí descansa o segredo: nem toda grande história é inesperada, surreal. Caminho Longo é um livro fantástico exatamente por contar uma história real, alcançável. Uma história com a qual você se depara no corredor na escola, na fila do cinema, na recepção do hospital.

São páginas rápidas de ler mas difíceis de digerir: nos vemos nelas. Nos reconhecemos em cada personagem. Nos alegramos com seus triunfos, sentimos seus tombos e, graças a má sorte do protagonista, sentimos a exaustão de quem não tem um dia de folga nos perrengues.

Não é um livro confortável. Não é leitura de ponto de ônibus. É coisa séria, daquelas que te desarrumam por dentro e até irritam. O livro tem essa verossimilhança: a dor crua, como ela é. A confusão, o medo. Tudo que a gente sente mas não quer falar sobre.

Livro feito porrada, afundou no meu estômago. Não é desses em que eu fiquei marcando frases... as falas eram, por vezes, como socos. A gente nem se prepara; só se deixa acertar. E segue em frente. Pro próximo conflito, pro próximo capítulo.

Não teve violência gratuita, não teve clichê. Teve foi a zombaria do universo, que não dá tempo das feridas se curarem, antes de outras se abrirem. A vida de todo mundo é assim. A literatura também.

Quando terminei de ler, fechei as páginas e deixei de lado aquele final agridoce. Olhei pro teto e suspirei. Caminho Longo foi como ouvir as histórias de um velho amigo. Foi sorrir e até chorar. Foi ter aperto no peito e então alivio. O café esfriou em cima da mesa.

O livro chega ao fim e a gente se despede. Não fica saudade porque não ficaram pontas soltas. O autor foi meticuloso ao inserir cada palavra naquelas páginas. Detalhista, Vinicius Fernandes não deixou dúvidas.

“Tudo está bem quando termina bem”

Mas esse livro não é sobre o ponto final. É sobre o ponto vírgula. Não é uma história pra nos apegarmos ao final. É uma história pra lembrarmos do Caminho Longo.''

Já que você chegou até aqui, deixa eu te convidar pra visitar meu blog? POESIA às Claras, lá no wordpress.

site: https://poesiaasclaras.wordpress.com/

Bruno.Moosh 25/08/2020

Caminho Longo (Leitura Coletiva)
Caminho Longo

Caminho Longo, um drama LGBT, de Vinícius Fernandes é um mix de emoções da primeira a última página. A narrativa aborda temas como: homofobia, sexualidade, luto, descobertas e superações. A história é dividida em três partes, cada uma delas revelando uma fase da vida do nosso protagonista Bruno.
Na primeira parte podemos acompanhar a trajetória do personagem no final do ensino médio, que nunca é fácil para ninguém, ainda mais se você é um jovem LGBT. Bruno enfrenta grandes desafios, sofre preconceitos e até agressões físicas, mas no meio dessa turbulência encontra o seu primeiro amor... Junto com o primeiro amor vem à primeira decepção amorosa e uma tragédia muda sua vida para sempre.

Na segunda parte podemos lidar com Bruno mais maduro, já na faculdade, mas ainda marcado pelas mágoas e tristezas que insistem em acompanhá-lo. Sem a presença do seu irmão, o clima familiar se torna um verdadeiro fardo e Bruno vive um conflito interno por não poder ser quem realmente é. Natália, sua ex-cunhada, também sofre muito com a perda de Mateus, mas juntos formam uma forte aliança de amizade e companheirismo. Entre encontros e desencontros, Bruno conhece outros garotos, mas suas relações sempre beiram o fracasso o que o deixa cada vez mais descontente e decepcionado, sem esperanças e sem perspectivas, ate conhecer Diego e receber uma proposta irrecusável.

Na terceira parte, Bruno já está formado, tem um livro publicado e aparentemente tem uma pessoa incrível ao seu lado. Esse seria um final agradável bonito e feliz, mas a obra de Vinícius Fernandes é muito fiel ao gênero DRAMA e, novamente somos surpreendidos por acontecimentos que marcam toda a trama.
Caminho Longo é um livro muito verosímil. Assim como Bruno, estamos sempre em busca de sabermos quem somos e onde podemos chegar. Estamos sempre diante de bifurcações que levam a determinado caminho. Mas como saber qual é o caminho certo? Como saber se seremos capazes de enfrentar os obstáculos e de superar os desafios? Existe um caminho mais fácil e acessível? Independente da escolha, todo caminho é longo e ao final dele você, certamente, será alguém melhor e mais completo.

site: https://www.instagram.com/bmooshh/

Thi 01/10/2021

Já tô catando os pedaços do meu coração. Sofroh!
Em um acidente inesperado Bruno perde seu irmão e seu melhor amigo ? o único que o entendia.
Vivendo questões sobre a sexualidade, Bruno acaba conhecendo outros caras, mas as frustrações chegam a se tornar inspiração quando ele decide escrever o que está sentindo.
Durante esse caminho longo, iremos ter contato com um pouco da vida de Bruno, e entender melhor suas prioridades, seus amores, seus arrependimentos, suas superações e frustrações.
A história de Vinícius Fernandes, um autor nacional, retrata passagens da vida de um indivíduo gay na sociedade, e em principal no Brasil, além de explorar a maleabilidade e superficialidade das relações atuais. O livro é simplesmente incrível, e super recomendo. Os capítulos são curtos, e a leitura é muito leve e rápida. Caso esteja procurando um nacional para conhecer, eu recomendo "Caminho Longo".

Bia Pupato 27/08/2020

Leitura Maravilhosa!
Caminho Longo é uma jornada de autoconhecimento para o protagonista, Bruno e também para quem lê. É um drama, os eventos são parte da vida e poderiam acontecer com qualquer um e o crescimento do personagem vem justamente de como enfrentar cada momento, principalmente os piores.
A escrita é envolvente desde o começo, e o livro em si é uma montanha russa de emoções, você se deixa levar pelos infortúnios que Bruno passa.

Confiram a resenha completa em: https://www.instagram.com/p/CEaZ1oBjEmu/?igshid=1qm96m2xi136u

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6