Ian Curtis/Joy Division

Ian Curtis/Joy Division José Alberto Oliveira

Resenhas - Ian Curtis/Joy Division

ssouzapatricia 14/10/2014

Emocionante e obscuro.
Ao terminar de ler o prefácio, escrito por Kid Vinil, meu corpo ficou arrepiado. Já soube que o livro seria emocionante, e não me decepcionei. É cheio de detalhes sobre fases pesadas, obscuras, mas fala também sobre o coração enorme que o Ian tinha, e sobre o desespero enfrentado por causa da epilepsia.

Achei incrível ler sobre momentos tão íntimos do Ian, da Debbie e de toda a banda, e adorei os detalhes "bobos" sobre as brincadeiras da banda, especialmente a inocente citação sobre "we wanted lime". Definitivamente, me fez enxergar a banda com outros olhos, e experimentar outros sentimentos ao ouvir as músicas. Um clímax totalmente diferente.

Após ler sobre o suicídio, fechei o livro, arrepiada e muito emocionada. Passei mal com os detalhes, ainda que escritos de forma distante. Mas é impossível esperar mais, porque ao tentar se colocar no lugar de Debbie, quem conseguiria ir em frente e ficar fabulando sobre a morte de um amor?

Antes de iniciar a leitura, tinha a impressão de que o livro seria um relato cheio de mágoa sobre a vida pessoal, profissional e, principalmente, amorosa do Ian. Porém, ao terminar de ler, caiu a ficha que, por mais que tenha existido muita mágoa entre o casal, o livro foi escrito com amor, por uma pessoa que sempre foi apaixonada. É uma história com mágoa, sim, mas linda, acima de tudo.

Definitivamente, o melhor livro que li este ano.
Adriana Scarpin 29/01/2019minha estante
Acho que você resenhou no livro errado, este trata das letras e escritos do Curtis.

Adriana Scarpin 29/01/2019

Antologia que agrupa as letras do Joy Division escritas por Curtis, assim como relances de pensamentos e letras que não entram nos discos. Mas por que só três estrelas se eu adoro o Joy Division? Porque as letras ficam muito mais interessantes musicadas do que lidas como poemas.