Dom Quixote

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Malutrigo 11/03/2024

...
Ganhei o livro com uma felicidade enorme de poder ler um clássico como esse, e o que recebi foi, quase que, uma decepção.
Achei o texto cansativo, e as histórias muitas vezes repetitivas e sem motivo nenhum.
Assim como Frankstein, achei interessante ler por questões históricas da popularidade do livro, mas não seria uma história que leria com prazer.

Naldo.Vieira 09/03/2024

Dom Quixote
Não tenho muito a dizer, não gostei do livro. O pobre sofreu demais junto com seu amigo. Pelo menos teve um final digno.

Maria16970 29/02/2024

"Dom Quixote de la Mancha" é uma obra que mescla elementos de humor, ironia e crítica social. Contando a história de um fidalgo que enlouquece após imergir em romances de cavalaria, decidindo se autoproclamar cavaleiro andante sob o nome de Dom Quixote. Acompanhado por seu leal escudeiro Sancho Pança, eles embarcam em aventuras imprevisíveis, repletas das justificativas mais absurdas. Apesar das risadas e do estresse provocado pelas extravagâncias de Dom Quixote, a narrativa consegue cativar, especialmente através de personagens como Sancho. No geral, uma experiência divertida e envolvente.

Vi Regina 15/01/2024

Entediante
Apesar de ser um clássico adorado por muitos, achei a história extremamente repetitiva, apesar dos acontecimentos serem distintos em todos os capítulos, todos seguem a mesma fórmula, o Dom Quixote vê algo normal e pensanse tratar de uma grande ameaça ou aventura, então ele luta e normalmente perde (para si mesmo).
O Sancho foi um ponto positivo do livro, me fazendo rir em diversos momentos e deixando a leitura um pouco mais suportável.
Entendo que o autor tinha intenção de debochar dos livros de cavalaria, mas apesar da crítica bem humorada, não funcionou para mim.

Emilly222 07/01/2024

Não é um dos melhores que já li, mas por outro lado é um livro divertido, porém cansativo de ler...

Daiana 03/01/2024

é um texto religioso hindu escrito em sânscrito, parte do poema épico indiano, datado do século IV a.C. , que relata o diálogo de Críxena/Krishna (suprema personalidade de Deus) com o herói Arjuna (discípulo guerreiro) no campo de batalha de Kuruksetra.

Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever e, recebe iluminação diretamente do Senhor Críxena, instruindo na ciência da autorrealização, ao explicar-lhe o sustentáculo do Reto Agir. No desenrolar da conversa são colocados pontos importantes da filosofia divina, que incluía já na época elementos das filosofias religiosas bramanismo e sânquia. Onde o primeiro ensinamento: ele é uma alma espiritual eterna que habita e dá vida ao corpo material.

A obra é a essência do conhecimento védico e sagrado da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia perene e de espiritualidade do mundo, influenciando inúmeros movimentos espiritualistas. Compõe a principal obra do vixenuísmo, que envolve várias ramificações de fé em Vixenu ou Críxena, dentre as quais o popularmente conhecido movimento para consciência de Seri Críxena, que a difundiu, a partir de 1965, no ocidente, através do líder religioso indiano Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Este traduziu, e comentou, sem adulteração, com bênção de um mestre Parampara (sucessão discipular), dando origem ao livro Bhagavad-Gita: Como Ele É, contendo os principais ensinamentos do "caminho para a verdade superior" Darma, religião Bagavata Purana e instruções a respeito do serviço devocional a Críxena, segundo os preceitos de inúmeros escritos sagrados védicos. Dentre esses preceitos, o livro apresenta a ciência da auto-realização e da consciência em Críxena através do serviço devocional da bactiioga.

Elariafo 29/12/2023

Dom Quixote um sonhador, ávido por leitura de cavalaria, entrou tanto no mundo ficcional que esqueceu do real.
Sancho, um homem simples, divertido e fiel escudeiro de Dom Quixote.
Juntos embarcam em uma jornada, apenas eles, a fé e o desejo de viver sendo reconhecidos por salvar damas do perigo, indefesos dos agressores...
Quem nunca quis viver a história de um livro?

