Jogo de Máscaras

Jogo de Máscaras Pia Prattes

Resenhas - Jogo de Máscaras

Cris Moraes 23/08/2020

Desconfortante!... Mas, a história é assim e pronto!
Confesso que, inicialmente, achei que esta história estaria enquadrada no gênero terror. A capa mostra uma imagem de uma crueza impressionante! Bom, ao fazer a leitura, a sensação era mesmo de horror devido a algumas situações protagonizadas por estudantes jovens! Fiquei num desconforto total com a forma intensa em que a autora consegue relatar as situações vividas dentro do ambiente escolar. Ficava imaginando cada hipocrisia praticada, cada ato de bullying, cada preconceito, cada gesto de violência que esses alunos faziam contra si mesmos e contra os colegas com um cenário de normalidade! Valha-me, Pia! Que indignação eu senti!...
O pior é saber que em nossa sociedade há muitas situações parecidas e muito iguais a esta história de ficção. Narrativas reais cujo enredo nos causam asco, porque o dinheiro dá poder e dá status. E ainda justifica um ser humano simplesmente destruir o outro (ou tentar) apenas por um jogo de ambição, apenas por divertimento, apenas por brincadeira!
Eu gostei bastante da obra, embora tenha sido uma leitura mais lenta para mim. Talvez porque eu realmente estivesse indignada com a descrição tão fiel de uma sociedade hipócrita e capitalista! Mas, tem romance, tem drama, tem suspense, tem mistérios. Os personagens estão bem construídos e envolvem bem o leitor durante toda a narrativa. Fiquei satisfeita com o final e até respirei um tantinho aliviada!
Recomendo!

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 11/08/2020

Resenha: Jogo de Máscaras | Pia Prattes | @kemiroxtvliterario
Jogo de Máscaras é um drama com romance mas também tem suas cenas de suspense, escrito pela autora Pia Prattes, corresponde ao Grupo Editorial Coerência, sendo de literatura nacional. Eu fiz parceria com a autora e assim recebi o livro com dedicatória mais um marcador. Eu a conheci no instagram mesmo e foi minha primeira leitura da obra que ela escreveu.

Mia Backer é a personagem principal no qual é a narradora do trama, houve um acidente no passado. Ela estuda na Instituição de Ensino Saint Lathrop Jullians, um colégio interno, esse ambiente escolar é de elite, ou seja, estudantes ricos que convivem nesse colégio com divisão de classes entre eles. Mia Backer apesar de namorar o Jasper se envolve com o Connor Westcott mais conhecido por ela por Westcott ou só Wes. Esse livro ocorre um baile de máscaras além disso tem muito trama e relacionamentos como um jogo e para mim por isso o título do livro, as máscaras dos personagem como metáforas. O livro contém situações pesadas mas com excelente escrita.

Além de tudo isso, o livro contém confusão com violência ela é testemunha (mas não vou falar de quem para vocês ficarem curiosos haha) e a Mia conversa mal educada com a diretora, depois ela conserta isso. Uma coisa que eu gostei nela a relação dela com a biblioteca e os livros em certas partes do livro.

Mia Backer traí no livro, tem reviravoltas,e a personagem vai crescendo e aprendendo conforme o tempo vai passando. Esse livro lembra muito séries de TV com adolescentes ricos em colégio com tramas e confusões, e isso é um ponto forte e marcante no livro.

Minha análise eu achei ótimo livro, muito envolvente você fica curioso para saber quais serão os próximos passos de Mia Backer e com quem ela ficará no final. E o mais importante como acabará essa história. Se você ficou curioso ou não, eu indico! Disponível no site do Grupo Editorial Coerência.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/08/resenha-jogo-de-mascaras-pia-prattes.html

