Narrativas Gráficas

Narrativas Gráficas Will Eisner

Resenhas - Narrativas Gráficas

Kaicchan 26/03/2022

Mais um ótimo livro para contadores de história
Mais um ótimo livro de Eisner, que apesar de não ser tão profundo, estabeleceu as bases para os estudos de comics atualmente. Confesso que, para quem já tem algum conhecimento das artes sequenciais, o livro acaba por se tornar raso e básico, mas a sua importância para o campo de estudo permanece.

Eisner explica sobre a narração gráfica e sequencial com poucas palavras e muitos exemplos visuais, dá uma boa base para qualquer um que queira aprender mais sobre comics e estabelece conceitos importantes que viriam a ser melhor aprofundados futuramente. Embora eu ainda prefira o trabalho de McCloud, tenho certeza que sem esse livro, boa parte dos estudos de comics teriam sido atrasados.

Essa leitura também se torna muito interessante para escritores, roteiristas e qualquer um que trabalhe com storytelling, visto que aborda bem as técnicas de narrativa.

Lula Carneiro 07/01/2010

Conteúdo nota onze, edição nota zero.
Os livros de teoria do Will Eisner costumam ser quase tão sensacionais quanto as suas histórias em quadrinhos, e "Narrativas Gráficas" não é exceção. Recomendado até pra quem não tem o menor interesse em se tornar um quadrinista.
Depois desse livro, você nunca mais vai ler um gibi do mesmo jeito.

Por outro lado, se você sabe inglês, aí vai um conselho: procure a versão original. A edição brasileira (da Devir) é triste, tem erros de português acintosos. Fiquei com raiva de ter pago pelo livro.