O quarto de Giovanni

O quarto de Giovanni James Baldwin

Resenhas - Giovanni

Carolina2454 31/12/2022

Triste e Apaixonante ?
Um aviso antes de tudo: O prólogo tem spoilers! Me avisaram antes de iniciar a leitura, gostaria de deixar avisado também HSUAHSUS

?? MINHAS IMPRESSÕES:

Conheci o trabalho de James Baldwin em 2017 através do documentário ?Eu Não Sou Seu Negro? e desde então admiro-o muito! Como pensador, os seus apontamentos e influências acadêmicas, mas até o momento não tinha lido nenhum de seus romances, e por mais ansiosa que estivesse para fazê-lo, uma grande parte de mim tinha receio de me decepcionar ou até mesmo de encontrar algo problemático que pudesse manchar a imagem que tenho dele.
Depois que ?O Quarto de Giovanni? foi o escolhido como leitura do mês pelo clube do livro que participo, pude abraçar essa oportunidade, e estou extremamente feliz por ter feito isso!

O Quarto de Giovanni tem uma escrita simplesmente apaixonante!

Nunca havia lido um livro em que ansiava por mais páginas de diálogos despretensioso entre os personagens! Em que me pego revisitando trechos que grifei e relendo algumas passagens soltas ou páginas inteiras
O livro é dividido em duas partes, e a primeira, após a introdução do contexto e breve história do protagonista, David, acompanhamos ele no restante dessa primeira parte em uma noite
São páginas e páginas que traduzem apenas algumas horas do personagem interagindo e conhecendo outros. E para mim isso foi algo não só diferente, mas me soou muito genuíno
O livro, por mais que seja dos anos 60, se faz tão atual, não só pelos seus temas, mas pela forma que os personagens conversam e se comportam, tão naturais que você até esquece que está lendo um livro, senti-me como se estivesse sentada entre eles, bebendo e rindo das besteiras que falavam.
Personagens eram apresentados como se apresentam pessoas no bar, mesmo que não fossem mencionados em nenhum outro momento no livro. As interações não moviam só em prol da narrativa, mas em prol dos desejos dos personagens.
Giovanni teve uma introdução muito cativante, e sua conexão com David, que já se entrosaram em apenas uma noite, por ter direito a várias páginas para mostrar o desenrolar dessas horas e dessas conversas torna muito sincera essa ligação dos dois!
Os pontos de conversas gostosas que acompanhamos na primeira parte do livro são quebradas logo na segunda, os dias de passam mais rápidos, as interações se tornam em momentos um pouco mais bruscas ou silenciosas, frias ou muito passionais. O livro vai deixando escancarado toda a dualidade e conflito interno que o protagonista enfrenta com sua sexualidade, sua identidade, o seu próprio reflexo. Quais desejos são maiores, quais valem a pena abraçar ou abrir mão.
Se torna angustiante acompanhar essa angústia, mas nem por isso a leitura fica menos imersiva!
Como uma amiga minha apontou na nossa discussão sobre o livro, James Baldwin consegue trazer uma linguagem muito poética em cada página, sem precisar recorrer a uma escrita extremamente rebuscada e truncada. Tudo permanece natural, muito bonito de se ler, muito fluido.

Poderia ficar horas comentando sobre o livro, sobre todas as discussões sociais que ele aponta de forma mais escancarada ou com pequenas pinceladas camufladas desde as menores interações até os preconceitos que os personagens carregam. Percebe-se que toda a revolta que alguns trechos provocam são propositais, são provocativos.
Sentimos várias emoções diferentes por personagens diferentes, o que os tornam mais humanos. E até mesmo as piores decisões tomadas pelo protagonista são verossímeis com o cenário que ele se encontra e com todo o caos que ele enfrenta dentro de si.

Recomendo demais demais demais! O livro me cativou por inteira, e anseio por novas leituras desse autor maravilhoso!??

? ?Mesmo quando estava sendo sincero, mesmo quando me esforçava ao máximo para me dar a ele tanto quanto se dava a mim, eu sempre ocultava alguma coisa?