Mundo da Vavah 17/02/2020

Este livro pode lhe causar intensas e marcantes emoções! Acompanhar a história de Mai Backer não é para os fracos, vai ser pesado do começo ao fim, fazendo seu coração acelerar com os momentos fortes da vida dessa jovem. Mas lhe garanto que também viverá sentimentos felizes com lindas amizades e romances.
Mai Backer estuda no colégio St Julians, mais conhecido como "colégio de riquinho", onde você encontra os herdeiros das maiores fortunas do país e com essa apresentação você já pode imaginar as intrigas, grupinhos, competições e enfim, todo o asco que envolve uma adolescência afortunada.
No início da história sabemos que Mai se sente muito culpada pelo acidente que sofreu com seu irmão, deixando este em coma profundo. Esse sofrimento a torna ainda mais reclusa do que costumava ser e todas as noites ela sai de seu quarto em busca de paz e aconchego para seus sentimentos e suas lágrimas. Até o dia em o garoto que ela mais odeia em todo colégio resolve lhe fazer uma visita surpresa. Westcott faz valer todo esse ódio, já que é o rapaz mais arrogante, metido e petulante de St. Julians.
Mai não sabe se foi o momento delicado em que se encontrava mas sentiu uma forte atração por West, levando a aceitar sua investida e trair seu namorado de longos anos, Jasper, sendo esse apenas o ponta pé inicial dos problemas da garota.
Junto com a culpa vem o fim do relacionamento, a queda de máscaras de antigas amizades, a fama de mentirosa e sem vergonha e um fardo mais pesado do que imagina poder carregar. A cada dia, ela se envolve mais com West, mesmo querendo se distanciar, seu sentimento só se faz crescer e a coloca em um relacionamento diga-se de passagem muito abusivo e tóxico.
Quase chegando ao fundo do poço, Mai consegue reencontrar velhas amizades e conhecer quem são as verdadeiras pessoas que podem lhe ajudar, pois depois de muito apanhar ela resolve que é hora de lutar de verdade. Lutar contra a mentira, as intrigas, as malandragens, os perigos que adolescentes sem limites podem causar.
Como disse no início, a história de Mai é cheia de reviravoltas e em muitos momentos precisei parar de conversar com o livro, pois eu fui enganada por aqueles que a enganavam, acreditei fielmente na mudança do ser humano e por muitos fui surpreendida negativamente. Eu queria lutar por Mai, dar voz a essa garota e ajudar com que ela encontrasse quem tanto lhe fazia mau, mas eu NUNCA imaginei que ao final do túnel encontraria aquelas pessoas e aquela trama.
Uma leitura super envolvente e muito bem escrita, que nos faz viver um tempo nesse colégio tão peculiar.
E mascaras vão rolar!!!!!!!

Carolina Del Corso 28/08/2020

Recomendo!!
Li este livro já tem um tempo, então não lembrarei dos detalhes para fazer uma boa resenha. Mas a história se passa em um colégio interno muito conceituado nos Estados Unidos, onde só estuda a nata da sociedade. O tipo de história não é meu perfil de leitura, mas a escrita da autora é perfeita, mesmo não gostando do tipo de história, o livro prende, tem bastante emoção. Para quem gosta desse universo de classes extremamente altas é uma leitura e tanto e mesmo para quem não gosta ainda assim recomendo a leitura para conhecer a escrita da autora. Agradeço a Pia Prates a oportunidade de conhecer o livro e de ter participado do debate com ela. Uma pessoa incrível, simples, disposta. Obrigada Pia por todo o seu carinho.
Becca Miller 29/08/2020minha estante
Kkkkkk meu Deus.

Carolina Del Corso 29/08/2020minha estante
Esse foi difícil kkkkkk

Becca Miller 31/08/2020minha estante
Eu não me forço a ler o que eu não estou gostando. Já fiz isso, mas não é nada produtivo.

Carolina Del Corso 31/08/2020minha estante
Eu li muitas avaliações positivas e todas falavam do final surpreendente, mas não foi nada surpreendente pra mim. Pra quem gosta desse contexto de colégio interno para ricos, o livro pode até ser bem bom, mas a mim não agradou. Vou participar de um debate com a autora do livro, foi mais um motivo que resolvi ir até o fim, a autora merecia uma chance. Infelizmente não me agradou :(

Luhescreve 08/06/2020

Um bom livro.
?Jogo de máscaras? me ensinou como é ler um livro com raiva. Desde o primeiro até praticamente o último capítulo, Lincon sangue nos olhos. Manter-me lendo é crédito à escrita da autora, que possui técnica e prende muito nem, a narrativa é fluida e as descrições na medida certa - apesar de eu sentir falta de mais descrições de características físicas dos personagens.

Senti que não havia a necessidade de mais de 400 páginas para conter a história, o enredo não me prendeu muito e senti falta de um maior desenvolvimento em pedaços que ficaram soltos no livro, como exemplo o Matt. Não gostei da protagonista, senti nela uma falta de opinião própria e, apesar de ela falar muito em ?fazer o que quer não é errado? a maioria das atitudes dela são influenciadas por terceiros, muito menos do West, esse por motivos óbvios. A autora narra e toca em assuntos extremamente delicados, e muita das vezes eu me senti desconfortável lendo, quis parar de ler várias vezes, me senti mal mesmo, acredito que havia outras formas de se tocar naqueles assuntos.

