No Bunker de Hitler

No Bunker de Hitler Joachim Fest

Resenhas - No Bunker de Hitler

Gabriel 15/02/2023

Exemplo de leitura didática e teórica
Uma leitura breve a respeitos dos últimos dias da Alemanha na guerra, acredito que a curiosidade sobre os últimos dias da vida de Hitler desperte a curiosidade de qualquer um,podendo deixar a importância do conhecimento histórico do período ofuscado, porem, ainda sim a leitura passar muito conhecimento a respeito do período e de momentos decisivo da Segunda Guerra Mundial. Diante as atrocidades da guerra e ainda mais das ideologias antissemitas e eugênicas por parte dos nazistas inspirados pelo seu líder Hitler, no momento do seu suicido me fez refletir se a morte é a ''punição'' mais''justa'' para alguns, talvez o sofrimento de passar os seus últimos momentos agonizando nas mãos do exército vermelho fossem mais ''justos'' nesse caso. No dia 30 de abril de 1945, o vento soprou as cinzas da personificação do mal sobre a terra...

Peterson 04/07/2021

Excelente livro
Um relato dos últimos dias de Hitler em seu Bunker. Até cometer suicídio, já com a cidade de Berlim tomada pelos soviéticos.

Edna 19/05/2021

Forte
Ao tomar conhecimento dos fatos, vem o  questionamento que vida é apenas um substrato aos olhos  e nas mãos daqueles que anseiam o poder. A cegueira é tão absurdamente abominável que não se sujeitam de forma alguma a derrota quando dentre os mais horrendas decisões como a de tirar a vida aos próprios filhos figura como um a ato de coragem. "A epidemia suicida".

Entre a curiosidade e o asco, transpus essa leitura forte, e de dificil assimilação do que habita o ser humano movido pela fúria, ganancia e a prática do  pior genocídio da história com mais de seis anos de duração, e essa mesma figura era capaz de chorar como uma criança ao se sentir traído.

Morfinômano foi a palavra usada  por Hitler para descontente com Göring,  um vocabulário do qual seu sentido era a própria prática, só uma mente intoxicada não pela morfina e sim pela maldade  e manipulação capaz de cegar aqueles que estavam a sua volta sempre venerando e adorando poderia ser capaz de tais ações.

Um pequeno livro do declínio de Hitler em seus últimos dias e que me chocou pois imaginava o Bunker um espaço limitado e me choquei lendo e vendo a quantidade de fiéis; só de sua guarda pessoal eram 250 homens e tinha dentro cozinha, varios departamentos para as familias de seus seguidores diretos e ainda um hospital para mais de 300 pacientes.

O livro choca,  pela  mente destrutiva e auto-destrutiva,  mas esclarece muito pois a historia diverge muito.
                ____________________

_________________

Indico pois a história se repete com mentes tão pequenas à frente de um sistema que poderia preservar e  não destruir vidas como se fôssemos esterco.

O absurdo número das vítimas por Covid 19 no mundo já chega a 3,4 milhões e a participaçao genocida do Brasil,  desgovernado chega a 450 mil em 01 ano, ñ precisamos ser matemáticos para multiplicar pelo número de anos que isso pode durar com o andar da carruagem e chegaremos à numeros assustadores . Vidas perdidas, massacre humano.

#Bagagemliteraria
#Nobunkerdehitler
#História
#naoaogenocidio
#literatura

leonardo.fsousa 09/04/2021

Belo livro!
Descreve muito a Berlim castigada nos tempos de guerra e o ódio e a loucura de Hitler.
É uma boa também assistir o filme "Der Untergang" baseado nesse livro.

Tiago Queiroz 22/01/2021

Excelente livro
O livro foi escrito por um dos maiores pesquisadores sobre nazismo e Hitler. Ele narra as atividades de Hitler e vários alto funcionários do governo que viveram os últimos dias da guerra no bunker em que Hitler morreu. Muito bem escrito, pesquisa formidável, objetivo, uma leitura indispensável para qualquer um que se interesse pelo tema.

Eros 04/12/2020

Agonia final.
Depois do filme "A Queda", produzido com base neste livro, houve que como uma familiarização com os últimos dias do Reichkanzler Adolf Hitler no bunker da Chancelaria. Joaquin Fest (que também é o biógrafo de Hitler) elaborou com este livro um documento histórico peculiar ao apresentar o desfazimento do III Reich nos estertores de uma guerra genocida que durara, na Europa, quase seis longos anos de uma devastação jamais vista na história da humanidade. Mas o que impressiona é sua reflexão sobre os objetivos de Hitler com a guerra total, vislumbrando uma mente voltada à destruição e à autodestruição. É uma avaliação psicológica ousada, mas que redunda coerente ante os fatos. Salvo, se os fatos e sua evidências nos traem em nossa observação externa e descontextualizada pelo anacronismo.

Sídnei 03/10/2020

Ótimo livro, relata os últimos momentos de Adolf Hitler escondido em seu bunker. Relata sua morte e de seus camaradas e a chegada dos soviéticos.