Juliana Amaro 18/12/2023

Ótimo livro.
Influenciado pelas gloriosas histórias de cavalaria, um homem já de idade avançada resolve se aventurar pelo mundo montado em um pangaré e em companhia de um simples camponês. Nesta adaptação, as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança exaltam a essência do Cavaleiro da Triste Figura.

Juliane4 02/12/2023

A obra é uma sátira brilhante dos romances de cavalaria populares na época, desconstruindo os tropos e ilusões idealizadas dessas narrativas. Dom Quixote aborda questões mais amplas sobre a natureza da realidade, da loucura e da busca pela verdade. A complexidade dos personagens, o humor inteligente e a profundidade das reflexões tornam essa história uma leitura clássica e atemporal.

Alex708 18/11/2023

Chato ?
Já li piores, mas esse daqui foi ruim. A gente acompanha a vida de um maluco que consegue preencher 300 páginas de loucura e aventuras que não levam a lugar nenhum, em alguns momentos eu ri, e por isso não dou nota pior. Mas dava pra fazer um corte de 60% desse livro. Não indico.

X eros 26/10/2023

A loucura é questão de perspetiva
É um bom livro, meio cansativo, mas divertido de ler. Você acaba se apegando aos personagens e sua personalidade única. É impressionante como quando um louco fala com convicção, outras pessoas tendem a acreditar na sua loucura.

R. Gomes 24/10/2023

Eu não ri, mas foi engraçado
Primeiro, é um livro muito divertido. Dom Quixote tem um humor que não me fez morrer de da risada, mas é muito distrativo e interessante. E também é um livro longo, mesmo que não tenha tantas páginas. Eu senti que não acabaria nunca.
Agora em termos de enredo, é bem trágico. O tempo inteiro. Mesmo quando você está rindo, você ainda está morrendo de pena.

Paulo Augusto 30/07/2023

Uma longa jornada
Achei que faria uma leitura rápida, mas Dom Quixote foi uma leitura amarrada. Talvez seja culpa do leitor não ter entrado no clima da aventura. O livro conta uma história de um louco, um pouco divertida e pouco dolorosa (ao se pensar sobre a loucura). Vale uma exaltação a Sancho que sempre dava uma cor a história e a Dulcinéia que continua a ser o amor de Dom Quixote, seja na vitória ou na derrota.

Mayara Medeiros 27/07/2023

A "loucura" que habita entre nós
Sobre o livro:
O livro desde o começo, com a apresentação de Dom Quixote, o livro me encantou. A história é boa, te arranca risadas e tem hora que te dá muita raiva, e principalmente é cansativa devido a linguagem extremamente rebuscada.
De acordo com que a história prossegue, vimos que o "louco" vai ficando são e o que era ajuizado vai ficando "louco", e as situações que ambo os personagens se envolvem por vezes são tão absurdas que só nos resta os julgar por loucos mesmo.
No entanto, ao ler sobre eles, nos cabe algumas reflexões:
-1) Quantas a vezes fomos Dom Quixotes? Quantas vezes fomos o Sancho? Acredito que cada um de nós carregamos um pouco da essência de ambos, escolhemos crer e/ou querer algo tão afinco que perdermos um pouco da razão.
-2) Quantas vezes não fomos os duques e os outros zombadores?
É comum vermos pessoas que pensam diferentes serem julgados como loucos e irracionais.
Achei que essa sátira cabe bem com algumas realidades do nosso mundo.

Sobre a edição:
Essa edição da principis tem uma qualidade beeeem interior, as páginas mancham muito facilmente. Ele ficou um tempo guardado na minha estante, nunca tinha sido manuseado, mas mesmo assim manchou todo. Então, pra quem é fã de clássicos, outra edição pode agradar mais.

Ryan Almeida 25/07/2023

Podia ser melhor
Assim, o livro apresenta um português muito antigo que atrapalha bastante na hora de ler. Muitas vezes, aconteceu de eu me perder por não entender o que estava escrito, além disso, contém MUITA coisa escrita apenas para encher linguiça, o que pode tornar a leitura maçante e um pouco entediante. No entanto, a história é realmente boa e acredite se quiser, há até momentos engraçadinhos, além disso, o livro tem um final meio triste. Acredito que 3 estrelas sejam bem merecidas

Observação: O livro é uma versão resumida

1 | 2 | 3 | 4 | 5