O livro é bom, o final é de cair o queixo e vale a experiência para quem tem estômago forte.

Vivik Oliveira 04/07/2020

Um livro para odiar e favoritar!
Essa foi uma das poucas obras que li e conseguiram me desestruturar. MESMO! Acompanhem👇🏼

A Mai é a protagonista desse jogo de suspense e drama, ela estuda em um internato de alto padrão e está em frangalhos porque seu irmão está em coma, ela se culpa pelo acidente e isso a está consumindo.
Mai se afasta de seu namorado, de sua melhor amiga e acaba se envolvendo com alguém fora do seu círculo de amizade, alguém que ela achava que odiava.

Westcott se aproveita da fragilidade que Mai se encontra e acaba dormindo com ela. Agora a Mai precisa lidar com a dor pelo irmão e o remorso por trair o namorado, pode ficar pior? MUITO!

Se você imaginou que esse é só um livro jovem com drama romântico, SE ENGANA! E tudo bem, porque eu mesmo fui feita de trouxa 😅Em 80% do livro eu tinha certeza que sabia tudo e estava impaciente, pensei em largar mil vezes, sem brincadeira!! Mas quando eu cheguei no X da questão… meu queixo CAIU e não levantou até a última página.

🎭O livro é BRILHANTE!

Mas deixa eu adiantar, antes do fim você vai se revoltar e MUITO. A Mai vai entrar em um relacionamento muuuito abusivo e o pior, vai abrir mão da opinião de todos e inclusive do seu próprio bem estar em nome dessa relação. DÁ UM ÓDIO MORTAL ☠️ Eu só conseguia pensar em como ela era tonta e sofria por ela. Quase uma dor física mesmo,t amanha era a minha revolta.

Mas essa era a intenção da autora mesmo, INCOMODAR.
E não só no relacionamento amoroso, mas com as amizades também! Aos poucos percebemos que o ambiente que a Mai sempre achou perfeito, não passava de engano. A sensação é de sufocar, parece que se correr o bicho pega e se ficar 😫

No fim tudo faz sentido, não existe romantização e não me arrependi nadinha de ter finalizado. Tem um final super pé no chão.

Eu garanto que você vai odiar, se irritar profundamente e se revoltar com tudo que acontece {acontece umas coisas que só de lembrar o sangue ferve!!!} Mas vai amar o final!

site: osenhordoslivrosblog.wordpress.com

Alessandra 18/09/2020

As máscaras sempre caem!?
As máscaras permitiam um disfarce, não distingui pobres e ricos, nobreza e povo se misturam quando as máscaras são colocadas.
Em sociedade de estudantes tal como uma de adulto esse está cheio de pessoas falsas, mais quem são seu amigos de verdade? Quem está usando ou manipulando? As pessoas mentem, enganam, usam e abusam da bondade dos outros.
Nesse estória envolvente recheada de viradas surpreendentes, clichês que amamos, afinal estamos falando de mentiras, traições, falsidade, mais acima de tudo a busca pelo autoconhecimento a partir dos eventos.
Apesar de esconder o rosto daqueles que as usam, as máscaras também mostram a personalidade de quem está por trás delas, fica como o maior lição.

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 17/08/2019

Um relato de como a confiança é algo que não pode ser quebrado...
A realidade já era algo perturbador para Mai Backer, ela que acreditava já ter motivos suficientes para se culpar e desmoronar em lágrimas, mas a confiança foi quebrada, a torre de cartas passou a desmoronar e no final do jogo as máscaras tinham que cair...

Com uma narrativa encantadora, Pia conduz o leitor em um enredo repleto de traições, segredos e estratégias, levando-nos a uma montanha russa de sentimentos com suas reviravoltas.

Chorei algumas vezes? Chorei! Fui feita de trouxa? Fui! Passei muita raiva? Oh se passei! Gostei? Simplesmente amei!!!
Só digo uma coisa : L E I A M
Vivik Oliveira 19/08/2019minha estante
Hahaha fomos feitas de trouxas!
Mas foi bem genial!