?? ASPECTOS TÉCNICOS DO LIVRO:
- A diagramação é ótima
- Cor de folhas muito confortável para a leitura, com material de capa e papel muito bom
- Leitura rápida, com linguagem mais universal
- Capítulos longos que poderiam ser fracionados (mas que apresentam alguns respiros com pulo de linha)
- Pior parte do livro: não há notas de rodapé traduzindo as trechos em francês!! (mas pôde ignora-los que não vai prejudicar a história)

?? TEMAS SENSÍVEIS ABORDADOS:
homofobia - transfobia - misoginia - estupro - pensamentos suicidas
(os três primeiros são apresentados apensas nas falas dos personagens, não me recordo de nenhuma violência física retratando isso)
(os dois últimos pontos não são abordados de forma muito explícita, foi um pouco mais cuidado da parte do autor)

Rafilds 18/11/2021

Um livro de várias camadas
Não é sobre sexualidade, sexismo, ódio e preconceito, é sobre amor. Um livro curto porém denso. Um livro para reler e redescobrir outras
vezes.

Juliana 24/05/2023

O Quarto de Giovanni
A escrita do James Baldwin é muito envolvente, fiquei obcecada nas primeiras linhas!
Um romance contado sobre o ponto de vista de David, um jovem americano burguês que passa um tempo em Paris, com o pretexto de se encontrar, porém foge dos seus desejos a todo custo! Até conhecer Giovanni, quando os dois vivem um romance intenso, cheio de conflitos e com prazo de validade!
O livro traz muitas discussões, sobre sexualidade (inclusive não tem muitas rotulações dos personagens), construção de gênero e classe social!

lschifelbein 23/07/2023

"alguém, devia ter nos dito que é muito raro alguém morrer de amor. mas milhões já morreram, e morrem a cada hora - e nos lugares mais estranhos! - de falta de amor."

Pedro 09/08/2020

Envolvente, deprimente, triste e revelador
O romance é escrito por James Baldwin, um autor estadunidense negro e bissexual, e foi publicado em 1956.
Conta a história de um rapaz que viajou com sua namorada a Paris, mas em determinado momento ela vai embora, ele fica sozinho e acaba conhecendo Giovanni. Esse encontro causa inevitáveis confrontos com sua individualidade.

É o segundo livro do autor, e tem temática LGBT+ (o primeiro, que não foi um romance, tratava de racismo). Na introdução, é dito que nesse segundo livro, o autor não conseguiu, por questões intrínsecas, tratar tanto da homossexualidade quanto racismo no mesmo livro, e por isso, todos os personagens são pessoas brancas (mesmo a história ter sido baseada nas experiências pessoais do autor).

Apesar de o livro levantar de questões sobre bi/homossexualidade, é um livro publicado na década de 50, então é preciso ler com os olhos da época se quiser aproveitar a história sem incômodos. Isso porque a transfobia, machismo e misoginia são características comuns nos personagens principais, e são discriminações tratadas como naturais.

Em consequência disso, a história não problematiza a homofobia, mas sim imoralidade que é a homossexualidade, e por isso, o protagonista, que é bissexual, constantemente sente ódio de si mesmo por se permitir ter relações homoafetivas.

Terminei a leitura e recomendo o livro pra todo mundo, inclusive pra quem não tem interesse pela temática LGBT+ (mas especialmente para quem tem).

Nota: 4/5

Francisco.Tambani 10/09/2023

?Estou em pé à janela de um casarão no sul da França enquanto a noite cai, a noite que me conduzirá à manhã mais terrível da minha vida.?

Etiene ~ @antologiapessoal 17/06/2021

O quarto de Giovanni, Literatura Americana, James Baldwin.

Em 1980, James Baldwin afirmou numa entrevista que O quarto de Giovanni era ?menos sobre a homosexualidade do que sobre o que acontece quando você tem tanto medo que acaba não conseguindo amar ninguém.? Isso me fez pensar no medo. Naqueles momentos em que a gente se encontra a ponto de tomar uma decisão e o medo esquadrinha o coração diante do inesperado? Quantas vezes o medo travou a gente?

Após terminar o livro, me perguntei o quanto de admiração cabe no peito antes que ele chegue a explodir de vez. (rs) Esta é minha segunda obra lida do autor, e sinto que preciso conhecer seu repertório completo. A admiração se transformou em desejo de ter podido conhecer o Baldwin, e isso me engasga a garganta. Pelo menos tenho seus livros como acalento...

