Ghostlight

Ghostlight Marion Zimmer Bradley

Resenhas - Ghostlight, a Luz Espiritual

Fer Mendonça 22/09/2012

A primeira coisa que eu tenho a comentar sobre esse livro é que o volume que eu peguei na biblioteca tem um erro de digitação na capa. Sim, chocante. O nome escrito na capa é Marion Zimmer BraNdley, o que é muito esquisito para uma editora como a Rocco, mas erros sempre podem acontecer, então...
Esse é um dos livros da Marion que eu menos gostei. Não sei se é porque se passa na atualidade ou se a história se passa lentamente (confesso que nos 2 primeiros capítulos do livro eu trapaceei na leitura, pulando alguns parágrafos 'enrolativos' IUAHSIUAHS). Enfim.
O livro conta a história de Verdade, parapsicóloga filha de Thorne Blackburn, o hippie mago (ou mago hippie?) mais famoso de todos os tempos.
Ela O-D-E-I-A o pai dela profundamente, pois durante um ritual a mãe dela morre e ela o culpa por isso. Ele some depois desse acidente, os hippies-magos seguidores se afastam e ela acaba sendo criada pela tia.
Verdade trabalha numa universidade e várias vezes recebeu o pedido para escrever uma biografia de Thorne Blackburn, uma vez que é a única filha viva -e conhecida- dele. Geralmente ela rasga os papéis e ignora. Mas depois que sua tia descobre que tem câncer e solta que elas devem conversar sobre 'os outros', além de entregar alguns objeto de Blackburn para verdade (um anel, um colar e um livro), ela finalmente decide escrever a tal biografia e acabar logo com tudo.
Ela vai visitar a casa que era de seus pais (onde mais trocentos hippies viviam com eles) mas descobre que ela está habitada, por algumas pessoas que decidem 'reativar' o circulo de magia de Blackburn. Você vê logo no começo que Julian Peregrino parece ser um filho da mãe cheio de máscaras, que age com cada um de um jeito e que todo mundo parece temer, mas Verdade logo se vê encantada com ele, suas maneiras rudes e com toda a energia sexual que existe entre eles.

Logo na primeira noite ela conhece todos os habitantes...diferentes que vivem na casa e entre todas as figuras excêntricas existentes, são quatro as que chamam mais atenção: O Arcanjo Gabriel (sim, o nome é esse mesmo), que não quer nada com a magia e você não sabe o que diabos ele está fazendo lá. Luz, uma adulta com jeito de criança, viciada em doces e superhiper poderosa como médium. Irene Avalon, que era do circulo antigo e conheceu os pais de Verdade, além de nutrir um carinho especial pela mesma. E Fiona Cabot, a bonitona que não presta, que todo livro precisa ter.
Durante seu período de estudo (já que tudo que era de Blackburn continua na casa - fotos e cartas também), coisas estranhas começam a acontecer. Ela ouve uma voz masculina a mandando embora, vê a figura de seu pai no quarto. O colar e o anel somem, uns corredores não existentes antes aparecem e coisa assim. mas Verdade se RECUSA a acreditar que tem alguma coisa realmente acontecendo.
Sem contar que ela não percebe a paixão que um colega de trabalho, Dylan, sente por ela. Ficando preocupado, querendo ir lá com ela, enviando uns equipamentos e coisa assim. É irritante a cegueira dela.

Bem, de qualquer modo. No livro ela vai fazer descobertas supreendentes sobre si mesma, seu pai e as pessoas ao seu redor. Vai aprender também a ser menos ingenua, mas também a enxergar melhor as atitudes das pessoas - e interpretá-las. Vai ver que nem tudo que existe no mundo está talhado na pedra e que, como minha vó me diria: "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que supõe nossa vã filosofia".
Tiveram algumas coisas no final que me surpreenderam, mas não foram nenhum grande mistério.
Enfim, é um livro bom (não dos melhores da autora), mas, como já disse, demora um pouquinho pra 'pegar no tranco'. Se você é fã da Marion, leia. Se não for, leia também! USHAUISHAUISH

Quotes:
"Alguns minutos depois Verdade ficou confusa, vendo um corredor estranho. O papel de parede era creme-escuro, com um desenho de flores azuis, completamente diferente das listras azuis e brancas do corredor no qual ficava seu quarto."

"Tire sua bunda racionalista daqui, antes que ela acabe chamuscada." - esse é de cabeça, porque eu esqueci de marcar e depois eu não consegui achar no livro. Alguma coisa pode - e deve- ter se perdido.