Aisha Andris @AishandoBooks 21/08/2019minha estante
Estou lendo. Nossa, não sei se gosto ou desgosto da Mai, mas estou amando o livro XDDDDD

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 11/08/2020minha estante
Eu também fui haha que livro incrível

Aisha Andris @AishandoBooks 26/08/2019

Uma montanha-russa de emoções
Cara, este livro veio para me tirar completamente da minha zona de conforto, tanto que acabei demorando mais do que o normal para terminá-lo. Mas ainda acredito que a qualidade da leitura é mais importante do que a velocidade com que a fazemos, por isso tomei meu tempo para seguir com ela.
Acho que poucas vezes fiquei tão perdida e tão desconfortável enquanto acompanhava uma história. Acredito que, em pelo menos 60% do tempo, o sentimento que prevaleceu foi a raiva, por tudo o que estava acontecendo ali, era tão inacreditável que eu queria entrar e chacoalhar alguns personagens, sobretudo a protagonista, Mai. Ela é do tipo que nos desperta empatia, afinal é visível o quanto está sofrendo, o quão difícil é a situação pela qual está passando, mas também nos faz odiá-la com a mesma facilidade.
Mai tem a tendência a se colocar no papel de vítima o tempo todo, tudo está acontecendo sempre por culpa dos outros e ela é uma coitada, sem qualquer poder para mudar seu destino. Nossa, como isso irrita! Sério. Não quero dizer que Mai não sente remorso pelos erros que comete, porque, sim, ela sente, mas apesar disso, na maioria das vezes, ela fica com aquele sentimento de autopiedade e aponta o dedo na cara dos outros, sendo que também tem sua culpa, por exemplo, por trair o namorado com outro cara, ainda que, ao longo da leitura, descubramos que existem muitas coisas acontecendo em volta e que, de certa forma, dão um empurrãozinho para que isso aconteça. E falando em empurrãozinho, Mai é daquele tipo de pessoa que é facilmente manipulável e, por acompanharmos toda a narrativa sob o ponto de vista dela, acabamos sendo manipulados também. O tanto de tapas na cara que tomamos enquanto lemos não é brincadeira. Todavia, quanto a isso, preciso dizer que gostei. As reviravoltas são surpreendentes, e eu amei cada uma delas.
Se alguém está esperando por aquela história super amorzinho de colégio, cheia de clichês, esqueça! Isso não acontece aqui. Estamos falando de uma trama que se passa num ambiente altamente tóxico, regido por dinheiro e por um jogo de interesses que desperta o pior nas pessoas. Às vezes, é até difícil acreditar que estamos falando de adolescentes, de tão cruéis que eles são capazes de ser. Bullying, violência – física e emocional –, falsidade e abusos de todos os tipos estão acontecendo o tempo inteiro. Neste livro, ninguém é totalmente bom e vamos nos decepcionar MUITO com certos personagens, ao passo que outros nos conquistarão para sempre (Madson, meu amor). Acredito que isso tenha sido proposital e que a autora tenha desejado passar uma mensagem aqui, coisa que ela conseguiu com maestria. Parabéns por isso!
Eu confesso que demorei a engatar na leitura, porque o começo é muito confuso, ou melhor, brusco (ao menos o foi para mim) e eu fiquei tipo “Oi? Alguém me explica o que está acontecendo pelo amor de Deus!”. As coisas vão sendo jogadas na nossa cara sem muita explicação e somos obrigados a ir assimilando-as e tentando nos encontrar em meio a elas. Porém, a escrita da Pia Prattes é sensacional e, ainda que o desenrolar das cenas bagunce nossa cabeça, igualmente desperta nossa curiosidade e torna impossível que larguemos o livro sem saber o que vem pela frente e onde tudo vai acabar.
Logo no primeiro capítulo, vemos a Mai fugindo do seu dormitório durante a noite e buscando solidão num quarto (?) desocupado. Ela sente muita culpa pelo acidente que deixou o irmão em coma, porque permitiu que dirigisse seu carro quando estava proibido de fazê-lo. Isso já havia se tornado rotina, mas algo acontece neste dia em especial, que é a “invasão” do seu refúgio por Connor Westcott, um garoto a quem Mai claramente despreza, por seu jeito fútil e narcisista. Ainda assim, não pode negar que ele exerce certo fascínio com sua aparência de intocável e de quem acredita que é o dono do mundo. Em sua carência e vulnerabilidade, Mai acaba se entregando a ele, e isso dá início a uma avalanche de acontecimentos que mudarão completamente a vida dela e a de todos ao seu redor.
Mai é namorada de Jasper e melhor amiga de Lily, que é também sua cunhada, e de Tyler, namorado dela. No entanto, seu relacionamento está sendo levado em banho-maria e há muito que seus sentimentos por Jasper não são os mesmos. Isso certamente é uma das razões pelas quais ela é capaz de trai-lo com tanta facilidade. Essa traição provocará mudanças em seu envolvimento com os amigos também, e Mai não tardará a descobrir quão diferentes eles são do que ela imaginava. E enquanto a relação com aqueles que sempre lhe foram tão próximos se desgasta, ela acabará de aproximando de novas pessoas que lhe mostrarão o verdadeiro significado de cumplicidade e companheirismo. Eu adorei esses novos amigos, especialmente Amy, que é desbocada e fala tudo o que pensa na cara, e Madson, talvez a única pessoa verdadeiramente boa neste colégio.
Connor Westcott é absolutamente odiável, um lixo de pessoa, mas ainda consegue nos provocar pena conforme vamos conhecendo-o melhor e descobrindo todas as coisas terríveis que aconteceram em sua vida. Contudo nada, NADA MESMO, justifica a forma como ele trata a Mai. É um relacionamento tão abusivo que deixa um nó na garganta e leva a gente a se questionar por que ela aceita se submeter àquilo. Sentimos compaixão e, ao mesmo tempo, muita raiva da Mai. Isso é errado, eu sei, afinal ela é a vítima da situação, e SEMPRE é errado julgar a vítima, mas é difícil acompanhar todas as “passadas de pano” nos erros dele. E aqui mais uma lição nos é ensinada.
O desfecho de Jogo de Máscaras é ESPETACULAR. Toda a montanha-russa de emoções que somos obrigados a sentir vale a pena apenas por essas duas últimas páginas. Sofremos bastante antes de chegarmos a elas, mas garanto que, quem suportar a jornada, sentir-se-á vingado. Nosso queixo cai, as pontas são amarradas e todos têm o fim que merecem. Leiam, com certeza não irão se arrepender. Eu prometo!

