Um Toque de Clássicos

Um Toque de Clássicos Tania Quintaneiro...

Resenhas - Um Toque de Clássicos

George Facundo 07/10/2011

Gostei muito da didática do livro. Ele percorre de forma clara, objetiva e leitura fácil a vida de Marx, Durkheim e Weber. Este livro foi indicado a cadeira de introdução à sociologia no curso de filosofia e realmente ele me trouxe uma luz sobre os escritos e idéias desses autores.
Então, se você quer ter um "toque" sobre esses autores e não tem muito tempo para ler os grandes volumes das obras deles, tenho certeza que este livro é uma ótima pedida. Gostei muito de ler ele!

Paola.Grossl 24/03/2023

Os 3 grandes
Li esse livro por estar na lista de um vestibular. Adorei como as autoras explicam as teorias de cada um de uma forma muito fácil de entender.
Talvez seja uma uma porta de entrada para a sociologia.

Paola 22/07/2010

A princípio fui ler este livro obrigada, porque o professor de Sociologia pediu, mas confesso que é uma leitura bem interessante. Abre os olhos da gente para muitas coisas que acontecem e que desconhecemos.

Janaína Martins 26/09/2020

Didático
A didática do livro é excepcional, mas se resumo a isso, não há uma análise profusa das teorias dos sociólogos apresentados ? acredito que a autora não objetivava isso ?, mas é muito bom para uma introdução aos clássicos.

Adiene 18/04/2021

Um toque de clássicos
Li por causa da faculdade, confesso. Achei muito interessante todo o conteúdo e a forma como foi abordado. Eu pessoalmente me buguei um pouco na parte de Karl Marx, acho que a linguagem é, mesmo sendo mais acessível que os escritos originais, ainda sim muito robusta.
Acredito que minha crítica seja resultado da falta de prática na leitura de textos do gênero, mas nunca deixarei de ressaltar a falta de acessibilidade que tais obras possuem.

Samantha 18/04/2013

Você mentiu pra mim!
Sério, quando li o resumo da contracapa do livro ele jurou que seria uma introdução aos conceitos básicos das obras de Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber. Bom, com certeza é um resumo e, também, abrange os principais conceitos, mas não é tão fácil de entender quanto quer parecer. Talvez pela linguagem utilizada pelos autores (bastante técnica) não recomendaria como o "primeiro livro sobre sociologia que você devia ler", melhor começar com algo mais acessível.
Ludmilla 20/02/2015minha estante
Concordo com você. Pensei que o livro seria mais didático e de fácil compreensão. Mas não é.
Estou tendo muita dificuldade em entendê-lo. Você me indica algum outro mais acessível ( como você mesma disse) ? Obrigada.

Mage 15/05/2023

Fácil de compreender, mas em alguns momentos (principalmente em Marx) a linguagem fica um pouco mais complicada e em Durkheim e Weber é mais fluido

Maree 29/03/2023

Faculdade
Muito bom esse livro para aqueles que querem entender o surgimento da sociologia e seus principais pilares? mto bom

Daniel Silva 31/08/2022

Um toque de clássicos
A leitura é ótima pra quem quer poder entender o pensamento clássico das três vertentes sociológicas. Recomendo a leitura a todos!

Walderes 28/05/2012

Derivações de origem
Indicado pela minha amiga e guru Michele Franco, esse livro de fato é uma mega ajuda para quem, como eu, se mete tardiamente no campo da sociologia, e sofre com a falta de base em Marx, Weber e Durkheimer. Um capítulo para cada um desses autores é a base da obra, com o princípio metodológico de não acompanhar as suas cronologias, mas apresentar as ideias centrais das vastas e complexas obras de cada um. As autoras dirigem as obras para graduandos, mas acho que não seria imodéstia dizer que ela também é um grande apoio para estudantes de pós-graduação que chegaram á sociologia por outras portas e janelas. No meu caso, a obra deixa a sensação de que preciso ler um pouco mais não os comentadores, mas algumas obras originais de Durkheim e Weber... As ideias básicas de Marx tenho a impressão de me serem mais familiares, graças às aulas de Economia Política em Cuba e as muitas aproximações a este universo promovidas pela Teologia da Libertação dos anos 1980.

Kduvasconcellos 03/01/2018

O livro, desde sua introdução, traz detalhes específicos de extrema importância histórica e que ajudam no entendimento da Sociologia Contemporânea.
Gostaria de chamar a atenção exclusivamente para as notas explicativas, que não sendo enfadonhas ou desnecessárias, são como resumos de imersão histórica e exemplificação de temas abordados.
O fato de o livro ser um resumo das teorias dos Clássicos da Sociologia não faz com que as teorias fiquem reduzidas ou menosprezadas. Pelo contrário, promovem no leitor a curiosidade e o anseio de buscar mais a respeito.
As Autoras, desde a introdução do livro, explicitam o extremo cuidado em não fazer reducionismos das teorias dos estudados e deixam claro que a obra é uma introdução aos clássicos.
Enfim, destinado a estudantes de Sociologia, Filosofia e outras áreas afins, o livro proporciona a possibilidade de unir estudo, dinamismo e leveza, não perdendo conteúdo teórico nem profundidade histórica.
Paula.Cavalcante 22/05/2018minha estante
Pensei que só eu que havia achando a leitura enfadonha! kkkkkk

dasmc 05/03/2024

Cumpre o que oferece
Esse livro percorre pelas ideias centrais dos autores e contextualiza brevemente a necessidade dessas pontuações acadêmicas no debate, mas, é realmente o basiquinho para quem não tem muita proximidade com a leitura de livros de sociologia. Em razão dos temas serem densos, arrisco dizer que esse livro pode te poupar alguns meses de leitura, leia com atenção e depois procure sobre os críticos aos autores para ter uma experiência melhor.

Jhé 26/10/2023

Uma fácil introdução aos clássicos
Desde o Ensino Médio, fui introduzida aos pensamentos de Marx, Durkheim e Weber, um com maior profundidade do que outro. Mas alguns dos conceitos utilizados por eles, como o fato social de Durkheim, não eram tão claros na minha cabeça e leituras esporádicas sobre o assunto não ajudaram a torna-lo concreto até a leitura desse livro.
O livro possui citações diretas dos autores do título e outras de autores que os estudaram, mas quem faz um bom trabalho em explicação mesmo são a Tânia, Maria e Márcia. Elas explicam cada conceito, resumem e dão exemplos de forma que se torna muito mais fácil de compreender o que os autores dizem.
A leitura deve ser atenta para um bom proveito, sobretudo por não ser uma tarefa fácil condensar anos de biografias em algumas páginas.
Ainda sim, foi um prazer conhecer mais sobre as obras deles, sobretudo Weber com a qual mal tinha conectado. E sinto que encarar os textos originais será mais fácil agora.

amandadgor 19/04/2024

Li na matéria de sociologia da faculdade
Livro muito bom pra compreender a sociedade e como ela funciona e as pessoas que estão nela. E os conceitos dos grandes da sociologia é linda

Pablo 16/09/2023

MEIOS DE PRODUÇÃO (pág. 25 à 42)

Escrita:
Achei a escrita muito rabuscada apesar de ser um livro que teoricamente tenta simplificar as ideias de Max.

Consideração Final:
Com uma visão mais histórica Max retrata bem seus conceitos sobre a necessidade de revolução e como a história humana vem se repetindo de diferentes forças.
Nota 4.