Eu Sou o Último Judeu

Eu Sou o Último Judeu Chil Rajchman

Resenhas - Eu Sou o Último Judeu

1 | 2 | 3 | 4

Guilherme2300 14/02/2024

Livro muito interessante, mesmo sendo apenas relatos sem qualquer interpretação do que ocorreu. Nesse sentido, os livros do Grossman são mais interessantes, pois trazem os relatos junto com a pitada de literatura russa que deixa tudo mais vivido.

Eduardo1304 20/03/2023

Eu sou o último judeu: Treblinka (1942-1943)
Eu sou o último judeu: Treblinka (1942-1943) Ele foi um dos últimos judeus a escapar de Treblinka. Seu relato avassalador e detalhado, escrito ainda durante a guerra, vem a público acompanhado por fotografias, mapas e a planta do campo de extermínio.

Natany.Ferreira 26/09/2022

Um diário
É forte.
Realmente tenso, mas não consegui me conectar cm o personagem e nem com nada do livro.
Não via a hora de acabar logo.
Achei vago.

Leitora 05/09/2022

Eu não sou muito de ler biografias, mas essa é muito boa, muito fluida e contando com maestria todos os detalhes do campo de concentração e mostrando todos os horrores que eram feitos lá e todas as experiências que as pessoas tiveram que passar

Euller 15/07/2022

Treblinka, um inferno criado por humanos.
"Uma velha senhora senta-se à minha frente. Corto os seus cabelos e ela me pede uma última coisa antes de morrer: cortar lentamente, pois em seguida a ela, em frente ao meu companheiro, acha-se sua filha, e ela queria estar com ela para se dirigirem juntas para a morte."

Esse livro é realmente perturbador. Por mais que eu leia, sempre vai ser como se eu estivesse descobrindo pela primeira vez esses acontecimentos. É tudo tão surreal para mim, impensável algo tão desumano. Sinto que todos, exatamente todos os seres humanos desse planeta tem uma dívida eterna, uma dívida que realmente nunca será paga pois não existe uma valor calculado para ressarcir tantas mortes. A vida de um ser humano não tem valor, a de milhões então, não existe retratação que seja suficiente para reparar o que foi o Holocausto.

Ainda quero ler muito mais, ainda quero conhecer muito mais, quero um dia ter a oportunidade de estar no local onde ocorreu tudo isso, quero poder sentar e lamentar estando nesses locais por todo sofrimento, todas as mortes.

É dever de cada um de nós não deixarmos que nada parecido com isso se repita nunca mais.

Lehh 12/05/2022

Livro maravilhoso, imaginei que seria mais "pesado" e no final nem achei tanto, achei necessário sem relatos deste tipo não poderíamos compreender exatamente oq se passava lá e como as coisas eram feitas, apenas leiam se tiverem a oportunidade.

Izzie 12/02/2022

Me mudou completamente
Esse foi o livro mais pesado que já li na minha vida, eu sinceramente nem consigo descrever como afetou meu emocional, não me sinto capaz de falar sobre ele. Acho que toda minha vida até agora, desde quando aprendi a ler vogais, aconteceu para culminar na leitura desse livro. Muito impactante. Sem palavras.

Ele é super importante, necessário e impactante. Um soco de realidade, qualquer coisa que eu tenha lido antes não chega aos pés. Apesar de ser curto, recomendo que seja lido aos poucos.

Dani 16/01/2022

Resistência e luta
É sempre um pesar ler sobre histórias do holocausto, mas também importantíssimo.

Chil Rajchman esteve preso no campo de extermínio de Treblinka (1942-1943), e relata aqui a crueldade dirigida a todos ali. Felizmente ele sobreviveu para contar sua história.

PaolaBiah 11/01/2022

Bem direto e com muitos detalhes
Mais um livro retratando os horrores da segunda guerra mundial.. Bem curto e direto, mostra detalhes do que o ser humano é capaz de fazer ao se achar superior...

Diessica 07/12/2021

É de partir o coração!
Esse livro é um relato de um sobrevivente de um dos piores campos de concentração, esse homem possui enorme força de espírito, se manter em frente apesar de todas as coisas horrendas... Não consigo nem escrever sobre as atrocidades ?

Roberta.Chamberlain 05/09/2021

Eu sei que eu não deveria julgar um livro com conteúdo histórico a partir das minhas opiniões, mas ele é bem chato de ler, assim como ?O Diário de Anne Frank?. Eu entendo a importância histórica, mas não muda o fato de ser uma leitura chata de ler.

maria clara 05/07/2021

esse foi um dos livros mais pesados que eu ja li na minha vida
é surreal sabe, tu le aquilo e fica pensando como a pessoa aguentava
é uma leitura densa, mas muito necessaria

1 | 2 | 3 | 4