site: https://aishando.home.blog/

Jeh Xavier @dramatica.literaria 23/10/2019

"Encarar os próprios erros é desesperador, é sufocante e aterrorizante. É como sentir seu coração batendo forte e depois perceber que ele está fora do seu peito, em suas mãos, e não há mais nada dentro de si para mantê-lo vivo."

Mai Backer estuda no colégio St Julians, um colégio onde estuda os herdeiros das maiores fortunas do país. Mai se sente culpada pelo acidente de carro que sofreu com seu irmão, do qual ele saiu muito ferido e ficou em coma.

Todas as noites Mai sai do seu quarto para ficar sozinha e poder sofrer longe de todos. Em uma dessas noites, Westcott o garoto mais arrogante do colégio a surpreende no seu esconderijo e sem conseguir resistir ela se entrega a ele.

Mai nunca imaginou que iria se sentir tão atraída assim por Westcott e agora precisa lidar com seu namoro com Jasper que á muito tempo não está bem, e a culpa por tê-lo traído com o garoto mais odiado de St Julians.

"A tristeza é o único sentimento do qual nos envergonhamos de verdade, talvez porque a encaramos como uma ramificação malfeita do fracasso."

Imersa em um sentimento de culpa, Mai se deixa envolver cada vez mais com Westcott e acaba entrando em um relacionamento tóxico e destrutivo. Em meio a intrigas, mentiras e traições, Mai vai descobrir quem são seus amigos de verdade e que nem todos são o que aparentam ser.

Esse livro conseguiu despertar vários tipos de sensações, com uma escrita envolvente e descritiva, a autora nos insere completamente na história. Fiquei tão envolvida com a história que em alguns momentos tive que parar e respirar com as atitudes de Mai, em muitos momentos quis entrar na história e falar para ela não deixar que a tratassem daquele jeito, que ela não merecia aquele relacionamento tóxico, que a culpa não era dela. A autora soube descrever bem como é quando uma pessoa se envolve em um relacionamento abusivo, e se você vive algo assim e acredita que merece isso, amiga você não merece menos que o melhor nessa vida e se conhece alguém que passa por isso, seja o apoio que ela precisa.