A história de David e Giovanni, nosso casal protagonista, é absolutamente acreditável. É como se ela trilhasse entre o fictício e o real, transbordando das páginas de modo sublime. A culpa disso está no autor: JB traz suas experiências de vida pros livros que escreve. Tudo se torna tão possível e tão palpável assim simplesmente porque é verdadeiro. Vem dele próprio.

Essa foi uma trama que não me deu nenhuma brecha para ser unilateral. Eu não conseguia gostar de ninguém, não conseguia odiar ninguém. Eu só me coloquei ininterruptamente no lugar-de-outrem e me senti incapaz de formar julgamentos. Se, ao longo da vida, encontramos situações que nos desafiam a exercitar paciência e resiliência, certamente esse livro me fez exercitar a compreensão.

O quarto de Giovanni foi uma das melhores leituras do meu ano - lugar que já era de se esperar. Seus trechos encantadores me fizeram contemplar a unicidade desse autor. James Baldwin aborda homosexualidade, papel da mulher, amor, paternidade? Aborda esses temas complexos de uma maneira poética mas sem lirismos triviais: como um estilista que não tem vergonha de rasgar o melhor tecido para expressar o máximo de suas possibilidades estéticas.

bruno 30/12/2022

"Todo mundo, no final das contas, caminha pela mesma estrada escura ? e a estrada da um jeito de ser particularmente escura e traiçoeira quando quando parece estar mais iluminada ?, e de fato ninguém fica no jardim do Éden."

Bruno Malini 22/12/2022

Medo de amar
Um retrato sobre o medo e a incerteza de se viver um afeto com a redescoberta da própria identidade.

Marcello 31/01/2022

Segundo livro do ano e já começamos bem... mau.
O livro termina, aponta a progressão do Kindle, em 89%. Depois disso são só textos de pessoas falando sobre a obra. Eu mesmo é que não vou perder o meu tempo lendo isso.

Não gostei do livro, como já havia falado num histórico de leitura anterior. O personagem principal, David, é um ser humano bem difícil de se ter empatia, ou apreço, por ele. E a narrativa em primeira pessoa não ajuda em nada no caso do pobre moço.
Os outros personagens... Estão lá. E é isso.
Até mesmo Giovanni, que tem o nome no título, tá lá. E é isso.

Óbvio que eu consegui captar toda essa questão de relacionamento conturbado e suas várias nuancias, sobre auto-aceitação e preconceito e bla-blá-blá. Que eu sinceramente já não estava mais me importando desde os 45%.

Toda vez que eu leio um livro, quando eu o finalizo, no caso, e acabo não gostando do todo, eu sempre penso que é mais uma culpa minha do que a do livro, principalmente quando a obra é tão elogiada e aclamada e amada e afins. Não vou mais pensar nisso. Cada livro é cada livro, casa leitor é cada leitor e cada leitura é cada leitura.

E, para mim, o que se salvou no livro foi algumas citações, como essa aqui:
"Muito já se escreveu sobre a transformação do amor em ódio, sobre o coração que esfria quando morre o amor. É um processo notável. É muito mais terrível do que tudo o que já li a respeito, mais terrível do que qualquer coisa que eu seja capaz de dizer."

P. S.: eu não vou abrir aqui toda uma discussão sobre algumas passagens desse livro, pois eu vou levar em consideração o ano em que o livro foi escrito, mas assim, eu revirei os olhos muitas vezes, pulei parágrafos, senti um pouco de nojo em outros momentos, e senti dó da única, sim, ÚNICA, personagem feminina nesse livro inteiro, que só sabia falar no quanto que queria ser mulher e "ser feita" (como alguém fazendo ela se sentir) mulher (eu preciso dizer que ela falou basicamente que queria se casar e ter filhos? É, pois é). Mas, como eu disse: não vou falar mais nada porque né, vou relevar. Mas, sim, de novo, o livro é sim machista. Quer você fã do autor ache ou não.