Leia mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com.br

Lili Machado 15/09/2011

Com uma heroína forte, porém feminina e magia sofisticada, o livro supera os clichês e oferece um entretenimento de grande valor.
Thorne Blackburn dizia ter poderes mágicos, de uma sabedoria antiga. Alguns diziam que ele era uma farsa dos anos 60, que só tirava dinheiro dos seus incautos seguidores, tirando-lhes a liberdade. A verdade nunca saberemos…
Numa noite escura, há trinta anos atrás, um poderoso ritual de Blackburn deu errado, levando sua mulher à morte (Katherine) e ele próprio desaparecido.
Agora, todos que restaram do grupo de Blackburn, reuniram-se em torno de um novo líder, o carismático Justin Pilgrim. Ao saber disso, a filha de Blackburn, Verdade Jourdemayne, uma jovem parapsicóloga dos novos anos 90, volta ao local onde sua mãe morreu e de onde seu pai desapareceu, para obter dados e escrever um livro.
Para iniciar sua pesquisa, Verdade visita a casa dele: Shadow´s Gate, no vale do Rio Hudson.
Verdade tem muitas perguntas não respondidas. A morte de sua mãe foi um acidente ou assassinato? Será Pilgrim um charlatão ou seus poderes serão verdadeiros? Se ele conseguir realizar o tal ritual de Blackburn, por completo, mais alguém poderá morrer?
As respostas levarão Verdade a um conhecimento profundo de si mesma, que irá mudar sua vida para sempre.
Adepta tanto da ficção científica (série Darkover), quanto da fantasia ou realismo fantástico (As Brumas de Avalon), Marion explora a magia contemporânea combinada com romance gótico, fantasia urbana e terror. Há os símbolos básicos do livro secreto, paternidade não assumida, passagens subterrâneas, maravilhas do ocultismo e alianças obscuras. Mas a ênfase está na crescente compreensão da vida real de Verdade (Truth).
Essa maravilhosa fantasia contemporânea foi escolhida “Best Fantasy Novel of the Year” pelo The New York Times, quando foi publicado em 1995.

Rusbis 13/10/2012

Vídeo-Resenha de "Ghostlight" no canal Ler Vicia.
Confira:

Geovane 27/11/2013

Voltando a uma velha casa...
Talvez escrito de forma a ser envolvido em mantos sensacionalistas, ou apenas sendo aquilo que ele é, de forma honesta, verdadeira.

A verdade...

Gostei do livro? Não sei, destes sentimentos que julgam eu procuro fugir, ao menos quando o assunto é a Marion. Aqui, na terra onde esta escritora escolhe semear suas ideias, julgamentos dão lugar a sentimento.

A verdade é para ser sentida, e não posta em combate.

O livro me provocou sentimentos fortes, indo de tensões em suas cenas de tirar o fôlego, até momentos de reflexão, e a busca da verdade sobre si mesmo, caminhando pelas nuances da vida.

Rafa - @espaco_dos_livros 12/10/2016

Um dos favoritos
Sem dúvida um dos meus favoritos da Marion! Com uma personagem forte e cativante. Confesso Que morri de ansiedade com esse livro de final surpreendente! Vale a pena ler!

Thayanne 25/11/2017

Surpreendente!
Não é o melhor livro da autora mas a história se desenrola muito bem. A personagem principal é forte e determinada e os demais personagens são bem interessantes. Tem referências ao clássico principal da autora (As Brumas de Avalon).
É uma boa leitura!

Camille.Pezzino 15/06/2018

UM CONFRONTO ENTRE MAGIA E PARANORMALIDADE
Muitos de nós, perturbados pelo cotidiano e presos no ordinário, vemos a magia e a paranormalidade como dois fenômenos bizarros e sem qualquer fundamentação científica, pois, de acordo com a crença comum, são duas ideias maravilhosas de cunho fantástico, mas que não existem no plano da realidade - ou, se existem, quase ninguém presenciou ou viveu realmente.

Observamos frequentemente, na literatura ou no cinema, figuras estereotipadas e marcadas com trejeitos e maneirismos esquisitos, coisas que definimos, com frequência, como relacionadas a gente maluca, etc. No entanto, no primeiro livro da série Light, encontramos muitos aspectos distintos aos padrões encontrados na crença popular e também ao apresentado em adaptações.

Não que fuja completamente do estereótipo, pois há personagens como Luz, que embora tenha mais de vinte e cinco anos, parece mais uma menina de quinze obcecada por doces e sem muita noção do que ocorre a sua volta. Além dela, há o pai da protagonista, Thorne Blackburn, que era um líder hippie de uma comunidade de magos bem famosos nos Estados Unidos durante a década de 1960. Essas duas figuras são as mais excêntricas da obra, eu diria.

O interessante e o ponto mais positivo da obra é como Marion Zimmer vai desenvolvendo os fatos históricos e os científicos. Autora de As Brumas de Avalon, ela já é conhecida por seu esboço e seu delineamento entre ficção e realidade que se complementam e criam uma narrativa cativante e que definitivamente prende o leitor que possui interesse na temática.

Não fugindo muito do misticismo e do historicismo, Bradley apresenta uma trama que se passa nos anos noventa, com uma personagem chamada Verdade (tradução do inglês Truth), que é forte, estudiosa, cética - até demais - e precisa enfrentar a herança mágica de seu pai, por assim dizer. A questão maior é que ela não acredita em absolutamente nada daquilo e, durante metade da trama, está disposta a provar que tudo é uma farsa.

Para ler mais: https://gctinteiro.com.br/resenha-41-um-confronto-entre-magia-e-paranormalidade/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-41-um-confronto-entre-magia-e-paranormalidade/