@Livrosdami_ 22/11/2019

Maravilhoso...
#resenhalmc2019»Jogo de Máscaras | Pia Prates | Editora Coerência | Nota 4,5 ★
Mai Backer, é uma jovem privilegiada, além de ser uma das herdeiras ou talvez a herdeira, da família Backer, ela estuda em uma instituição renomada de ensino, a St. Julliens. Porém após um acidente gravíssimo com seu irmão, ela começa a ver o seu mundo de outra maneira.E é nessa escola que a história se passa. Lá vamos conhecer todos jovens milionários e importantes.Vamos ver máscaras se levantando e caindo. Amizades de berço sendo desfeitas. Veremos o que o poder e o dinheiro fazem com as pessoas, e mais, veremos nascer uma nova Mai..Confesso que espera um outro enredo, mas Jogo de Máscaras me surpreender. Costumo dizer que fazer mocinho (a) é mais fácil que vilões, playboys e tudo mais, e por isso a Pia me conquistou, pois ela sabe escrever vilões.Jogo de Máscaras, vai além de um romance, aqui vemos pessoas com dinheiro tratando outras como lixo, e pasmem todos, sim TODOS, são ricos.Temos um romance cheio de tradições onde a voz da mulher não é ouvida, temos traições, romance abusivo, e um amigo que alivia toda essa maldade.Foi difícil ler os abusos, as agressões e ainda ver a vítima se achando culpada, mas não é isso que acontece?Foi difícil ver uma mulher apaixonada ser humilhada publicamente, ser alvo de risadas, e ainda tentar explicar os motivos do seu amado.Foi difícil ver um bando de garotos batendo e ameaçando uma garota sozinha e ninguém fazer nada.E mais difícil foi ler o final, e descobrir motivo da Mai Backer ter sofrido tanto.Sentiu um toque de realidade aí? Abusos seja psicológico ou físico e preconceitos, são o que mais vemos na sociedade, não é? Por isso, foi difícil ler.Mas no caso da Mai: a vingança, caro leitores, ahhh essa gente come fria e pelas beiradas....Com um leitura fluente, envolvente, com dramas e assuntos para muitos posts e debates, "Jogo de Máscara" veio para me fazer rir, chorar e gritar.E eu adorei como tudo se resolveu. Ficou apenas faltando um detalhe, mas entendo que esse não era o foco do livro, e eu é que quero saber de tudo, quem sabe num próximo, não é?Bom, espero que vocês tenham gostado e que leiam.
Beijos e até....

As máscaras vão cair
Com uma trama cheia de reviravoltas e assuntos importantes, conhecemos Saint Jullians, um colégio interno e misto com jovens ricos da alta sociedade, que usam o poder e o dinheiro para fazer o que bem entendem, mas as máscaras estão prestes a cair.

?(...) Encarar os próprios erros é desesperador, é sufocante e aterrorizante. É como sentir seu coração batendo forte e depois perceber que ele está fora do peito, em suas mãos, e não há mais nada dentro de si para mantê-lo vivo.?

Mai Backer está passando por uma fase muito difícil, por ter saído ilesa de um acidente que deixou seu irmão em coma. Desde então o sentimento de culpa está pesando e ela passa todas as noites longe de seu dormitório remoendo esta culpa. Até que um dia, Connor Westcott surge em suas noites solitárias e eles acabam dormindo juntos, mas Mai tem namorado; Jasper, que é irmão de sua melhor amiga Lily.

Sua vida vira de cabeça para baixo quando esta traição é descoberta e Mai passa a ser mal falada por todos no Colégio. No meio de toda esta polêmica Mai se vê sozinha sem amigos, sem seu namorado e ela passa a perceber que esteve cega durante toda a sua vida, que nem todos que diziam ser seus amigos eram sinceros e no meio de tanto dinheiro e poder, a ganância falava sempre mais alto.

? Mai é uma personagem que me fez sentir um misto de emoções; seu sentimento de culpa, tudo que está revirando sua vida em um momento tão psicologicamente frágil pra ela, fez com que eu sentisse empatia, raiva de alguns personagens e impotência por ela. Tudo isso, graças à forma majestosa com que a autora abordou assuntos importantes como relacionamento abusivo, amizades tóxicas e hipocrisia.

Jogo de máscaras é uma obra repleta de intrigas, e se engana quem pensa que é apenas um "drama adolescente" porque estes jovens jogam sujo, são hipócritas e agem como se estivessem acima de qualquer coisa por causa do dinheiro. Mas um dos pontos altos da história, é que a autora mostra que mesmo diante de momentos difíceis, podemos encontrar pessoas boas, dispostas a ajudar e bons amigos, como Mai ao longo da história.

O desfecho foi simplesmente surpreendente, eu não poderia pensar em um final mais bombástico que aquele, que superou todas as minhas expectativas.