Bruno 24/07/2023

O quarto de giovanni foi uma das leituras mais complexa e desafiadora que li.
Não por ser um texto difícil ou algo do tipo, mas por ter me relacionado tão profundamente com as personagens construídas por Baldwin.
Em diversos momentos, percebi o quanto aqueles pensamentos e acontecimentos fizeram parte da minha vida e o quanto é difícil passar por aquilo.
Por isso, acredito, consegui entender a personagem principal, não por achar que David esteja certo, o que no caso não está, mas por saber o que esses sentimentos causam na gente, e no que nos transformam.
A escrita de Baldwin é poética e fluida, fazendo com que seja difícil largar a leitura.

jaircozta 16/05/2020

nunca é tarde demais para o amor e para nós mesmo
#livro O quarto de Giovanni (Giovanni's Room)
#autor James Baldwin

Estou totalmente apaixonado pela literatura do James Baldwin (1924-1987) e já quero ler toda sua obra.

O livro O Quarto de Giovanni (ou Giovanni na tradução que tenho) é um dos principais clássicos modernos da literatura americana. Publicado inicialmente em 1956, é o segundo romance de Baldwin, possuindo um tom narrativo autobiográfico e ambientado na boêmia Paris dos anos 1950.

Narrando a história está o jovem estadunidense David que encontra-se em Paris esperando notícias da namorada, Hella, que viajou para a Espanha. Paralelamente, David começa a frequentar bares da cidade acompanhado do fracês Jacques e, em uma ocasião, conhece Giovanni, um garçom italiano lindo e encantador por quem, inesperadamente, se apaixona.

A estória, como a boa escrita moderna, vem permeada de fragmentos e recortes de lembranças, movendo a leitura como se estivéssemos em um filme de bela fotografia. Desde o início já sabemos que algo de trágico ocorrerá e conseguimos conhecer as profundezas da alma humana, da abnegação da própria essência sexual em detrimento de cumprir convenções sociais; um texto sensível, versando sobre escolhas, dificuldade de autoaceitação e negação dos próprios sentimentos.

David revela seu íntimo, sem maniqueísmos, falando da própria identidade e com tamanha honestidade que chega a nos emocionar do começo ao fim. É um livro sobre um homem em constante negação do amor que nutre por outro; Giovanni, em contraponto, não só ama David intensamente, como está disposto a levar a relação à mais completa intimidade, mesmo ambos vivendo numa realidade ainda conservadora.

James Baldwin é uma verdadeira inspiração e representação de luta. Um escritor negro, de origem pobre, homossexual assumido, que conseguiu se sobressair numa sociedade completamente arraigada só pode ter ter um altar no meu coração. Sua obra é imprescindível tanto pela poética quanto pelas questões raciais e pela visibilidade queer.

O livro foi relançado em 2018 pela Companhia das Letras, estando disponível em livrarias e no site da editora.

Shanahan (Me Acabei de Ler) 01/04/2021

Destruidor!
James Baldwin tem uma das escritas mais belas que já vi! E ao mesmo tempo é destruidor! To desde ontem pensando em tudo o que li!

Senti muita raiva e pena durante a leitura! Isso misturado com um monte de outros sentimentos conflitantes! Que livro incrível! O meu favorito do ano até agora!
Bruno.Pereira 01/04/2021minha estante
O próximo dele que quero ler é Terra Estranha

Shanahan (Me Acabei de Ler) 01/04/2021minha estante
Preciso ler Terra Estranha e Rua Beale pra ontem!!!

Gabriel 21/05/2022

Um livro denso e sofrível
Comecei a ler "Quarto de Giovanni" já com a sensação de que esse livro seria difícil, mas mesmo assim eu não esperava por tudo que li. O livro não tem um respiro de felicidade, é tristeza do início ao fim.

O protagonista, David, é alguém que não se permite ser feliz em nenhum momento. Ele vive preso em negação desde sua adolescência e pelo que o livro mostra, vai morrer não assumindo para si mesmo quem ele realmente é.

A história é cheia de momentos difíceis e situações pesadas, mas não dava para esperar nada diferente já que a narrativa se ambienta nos anos 50.

Gostei muito da escrita e de como os personagens foram tratados. Apesar das infelicidades que vivem, David e Giovanni são pessoas muito complexas e cheios de nuances (como todo ser humano é).