Márcio 07/02/2020

Algumas partes já constavam na biografia que ele escreveu sobre Hitler, mas ainda prefiro Os Últimos Dias de Hitler de Hugh R. Trevor-Roper. Como sempre o autor às vezes conclui muito e narra pouco.

Taisa.Tiago 24/07/2016

Livro interessante
Muito bem escrito o livro acerca do fim do ditador Hitler..rico em detalhes do declinio, bom pra que gosta deste tipo de história, e ainda tem o filme que tmb é interessante...recomendo..
Chico 22/09/2017minha estante
Só um detalhe, este não foi o fim....

Chico 22/09/2017minha estante
null

Nat 17/01/2016

Os últimos dias de Hitler
O livro Mein Kampf do Hitler completou 70 anos e se tornou de domínio público, ganhando uma reedição na Alemanha. Seguindo o tema, li No Bunker de Hitler. Como o subtítulo do livro diz, esse é o relato dos últimos dias do terceiro reich. Não se trata de um romance histórico e sim de não-ficção, com uma narrativa não linear. Joachim C. Fest, um historiador, escreve sobre a derrocada do Hitler e de todos que estavam com ele. Traz especulações de como Hitler teria ficado senil e adoentado, de seu suposto suicídio e dos dias antes e depois do suicídio. Para entender o livro, é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre alguns personagens da Segunda Guerra Mundial, pois não é um livro didático. O mais interessante para mim foi ver a descrição da personalidade de Hitler e da real adoração das pessoas que o cercavam. Indico esse livro para quem gosta do tema.

Clio0 02/01/2016

Vamos poupar tempo.

Esse livro não é um romance histórico! Você não vai ler uma história a la Bernard Cornwell ou Taylor Caldwell. Não há cenas românticas, descrições de batalhas, diálogos, nada disso.

Esse livro não é um estudo historiográfico! Não há notas, citações, definições ideológicas, discussões temáticas ou fontes bibliográficas.

Esse livro não é uma biografia! Não há acompanhamento extensivo sobre um período, mas um intensivo sobre um pequeno número de dias.

Joachim C. Fest fez exatamente o que se propôs. No Bunker de Hitler é um relato especulativo sobre o que provavelmente aconteceu nos últimos dias do Fuhrer. E só.

Então, se você não sabe sobre a conjuntura política na Segunda Guerra Mundial, vai rodar. Se não conhece nada sobre a [*****]pula alemã nazista, vai rodar. Se não está acostumado a seguir uma narrativa não-linear, vai rodar.
Humberto Junior 16/12/2021minha estante
Só me deu mais vontade ainda de ler esse livro.

Alessander.Oliveira 16/12/2021minha estante
Há uma biografia muito interessante de Hitler do mesmo autor, Joachim Fest.

Yves 28/05/2015

Dentro do bunker
Mostra o dia a dia das pessoas que acompanharam os últimos dias de Hitler. É impressionante ver a doença tomando conta do corpo dele e os traços marcantes da personalidade, ver como as pessoas realmente o adoravam e acreditam nele mesmo com o fim cada vez mais próximo.

Luciane 09/11/2014

História Pura!
Conta a história dos últimos dias de Hitler, sua morte e o que ocorreu após.
É um aprendizado de história.
Livro pequeno e bem didático sobre a Segunda Guerra Mundial.
Este livro é do Grupo Livro Viajante - Círculo da Segunda Guerra Mundial

site: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Matheus 17/10/2014

Ótimo relato histórico de um acontecimento importantíssimo da história mundial, de leitura extremamente fácil e rápida. Joachim Fest consegue nos colocar dentro da atmosfera daqueles últimos dias desesperados de um império em decadência, onde todas as regras sociais já não valiam mais nada e a única coisa que pairava sobre aquelas pessoas era sua morte. O autor, através de sua escrita extremamente dinâmica, nos faz entender não somente o que se passou (ou o que supostamente se passou, já que o próprio livro deixa clara a inconsistência de vários relatos) mas todo o contexto para que a situação tivesse chegado naquele ponto, e ainda faz um panorama da motivação daquele grupo de pessoas que fizeram questão de levar uma nação inteira à ruína junto com suas próprias derrotas.

Wilton 30/07/2014

Morando no bunker de Hitler
No Bunker de Hitler
O livro narra a derrocada de Hitler. Esmiúça o bunker onde ele ficou refugiado com os seus principais assessores. Recluso, conseguiu maquinar contra os adversários e contra os próprios conterrâneos. O autor demonstra como pode ser perniciosa uma mente conturbada quando detém o poder de vida e de morte sobre os seus semelhantes. Sem exageros ideológicos, o autor é fiel aos acontecimentos. Aquilo que não pôde ser documentado, teve um tratamento verossímil.
Joachim Fest não fez um quadro dos últimos dias de Hitler. O que ele externou foi, na verdade, um retrato daquele período.
Por isso, o livro não encanta. Não tem a pretensão de ser uma obra literária. Ele tem, isso sim, a frieza de um documento.
A obra deve ser lida por pessoas que procuram um texto tecnicamente irrepreensível, às vezes, cansativo, mas fiel aos fatos. Quem deseja apenas literatura, sairá frustrado da experiência de morar, por algumas horas, no bunker de Hitler.